Inglaterra

Costumes da Inglaterra: conheça as diferenças do país inglês

Todo o país é feito de tradições e costumes e a Inglaterra não é diferente. Alguns dos costumes que eles têm causam estranhamentos em nós brasileiros. Por isso, fiz uma lista com os principais costumes da Inglaterra que nos causam uma certa estranheza.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Conheça os mais diferentes costumes da Inglaterra

Pub Lunch

O primeiro dos costumes da Inglaterra listado aqui é o Pub Lunch. Na Inglaterra, é muito comum que amigos se encontrem no meio da semana para um “Pub Lunch”, onde eles vão almoçar juntos e beber em um bar no meio do dia. Isso me causou uma certa estranheza,  pois no Brasil isso é considerado extremamente anti-profissional, enquanto na Inglaterra é tão normal que algumas empresas promovem “pub lunches” entre times.
Lógico que o objetivo de ir ao pub com o pessoal da empresa no meio do dia, não é para ficar bêbado e dormir no escritório a tarde, é apenas fazer um social. Mas, mesmo assim, é bem estranho para a nossa cultura.  Também ficou com vontade de almoçar em um pub na Inglaterra? Então confira os 7 melhores pubs históricos e modernos de Londres.

Café da manhã inglês

Para nós o café da manhã é bem pesado, pois nele você encontra ovos e bacon fritos, feijão, tomate e pão ou torrada. Nosso estômago não é habituado a tanta gordura logo pela manhã, mas no país é um prato bem típico que vem da época da revolução industrial, onde os trabalhadores precisavam de muita energia para ficar mais de 12h fora de casa trabalhando.

english breakfast

Almoço inglês

Você deve estar pensando “se os ingleses comem tudo isso de gordura no café da manhã, imagina o que eles comem no almoço”. Por incrível que pareça, eles geralmente almoçam sanduíche. Mas aqueles bem caseiros com pão de forma e um recheio básico e ainda levam um suco ou refrigerante como acompanhamento, além de uma fruta, ou um pacote de salgadinhos. Eles preparam esse almoço em casa, ou compram um “meal deal” em qualquer supermercado ou na farmácia mais famosa do país chamada de Boots.

meal deal

Enquanto o almoço é simples, o jantar é mais completo e “quente”, como eles gostam de dizer. Ou seja, é algo mais nutritivo cozinhado no fogão para ser deliciado no conforto de sua casa, já que a maioria dos ingleses só tem uma hora de almoço no trabalho ou na escola. Este é mais um dos costumes e curiosidades da Inglaterra.

Falar do tempo

Os ingleses também têm a incrível mania de falar sobre o tempo. Não apenas falar, mas realmente debater sobre isso. Eles comentam quando chove, quando faz frio, quando neva, etc.

Eles não fazem isso porque você é uma pessoa chata, mas porque eles se importam muito com isso e querem ficar comparando o clima de hoje com o da semana anterior, ou até mesmo do último ano. Para mim, é um dos costumes da Inglaterra mais estranhos.

Fila invisível

Quando você vai a um bar e quer pedir uma coisa no balcão,  saiba que se você não souber quando é a sua vez, o bartender sabe. Não sei como, mas eles se organizam de uma maneira invisível e se o atendente chamar uma pessoa que chegou depois de você, a pessoa vai dizer “ele está na minha frente”. Ao mesmo tempo que é muito estranho, também é bem legal porque não vira um tumulto na frente do bar e você tem a sua vez respeitada.

Com o tempo, você aprende a entender quem  chegou primeiro e a reconhecer a sua vez, caso te perguntem “who’s next“. Dica: é só olhar pra quem tava ao redor do balcão quando você chegou, se ainda tem alguém lá, não é a sua vez, quando todos já foram atendidos, saiba que a próxima é você.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Mantenha uma distância confortável

Os ingleses prezam muito por seu espaço pessoal, então chegar cumprimentando qualquer pessoa com abraços e beijos pode ser bem desconfortável para os ingleses.

Falar sobre seus sentimentos e relacionamentos abertamente ou fazer perguntas sobre idade, peso e outras coisas podem ser considerados extremamente rudes por lá. Então, tome cuidado com quem e como você fala. Por via das dúvidas, se não souber o que falar, comece falando sobre o clima.

Começar a beber e a festar cedo

A maioria dos ingleses sai na sexta-feira praticamente direto do trabalho para o pub para começar a festa. Alguns ficam lá até que o pub feche, cerca das 23h, e voltam para casa. Outros vão de lá direto para as festas, que geralmente acabam às 3h da manhã, bem mais cedo do que no Brasil.

Beber chá com leite

A terra da rainha é famosa pelo tanto de chá que sua população consome. Mas, além de os ingleses beberem chá diariamente, você sabia que 98% deles bebem seu chá com leite? Diferente, não é mesmo?

cha com leite

Eu nunca provei porque não gosto de chá, mas muitos estrangeiros também acham bem estranho. Então, caso queira beber seu chá puro, eles não vão achar excêntrico.

Bank Holiday

Na Inglaterra todos os feriados são chamados dessa maneira, com exceção da Páscoa, do Natal e do dia seguinte ao Natal, que lá é chamado de “boxing day”.

Dirigir pela faixa da esquerda

Apesar de ser o costume mais famoso da Inglaterra, ele é o mais difícil de se adaptar. Mesmo que você não esteja dirigindo, na hora de atravessar a rua o seu cérebro trava e você precisa pensar para que lado deve olhar, pois sempre se confunde com relação a que lado os carros estão vindo.

Além disso, os carros na Inglaterra são diferentes. Lá o motorista senta do lado direito e o passageiro do lado esquerdo. Esse é um dos costumes diferentes da Inglaterra que mais causa estranheza, não é mesmo? Se estiver pensando em alugar um carro e dirigir na Inglaterra, confira o nosso artigo sobre como dirigir na Inglaterra. E você já conhecia algum desses costumes diferentes da Inglaterra? Fala pra gente qual foi o que mais te chamou atenção aqui embaixo.

Seguro viagem para a Inglaterra

Se você ama conhecer novas culturas e costumes e quer viajar para a Inglaterra, saiba que o seguro viagem é essencial. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Se preferir, pode também utilizar o portal Seguros Promo, comparador online que nós recomendamos e utilizamos para realizar cotações aqui no Portal.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Marienne Pires

Mari é campo-grandense e já morou em 6 países contando com o Reino Unido, onde vive agora. É bacharel em Relações Internacionais, porém trabalha com Marketing há mais de 4 anos. Ama viajar, aprender novos idiomas, comida, cinema, culturas, bons livros e boa música. Como uma boa sul-mato-grossense, o que mais sente falta é de churrasco com mandioca.

Artigos Relacionados

Fechar