A entrada de brasileiros na Espanha está liberada. Após seis meses com voos proibidos entre os dois países e o bloqueio da entrada de turistas, desde agosto de 2021 os brasileiros podem entrar na Espanha.
Brasileiros podem entrar na Espanha?
Sim.
Não deixe que a falta desse documento obrigatório estrague os seus planos! Sem ele, você poderá ser barrado na imigração. No Seguros Promo, você garante a tranquilidade de estar coberto em qualquer situação com o melhor preço. Viaje seguro e sem preocupações!
Cotar o meu e viajar seguro →Desde 24 de agosto de 2021 as fronteiras da Espanha estão abertas para turistas brasileiros, desde que estejam vacinados.
Não há necessidade de cumprir quarentena nem de apresentar teste negativo na entrada do país.
Requisitos para entrada de brasileiros na Espanha
Veja quem pode entrar e quais são as regras:
Pessoas vacinadas
Qualquer brasileiro maior de 12 anos de idade com esquema vacinal completo concluído pelo menos 14 dias antes da viagem pode entrar na Espanha.
Atenção: desde o dia 1 de fevereiro, o certificado só é aceito quando não tenha ultrapassado os 270 dias, aproximadamente 9 meses, da aplicação da última dose da vacina, segundo o site oficial do governo. Sendo assim, se tomou a segunda dose ou dose única há mais de 9 meses, a terceira dose da vacina deve ser providenciada para entrar na Espanha, lembrando que é preciso ter tomado a vacina 14 dias antes da viagem.
Menores de 12 anos, acompanhados de maiores vacinados
Os menores de 12 anos podem entrar na Espanha sem o comprovante de vacinação, desde que acompanhados de maiores de idade vacinados.
Pessoas não vacinadas em viagem essencial
Cidadãos da União Europeia, seus cônjuges e filhos menores de 21 anos, portadores de vistos de longa duração (incluindo estudantes), entre outras categorias, podem entrar na Espanha sem apresentar o certificado de vacinação.
Veja a lista completa de situações que estão enquadradas como viagem essencial no site da Embaixada da Espanha em Brasília.
Para estes casos, ao entrar no país é necessário apresentar comprovante de vacinação, certificado de teste de diagnóstico (exame covid) ou comprovante de recuperação.
Teste negativo de covid ou comprovante de recuperação não são aceitos para turistas brasileiros.
O seguro viagem Espanha continua obrigatório para turistas brasileiros.
Quais vacinas são aceitas na Espanha?
É aceito comprovante de regime vacinal completo dos imunizantes da Pfizer, AstraZeneca (incluindo CoviShield), Johnson&Johnson (Janssen) ou Coronavac.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →O comprovante deve estar traduzido para o espanhol, inglês, francês ou alemão. Lembrando que a vacina é válida após 14 dias da aplicação mais recente e até 270 dias após a vacina.
Para vacinas aplicadas no Brasil, é necessário apresentar o certificado digital do Ministério da Saúde. É possível emitir o documento na versão em espanhol no próprio site.
Precisa fazer quarentena na Espanha?
Não. Brasileiros com visto de turista não são obrigados a cumprir quarentena ao entrar na Espanha.
É necessário teste covid?
Não. Turistas brasileiros que apresentem certificado de vacinação estão dispensados de apresentar teste diagnóstico adicional.
As autoridades de saúde podem pedir que seja realizado um teste de antígeno ao entrar na Espanha. Mas o exame é feito no local e provido pela autoridade de saúde.
Viajantes precisam passar por exame no aeroporto
Ao entrar na Espanha, todos os viajantes devem passar por um exame de saúde que incluirá, no mínimo, medição de temperatura, checagem dos documentos e verificação visual do estado de saúde.
É possível que seja pedido um teste de diagnóstico durante o exame de saúde. Mas, como dito acima, o exame é provido pela autoridade de saúde.
Não esqueça do formulário de controle de saúde
Antes de embarcar, o viajante deve preencher o formulário de controle sanitário do governo espanhol. Após o preenchimento, é gerado um QR code que deve ser apresentado na entrada do país.
Normalmente, a própria companhia aérea exige o documento antes do embarque.
Esse formulário é exigido também para passageiros em trânsito dentro da Europa. Ou seja, se você viajar do Brasil para um outro país do Espaço Schengen e depois for para a Espanha, também precisa apresentar o documento.
O seu plano é visitar outros países da Europa, dê uma olhada o nosso artigo Já posso viajar para a Europa, que atualizamos constantemente.
Essas regras podem mudar?
A resolução publicada em 4 de junho de 2021 não tem data limite de validade. Porém, é recomendável consultar o site da Embaixada antes da viagem.
O comprovante de vacinação é exigido nos estabelecimentos?
Ao contrário de países como Itália, França e Portugal, o comprovante de vacinação não é amplamente exigido para entrar em bares, restaurantes e pelo setor de hotelaria na Espanha.
Algumas regiões, como a Galícia, passaram a exigir o chamado passaporte Covid em julho, porém o Ministério da Saúde declarou a exigência ilegal.
Com a reabertura de casas noturnas, algumas regiões como Catalunha (onde fica Barcelona), Comunidade Valenciana e Galícia passaram a exigir o comprovante em discotecas e shows.
Na prática, as exigências variam bastante entre as regiões e as regras mudam a todo momento. O melhor é estar com a vacinação em dia e levar o comprovante (impresso ou no celular) com você durante toda a viagem.
Se você quer viajar para a Espanha ou morar na Espanha, confira nossas dicas, planeje-se e boa viagem!