Como é o hino da Inglaterra?

Inglaterra  / 

Eventos esportivos são sempre uma boa oportunidade para ouvir os hinos nacionais de diferentes países. E ao menos para mim é emocionante ver a paixão das pessoas ao cantar uma canção que representa a história do seu país.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Agora que estou morando em terras inglesas, como não poderia deixar de ser, passei a me interessar pela cultura daqui e fui pesquisar um pouco mais a fundo sobre o hino da Inglaterra e encontrei informações muito bacanas.

Você sabia que, oficialmente, a Inglaterra não tem um hino próprio, assim como o Brasil? A canção “God Save the Queen” é o hino nacional do Reino Unido e é usado pelos países que fazem parte da soberania britânica.

Ficou curioso? Então acompanha comigo que vou te contar sobre essa história bem antiga.

História do hino da Inglaterra

A história do hino da Inglaterra é cercada de mistérios ainda mais antigos do que o próprio país. A frase “God Save the King” aparece em vários lugares nas primeiras traduções inglesas da Bíblia e o texto baseado no 1º Livro dos Reis “… Deus salve o Rei! Viva o Rei! Que o Rei viva para sempre…” passou a fazer parte de hinos de coroação a partir do rei Edgar, em 973.

Já em 1545, “God Save the King” era uma palavra de ordem da Marinha Real, com a resposta sendo “Long to reign over us“. Mas as primeiras letras, mais ou menos da forma como conhecemos hoje, só apareceram em publicações de 1744 e um ano depois na Revista “The Gentleman’s” – “God Save our lord the King: a new song set for two voices”. A autoria, no entanto, é duvidosa.

Sua primeira versão foi cantada durante uma apresentação de teatro em Londres em 1975 e tinha como intenção apoiar o rei George II após sua derrota em uma importante batalha contra a invasão da Inglaterra. Desde então a letra foi cantada e tornou-se hino nacional por volta de 1780.

Se você quiser saber mais sobre a Inglaterra, leia nosso artigo completo.

Evolução do hino da Inglaterra

Não existe uma versão oficial padrão do hino da Inglaterra.  O primeiro verso é consistente, mas ao longo dos anos versos diferentes foram adicionados e retirados para atender aos apelos políticos nacionais. Por isso é possível encontrar várias versões do hino.

Versões alternativas históricas foram criadas por volta de 1800, 1836 e 1919 – uma opção menos militarizada da canção e também pouco conhecida. Além disso, várias outras tentativas foram feitas durante os séculos 18 e 19 para adicionar versos em comemoração a determinados eventos nacionais ou até da realeza – versos especiais foram produzidos para os nascimentos e casamentos reais.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

No entanto, nenhum destes versos adicionais sobreviveu até o século 20.

Nós também já demos dicas sobre o que fazer em Londres.

Hino atual

As palavras e melodia, da forma como conhecemos hoje, se tornaram amplamente populares em 1745. A versão mais atual do hino da Inglaterra inclui três versos, sendo que o primeiro é o único verso comumente cantado, inclusive em cerimônias oficiais. Em algumas raras ocasiões o terceiro verso é usado, como nas Olimpíadas de 2012.

A forma mais ouvida do hino em apresentações oficiais foi proposta pelo rei Jorge V e uma Ordem do Exército, em 1933, estabeleceu regras específicas sobre o tempo, dinâmica e orquestração da canção.

Se você não conhece quais são as  melhores cidades da Inglaterra, não deixe de ler nosso artigo.

Tradição do hino

Como todos devem saber os ingleses sempre prezaram por suas tradições que, inclusive, podem ditar leis e se sobrepor às regras. É uma loucura de entender para quem não conhece a cultura daqui. O hino da Inglaterra (e do Reino Unido), por exemplo, não é um hino oficial determinado por decreto Real ou pelo Parlamento, mas foi estabelecido como tal pela tradição.

Como é cantado?

E veja como funciona: as palavras e título do hino se adaptam para designar o soberano que ocupa o trono no momento.  Agora, por exemplo, é a rainha Elizabeth II e por isso todos cantam “God Save the Queen”. O próximo monarca deverá ser o príncipe Charles e o hino da Inglaterra será “God Save the King”. Não é interessante?

A rainha é saudada com o hino completo, já os outros membros da família real que têm direito à saudação real recebem apenas os primeiros seis versos.

Países que usam o hino da Inglaterra

“God Save the Queen” é o hino oficial do Reino Unido, no entanto apenas a Inglaterra e Irlanda do Norte ainda usa a canção como hino oficial. Escócia e País de Gales possuem seus próprios hinos – “Flower of Scotland e “Old Land of My Fathers” – usados em eventos políticos e esportivos quando competem de forma independente.

Mas você sabia Nova Zelândia também usa “God Save the Queen”  como um de seus hinos nacionais oficiais? Até 1977 era o único hino do país.

