Charles III é oficialmente soberano do Reino Unido. A coroação do Rei Charles aconteceu na manhã de 6 de maio, na Abadia de Westminster, no coração de Londres. O dia, considerado histórico, reuniu representantes do mundo todo, chefes de estado e celebridades, além das milhares de pessoas que acompanharam nas ruas e pela televisão.

A cerimônia aconteceu diante de 2.200 convidados, foi mais enxuta, acessível e inclusiva sem renunciar aos rituais antigos e tradições. Confira mais detalhes sobre como foi a cerimônia de coroação do Rei Charles III e o que esperar de seu reinado.

Rei Charles foi coroado

O rei Charles III e a rainha consorte Camilla foram solenemente coroados na Abadia de Westminster no dia 6 de maio de 2023.

A procissão para a Abadia de Westminster começou no Palácio de Buckingham. Chegando na Abadia de Westminster, o rei foi recebido por Samuel Strachan, um corista da Capela Real, que lhe deu as boas-vindas, como “filhos do reino de Deus” e em nome do “Rei dos reis”.

O rei se sentou na Cadeira do Estado e realizou o Juramento de Coroação, comprometendo-se em defender a lei e a Igreja da Inglaterra, e fez o Juramento da Declaração de Adesão:

“Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei”.

Ainda, no momento da coroação, houve uma saudação de 62 tiros na Torre de Londres, com uma salva de seis tiros no Horse Guards Parade. Outros 21 tiros foram disparados em 13 locais em todo o Reino Unido, incluindo Edimburgo, Cardiff e Belfast, e em navios da Marinha Real.

Charles também recebeu a coroa de St. Edward, adorno feito para o Charles II no século XVII e é usado apenas em coroações, desde então. Ou seja, Charles não deve usá-la novamente. Casada com o Rei, Camilla também foi coroada rainha consorte. Na prática, seu título não muda suas obrigações ou tratamento real.

Já se imaginou morando na Inglaterra?

Com o nosso Ebook Morar na Inglaterra você pode! Neste livro digital, você encontra todos os passos para imigrar de forma legal e segura para a Inglaterra. Garanta o seu e dê o primeiro passo rumo à sua nova vida na Terra do Rei!

PREPARAR MINHA MUDANÇA →
Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Ao fim do evento, o rei e a rainha consorte fizeram uma aparição na varanda do Palácio de Buckingham, com alguns membros da família, incluindo William e Kate.

A cobertura completa da cerimônia e do cortejo do rei Charles pode ser vista no vídeo do canal do Jornal Observador.

Principais convidados

O evento contou com a presença da realeza, chefes de estados e convidados muito importantes. Alguns dos principais foram:

  • Príncipe e a princesa de Gales, William e Kate;
  • Príncipe Harry;
  • O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak;
  • O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira dama;
  • O presidente da França, Emmanuel Macron;
  • A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden;
  • O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, representando o Papa Francisco;
  • Katy Perry;
  • Lionel Richie;
  • Emma Thompson.

Ingleses acompanharam a coroação

A coroação foi marcada pela diversidade e inclusão, com elementos de diversas religiões com representantes judeus, muçulmanos, budistas e sikhs. A música foi cantada em galês, escocês e gaélico irlandês.

Além dos convidados especiais, milhares de pessoas assistiram à coroação. Feriado no Reino Unido, cerca de 18 milhões de pessoas assistiram o evento pela televisão e outras milhares foram às ruas de Londres, tanto turistas como pessoas que moram na Inglaterra.

As ruas de Londres foram decoradas para a coroação do Rei Charles III
Os ingleses acompanharam a coroação do Rei Charles III ao vivo ou pela televisão.

No entanto, dados fornecidos pelo UK Broadcasters’ Audience Research Board (Barb) apontam que a cerimônia atraiu menos espectadores britânicos que o funeral da Rainha Elizabeth, em 2022, e o casamento do príncipe William e Kate Middleton, em 2011. Em ambos os casos, mais de 20 milhões de pessoas assistiram aos eventos.

Rei Charles assume após o reinado da Rainha Elizabeth

A mudança na monarquia britânica aconteceu já no dia 8 de setembro de 2022, quando o Rei Charles assumiu o trono no dia da morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II.

O reinado dela foi o mais longo da história, a rainha ficou por 70 anos no trono. Ela assumiu a coroa aos 25 anos, em 1952. Por isso, Charles é o rei mais velho a ascender ao trono britânico, aos 74 anos, após passar a vida toda como sucessor.

Dificuldades que o rei deve enfrentar

O novo rei deve enfrentar dificuldades durante seu reinado, bastante diferentes das quais sua mãe teve de enfrentar. Confira os principais desafios para o Rei Charles.

Economia e Política

O Rei Charles assume o trono em um momento de crise econômica, política e energética no Reino Unido.

Previsões apontam que até 45 milhões de pessoas terão dificuldades para pagar suas contas no Reino Unido em 2023. Aliás, isso já refletiu na própria cerimônia de coroação, considerada “mais barata”. Isso porque, quanto maior a crise econômica, maior a insatisfação da população com as regalias da monarquia.

Na política, também há instabilidade. Logo após assumir o trono em setembro de 2022, a então primeira-ministra, Liz Truss, ficou apenas 49 dias no cargo, após a renúncia de Boris Johnson.

Futuro da Commonwealth

Charles também se tornou o chefe da Commonwealth, uma associação política de 56 países, principalmente ex-colônias britânicas. Porém, algumas dessas nações começaram a debater sua relação com a coroa britânica.

Algumas nações como Barbados, já se tornaram uma república e não tem mais o soberano britânico como chefe de estado. Charles tem como desafio lidar com o difícil legado da escravidão nesses locais. Aliás, outros países da Commonwealth discutem abandonar a monarquia.

Críticas à família real

O apoio à Família Real Inglesa também está em baixa. É o menor em mais de 30 anos, de acordo com a British Social Attitudes Survey.

Uma pesquisa do instituto YouGov apontou que 58% dos britânicos preferem um rei como chefe de Estado, já 25% que preferem uma pessoa eleita. Com os mais jovens os números são mais complicados, uma vez que apenas 32% dos entrevistados de 18 a 24 anos apoiam a monarquia.

Outro detalhe importante é que sua mãe, a Rainha Elizabeth II, tinha uma indiscutível popularidade consolidada ao longo do tempo, um fardo adicional para o rei carregar, já que sua popularidade e carisma não são tão altos.

Manifestações anti-monarquia

Durante a coroação, houve protestos anti-monarquia nas ruas de Londres. O grupo antimonarquista Republic organizou uma manifestação na Trafalgar Square liderada pelo slogan para abolir a monarquia:

“Nós abolimos a monarquia”.

O grupo acredita que um monarca não é uma figura adequada para uma democracia madura. Embora nenhum incidente violento tenha ocorrido, vários manifestantes afiliados à República foram presos pela polícia no final do dia, incluindo o líder do movimento, Graham Smith.

Conhecido por muitos anos como “A terra da rainha”, o Reino Unido vê novos ares com a coroação do Rei Charles. Resta esperar para saber como será seu reinado.