Quais são os aeroportos na Inglaterra

Inglaterra  / 

As tão sonhadas férias no Reino Unido estão marcadas. Com as datas da viagem definidas, é preciso definir o roteiro e, claro, garantir as passagens aéreas. Se você está planejando começar a viagem em terras britânicas, é preciso prestar atenção em qual dos aeroportos na Inglaterra irá desembarcar – e embarcar, principalmente.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

E sabe o motivo para tanto cuidado? Primeiro porque o preço das passagens pode variar de um aeroporto para outro. Além disso, muitas pessoas – que eu conheço, inclusive – não conferem esse detalhe e perdem o voo por estarem no lugar errado. Sim! Isso acontece!

Além disso, se você mora na Inglaterra, ainda pode utilizar as dezenas de outros aeroportos que oferecem voos a baixo custo para destinos dentro e fora da Europa. Quer saber um pouco mais sobre os aeroportos na Inglaterra? Papel e caneta na mão para anotar todas as informações.

Quais são os principais aeroportos na Inglaterra?

Segundo a Autoridade de Aviação Civil (“Civil Aviation Authority” – CAA), os principais aeroportos na Inglaterra, considerando o número de passageiros no ano de 2017, são:

  • Heathrow – Londres;
  • Gatwick – Londres;
  • Manchester;
  • Stansted – Londres;
  • Luton – Londres;
  • Birmingham;
  • Bristol;
  • Newcastle;
  • Liverpool;
  • East Midlands;
  • London-City – Londres;
  • Leeds Bradford;
  • Southampton;
  • Doncaster Shelfield;
  • London-Southend – Londres;
  • Exeter;
  • Bournemouth;
  • Norwich;
  • Newquay;
  • Humberside;
  • Durham Tess Valley;

Veja também nossas dicas de turismo em Londres.

Aeroporto de Heathrow

Passageiros no Aeroporto

Heathrow é o maior aeroporto na Inglaterra e o principal ponto de chegada e partida da capital. Grande parte dos voos que sai do Brasil com destino à Inglaterra desembarca aqui. O aeroporto está localizado 24 km a oeste do centro de Londres e com certeza o de mais fácil acesso.

Também não deixe de conferir nossas dicas sobre a Inglaterra.

Companhias aéreas

Um dos aeroportos mais movimentados da Europa, o Heathrow conta com voos de inúmeras companhias aéreas. Entre as mais conhecidas:

Mas você também tem a opção de voar com Air China, Air India, Sri Lankan Airlines e outras.

Poucos voos low-cost

Diferente dos outros aeroportos na Inglaterra que operam com várias companhias áreas low-cost, o aeroporto de Heathrow ainda oferece um número muito menor de voos a baixo custo.

Mas diante da competição de empresas como Easyjet e Ryanair, no entanto, muitas empresas passaram a oferecer passagens mais baratas. Mas é preciso pesquisar bastante. Por isso, confira como comprar passagem área barata ou com milhas aéreas.

Ainda não sabe com qual companhia viajar? Leia nossas informações sobre as melhores companhias da Europa.

Estrutura

Se localizar no aeroporto é muito fácil, mesmo para quem viaja pela primeira vez ou não fala praticamente nada de inglês. Placas e painéis informativos estão instalados ao longo dos cinco terminais.

Os três primeiros terminais estão interligados por faixas de pedestres. Já a ligação aos terminais 4 e 5 é feita através do trem expresso. Simples e rápido.

Como sair e chegar do aeroporto

Trem

Quer saber a melhor parte? Quem chega ao Heathrow conta com um serviço regular e muito eficiente de trem para a estação Paddington em 15 minutos (dos terminais 1, 2 e 3).Você pode ter mais informações sobre o Heathrow Express no site oficial.

A passagem de ida custa £21 e tem duração de três meses. Comprando o ticket com retorno você vai precisar desembolsar £34 e a passagem de volta tem validade de um mês. Mas atenção porque se deixar para comprar dentro do trem o valor aumenta em £5.

Se comprar com até três meses de antecedência, você encontra passagem por até £5.50 no final de semana e £12 em dias de semana.

