Monzo Bank: saiba como funciona o banco digital inglês

Uma infinidade de bancos digitais têm surgido em toda a parte do mundo para facilitar as transações financeiras e para concorrer com os bancos convencionais. Normalmente, eles oferecem benefícios que fazem valer a pena o cadastro. Conheça melhor o Monzo Bank, banco que tem feito sucesso na Europa.

O que é o Monzo Bank?

Um dos primeiros bancos digitais a operar na Europa, o Monzo Bank foi fundado em 2015 e tem sede na Inglaterra. É, ainda, considerado um dos pioneiros a entregar serviços bancários por aplicativos em celulares no Reino Unido.

Por ser um banco digital, tem como principal serviço a conta-corrente que também disponibiliza cartões de débito que podem ser utilizados em qualquer lugar do mundo.

Para ser competitivo com os bancos tradicionais, a proposta do Monzo Bank é oferecer tarifas mais justas com um atendimento transparente. Atualmente, o banco digital inglês possui mais de 4 milhões de usuários.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Conheça também o N26, banco digital alemão que tem conquistado muitos clientes.

Como funciona o Monzo?

O operacional do Monzo é a partir do aplicativo, que tem uma interface simples e fácil de usar. Nela é possível acompanhar e analisar os gastos do cartão de débito.

Se quiser abrir uma conta no Monzo Bank, é preciso acessar o aplicativo pelo smartphone, disponível tanto em iOS como Android. Caso entre pelo site oficial do banco, insira o número do seu telefone e você receberá uma mensagem de texto com um link para o download.

No entanto, diferente de outros bancos digitais europeus, o Monzo Bank só está disponível para residentes no Reino Unido.

Monzo cartão

Saiba como abrir conta na Inglaterra.

Quais os serviços oferecidos pelo Monzo Bank?

Além da interface, na qual é possível conferir o extrato dos seus gastos através do aplicativo, e do cartão de débito, o Monzo Bank também oferece outros recursos interessantes como:

  • Cartão de débito;
  • Descrição completa dos seus gastos;
  • Gráficos onde é possível visualizar em detalhes toda a movimentação do seu dinheiro da conta;
  • Conta conjunta para até 2 pessoas, desde que os dois possuam cadastro no banco digital.

Quais os tipos de conta estão disponíveis no Monzo Bank?

Uma das vantagens do banco digital Monzo é a variedade de contas oferecidas. Ao fazer o seu cadastro, você pode escolher entre:

Conta-corrente convencional

A conta-corrente convencional do Monzo no Reino Unido é gratuita. Além disso, não tem taxas para transferir dinheiro para outros bancos do Reino Unido. Também oferece:

  • Apple Pay e Google Pay no celular;
  • É possível separar o seu dinheiro dentro da própria conta.

Monzo Plus

Com um custo de 5 libras por mês, é possível ter mais de uma conta no banco e realizar um depósito em espécie mensal. Além disso, conta com:

  • Cartões virtuais;
  • Cartão holográfico;
  • Saques sem taxas no exterior de até 400 libras por mês;
  • Benefícios de pontos dentro do próprio banco.

Monzo Premium

A conta Premium do Monzo custa 15 libras por mês e apresenta todos os benefícios das contas convencionais e Plus, além de:

  • Cartão de metal;
  • Seguro de telefone;
  • Seguro de viagem para você e sua família;
  • Lounge VIP no aeroporto;
  • Saques sem taxas no exterior de até 600 libras por mês;
  • 5 depósitos em espécie por mês.

Monzo Business

Conta Monzo Bank para empresas. São duas opções: uma PRO, com custo de 5 libras por mês e uma gratuita. Ambas incluem cartão de débito, transferências bancárias e suporte 24 horas.

A PRO oferece mais benefícios como vários acessos e criar, mandar e seguir faturamentos pelo aplicativo e pelo site.

Conheça a Revolut business, uma conta para empresários e freelancers.

Conta conjunta para até 2 pessoas

Conta para até 2 pessoas, com cartão de débito para cada um. Para isso, os dois usuários precisam já ter uma conta Monzo regular e solicitar que elas sejam unidas.

Também é possível mudar uma conta conjunta já existente para o Monzo Bank.

Conta para jovens de 16 a 17 anos

Mesma conta que é oferecida para maiores de 18 anos, com a diferença de que o próprio banco digital bloqueia gastos com coisas que são ilegais para menores de 18 anos, como jogos.

Nesta conta é oferecido cartão de débito sem contato, para uso em lojas online. Transferências de envio e recebimento de dinheiro também estão inclusos.

Requisitos para abrir uma conta no Monzo Bank

Como já falamos, é preciso baixar o aplicativo no celular, seja iPhone ou Android, para realizar o cadastro. Mesmo para abertura da conta Júnior é preciso ter um maior de 18 anos para auxiliar no processo.

Além disso, por enquanto só residentes do Reino Unido podem solicitar uma conta digital no Monzo Bank.

O processo é realizado pela internet. Após iniciar o pedido é preciso:

  • Informar os dados solicitados, incluindo um documento de identificação;
  • Fazer um vídeo com a central de atendimento, disponível 24 horas, para confirmar a identidade.

Depois disso, o cartão de débito chega no endereço até 2 dias úteis.

Monzo é confiável?