Austrália, Canadá, Barbados e Jamaica também usam a canção como um hino real oficial em eventos formais com a presença da realeza nacional. Isso porque estes países fazem parte da “Commonwealth” e tem a Rainha Elizabeth II como chefe de estado.

Para entender melhor sobre o mapa da Irlanda, acompanhe nosso artigo.

Letra do hino da Inglaterra

Não há uma letra definitiva, mas os versos abaixo são amplamente aceitos como a versão “padrão” do hino nacional.

Letra do Hino em inglês

Long live our noble Queen,

God save the Queen!

Send her victorious,

Happy and glorious,

Long to reign over us,

God save the Queen!

O Lord God arise,

Scatter her enemies,

And make them fall!

Confound their politics,

Frustrate their knavish tricks,

On Thee our hopes we fix,

God save the Queen!

Thy choicest gifts in store,

On her be pleased to pour,

Long may she reign!

May she defend our laws,

And ever give us cause,

To sing with heart and voice,

God save the Queen!

Tradução da letra do hino

Deus salve nossa graciosa rainha

Viva longa a nossa nobre rainha

Deus salve a rainha!

Envie-a vitoriosa

Feliz e glorioso,

Tempo para reinar sobre nós

Deus salve a rainha!

Ó senhor Deus,

Espalhe nossos inimigos

E faça-os cair!

Confundir sua política

Frustrar seus truques knavish,

Em você nossas esperanças consertamos

Deus salve a rainha!

Os teus melhores presentes na loja

Sobre ela ter prazer em derramar,

Muito tempo ela pode reinar!

Que ela defenda nossas leis,

E sempre nos dê causa,

Para cantar com coração e voz

Deus salve a rainha!

Qual o significado do hino da Inglaterra?

A letra original do hino da Inglaterra faz referência ao rei britânico George II. A canção é um poema em sua homenagem e pede a preservação divina do seu reinado, bem como a morte dos seus inimigos.

Os reis mudaram, mas com certeza o que permanece é o significado muito forte da tradição e lealdade ao soberano.

No vídeo abaixo você pode ouvir o hino acompanhado da letra:

Outros hinos da Inglaterra

Sem um hino para chamar de seu, os membros do Parlamento inglês se reuniram em 2016 para discutir a possibilidade de adotar uma canção que representasse apenas o país, e não o Reino Unido como um todo.

Várias músicas entraram na lista de discussão, entre elas Jerusalem e Land of Hope and Glory, mas até agora nada foi definido. Essas canções, no entanto, já são tocadas em eventos esportivos para representar os times da Inglaterra.

Hino favorito

Sem dúvida alguma, atualmente a canção favorita de mais da metade dos ingleses, e que foi cantada no casamento real, é Jerusalem. O hino se originou de um poema escrito por William Blake “E aqueles pés na antiguidade” tirada do prefácio de seu verso épico “Milton”, de 1804.

Foi adaptado pela primeira vez como música em 1916 em uma tentativa de levantar os ânimos dos ingleses em meio aos horrores da Primeira Guerra Mundial.

O poema foi inspirado na história de que Jesus Cristo, quando menino, visitou os pastos de Glastonbury e teve uma visão da Inglaterra como um paraíso na terra, diferente da imagem de “obscuros moinhos satânicos” da época da Revolução Industrial.

Outro hino muito tocado

Outra música que também é adorada pelos britânicos e cantada em muitos eventos internacionais, ao invés do God Save the Queen, é a canção Land of Hope and Glory, ecrita por Edward Elgar.

Conheça a bandeira da Inglaterra.

Curiosidades sobre o hino da Inglaterra

  • O time de cricket da Inglaterra usa a canção Jerusalem antes de seus jogos internacionais;
  • Atualmente, cada time esportivo da Inglaterra é livre para escolher qual canção vão usar antes dos jogos;
  • A rainha não canta o hino quando é tocado na sua presença;/li>
  • Nos jogos entre Inglaterra e Irlanda do Norte o hino é tocado apenas uma vez;/li>
  • A melodia do hino tem sido usada durante anos como hino em igrejas cristãs de vários países.

E também não perca as curiosidades mais bacanas sobre a Europa.

Música

A melodia foi usada por cerca de 140 compositores em suas composições clássicas, entre eles Beethoven e Bach.

Várias bandas de rock gravaram versões improvisadas do hino da Inglaterra. Na lista nós encontramos nomes famosos como The Beatles (1969), Jimi Hendrix (1969-70), Sex Pistols – e sua canção contra a monarquia em 1977 – e a banda Queen, com a versão instrumental de God Save the Queen (1975).

Então é isso! Agora você já conhece mais sobre a história do hino da Inglaterra e que também conta um pouquinho da cultura inglesa, tão rica e fantástica.

E se você vai viajar para a Europa, não perca os festivais que mais bombam durante a primavera e verão.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.