A capital espanhola atrai muitos brasileiros para morar, trabalhar e estudar. Mas será que existe emprego em Madrid para brasileiros? Neste artigo, você encontra a resposta para esta pergunta, assim como vai saber qual o salário médio, quais as vagas disponíveis e como se preparar para entre no mercado de trabalho.

Profissionais em reunião de trabalho.
Índice Existem empregos para brasileiros em Madrid? Como um brasileiro pode trabalhar em Madrid? Como conseguir emprego em Madrid? Quanto ganha um brasileiro em Madrid? Existem vagas específicas de empregos para brasileiros? É fácil conseguir emprego em Madrid sendo brasileiro? Como se destacar no mercado de trabalho espanhol sendo brasileiro?

Existem empregos para brasileiros em Madrid?

Depende. Resumidamente, é difícil encontrar vagas que sejam dedicadas apenas a brasileiros.

Por outro lado, Madrid tem sido um polo tecnológico dentro da Espanha, abrindo espaço para novas empresas e startups. Muitas destas companhias valorizam o recrutamento de pessoas que falam vários idiomas, incluindo o português.

Para somar às minhas próprias experiências nesta conversa, também falei com a Laís Souza, que mora em Madrid desde 2018 e atua como Gerente de Contas numa empresa de tecnologia. Ela diz: “a minha história com Madrid começou em Portugal. Fiquei lá quase dois anos, e fiz um mestrado em marketing, na Universidade do Porto”.

Apesar de ter um alto nível de estudos, os percalços começaram a aparecer. “Tive o meu primeiro choque de realidade em relação ao mercado de trabalho em Portugal”, revela. Ela menciona que teve muita dificuldade de encontrar trabalho e, inclusive, passou por situações de preconceito por ser brasileira. Além de ter família em Madrid, um dos motivos que a trouxe foi a busca por trabalho.

“O terceiro fator que pesou na minha decisão foi justamente o trauma que eu tive em Portugal. Muitas das grandes empresas que trabalham no mercado ibérico estão sediadas em Madrid, então há mais possibilidades”, destaca.

Como um brasileiro pode trabalhar em Madrid?

Antes de sair enviando currículo, vamos aos passos básicos: você precisa ter um visto para Espanha que o permita trabalhar.  Já que o visto é primordial para conseguir um trabalho, vamos ver algumas modalidades que o permitem!

Cidadania Europeia

“Ah se eu tivesse o passaporte de qualquer país europeu”. Essa frase sempre pintava na minha cabeça, já que a dupla cidadania em países do Espaço Schengen facilita muito o processo.

Neste caso, existe uma aceitação mais ampla para conseguir emprego em Madrid para brasileiros. Inclusive, conheço pessoas que receberam a oferta ainda estando no Brasil. Eles tiveram que arcar com a mudança, porém receberam o convite para experimentar uma nova aventura.

Estas situações podem ser bastante raras, exceto para profissionais em falta na Espanha, mas quanto mais experiência e formação você tiver, maior a probabilidade de que isso aconteça.

Visto de residência e trabalho por conta alheia

Nesta modalidade, você precisa que uma empresa o contrate e atue como patrocinadora do seu visto de trabalho na Espanha.

Mais precisamente, segundo o Portal da Imigração do Governo Espanhol, este visto é uma “autorização para residência temporária e trabalho como empregado solicitada por um empregador ou empresário para a contratação de um trabalhador que não está presente, nem é residente na Espanha”, em tradução literal.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Talvez, esta seja a modalidade mais complicada de visto. E, vamos ser muito sinceros, quando a maioria das empresas percebe que a contratação de um funcionário exigirá uma burocracia extra, tende-se deixar de lado.

A lista de requisitos para o visto de trabalho por conta alheia é longa. Por isso, vamos destacar apenas as ocasiões facilitam a aprovação. A contratação é permitida se:

  • A função que você desempenhará estiver incluída no catálogo de posições de difícil cobertura, publicado trimestralmente pelo Serviço Público de Emprego Estatal ou;
  • A Oficina de Extranjería onde você vai realizar o processo considerar que este cargo não poderia ser preenchido por um nativo com base no certificado emitido pelo Serviço Público de Emprego sobre a gestão da oferta de emprego.

