É possível morar na Inglaterra com um orçamento mais econômico, mas isso depende do lugar onde você pretende se estabelecer no país. Acompanhe o nosso artigo e descubra quais são as 10 cidades mais baratas da Inglaterra para morar e se vale a pena viver nelas.

Vamos lá?

Quais as cidades mais baratas da Inglaterra para morar?

As cidades pequenas e mais afastadas da capital estão entre os lugares mais baratos para morar na Inglaterra. Confira a seguir uma seleção de 10 cidades com custo de vida baixo e ótima qualidade de vida, de acordo com os dados do site Numbeo em agosto de 2022.

1. Durham

Durham é uma cidade pequena da Inglaterra localizada no nordeste do país. A 32 metros acima do nível do mar, o lugar é bastante acessível e uma ótima opção para estrangeiros que desejam morar no país, especialmente os estudantes que podem conhecer pontos turísticos como:

  • Castelo de Durham;
  • Catedral de Durham;
  • Jardins botânicos;
  • Museu Oriental;
  • Parque Wharton.

A cidade dispõe de uma ampla variedade de faculdades de direito e possui um custo de vida razoável. Segundo o site Numbeo, o aluguel médio de um apartamento de 1 quarto no centro de Durham é de £650,00, mas em regiões mais afastadas esse valor pode chegar a £450,00.

O passe de viagem mensal em Durham é de apenas £65,00 e você pode fazer uma refeição em um restaurante barato com £14,00. Por outro lado, os custos com despesas fixas como água, eletricidade e aquecimento são de em média £243,00.

Imagem de Durham na Inglaterra
Durham lidera o ranking das cidades mais baratas para morar na Inglaterra

2. Leicester

Leicester é uma das cidades mais antigas da Inglaterra e conta com um centro histórico muito atraente, além de belos exemplares da arquitetura vitoriana que certamente valem a pena ser apreciados. Também é uma opção interessante para estrangeiros que desejam morar no país, mas têm um orçamento limitado.

Sonha morar na Inglaterra?

Conheça o nosso Ebook Morar na Inglaterra e saiba como se mudar para o país com toda a segurança, de forma legal e contando com a informação atualizada do Euro Dicas. A qualidade de vida do Reino Unido espera por você!

SABER MAIS →

O custo de vida em Leicester é relativamente acessível. Segundo o Numbeo, a estimativa é que uma pessoa gasta cerca de £1.262 para morar em um apartamento de um quarto no centro da cidade e cobrir as suas despesas básicas na cidade.

Mas é claro, embora seja considerada uma das cidades mais baratas da Inglaterra para morar, o custo para morar em Leicester pode variar dependendo do seu estilo de vida e despesas mensais.

Aproveite e confira também como funciona a educação na Inglaterra e se o sistema é realmente e qualidade.

3. Lancaster

Lancaster, situada a noroeste da Inglaterra, é uma boa opção de destino para quem deseja morar na Inglaterra. A cidade é conhecida pelas suas instituições de ensino de alta qualidade, grande riqueza cultural e um custo de vida acessível.

O aluguel médio mensal de um imóvel de um quarto no centro da cidade é de cerca de £700. Os custos com serviços básicos, como energia, água e aquecimento custa aproximadamente £178,00 mensais.

As despesas com transporte em Lancaster são relativamente baratas, pois com £70 é possível comprar um passe mensal para viajar dentro da cidade. Segundo o Numbeo, com apenas £13,00 você consegue comprar uma refeição em um restaurante barato.

Rua movimentada em Lancaster UK
Lancaster é uma cidade interessante para quem quer estudar na Inglaterra

4. Coventry

A arquitetura medieval de Coventry impressiona a todos que a visitam, sobretudo por grande parte da cidade ter sido reconstruída logo após a Segunda Guerra Mundial. Mas você ainda encontra resquícios dos tempos medievais nos pubs de madeira, cafeterias e algumas lojas de Bayley Lane e Spon Street.

Localizada no oeste do país, também é uma das cidades mais baratas para morar na Inglaterra. A cidade com cerca de 400 mil habitantes, oferece boa qualidade de vida para seus moradores, com índice de custo de vida baixo e alto poder de compra, segundo dados do Numbeo.

Em geral, o custo de vida em Coventry é 25,13% mais baixo do que o custo de vida em Londres. A despesa média mensal para uma única pessoa é de aproximadamente £650,63, sem contar o aluguel do quarto. Mas esse valor é apenas uma estimativa e pode aumentar bastante dependendo do tipo de imóvel e do seu estilo de vida.

5. Newcastle

Newcastle fica às margens do rio Tyne e é um importante centro de negócios, ciências e artes. A cidade também se destaca pela sua atmosfera amigável e boa qualidade de vida, com índices de saúde e segurança na Inglaterra bem elevados.

O custo de vida em Newcastle também é relativamente baixo, sobretudo se comparado com grandes cidades da Inglaterra, como Londres. A estimativa do Numbeo é que uma pessoa gaste cerca de £1383,43 para cobrir as suas despesas básicas e viver em um apartamento de um quarto no centro.

Restaurantes, entretenimento e academias em Newcastle estão disponíveis em uma faixa de preço acessível. Para comprar uma refeição em um restaurante barato na cidade custa em média £12,00 e a taxa mensal com academia fica em torno de £22,50.

Segundo fontes do governo, em 2019, a taxa de desemprego da cidade foi de 5,4% e 70% da população em idade ativa estava empregada. Isso, sem dúvida, demonstra a boa oferta de empregos disponíveis na cidade.

Cidade de Newcastle, na Inglaterra, Reino Unido
Newcastle tem um custo de vida baixo se comparado com Londres.

