Os desafios dos brasileiros para entrar no mercado de trabalho espanhol devem ser levados em consideração desde o princípio do planejamento para quem quer trabalhar na Espanha.

Muitos de nós quando pensamos em mudar de país e conseguir um novo emprego não levamos alguns fatores em consideração. Entretanto, eles são fundamentais para o sucesso no nosso planejamento, não basta ter um bom currículo se você não prestar atenção em algumas regras básicas de conduta.

Portanto, se você quer saber quais são, fique conosco até o final desse artigo.

Desafios dos brasileiros para entrar no mercado de trabalho espanhol: considerações importantes

Os desafios dos brasileiros para entrar no mercado de trabalho espanhol dependem de alguns fatores como: o idioma, a área de atuação profissional, o comportamento e até a região onde você vai morar na Espanha.

Por isso, falaremos de algumas questões importantes que podem lhe ajudar em um ambiente de trabalho ou em uma entrevista de emprego.

1. Aprenda e valorize o idioma

O espanhol é um idioma bastante parecido com o português, mas a falta de dedicação no aprendizado da língua talvez seja um dos maiores desafios dos brasileiros para entrar no mercado de trabalho espanhol.

É verdade que é possível se comunicar usando o famoso “portunhol”, mas se você busca por uma oportunidade de trabalho, não dominar o idioma poderá lhe prejudicar.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Os espanhóis tem muito orgulho do seu idioma e ele não deve ser menosprezado. O conhecimento que você terá aprofundando-se nos estudos da língua pode acabar abrindo muitas portas.

Portanto, dedique-se e aprenda espanhol, mostre que você está buscando melhorar.

2. Valide seu diploma com antecedência

Se você possui alguma formação acadêmica e deseja trabalhar na sua área de atuação, saiba que validar o diploma na Espanha é um dos desafios que devem ser resolvidos com a máxima antecedência possível.

Esse trâmite pode demorar até 2 anos para se resolver, apesar de que, recentemente, o Ministério de Universidades da Espanha anunciou que implementará medidas para acelerar o processo e reduzir para 6 meses.

Na prática, isso ainda não acontece, mas é só uma questão de tempo. Por isso, recomendamos que você faça a homologação do seu diploma o quanto antes para não perder oportunidades de trabalho.

Uma dica é dar entrada no pedido estando ainda no Brasil, na fase de planejamento, já que o custo não é elevado. Assim você ganhará tempo e poderá chegar na Espanha com o diploma reconhecido (ou em processo de conclusão), podendo trabalhar na sua área de atuação.

3. Seja direto e objetivo na comunicação!

Um dos maiores desafios na adaptação de quem vai trabalhar na Espanha é a comunicação. A forma de falar por aqui, quase sempre, é direta e objetiva, sendo, por vezes, interpretada como grosseria pela maioria de nós, brasileiros.

É uma questão de adaptação, você logo vai perceber que não é nada pessoal e não se trata de uma grosseria. Os espanhóis não deixam margem para interpretações, são muito diretos e às vezes até sinceros demais na fala, dizem o que pensam de uma vez, sem rodeios!

Esse fator faz com que a comunicação seja um dos maiores desafios dos brasileiros para entrar no mercado de trabalho espanhol, eles detestam quando a comunicação não é direta e objetiva.

Portanto, se houver algum problema, fale claramente sobre o que você pensa e esteja preparado para escutar críticas sinceras.

A comunicação é um dos principais desafios dos brasileiros para entrar no mercado de trabalho espanhol

4. Cuidado para não apresentar um comportamento considerado infantil

O brasileiro é conhecido por ser um povo alegre, e isso é muito bom! Mas você sabia que isso pode atrapalhar em um ambiente de trabalho na Espanha?

Isso mesmo, rir de tudo o tempo inteiro e sempre expressar alegria acaba se tornando outro dos maiores desafios dos brasileiros para entrar no mercado de trabalho espanhol.

Esse comportamento, que é bem visto pelos espanhóis em momentos de lazer, pode se tornar um problema em um ambiente de trabalho, já que essa característica acaba sendo vista como um comportamento infantil. Há momento para tudo!

Os espanhóis associam um caráter fechado à maturidade e seriedade. Por isso, para fugir desse estereótipo, vista-se adequadamente e evite rir de tudo no trabalho ou em uma entrevista de emprego.

Outro fato curioso sobre o comportamento em um ambiente de trabalho é que algumas pessoas na Espanha relacionam o fato de comer muitos doces com um comportamento infantil.

5. Seja pontual!

A pontualidade não é o ponto forte para a maioria dos espanhóis. Entretanto, eles esperam um comportamento diferente dos estrangeiros.

Infelizmente, neste aspecto, os brasileiros não são muito bem vistos. Portanto, se você possui algum compromisso, seja pontual!

6. Evite explicações, foque na solução!

Nós temos a tendência de querer explicar demais quando cometemos um erro, e esse é outro aspecto na lista dos desafios dos brasileiros para entrar no mercado de trabalho espanhol.

O fato de errarmos e tentarmos encontrar uma justificativa para deixar claro que a culpa não foi nossa, não costuma funcionar na Espanha.