Minha experiência

Em suma, é um visto difícil de conseguir, mas não impossível. No meu caso, duas empresas me ofereceram com condições distintas — apesar de eu acabar optando seguir por outro caminho.

Em ambas, eu era estagiária, e eles queriam ter-me como funcionária em contrato indefinido. Ou seja, eles já conheciam o meu trabalho e, de certa forma, confiavam em mim. Ainda mais, nas duas ocasiões, eu trabalhava com os mercados brasileiro ou português, o que poderia permitir a contratação legalmente, já que eles necessitavam de um nativo do idioma.

Sendo assim, mesmo que a sua posição de trabalho não esteja no catálogo mencionado, se a empresa segue bem as recomendações e os passos para patrocinar o visto, é provável que você não tenha problemas ao alegar que a sua posição não possa ser ocupada por um espanhol.

Palácio de Cibeles em Madrid Espanha
O visto é fundamental para conseguir emprego na Espanha. Na imagem, o Palácio de Cibeles em Madrid.  Foto: arquivo pessoal/Bianca Alves

Em compensação, um ponto negativo é que a duração inicial é de um ano. Então, se você tiver outra oportunidade e decidir mudar de trabalho, a sua nova empresa terá que atuar como patrocinadora no ano seguinte.

Existem poucas empresas que facilitam este processo sem conhecer o seu trabalho. Isso pode acontecer quando você já tem contatos na empresa ou um perfil sênior. A oferta deste visto também é mais comum em empresas que atuam na América Latina, mas estão sediadas na Espanha.

Visto para profissionais altamente qualificados

O visto para profissionais altamente qualificados é para aqueles que têm Ensino Superior completo ou, no mínimo, cinco anos de experiência profissional, que podem ser como equivalentes ao tempo de estudo.

Os requisitos para obter este tipo de visto são muito parecidos aos da modalidade por conta alheia, mas o salário bruto anual deve ser pelo menos 1,5 vezes maior que o salário bruto médio da profissão desempenhada.

Visto para estudantes

Como já comentamos antes, o visto de estudante para Espanha não conta com autorização para trabalhar, mas é um caminho já que permite fazer estágio. Em junho de 2022, a reforma da Lei dos Estrangeiros foi aprovada, estabelecendo que os estudantes possam compaginar trabalho e estudos. As regras são:

  • O contrato não pode superar 30 horas semanais;
  • A função desempenhada tem que estar relacionada com o tema da formação.

Por fim, a reforma aumentou a duração do visto para estudantes, que agora vai um pouco mais além da data de final do curso.  Isso significa um grande avanço, já que, anteriormente, a renovação era anual. Esta reforma é um grande triunfo para os imigrantes na Espanha.

Madrid é uma cidade com muitas ofertas de estágio remunerado. Se você tem um bom nível de espanhol, é provável que consiga boas oportunidades. E quando você já está dentro da empresa, as chances de que o contratem aumentam bastante.

Estes passos formaram uma parte importante do meu caminho para chegar onde estou. É preciso de muita paciência, superar grandes obstáculos, mas asseguro que o emprego em Madrid para brasileiros vale a pena.

Visto de busca de emprego

É concedido apenas a pessoas que já tiveram o visto de estudo. Contudo, não basta fazer qualquer curso ou formação para obtê-lo. A instituição ou universidade precisa estar autorizada na Espanha e ter alcançado o nível 6 do Marco Europeu de Qualificações (MEC).

A duração máxima deste visto é de 12 meses, sendo que a prorrogação é proibida. A solicitação deve ser feita entre 60 e 90 dias após o vencimento do visto de estudante espanhol. Contudo, essa é uma boa maneira para buscar emprego em Madrid para brasileiros que desejam morar na Espanha após o período de estudo.

Visto de arraigo

O Portal da Imigração define este visto como “uma autorização de residência temporária para circunstâncias excepcionais que pode ser concedida a estrangeiros que tenham estado na Espanha por um período mínimo de três anos e tenham um contrato ou contratos de trabalho e tenham vínculos familiares na Espanha ou estejam integrados socialmente”.

Infelizmente, esta modalidade de visto pode ser um tanto incongruente. Nos documentos oficiais, não está implícito que é preciso ter tido a residência espanhola antes de solicitar o visto. Contudo, para que você tenha um contrato de trabalho na Espanha, certamente, é preciso ter uma autorização para trabalhar.

