Dizer Adeú e Merci, evitar o metrô da Plaza Catalunya, ver o pôr do sol no Montjuic fazendo um picoteo e poder dizer que agora, finalmente, mora em uma cidade de praia. Esses são alguns dos sinais que você mora (ou já morou) em Barcelona.

Continue a leitura para descobrir outros sinais que só quem vive ou viveu na capital da Catalunha entende.

10 sinais que você mora (ou já morou) em Barcelona

Quando nos mudamos para outro país, chegamos com uma bagagem de expectativas, sonhos, anseios e medos. Afinal, tudo é novidade e faz os olhos brilharem.

Morar em Barcelona não é diferente. A capital da Catalunha é uma cidade incrível para todas as idades. Seja para fazer intercâmbio, trabalhar ou vir com toda a família, viver nesta cidade é uma experiência única e particular.

Apesar disso, existem alguns sinais que você mora (ou já morou) em Barcelona, que são comuns e que todos se identificam. Imagina que são? Veja quantos “check” você dá nessa lista!

1. Dirigir, o que é isso?

Dirgir? Por aqui é raridade. Pedir um táxi? Às vezes, sim, mas nada quando comparado ao Brasil.

Barcelona é uma walkable city. Você faz muito a pé por aqui.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Procura assessoria para morar na Espanha?

Para solicitar a sua cidadania espanhola, visto, documentos, validação de diploma ou acompanhamento jurídico recomendamos o Escritório Madeira da Costa. Agende a sua consultoria e mude para a Espanha com segurança e tranquilidade.

SABER MAIS →

E, quando precisar de uma mãozinha, os seus queridinhos são os metrôs, os ônibus — até mesmo os imprevisíveis NIT bus —, os trens e os bondes — chamado tram.

O sistema de transporte público em Barcelona é muito completo e bem conectado. Além de ser acessível, pois está por toda a cidade, tem um ótimo custo-benefício.

O metrô, que vai de ponta a ponta da cidade, funciona de:

  • Domingo a quinta, das cinco da manhã até a meia-noite;
  • Sexta até as duas da madrugada;
  • Sábado funciona por 24h;
  • Em véspera de feriados e nos feriados em si, o horário é estendido.

Maravilha, né?

Se você já voltou do bar em um NIT bus (ônibus noturno) naquele horário em que só os mercadinhos de bairro estão abertos ou correu para pegar o último metrô do dia nas Ramblas, esse é um sinal de que você mora em Barcelona.

Ou seja, dirigir por aqui só se for para alugar carro em Barcelona e viajar pelas redondezas em uma trip entre amigos.

2. Não há nada melhor do que ir para praia de trem

Ficar na Barceloneta quando temos Sant Pol del Mar, Garraf, Sitges e Blanes logo ali ao ladinho? Isso é coisa de turista!

Uma das coisas mais apaixonantes de Barcelona são as praias. Mas, a província é muito mais do que a capital e conta com diversas cidades perto de Barcelona, sendo que muitas delas são cidades de praia, desde as mais tradicionais até a famosa Costa Brava.

O melhor de tudo é poder ir até elas de trem. Seja até Garraf em uma hora de viagem ou até Blanes em duas horas, morar em Barcelona te permite conhecer praias incríveis de uma maneira acessível e rápida.

Praia Blanes, Girona, perto de Barcelona
Blanes, na província de Girona, é uma das praias mais espetaculares da Catalunha. Foto: Liz Chollet.

Agora, se você está ligado no que é o abono Renfe, aí, sim, é um dos sinais que você mora (ou já morou) em Barcelona e conhece muito bem os benefícios para os locais.

O Abono Renfe é um incentivo do governo da Catalunha para que os moradores de Barcelona e turistas possam viajar e fomentar o turismo para além da capital. Esse abono é um ticket de trem de média distância que te permite viajar até 6 zonas da região praticamente de graça.

Vale muito a pena e é muito utilizado por quem já vive por aqui e conhece os truques.

3. Alguém disse Brunch in the Park?

Piquenique ao ar livre não é exceção nem evento, é rotina em Barcelona!

Reunir os amigos, levar hummus, azeitonas, jamón, doces e aquele vinho de 2 euros do supermercado — o qual é surpreendentemente bom — é sempre uma boa pedida quando você mora em Barcelona.

Os brunchs podem ser nos parques, praças, na praia e até nas escadarias do Montjuic. Espaços e ocasiões não faltam.

Desde que vim morar em Barcelona, fiz mais piqueniques e brunchs no parque que em toda a minha vida no Brasil. A cidade é tão linda que, muitas vezes, vale muito mais a pena estar na rua aproveitando a vista e o clima do que estar em ambientes fechados.

O mais legal é quando você olha para o lado e vê todos fazendo o mesmo. É quase um ritual de final de semana ou final de dia, quando escurece às nove da noite no verão e o calor é demasiado para ficar em casa.

E por falar em brunch, o festival de música eletrônica BRUNCH é um clássicos dos domingos de verão em Barcelona.

4. Se tornou um verdadeiro guia “não turístico”

Entre os sinais que você mora ou já morou em Barcelona, um dos principais é ter se tornado um verdadeiro guia não turístico.

Conhecer os pontos turísticos é sempre bacana e tem a sua magia. Porém, depois de um tempo morando na cidade você descobre e encontra, muitas vezes sem querer, lugares, festas, passeios e points não turísticos que são tão legais quanto ou ainda mais.

Conhecer locais livres de turistas é um dos sinais que você mora ou já morou em Barcelona.
Jamón, vermut e barris como mesas: um sinal de bar local e clássico

Afinal, não tem nada mais bacana do que conhecer os points locais que de fato fazem parte da rotina dos catalães. Você se sente muito mais integrado a cidade e pode apresentar lugares secretos ou pouco conhecidos para os amigos que vêm visitar.

5. Quem precisa de academia diante das escadas de um ático?

Se você mora ou já morou em Barcelona e ao visitar amigos errou os andares por se confundir com a numeração deles, você já é um local.

Entresuelo, principal, primero… morar em Barcelona é saber que o primeiro andar nunca é, de fato, o número 1 na planta do prédio e, que a maioria dos prédios não tem elevador.

Na aventura que é buscar e alugar quarto em Barcelona, muitas vezes temos que aceitar o desafio de subir lances de escada intermináveis. Haja força e fôlego!

Subir muitos lances de escadas vira parte da sua rotina, especialmente quando o prédio tem ático (terraço). A vista é sempre linda e, com sorte, você encontra vistas para a Sagrada Família, igrejas e monumentos, mas o preço que se paga é fazer tanto exercício subindo escadas que você já nem precisa de academia. Unir o útil ao agradável, né?

6. Atenção com o que se passa ao redor nunca é demais!

Um dos grandes benefícios de morar na Europa é a qualidade de vida quando se trata de segurança. Em Barcelona não é diferente.

Tanto que, quando cheguei, em 2022, demorei um bom tempo para entender que coisas comuns como andar sozinha de madrugada, usar o transporte público à noite e usar o celular em espaços públicos não era um grande problema como nas grandes cidades do Brasil.

Porém, como diz o velho ditado, antes prevenir do que remediar.

De maneira geral, a segurança na Espanha é boa. Barcelona é uma cidade segura, porém, por ser muito turística, não é incomum ver notícias e relatos de furtos. Portanto, é sempre importante ter atenção ao que se passa ao redor.

Isso serve para evitar os famosos pickpockets e também para não cair em ofertas pega-turista, como os vendedores de rosas e fotos Polaroid que circulam por aqui.

7. Ja no sé si parlo español o català, um dos principais sinais que você mora em Barcelona

Dizer “merci” ao invés de “gracias”, confundir “con” e “amb”, escutar “properada parada” no transporte público e se tornar um defensor da máxima “não é que se fala espanhol, se fala Castelhano”.

Se você deu check nesse tópico, você com certeza mora ou já morou em Barcelona e mistura muito as duas línguas, Castellano e Catalão, no dia a dia.

Uma das coisas mais legais sobre Barcelona é que, além de estar na Espanha, você está na Catalunha. Isso significa não apenas uma cultura local, mas duas culturas e duas línguas. Tanto que muitas pessoas se perguntam se morar em Barcelona é morar na Espanha.

Apesar de parecer difícil no início, conviver diariamente com as particularidades de cada idioma e cultura é muito interessante. E, quando você menos espera, já está dizendo ‘Si us plau’, ‘Pa amb tomaquet’ e ‘Moltes Gracies’.