Como mencionado anteriormente, os espanhóis prezam pela comunicação direta e objetiva. Portanto, se você errou se esforce para corrigir o erro e apresentar a solução, ao invés de justificar. Simples assim!

Veja outros pontos que os espanhóis adoram (e também o que não gostam) nos brasileiros.

Vantagens dos brasileiros no mercado de trabalho espanhol

Diante de tudo o que foi exposto, você pode estar se perguntando onde o brasileiro leva vantagem para entrar no mercado de trabalho espanhol, não?

Por isso, vamos apresentar alguns fatores que podem lhe ajudar na busca por um emprego na Espanha e que normalmente os brasileiros levam vantagem sobre os espanhóis.

1. Domínio de outros idiomas

O domínio de outros idiomas pode ser fundamental e esse é um requisito que pode fazer com que você se destaque em um processo seletivo.

Na maioria das empresas há a exigência de domínio do inglês, mas não só isso. A Europa é bastante conectada e existe uma demanda pelo conhecimento de diversas línguas como francês, italiano, alemão, entre outros.

Assim, para saber como são as exigências do mercado na sua área e quais idiomas são mais requisitados, busque vagas nos principais sites de empregos na Espanha.

Dessa forma você poderá se preparar melhor em relação aos outros candidatos. Definitivamente, esse não é o ponto forte dos espanhóis.

Aprender o idioma é um dos principais desafios dos brasileiros para entrar no mercado de trabalho espanhol

2. Trabalhar em profissões de difícil cobertura na Espanha

Uma das vantagens mais significativas para entrar no mercado de trabalho espanhol é o fato das empresas contatem com menos burocracias para contratar estrangeiros que possam preencher determinadas vagas na Espanha.

Para explicar melhor, algumas profissões são consideradas como profissões de difícil cobertura pelo portal do SEPE (Serviço Público de Empleo Estatal), onde trimestralmente é publicada uma lista com os profissionais em falta por todo o território nacional.

A grande vantagem dessa lista é que, se você se enquadra em um dos cargos, passará por menos burocracias no processo de contratação e de tramitação da sua autorização de residência.

Para as empresas, acaba sendo mais fácil contratar um estrangeiro que queira trabalhar na Espanha do que encontrar um espanhol para a função.

3. Netos de espanhóis possuem uma vantagem significativa

Uma vantagem pouco conhecida e divulgada é o fato de que netos de espanhóis podem usufruir de uma significativa vantagem para serem contratados por empresas na Espanha.

Normalmente, para contratar um estrangeiro, uma empresa precisa justificar o fato de preferir um estrangeiro a um espanhol ou europeu. Isso acaba dificultando a vida de muitos brasileiros na Espanha.

Entretanto, no caso de netos de espanhóis, o empregador não precisa justificar a preferência por um estrangeiro.

Essa é uma vantagem significativa, já que o fato de existir um trâmite para justificar uma contratação gera uma preferência natural para espanhóis ou europeus, o que dificulta a contratação de brasileiros.

3. Bons salários e baixo custo de vida

Uma grande vantagem de trabalhar e morar na Espanha é a relação entre salário e custo de vida.

Para explicar melhor esse ponto vamos realizar uma comparação rápida entre os países vizinhos, Portugal e França.

Em Portugal, a média salarial é consideravelmente mais baixa que na Espanha e o custo de vida é bastante similar. Você pode alugar uma apartamento em Lisboa pelo mesmo preço, ou até mais caro, que um apartamento em Madrid, dependendo da situação.

Comparando com a França, os salários na Espanha são mais baixos, porém o custo de vida também é mais baixo, o que equilibra a balança. Se formos parar para analisar os ingressos e gastos, a Espanha sairia em vantagem em muitos aspectos, principalmente se compararmos as capitais, Madrid e Paris.

desafios-dos-brasileiros-para-entrar-no-mercado-de-trabalho-espanhol

Conclusão

Você já deve ter percebido que os desafios dos brasileiros para entrar no mercado de trabalho espanhol estão relacionados aos costumes e a uma má fama ou impressão que possuem de nós. Mas isso pode ser considerado como um ponto positivo, porque você pode se basear nesses aspectos listados para melhorar sua apresentação.

O fato é que depois de um tempo, você se acostumará e entenderá a dinâmica do povo espanhol. Assim, será mais fácil se adaptar à cultura e tradições nas diferentes regiões do país. Isso tornará a sua rotina mais leve e os desafios desaparecerão quase por completo. É uma jornada cheia de aprendizados e experiência que te farão crescer, sem dúvida.

Além disso, lembre-se que existem muitas vantagens que podem servir de motivação para superar os desafios dos brasileiros para entrar no mercado de trabalho espanhol. Para alguns, pode parecer difícil, para outros, será uma forma de impulsionar a carreira no exterior.

Diante de tudo isso, lembre-se sempre de realizar um bom planejamento migratório e, para isso, recomendamos nosso e-book Como morar na Espanha. Um guia completo que te ajudará no seu planejamento para viver na Espanha e te permitirá focar no seu objetivo. Boa sorte!