Metrô

A forma mais barata de chegar ao centro de Londres é através do metrô – linha Piccadilly seguindo a estação St Pancras Internacional – que para na estação de Piccadilly Circus. A viagem dura cerca de 45 minutos e a passagem custa £5.70. A linha serve três estações do aeroporto (Terminal 1,2 e 3; Terminal 4; Terminal 5).

Mas veja bem, é importante considerar que as estações de metrô possuem escadas e escadas rolantes, o que pode ser um pouco inconveniente se você está viajando com muitas malas. Além disso, nem todas as estações contam com elevador.

Ônibus

Outra opção é usar o ônibus executivo National Express. A linha vai até o ponto Victoria, no centro de Londres, cinco minutos de caminhada da estação de trem. Bilhetes adquiridos na hora podem custar £10.

Caso você queira deixar a data de retorno em aberto o preço da passagem pode valer £26. Já retornos com dia determinado custa até £14.

Essa linha também opera em outros aeroportos na Inglaterra como o Gatwick, Luton, Stansted, Birmingham, Bristol e Manchester.

Aeroporto de Gatwick

Localizado ao sul de Londres, 48 km do centro, o Aeroporto de Gatwick é o segundo maior aeroporto na Inglaterra e opera quase todos os destinos na Europa e em outros continentes. Os dois terminais são interligados por um ônibus gratuito durante 24h e leva apenas dois minutos.

Quer planejar sua viagem pela Europa? Acompanhe nossas dicas de como organizar a sua.

Companhias aéreas

A maioria das companhias aéreas que operam no Heathrow também trabalha com voos no aeroporto de Gatwick para destinos no Reino Unido, outros países da Europa e também outros continentes.

A grande diferença, no entanto, é que aqui você pode encontrar as famosas companhias low-cost como a EasyJet e Ryanair. Confira também os melhores sites de passagens aéreas.

O aeroporto também é o ponto de partida do Reino Unido de voos fretados com empresas como Thomson Airways e Thomas Cook Airlines. Você também pode utilizar o aeroporto como parada (stopover) para outras cidades da Inglaterra ou da Europa.

Como sair e chegar do aeroporto

Você pode conferir no site do aeroporto outras informações mais detalhadas sobre as opções de transporte.

Trem

Localizado no terminal sul do aeroporto, o trem Gatwick Express vai direto até a estação Victoria em 30 minutos. A passagem custa a partir de £18 se você comprar online. Se adquirir o bilhete na hora o valor é de £19.90.

Outra opção é a linha Thameslink que para na estação Victoria, além de pontos como London Bridge e St Pancras. A viagem pode levar até uma hora.

Ônibus

A viagem com o expresso ao centro de Londres (estação Victoria) sai por £15 e pode levar mais entre 1h30 até 2 horas, dependendo do horário.

O aeroporto também oferece a opção da operadora de baixo custo EasyBus. A partir de £2 você pode ir até o centro de Londres.

Aeroporto de Manchester

Você já pensou que entre os aeroportos na Inglaterra com maior número de passageiros, o terceiro mais movimentado não está na capital? Sim! O Aeroporto de Manchester é a porta de entrada para o norte e noroeste da Inglaterra e está localizado a 20 minutos de carro do centro da cidade, no sudoeste de Manchester.

Estrutura

O aeroporto possui três terminais de passageiros e tem voos para quase 200 países, colocando-o em 13º lugar geral em número de destinos atendidos. Os terminais 1 e 2 são interligados por uma passarela com escaladas rolantes. Do terminam 3 até o primeiro terminal é possível utilizar a passarela coberta.

E o melhor. A passarela também liga os terminais até a estação do Manchester Metrolink e o hotel Radisson.

Como sair e chegar do aeroporto

Além do Metrolink, existem diversas maneiras de sair e chegar no aeroporto. No site você encontra mais detalhes sobre as opções de transporte.

Trem

A estação de trem está localizada no coração do aeroporto, o que facilita bastante a vida de quem viaja, não importa em qual terminal você esteja. Com escadas rolantes durante todo o trajeto, o tempo para ir dos terminais até a estação não deve passar de 15 minutos.

Do aeroporto até a estação Central (Piccadilly) leva-se em torno de 20 minutos. O trem sai de 10 em 10 minutos e você pode comprar as passagens por aqui, no site da operadora ou nos guichês dentro do aeroporto. A passagem custa a partir de €3.