Ainda mais, o fato de ter que viver por três anos na Espanha antes de solicitá-lo dificulta a situação, pois poucas pessoas podem manter-se financeiramente no país sem trabalhar.

Outras vistos e residências que oferecem a Tarjeta de Identidad de Extranjero (TIE)

O TIE é um cartão que comprova a sua residência na Espanha. Todos os estrangeiros que tenham a estadia superior a seis meses devem obter uma TIE, que é o documento oficial utilizado para realizar todos os trâmites no país.

Existem várias maneiras de obtê-lo. Além das opções já mencionadas, entra também o reagrupamento familiar na Espanha. Este visto se aplica para quem tem um familiar próximo que seja cidadão Europeu ou já vive na Espanha há pelo menos um ano. Ou seja, se o seu cônjuge conseguir um trabalho na Espanha, você pode solicitar este visto um ano após a sua mudança.

Um pouco da minha experiência

Além de oportunidades de emprego em Madrid para brasileiros, a Espanha me trouxe o amor! Conheci o meu namorado, Aimeric, e decidimos realizar o trâmite de Pareja de Hecho, que pode ser traduzido com união estável no Brasil.

Este processo permite que estrangeiros obtenham a residência como familiar de europeu, o que oferece muitas vantagens. Em primeiro lugar, você não precisa que uma empresa patrocine o seu visto. Em segundo, a TIE dura cinco anos, diferente das outras modalidades que tendem a ter a duração inicial de um ano.

Como conseguir emprego em Madrid?

Não existe fórmula mágica para conseguir emprego em Madrid para brasileiros. Se você está buscando empregos como atendente de lojas e alimentação, vale a pena entregar currículos presencialmente. Muitos estabelecimentos, especialmente as consideradas lojas e cafeterias de bairro, colocam anúncios nas vitrines.

Por outro lado, por ser uma cidade turística, muitas cadeias de varejo mundialmente conhecidas oferecem trabalho no comércio. Nestes casos, recomendo acessar diferentes sites de emprego ou até mesmo o site da companhia que você quer trabalhar, buscando uma seção de “Trabalhe conosco”.

“Eu costumo dizer que a experiência buscando trabalho foi como subir uma escadinha. Imigrar é entender que você precisa dar um passo atrás. “Não é que a sua história não tenha valor. Mas quando você chega na Europa, pelo menos para mim, é como se a vivência no seu país de origem pesasse menos do que as experiências que as pessoas adquirem localmente”, comenta Laís.

E eu, como investigadora de emprego em Madrid para brasileiros, assino embaixo do comentário de Laís. Ambas tínhamos certa carreira nas nossas áreas no Brasil. “Chegar aqui, enviar currículos e, de repente, ninguém chamar para entrevista é frustrante”, completa.

Laís Souza sorri para a foto em dia ensolarado.
Depois de superar dificuldades para encontrar emprego em Portugal, Laís buscou oportunidade em Madrid. (Imagem de arquivo pessoal.)

Para Laís, isso envolveu encontrar onde ela deveria começar a sua história na Espanha, já que as vagas pelas quais ela competiria no Brasil não davam resposta. “Eu fui migrando de área aos poucos”. Em Salvador, a sua terra natal, ela desempenhava o papel de assessora de comunicação e, por não ser nativa do espanhol e não ter estudado na Espanha, as oportunidades eram mais escassas. A solução foi buscar trabalho em posições que não dependessem tanto do idioma e da trajetória acadêmica.

O primeiro emprego em Madrid para a brasileira Laís foi como secretária de uma escola de idiomas, onde acabou crescendo, chegando a ter experiência na área de recursos humanos e e-learning. Ainda que tenha sido um passo atrás, toda essa vivência agregou novas habilidades no seu currículo. Já em 2023, ela ascendeu a cargos maiores, como gerente de projetos e gerente de contas e clientes em empresas multinacionais.

“Hoje, sinto-me profissionalmente realizada, dentro de uma empresa que me valoriza, mas isso envolveu uma trajetória de quatro anos”, comenta.

No meu caso, eu cheguei como estudante — uma modalidade de visto que não permite o trabalho. Assim como Laís, eu também tive que dar um passo atrás, porém as dificuldades de aceitação dentro da minha área foram menores, já que eu estava cursando o mestrado aqui. O meu caminho começou buscando estágio para, então, ascender.

