Monzo, veja como funciona o Banco digital e como criar uma conta.

Monzo, conheça o banco digital

Enviar dinheiro para o exterior  / 

A era dos bancos digitais já começou e não param de surgir opções para quem deseja abrir uma conta de forma descomplicada e sem pagar grandes taxas. Um deles é o Monzo, disponível exclusivamente para smartphones, de pessoas residentes no Reino Unido.

O que é Monzo?

Visando servir como alternativa ao sistema bancário e atender às necessidades atuais, o Monzo oferece cartões de débito para gerenciar a conta corrente em qualquer lugar do mundo.

A proposta do banco digital é resolver os problemas de seus clientes de forma justa e totalmente transparente, e foi vendendo essa ideia que ele conquistou mais de 600 mil clientes desde sua criação em 2015.

Segundo o site oficial, a empresa tem como foco resolver problemas ao invés de vender produtos financeiros e construir um banco junto com seu público que seja acessível para todos.

Para isso, conta com uma comunidade de usuários que testa o aplicativo para smartphone constantemente, dá feedbacks positivos e negativos e sugere novos recursos.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.

Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26

Veja também como usar conta digital no exterior.

História da empresa

O Monzo foi fundado em 2015 por Tom Blomfield, Jonas Huckestein, Jason Bates, Paul Rippon e Gary Dolman, um grupo de ex-funcionários do Starling Bank.

Anteriormente chamado de Mondo, o grupo estabeleceu o recorde de campanha de financiamento mais rápida da história ao levantar um milhão de libras em apenas 96 segundos por meio da plataforma Crowdcube. Isso aconteceu em fevereiro de 2016 e o dinheiro foi usado para dar início às operações.

Desde abril de 2017 a empresa está totalmente autorizada no Reino Unido pela Autoridade de Regulamentação Prudencial (PRA, em inglês) e é regulada pela Autoridade de Conduta Financeira, além da PRA.

Em maio de 2017, o Monzo anunciou que mais de 250 milhões de libras esterlinas foram gastas através de seu cartão pré-pago entre mais de 200 mil clientes.

Veja um guia passo a passo para abrir uma conta no exterior.

Como funciona a conta no banco

Monzo Card 2

Para abrir uma conta no banco digital basta ter um smartphone e baixar o aplicativo, disponível para iOS e Android. É preciso ser residente no Reino Unido para criar uma conta corrente e ter, pelo menos, 18 anos.

A exemplo de outros bancos digitais, o Monzo exige um cadastro rápido e que sejam informados um endereço no Reino Unido, o número do passaporte (no caso de estrangeiros) e um documento de identidade.

Depois, é preciso fazer um vídeo segurando o documento de identidade para comprovar que é você que está abrindo a conta. Assim que for confirmado já é possível solicitar o cartão de débito pelo aplicativo, que chegará em poucos dias.

É seguro?

Pode deixar a preocupação com a segurança de lado: o dinheiro dos clientes é totalmente protegido pelo Esquema de Compensação de Serviços Financeiros (FSCS), o que significa que todo saldo até 85 mil libras é garantido pelo governo britânico.

Cobrança de taxas

O Monzo não cobra taxas pelo uso no dia a dia. Pagamentos e saques no Reino Unido e pagamentos no exterior são gratuitos e sem taxas adicionais, mas se você precisar sacar dinheiro fora do país poderá retirar apenas 200 libras por mês de graça; para valores mais altos será cobrada taxa de 3%.

Pagamentos em lojas, restaurantes e online no exterior também são gratuitos. Nenhuma taxa ou encargo é adicionado para gastar com o cartão e a taxa de câmbio não é marcada.

O Monzo também permite o envio de dinheiro entre contas do mesmo banco e até via bluetooth. Se quiser conhecer outras opções confira o artigo sobre como enviar dinheiro pelo PayPal.

Tem cartão de crédito?

Na contramão de outros bancos digitais, o Monzo não oferece cartão de crédito, apenas cheque especial, que é opcional.

A empresa faz verificação de crédito para conceder esse benefício e não realiza pagamentos se o saldo estiver zerado. A exceção é para pagamentos off-line, que não podem ser rejeitados, mas que deixam o saldo abaixo de zero.

Vantagens do Monzo

Entre os bancos digitais, o Monzo parece ser o mais fácil de usar. São necessários poucos documentos para criar a conta, não há cobrança de taxas para o uso do cartão de débito e o cliente tem total liberdade para mudar de banco se assim preferir.

Tudo é feito via smartphone e a empresa oferece assistência 24 horas durante sete dias por semana. Eles também estão abertos a sugestões, críticas e feedbacks de todos os tipos e consideram isso importante para o crescimento da empresa.

Para quem tem problemas em administrar o dinheiro o Monzo oferece outro plus: um resumo fácil com visão geral da sua conta e dos principais gastos em forma de gráfico de pizza, que te permite visualizar exatamente o que está comendo sua grana.

Desvantagens do Monzo

No entanto, o fato de não contar com cartão de crédito é uma desvantagem para boa parcela dos consumidores. Somente residentes no Reino Unido podem aproveitar dos benefícios do banco, e embora a empresa afirme que pretende expandir seu negócio para outros países por enquanto restam outras opções – muitas das quais com cartão de crédito disponível, como o LeuPay , o WB21 e o Monese.

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.