Ônibus

Os serviços de ônibus operam diariamente a partir do aeroporto e também podem ser acessados facilmente dos terminais através das passarelas cobertas. As tarifas podem custar a partir de €3. Você pode adquirir os tickets diretamente no site da companhia.

Companhias aéreas

Companhias como British Airways, Emirates, Etihad Airways, Lufthansa, TAP Portugal e Turkish Airlines também tem voos diários do aeroporto de Manchester. Além das empresas de baixo custo, incluindo a EasyJet.

Aeroportos na Inglaterra – low cost

Você sabia que a Inglaterra é considerada a criadora da aviação low cost na Europa? Com uma boa pesquisa entre as companhias aéreas de baixo custo é possível encontrar passagens aéreas com valores bem acessíveis.

E sabe o que é melhor? Você consegue voar não apenas para outras cidades da Inglaterra, mas também outros países da Europa, mas também para destinos na Ásia e Emirados Árabes. Mas é preciso gastar algum tempo para pesquisar os melhores preços. Veja como funciona voar com companhia aérea low cost.

Aeroporto Luton

Quando se fala em low-cost, o aeroporto Luton é o que o opera a maioria dos voos nacionais e europeus e alguns destinos em outros continentes. Aproveite e não deixe de conhecer as cidades da Europa mais baratas para viajar.

Localizado a pouco menos de 3 km a leste do centro da cidade no distrito de Luton, e a 47 km ao norte da área central de Londres, Luton já é o quinto aeroporto na Inglaterra com maior trânsito de passageiros e o quarto maior que atende a região de Londres.

Companhias aéreas

O aeroporto recebe voos das principais companhias low-cost, EasyJet e Ryanair e da empresa Húngara Wizz Air. A grande maioria das rotas atendidas está dentro da Europa, mas você pode encontrar algumas rotas programadas para destinos no norte da África e Oriente Médio.

Também já falamos como é viajar pela Ryanair.

Como sair e chegar do aeroporto

Trem

Além de Heathrow, o London Luton Airport tem a conexão de trem mais rápida do centro de Londres a 25 minutos da estação St Pancras, através da linha East Midlands Trains. O único porém é que os passageiros precisam embarcar e desembarcar no terminal de ônibus da estação de trem Luton Airport Parkway. A passagem custa em média £15.70

Você pode ir de trem diretamente do aeroporto até a estação St Pancras, mas a viagem dura em torno de 50 minutos e custa pouco mais de £16.

É importante ficar atento ao comprar seu bilhete para não acabar comprando até a estação de trem ao invés do aeroporto. Essa confusão pode te acrescentar 10 até 15 minutos a mais de viagem, já que os passageiros que descem na estação precisam pegar um ônibus até o aeroporto. Caso você se esqueça, basta pagar £2.10 pelo bilhete.

A companhia Thameslink oferece serviços mais regulares até St Pancras, mas a viagem pode durar até 35 minutos.

Ônibus

Já a opção de ônibus sai um pouco mais barato, £12, mas o trajeto dura cerca de 1h10.

Confira mais detalhes sobre transporte na página oficial do aeroporto.

London Stansted Airport

Stansted, o quarto maior aeroporto na Inglaterra em número de passageiros, é utilizado em grande escala para os voos das companhias low-cost EasyJet, Ryanair e a alemã Germanwings. É o aeroporto mais distante do centro da capital britânica (68 km). Fica próximo a Stansted Mountfichet, um pequeno vilarejo de Essex, a nordeste da Grande Londres.

Ele possui apenas um terminal, mas que tem três edifícios conectados. Dois desses edifícios estão conectados por trens e o outro edifício se conecta ao terminal por uma passarela para pedestres. Ele é o mais longe dos três, a 68 km de Londres.

Atualmente o aeroporto atende a mais de 170 destinos na Europa, Norte da África, Ásia Ocidental, América Central e do Norte. Apesar dos voos para a América do Norte serem limitados, é possível voar para Orlando e Las Vegas. Somente a companhia aérea Ryanair opera com mais de 130 destinos saindo daqui.

Como sair e chegar do aeroporto

Trem

Você pode pegar o trem Stansted Express diretamente do aeroporto em direção à estação de Liverpool Street, no centro de Londres. A viagem leva em torno de 45 minutos e custa a partir de £17. Ele também para na estação Tottenham Hale que faz conexão com a estação de metrô Victoria Line e o centro de Londres. Passagens de ida custam £16.60 e 15.70, respectivamente.