Sites de emprego em Madrid

Existem sites tradicionais para procurar emprego em Madrid para brasileiros. Listamos alguns:

  • Infojobs: talvez este seja o site mais conhecido na Espanha. Em 2023, o site informa que oferece mais de 34 mil postos em mais de 8 mil empresas;
  • Infoempleo: é um dos sites mais antigos no país. Contudo, com o aumento da importância do LinkedIn, tem caído em desuso;
  • Indeed: não é um portal de emprego, mas um buscador. Ou seja, uma página que rastreia oportunidades de outros na internet e as apresenta em um só local;
  • Jobtoday: você encontrará mais oportunidades que não requerem especialização ou formação. Pode ser uma boa opção encontrar emprego em Madrid para brasileiros em tempo parcial, já que algumas publicações indicam que a remuneração é por horas trabalhadas;
  • Glassdoor: é um site interessante para conhecer a cultura de diferentes empresas por todo o mundo. Isso porque o objetivo principal é abrir um espaço para que as pessoas possam comentar informações (como salário, tratos com gerentes, benefícos extras, etc.) e avaliar as empresas em anônimo. Para quem está buscando, é uma boa opção para conhecer vagas e, ao mesmo tempo, ver as notas da organização, publicadas por funcionários.

LinkedIn

Como no Brasil, o LinkedIn tem se tornado o local principal para encontrar trabalho. Além de concentrar ofertas de todo o mundo, o LinkedIn permite que você se conecte com os trabalhadores de uma empresa e, em alguns casos, pode até enviar-lhes uma mensagem.

Algumas ofertas, inclusive, indicam a pessoa que as publicou. Dessa forma, você pode saber quem é o responsável pela contratação e descobrir se tem conexões em comum com esta pessoa — o que pode ser uma mão na roda na hora de pedir uma indicação.

Grupos de Facebook

Os grupos de Facebook ainda são uma opção para encontrar emprego em Madrid para brasileiros. Entretanto, é cada vez menos comum encontrar boas ofertas ali.

Homem participa de entrevista de emprego em Madrid para brasileiros
Ter confiança no idioma espanhol é fundamental para conseguir emprego em Madrid.

E atenção: ainda que você possa encontrar uma oportunidade, verifique bem as condições do trabalho. Algumas pessoas contratam serviços por meio do Facebook, o que pode até ajudá-lo financeiramente, mas não estamos falando de empregos que garantirão os seus direitos, como a Segurança Social, férias, etc. Inclusive, isso pode ser perigoso na hora de declarar imposto de renda no exterior.

Indicação

Este talvez seja um mecanismo que pode funcionar em qualquer parte do mundo. Inclusive, existem empresas que têm programas de remuneração pela indicação de novos companheiros. Se você tem esta oportunidade, capriche na entrevista, informe-se bem sobre a vaga e a companhia, pois as chances para você conseguir um trabalho aumentam.

Oficina de empleo en Madrid

A Comunidade de Madrid dispõe das Oficinas de empleo. Para poder buscar trabalho por meio deste órgão, você precisa estar inscrito como demandante de emprego no serviço público. Dentre as ajudas oferecidas estão orientação profissional, assessoria e apoio técnico, podendo a conectar profissionais e empregadores.

Adapte o seu currículo para a Espanha

Assim como no Brasil, os currículos elaborados em programas de design como o Canva são muito populares na Espanha. Porém, os modelos mais tradicionais, feitos utilizando Microsoft Word, também são aceitos. Para que você possa adaptar o seu currículo, vamos ver algumas dicas:

  • Adicione uma foto: apesar de ser considerado antiquado em algumas ocasiões no Brasil, aqui na Espanha é uma prática comum e recomendável;
  • Não coloque endereço: dependendo do caso, você pode colocar a região de Madrid onde você mora, mas não é algo obrigatório, especialmente porque muitas empresas oferecem possibilidades de trabalho em remoto ou híbrido;
  • Faça o seu currículo em espanhol: um currículo em português não vai servir para nada. Em alguns casos, também é recomendável fazer o currículo em inglês, especialmente porque há muitas oportunidades que requerem o idioma em um nível avançado;
  • O português é o seu diferencial: pode parecer óbvio que você fala português, mas não se esqueça de adicionar essa informação no seu currículo, pois ela pode abrir muitas portas;
  • Mencione as suas experiências: uma maneira de fazê-lo com mais assertividade é adicionar uma seção ao final do seu currículo que diz “Muestra de Portfolio” ou “Portfolio Sample”, em inglês. Em seguida, adicione a imagem dos logos das marcas e empresas que trabalhou.