Confira também as vantagens e desvantagens de morar na Inglaterra.

6. Lincoln

Lincoln está situada no leste da Inglaterra, sendo considerada um dos melhores lugares para se viver nas Midlands. A cidade se orgulha de oferecer moradias acessíveis, centros históricos, pontos de venda de varejo, custo de serviços públicos e transporte econômicos aos seus moradores.

Para alugar apartamento de um quarto no centro da cidade, você terá que pagar em média £650,00. Quanto às despesas mensais com serviços básicos como eletricidade, água e aquecimento, elas ficam em torno de £195,00 para um apartamento de 85 m².

Para quem busca um destino seguro e com boa qualidade de vida na Inglaterra, Lincoln pode ser a melhor opção. Conforme dados do site Numbeo, a cidade possui altos índices de segurança, cuidados de saúde, e baixos níveis de poluição.

7. Nottingham

Também conhecida como “Rainha das Midlands”, Nottingham é uma das cidades mais baratas da Inglaterra para morar. O custo mensal estimado de uma única pessoa é de £670,00, sem incluir o valor do aluguel no orçamento ou as despesas variáveis com entretenimento, academia, entre outros.

Na cidade, um apartamento de um quarto no centro custa £708,67, mas essa quantia pode ser reduzida a £512,00 se o imóvel estiver localizado em bairros distantes. A conta mensal de serviços públicos em Nottingham é de aproximadamente £103,60.

A qualidade de vida em Nottingham é outro ponto que merece destaque, especialmente se você planeja morar na cidade. Embora os índices de segurança sejam moderados, a população possui um bom poder de compra e a assistência à saúde também é elevada.

8. Liverpool

Liverpool é o berço dos Beatles e oferece várias atividades temáticas inspiradas na banda mais famosa do mundo, como visitas às casas dos integrantes, ao famoso Cavern Club e passeio de ônibus Magical Mystery Tour. Mas, além disso, o custo de vida em Liverpool é atrativo para os estrangeiros e possui qualidade de vida muito alta.

De acordo com informações do Numbeo, o preço médio de aluguel de um apartamento em Liverpool é de £700,73 no centro da cidade. Enquanto isso, as despesas com serviços básicos como eletricidade, aquecimento e água ficam em torno de £161,77.

O salário líquido mensal médio em Liverpool é de £1.710, que permite que uma única pessoa cubra as suas despesas básicas e viva comodamente na cidade. Mas isso depende do estilo de vida que você deseja manter e das suas despesas extras.

liverpool cidade barata na Inglaterra
A cidade dos Beatles entra na lista das cidades mais baratas da Inglaterra

9. Warwick

Antes da Revolução Industrial, Midlands era conhecida por ter algumas das cidades mais idílicas do Reino Unido. Muitos anos depois, após diversas revoluções, evoluções e um incêndio, Warwick mantém o seu charme inicial e está classificada como uma das cidades mais baratas da Inglaterra para morar.

Apartamentos de um quarto são alugados por cerca £800,00 por mês em Warwick. Além disso, se você está mudando para a cidade, pode pagar em média £152,00 pelos serviços básicos essenciais, como água, energia e aquecimento, e comprar refeições em restaurantes populares por £11,25.

O custo com transporte local em Warwick é razoável, você paga aproximadamente £125,00 pelo passe de viagem mensal. Os alimentos essenciais estão disponíveis nos mercados locais conforme a média de outras cidades localizadas no interior do país.

10. Manchester

Manchester é muito popular entre os jovens e estrangeiros que querem se estabelecer na Inglaterra. Ao contrário da crença popular, a cidade tem um custo de vida relativamente barato para morar no Reino Unido, sendo mais acessível que Londres, Bristol, Oxford ou Edimburgo, por exemplo.

É bastante animada e considerada por muitos como uma das melhores cidades da Inglaterra. Para uma única pessoa conseguir se manter e morar em Manchester, é necessário pagar cerca de £723,00 de despesas básicas, sem incluir o aluguel e outros custos com entretenimento.

O aluguel de imóveis em Manchester é um dos mais altos da nossa lista de cidades mais baratas da Inglaterra para morar. Apartamentos de um quarto no centro da cidade custa cerca de £918,95 e o passe mensal do transporte é de £76,09.

Entardecer em Manchester, Inglaterra
Manchester é surpresa na lista de mais baratas para morar na Inglaterra

Confira também como trabalhar na Inglaterra.

Vale a pena morar em uma das cidades mais baratas da Inglaterra?

Acredito que, dependendo do seu objetivo ao se mudar para o país, vale a pena morar em uma das cidades mais baratas da Inglaterra.

Isso porque, as cidades citadas na lista acima podem oferecer excelente qualidade de vida, boas escolas e diversas opções de lazer, com um custo de vida muito mais barato em comparação à Londres.

Essas cidades são o destino ideal para quem deseja aproveitar a qualidade de vida do país, mas quer reduzir o alto custo de vida. Existem cidades tanto pequenas como Durham, quanto maiores como Manchester, que são mais econômicas se comparada com a capital. E para escolher o destino certo, é importante considerar fatores como:

  • Analise o estilo de vida que deseja ter na Inglaterra e o seu objetivo para morar no país;
  • Considere a distância da cidade em relação aos grandes centros e a infraestrutura do local;
  • Verifique se a cidade escolhida oferece boas oportunidades de empregos e se há faculdades e escolas de qualidade.

Para auxiliar no planejamento, confira o nosso Ebook Como Morar na Inglaterra com dicas completas sobre como mudar para a terra da rainha. Nele, vai encontrar todo o passo a passo relativo à documentação, planejamento financeiro, custo de vida, alimentação, adaptação no país e muito mais!