Se você vai morar em Barcelona ou é recém-chegado, fica a dica: a prefeitura da Catalunha oferece aulas gratuitas de catalão em Barcelona para fomentar o idioma local. Vale a pena mergulhar na cultura e se tornar quase um local vivendo em dois idiomas, nem que seja falando una miqueta (um pouquinho).

8. Desviando a rota para não lidar com turistas

Fugir das Ramblas, evitar a Boquería ao máximo e conhecer bares e festas menos turísticas se torna normal no seu dia a dia quando você mora em Barcelona.

É muito legal morar em uma cidade conhecida, mas lidar com turistas todo dia é um pouco cansativo.

Você se torna um profissional em escapar das ruas lotadas e sabe exatamente em quais parques ir para um brunch tranquilo ou para passar um tempo em silêncio. Conhece muito bem as praias menos turísticas e prefere ir a centros comerciais mais afastados do que nas lojas espalhadas pela avenida Passeig de Gràcia.

A Sagrada Família nunca perde a beleza, mesmo após meses, mas você também já sabe em que momentos ir admirá-la sem aquele movimento que bloqueia a visão.

9. As festas de bairro são o seu novo rolê favorito

Quando me diziam que Barcelona é a cidade das festas e eventos de rua, eu não imaginava que era para tanto.

A Espanha em si é um país que valoriza a cultura local e faz de tudo para promovê-la entre os moradores e fomentar um turismo mais local, também. Quando se trata de Barcelona, as festas de bairro são inesperadas e incríveis.

Quando você mora por aqui, se tornam os seus rolês favoritos, especialmente as festas do bairro Gràcia, que duram uma semana e as ruas são fechadas com decorações, apresentações, shows, DJs e festas ao ar livre. É uma das coisas mais bacanas entre as atividades de Barcelona.

Frequentar festas de bairros é um dos sinais que você mora ou já morou em Barcelona.
Curtir as festas de bairros é um dos sinais que você mora ou já morou em Barcelona. Foto: Liz Chollet.

A cada semana ou quinze dias, especialmente no verão, cada bairro de Barcelona tem alguns dias de festa para celebrar a cultura catalana e a cultura desse bairro em si. As festas de Gràcia, por exemplo, tem ruas decoradas com temáticas como sustentabilidade, apoio a movimentos sociais e assim por diante.

Além de ser divertido, um fato interessante é que os próprios moradores do bairro se juntam e fazem boa parte da decoração para depois disputar votos e ter uma rua vencedora.

10. Vai uma “cerveza, amigo?”

“Cerveza, beer, water…”

Se essa fala é normal e corriqueira para você, é um dos principais sinais que você mora ou já morou em Barcelona.

Seja na praia, no meio do Raval ou passeando por pontos mais turísticos, sempre há alguém anunciando que está vendendo cerveja ou água de uma maneira um pouco disfarçada, mas nem tanto.

Um extra dos sinais que você mora (ou já morou) em Barcelona é conhecer o Cagatió

Por falar em imersão na cultura catalana, se você mora ou já morou em Barcelona, sabe muito bem quem é o Cagatió e faz questão de contar para os amigos que estão no Brasil do que se trata essa tradição natalina tão diferente e interessante.

Cagatío, tradição de natal Catalão
Indispensável no natal Catalão, o Cagatió representa a abundância.

E, acima de tudo, você se torna um defensor dele, afinal, como catalão honorário, você passa a defender a tradição local.

Morar em Barcelona é mesmo apaixonante?

Sim!

Barcelona é uma cidade calorosa, receptiva, de clima ameno e que oferece uma boa qualidade de vida para brasileiros que sonham em morar na Espanha.

Além de atividades e eventos para todas as idades, Barcelona é um centro cultural que carrega muita história e, ao mesmo tempo, é uma metrópole repleta de oportunidades para quem deseja construir uma vida na Europa, seja estudando ou trabalhando.

A capital da Catalunha é uma excelente escolha para quem gosta de morar em uma grande cidade, mas também busca uma cidade repleta de cultura e particularidades — o que não falta por aqui, como é possível ver na nossa lista de sinais que você mora ou já morou em Barcelona.

Se você está planejando viver na cidade catalã e não sabe por onde começar, indicamos o nosso ebook Como Morar na Espanha. Produzido por brasileiros que já moram no país, o ebook vai fazer com que a sua mudança seja muito mais tranquila e bem sucedida. Boa leitura e nos vemos pelas ruas de Barcelona!