Quanto ganha um brasileiro em Madrid?

Há emprego em Madrid para brasileiros, porém o salário vai depender do seu cargo, nível de experiência e empresa. Além disso, não há dados exatos e recentes que apontem “quanto ganha um brasileiro na Espanha”, mas podemos observar algumas informações.

Segundo a Pesquisa Anual de Estrutura Salarial do Instituto Nacional de Estatística (INE) da Espanha, realizada em 2020, o salário médio do trabalhador estrangeiro na Espanha é de 18.957€. Na capital, este número salta para 19.625€. Em comparação, ao trabalhador nativo, a média nacional é de 25.690€, enquanto a madrilenha é de 29.859€. Ou seja, o imigrante ganha, em média, 10 mil euros menos anualmente.

Saiba qual é o salário mínimo na Espanha.

Existem vagas específicas de empregos para brasileiros?

Não.

Mas você pode até encontrar empresas que oferecem emprego em Madrid para brasileiros. Isso porque a capital espanhola tem recebido companhias tecnológicas que requerem trabalhadores de todo mundo. Então lembre-se: o português pode ser um grande diferencial. Contudo, você não encontrará categorias ou sites que oferecem este tipo de vagas.

Profissões em alta para brasileiros

“O brasileiro tem uma imagem de um povo muito trabalhador, de gente compromissada”, afirma Laís. “Eu arrisco dizer que 90% das portas que se abriram para mim em Madrid foram devido aos idiomas, sendo um deles o português”.

Dessa forma, se vamos falar de empregos em alta para brasileiros, uma dica seria buscar vagas como de tradutor, redator de conteúdo ou até mesmo professor. Contudo, precisamos destacar que ter uma formação em áreas como Jornalismo, Marketing, Comunicação ou Letras vai ajudar muito.

O idioma português é um destaque na entrevista de emprego em Madrid para brasileiros.
Ter o domínio do português (e inglês) fará você se destacar ao buscar emprego em Madrid para brasileiros

Ainda mais, se você tem o inglês em dia, há um outro diferencial. O trabalhador espanhol não fala muito bem o idioma anglo-saxão ou tem um sotaque muito carregado. E isso nos favorece, já que o sotaque brasileiro é considerado mais suave.

Em suma, não existe uma tendência de emprego em Madrid para brasileiros. Contudo, por ser uma cidade muito cosmopolita, muitas profissões relacionadas com tecnologia podem ser uma boa opção. Os dados mais atuais sobre as profissões em alta correspondem a toda Espanha.

Segundo o jornal La Voz Digital, os perfis mais demandados na Espanha são:

  • Especialista de e-commerce;
  • Analista de dados;
  • Analistas digitais;
  • Arquitetos de cloud:
  • Especialistas em cibersegurança;
  • Advogados de proteção de dados;
  • Especialistas em inteligência artificial;
  • Especialistas em experiência de usuário;
  • Marketing digital;
  • Engenheiro de automação.

Quais áreas são mais difíceis para os brasileiros?

Certamente, as áreas mais difíceis para brasileiros são aquelas que requerem alguma especialização específica que vale apenas para um país. Por exemplo, se você é advogado no Brasil, precisará validar diploma na Espanha e/ou ter um mestrado habilitante. Dinâmicas parecidas acontecem com médicos e outras profissões que requerem um diploma obrigatoriamente.

Eu, por exemplo, vim morar em Madrid pouco tempo após ter saído da faculdade. A minha formação é de jornalista, e dificilmente conseguiria encontrar um posto nesta área. Na época, o meu espanhol era intermediário — o suficiente para conseguir acompanhar as aulas e fazer amigos. Eu não me sentia à vontade escrevendo ou falando em espanhol.

Assim como Laís, procurei diversificar as minhas habilidades e procurar ofertas nas quais nenhum espanhol poderia me superar: todas elas exigiam português. Com o tempo, o meu nível de espanhol se desenvolveu, o que me permitiu trabalhar em produção de conteúdo no idioma. Acabei por me tornar polivalente para a empresa, já que podia desempenhar um bom trabalho em três línguas, mas o que realmente abriu as portas para foi o português.

Confira também como validar diploma médico na Espanha.

É fácil conseguir emprego em Madrid sendo brasileiro?

Talvez “fácil” seja uma palavra muito forte para definir a situação. Entretanto, não estamos falando do panorama mais difícil para conseguir um emprego na Europa.

“Eu acho que tem muita oportunidade em diferentes áreas. Então também é uma questão de você tentar filtrar e mirar nos lugares certos. É difícil, tem muita gente, mas é possível com paciência e dedicação.”, aponta Laís.

Por um lado, a taxa de desemprego na Espanha é alta, o país apresenta a maior taxa entre os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com um 13,1% em fevereiro de 2023. Contudo, segundo a Fundação Adecco, Madrid concentrava 24% da oferta laboral de toda Espanha em 2022.

Na minha opinião, se você tem a oportunidade de fazer estágio, é muito mais fácil entrar no mercado de trabalho na Espanha. Como a Laís comentou, o brasileiro é um povo trabalhador e, como consequência, acabamos nos destacando.

Existe preferência pelos nacionais?

Não existem dados que atestem que os nacionais têm preferência. Porém, na prática, é muito mais fácil encontrar trabalho sendo espanhol devido à familiaridade não só com o idioma, mas com a vivência, que acaba sendo mais reconhecida pelos entrevistadores.

Por outro lado, a Espanha recebe muitos latino-americanos e, por isso, ao morar em Madrid, você certamente vai ter colegas de trabalho venezuelanos, argentinos, mexicanos, etc.

Existe preconceito com brasileiros?

Sim. Podemos dizer que o preconceito é mais óbvio com aqueles que vêm de países latinos onde se fala espanhol — os vizinhos do Brasil. Como já falamos anteriormente, estrangeiros têm uma média de salário anual inferior à dos nacionais, o que pode ser uma forma ou consequência do preconceito.

Se fizermos uma suposição, este dado pode ser interpretado como uma exploração da mão de obras estrangeira. “Pessoas que sabem que, ao perder o seu trabalho, vão ter muito mais dificuldade do que um espanhol para conseguir outro”, corrobora Laís.

“É outra faceta do preconceito. Não é só você dizer que alguém é pior ou inferior ou negar um trabalho, mas a forma como as condições laborais são apresentadas, qual o nível de flexibilização que este trabalho oferece em comparação com outros companheiros”, conclui Laís, mesmo que nunca tenha se identificado numa situação de preconceito.

Como se destacar no mercado de trabalho espanhol sendo brasileiro?

Algumas dicas já pipocaram ao longo deste artigo, mas vamos para a lista:

  • Lembre-se o português é o seu diferencial, não se esqueça de colocá-lo no currículo;
  • Quanto mais idiomas, melhor. Algumas aulinhas de inglês são sempre bem-vindas;
  • Treine a entrevista. É normal ficar nervoso ao fazer entrevistas em outros idiomas. Por isso, crie respostas para as perguntas mais comuns e pratique;
  • Demonstre boa vontade e proatividade — o brasileiro é um povo forte e trabalhador por natureza;
  • Seja pontual — algo que os espanhóis nem sempre são;
  • Domine softwares e programas comumente utilizados, como o pacote Office;
  • Esteja muito familiarizado com o ambiente digital;
  • Invista em habilidades humanas e seja um bom comunicador;
  • Não tenha medo de ocupar espaço. O espanhol fala alto e muito forte. Também é comum que as pessoas se cortem durante as reuniões, não deixando o outro falar. Por isso, encontre a sua maneira de impor a sua voz e ser respeitoso ao mesmo tempo.

Eu poderia passar dias escrevendo este artigo, contando a minha história e todas as experiências que vivi, mas os deixo com uma mensagem sobre encontrar emprego em Madrid para brasileiros: é preciso de muita coragem, dedicação e paciência, porém a espera vale a pena!

E aí, está buscando uma oportunidade de trabalho em Madrid? Um dos pontos fundamentais é o planejamento para realizar a mudança de forma legal e organizada. Por isso, recomendo o ebook Como Morar na Espanha, que detalha o passo a passo de todos os caminhos que precisam ser percorridos até realizar a mudança de fato e ainda traz dicas sobre a adaptação no país.