Se você comprar as passagens pela internet com antecedência é possível encontrar bilhetes por £7 e £6.50.

Ônibus

O ônibus National Express vai até a região central de Londres, parando em 18 diferentes pontos, incluindo a estação Victoria e Paddington. Você pode encontrar passagens por apenas £5 pela internet. A viagem pode durar no mínino 50 minutos até duas horas, dependendo do trânsito e de onde você quer chegar.

Aeroporto de Birmingham

O aeroporto internacional de Birmingham está localizado na metrópole de Solihull, 10 km do centro de Birmingham. Então se você pensa em conhecer as áreas rurais da Inglaterra, é o aeroporto para chegar.

E se você mora próximo à cidade e planeja uma viagem para outros países do Reino Unido e da Europa, ou até quem sabe no Oriente Médio, Ásia, América do Norte ou Caribe, vale a pena pesquisar as passagens aéreas das companhias low-cost. om certeza é um dos aeroportos da Inglaterra que tem sido mais utilizado por quem vive nas cidades vizinhas.

Com certeza é um dos aeroportos na Inglaterra mais utilizados por quem vive nas cidades vizinhas.

Como sair e chegar do aeroporto

Trem

O aeroporto está diretamente ligado a mais de 100 cidades da Inglaterra através da estação central de Birmingham. Você pode usar o sistema gratuito “Air-Rail Link” que leva apenas dois minutos do aeroporto até a estação. É possível escolher entre várias operadoras que oferecem destinos e preços diferentes. Veja aqui.

Ônibus

Existem atualmente três operadores de ônibus que fazem paradas no aeroporto. Você pode acompanhar os horários e preços neste site. Os preços podem custar acima de £15 até Londres.

Também é possível utilizar os serviços do sistema National Express ou da empresa de baixo custo Megabus. Você consegue passagens para Londres, em uma viagem de três horas, a partir de £3.

Número de passageiros

O número de passageiros aumentou consideravelmente nos últimos anos, principalmente após os investimentos feitos nos principais aeroportos na Inglaterra para as Olimpíadas em 2012. Somente em 2017, segundo dados das autoridades britânicas, mais de 284 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos do Reino Unido, bem acima dos 220,6 milhões que voaram para cá em 2012.

Apesar de ter reduzido sua participação no percentual de passageiros, Heathrow ainda é o aeroporto na Inglaterra com o maior volume de pessoas, chegando a receber cerca de 78 milhões de passageiros em 2017.

Gatwick vem em segundo lugar com 45,6 milhões de passageiros. Em seguida temos o Aeroporto de Manchester com 27,8 milhões e Stansted com um tráfego de 25,9 milhões de pessoas. O Aeroporto de Luton teve o maior crescimento de tráfego do país, com uma subida de 66% em relação a 2012 e recebeu 16 milhões de passageiros, passando a ocupar o quinto lugar entre os aeroportos mais movimentados do Reino Unido.

Acompanhe aqui o passo a passo para tirar seu passaporte brasileiro.

Há investimento nos aeroportos na Inglaterra?

Sem sombra de dúvidas, o grande volume investido na melhoria da infraestrutura dos aeroportos na Inglaterra foi feito antes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2012. Além disso, o crescimento do número de passageiros também impulsionou o processo de modernização do setor.

A capital britânica recebeu o maior aporte financeiro, mas os aeroportos das principais vias de entrada do país também passaram por intensa transformação para facilitar o acesso dos turistas. Entre as melhorias podemos listar:

  • Recuperação de terminais mais antigos;
  • Ampliação dos terminais;
  • Construção de novas áreas de embarque;
  • Ampliação das áreas de restituição de bagagem;
  • Ampliação das áreas de check-in;
  • Ampliação e recuperação das pistas de pouso e decolagem.

Agora que você já tem todas as dicas sobre os aeroportos na Inglaterra vai ficar mais fácil planejar sua viagem, não? E claro que você não pode deixar de conferir se o seu passaporte brasileiro está dentro do prazo de validade.

E finalmente, se você está pensando em viajar pela Europa, aproveite e leia nossas dicas para encontrar um hotel barato.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.