O Monzo Bank está protegido pelo Financial Services Compensation Scheme, o serviço de compensação de serviços financeiros do Governo Britânico.

Além disso, segundo o site de avaliações Trustpilot, o banco digital Monzo tem nota 4,5 de um total de 5 estrelas, com 80% dos usuários indicando uma classificação excelente e 6% como ótima. Essas notas garantem a confiabilidade do serviço e o bom atendimento ao público.

Monzo avaliação

Países em que o Monzo atua

Atualmente, o Monzo Bank só está disponível nos países do Reino Unido, sendo assim residente na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte podem ser correntistas do banco.

Taxas do Monzo

Algumas taxas são cobradas pelos serviços, dependendo da categoria da conta:

Pagamento com cartão

Os pagamentos com cartão, tanto no Reino Unido como no exterior, são gratuitos.

Retirada de dinheiro

Para saque dentro do Reino Unido ou nos países parte do Espaço Econômico Europeu (EEE) são livres de taxas até 250 libras. Acima deste valor, é cobrado uma taxa de 3%, com exceção dos usuários da conta Monzo Plus.

Substituição de cartão

Um cartão substituto custará 5 libras. No entanto, se você for vítima de fraude, se o cartão for roubado ou expirado, será substituído gratuitamente no Reino Unido.

No Monzo Plus, o usuário terá direito a 2 substituições de cartão extra gratuitamente. Já no Monzo Premium para substituição do cartão de metal é de 50 libras.

Caso a reposição precise ser feita no exterior, o custo é de 30 libras em todas as circunstâncias, incluindo roubo e fraude. Para os clientes Monzo Premium, o custo é de 80 libras.

É possível ver todas as taxas em detalhes na área de Fee Information do site oficial.

Cartão pré-pago do Monzo

Antes de receber a licença bancária para operar como um banco digital, o Monzo Bank utilizava cartões de débito pré-pagos.

Atualmente, já atua como um banco e oferece cartão de débito da bandeira Mastercard.

Aplicativo do Monzo

O aplicativo do Monzo está disponível tanto para iOS como Android e o cadastro é efetuado neles.

No aplicativo de alguns tipos de conta, também é possível adicionar outras contas bancárias e cartões de crédito, para que fiquem visíveis e para que o usuário possa ter controle total do seu dinheiro.

Alternativas ao Banco Monzo

Atualmente na Europa existem diversas opções de bancos digitais. Duas delas são:

N26

Fundada em 2013 e com sede em Berlim, o banco N26 é uma startup alemã que já tem mais de um milhão de clientes pela Europa. Sem agências físicas, todas as transações financeiras, desde a abertura da conta, até a utilização de todos os serviços, devem ser feitas online, através do computador, celular ou tablet.

O procedimento de abertura de conta também é fácil, gratuito e rápido. Segundo a própria empresa, não dura mais do que oito minutos. Estão inclusos nos serviços até saques em caixas eletrônicos, os ATMs, sem pagar tarifa. Válido para saques em qualquer país da União Europeia.

Confira o comparativo entre o Monzo e o N26 e descubra qual vale mais a pena.

Revolut

Também inglês, o Revolut é uma startup de tecnologia financeira e existe desde 2015. Lançada em Londres, é uma alternativa ao banco tradicional.

Funcionando via aplicativo, é nele que o usuário faz o cadastro para abrir uma conta corrente virtual e poder transferir dinheiro gratuitamente mesmo em transações internacionais.

O Revolut ainda disponibiliza aos seus usuários um cartão de débito pré-pago (MasterCard ou Visa), câmbio, e tem como diferenciais permitir a criação de carteiras virtuais com várias moedas. Entre elas, as criptomoedas Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Litecoin (LTC), Bitcoin Cash (BCH), Ripple (XRP) e pagamentos peer-to-peer.

São muitas as opções de bancos digitais na Europa para abrir conta, o ideal é avaliar qual banco melhor atende suas necessidades, os custos e os países nos quais atuam. Confira também a lista completa com os melhores bancos digitais na Europa ou veja mais dicas sobre como abrir uma conta no exterior.

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Banco N26 é confiável? Descubra e veja como funciona

Brasileiros podem abrir conta no Banco N26? Vale a pena ter conta nesse banco? Mostramos vantagens, desvantagens, custos e muito mais.

Procuração para movimentação bancária: o que é e como fazer

Entenda o que é a procuração para movimentação bancária, onde e para qual finalidade utilizar, documentos necessários, cuidados a tomar e como revogar.

Como funciona o ActivoBank: o banco digital de Portugal

Descubra como funciona o ActivoBank, como abrir uma conta bancária, quais os documentos necessários, onde existem agências e como utilizar.

Abrir conta bancária em Portugal: os principais bancos e condições

Saiba como abrir uma conta bancária em Portugal, quais são os bancos do país e aqueles sem custos, além dos documentos necessários.

Conta Wise: saiba como funciona e quem pode utilizar

Conta Borderless da TransferWise: guia de utilização, vantagens e desvantagens, como e quando usar e se vale a pena ou não.

Como abrir conta em Portugal estando no Brasil? Saiba aqui

Saiba como abrir conta em Portugal estando no Brasil, quais os documentos necessários, as opções de bancos e como fazer a abertura da conta.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube