A Espanha é um país riquíssimo culturalmente. Uma visita ao país e você logo percebe que além das antigas construções, da história espalhada em cada canto, é possível aprender um pouco da cultura do espanhóis, através dos seus costumes, tradições e até das roupas típicas da Espanha.
Por gostar de moda, uma coisa que sempre me chamou a atenção nas festas populares espanholas que pude ver de perto, são os trajes usados.  A diferença é bem marcante se observamos cada uma das regiões do país. As roupas típicas variam de acordo com a cidade e festa popular em que são usadas.
Ficou curioso? Vamos contar um pouco mais sobre as roupas típicas da Espanha, e para ficar mais fácil dividimos por regiões.

Roupas típicas da Espanha divididas por regiões do país

Andaluzia

Nesta região, podemos ver trajes diferentes, sendo, claro, o mais conhecido e o mais importante a roupa para dançar flamenco, cujo o nome original é “traje de gitana”.

 

Porém, em Córdoba, a roupa típica se chama “campero”, que é uma saia ou calça preta com camisa branca e franjas vermelhas.
Conheça as regiões da Espanha e veja quais são as melhores para viver.

Madrid

A roupa típica espanhola de Madrid existe desde do século XIX e é chamada de chulapo ou chulapa. O dia de usar a roupa típica em Madri é 15 de maio quando se celebra San Isidro.

 

Descubra como é morar em Madrid.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Procura assessoria para morar na Espanha?

Para solicitar a sua cidadania espanhola, visto, documentos, validação de diploma ou acompanhamento jurídico recomendamos o Escritório Madeira da Costa. Agende a sua consultoria e mude para a Espanha com segurança e tranquilidade.

SABER MAIS →

Catalunha

As mulheres da Catalunha usam uma espécie de lenço na cabeça, uma camisa branca, um lenço cobrindo os ombros e saia, sobre ela um avental preto. O homem usa uma barretina, que é um gorro nas cores preto e vermelho. Também usam uma camisa branca e um jaleco, completando o traje, e calça preta. Nos pés, tanto homens quantos mulheres usam alpargatas.

 

Conheça tudo sobre a Catalunha, da história antiga até os dias atuais.

Castila de la Mancha

Nesta região, a roupa típica da Espanha é inspirada nos séculos XVIII e XIX, uma para o dia a dia, a chamada faena, e a outra para os domingos, que é mais elegante. Saia com avental de seda e meias brancas ou de riscas coloridas usam as mulheres, enquanto os homens usam camisa branca, jaleco e calça de cor escura, sobre a camisa uma jaqueta curta.

Ilhas Canárias

As mulheres espanholas usam saias muito volumosas com riscas, em algumas ocasiões colocam avental. Acompanham uma blusa branca e um colete bordado ou colorido. Enquanto os homens usam bermuda ciclista e cobrem as pernas com meias compridas, com camisa branca e jaleco.

 

Você pode observar uma diferença entre os trajes de uma ilha para outra. Na verdade, alguns detalhes, como por exemplo, na ilha Gran Canária as mulheres usam chapéus de feltro, o que não poderá ser visto em outras ilhas.
Conheça tudo sobre as Ilhas Canárias, um dos destinos mais famosos da Espanha.

Galícia e Astúrias

As roupas típicas da Espanha destas regiões eram usadas pelas pessoas que viviam e trabalhavam no campo no século XX. As mulheres com saia ampla e com cintas pretas, por cima o avental com blusa branca e colete. Enquanto os homens também usam camisa preta e meias pretas sobre parte da calça. Essas são roupas da Galícia, enquanto em Astúrias a única coisa diferente é a cor da saia, que pode ser verde ou vermelha.

 

O que fazer na Galícia: conheça os principais pontos turísticos.

País Basco

As mulheres usam saias vermelhas com uma tela preta ou azul, por cima um avental preto. Um pano preto e branco nas costas e mais um manto, na cabeça um lenço e nos pés alpargatas.
Os homens usam um blusão e calças da mesma cor, com camisa branca, cinto e meias de lã. Na cabeça, um tipo de boina que é típica da zona.

 

Valência

O traje típico de Valencia é o fallera, usado em março, na festa chamada de “las Fallas”. As mulheres usam saias estampadas com motivos florais, blusa da mesma estampa, avental e pano nos ombros. Já os homens usam calça e jaqueta pretas, camisa com franjas coloridas.
Tem vontade de morar em Valência? Saiba tudo aqui.

Rioja

Os homens usam camisa branca com cintos coloridos e quatro fitas nos braços, com panos coloridos amarrados no pescoço. As mulheres usam camisas iguais aos dos homens, porém, com calças curtas, pouco abaixo dos joelhos, com cintos coloridos.

Aragão

As roupas típicas da Espanha nesta região recebem o nome de baturro e baturra. Um modelo para o dia e um modelo para as festas. No modelo para o dia as mulheres usam saia de algodão com avental e blusa branca, um lenço de algodão cobre as costas.
O homem veste calça até o tornozelo com camisa branca, colete, e cobrem a cabeça com um pano quadriculado chamado de cachirulo.
Descubra 20 cidades para fazer uma escapada na Espanha.

Murcia

A roupa típica folclórica da região é com elementos de origem islâmica. Com mulheres de saia colorida e camisa branca, além de lenço sobre os ombros e avental e homens com camisa, colete bordado, meias compridas e nos pés as chamadas “espardeñas”.

 

Cantabria

As roupas típicas da Espanha da região da Cantabria são chamadas de montañés. A mulher usa camisa com mangas amplas e lenço, saia larga e pano sobre os ombros e outro sobre a cabeça. O lenço também pode ser visto na camisa dos homens, que também tem um colete de seda e calças de pano, com um chapéu na cabeça.
Curioso por cultura e tradições espanholas? Saiba mais aqui.

Extremadura e Castilla e León

A saia usada pelas mulheres nas duas regiões é igual, assim como as meias compridas e blusas brancas. O que muda é que em alguns lugares, se acrescenta um cinto colorido e chapéus decorados, com variação também de material.

 

Em Castilla e León as roupas típicas da Espanha são inspiradas nos séculos XVIII e XIX. A mulher de saia branca e um avental em formato retangular. Enquanto para o homem o que se destaca é a calça preta na altura do joelho com meias compridas, a camisa é de linho com mangas muito amplas e o colete é de pano preto, com detalhes vermelhos. Na cabeça, levam um chapéus de feltro.
E aí, pensando em viver no país e conhecer mais afundo a cultura espanhola? Recomendando o nosso ebook Como Morar na Espanha. Um guia completo para te ajudar em toda a jornada de planejamento de mudança e adaptação no país.