O Starling Bank é um banco digital popular na Inglaterra, permitindo que os clientes abram contas em libras esterlina e euro. Por meio dela, você pode guardar, receber e fazer pagamentos de forma prática e segura.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre a conta Starling, inclusive como funciona, custos, taxas e até se vale a pena usar esse banco digital para realizar transações financeiras no exterior. Confira!

O que é o Starling Bank?

O Starling Bank é um banco digital britânico fundado em 2014 por Anne Boden, ex-diretora de operações do Allied Irish Banks. A instituição recebeu a licença bancária em 2016 e lançou a sua primeira conta-corrente online no início de 2017.

Desde o seu lançamento, o Starling visa inovar e diferenciar-se dos bancos tradicionais. Para isso, oferece uma ampla gama de serviços bancários pelo aplicativo para que seus clientes possam realizar movimentações financeiras de maneira prática, segura e econômica.

É importante destacar que, ao longo dos anos, o Starling Bank se tornou um dos bancos digitais mais populares e premiados do mundo. Foi o primeiro banco a ser lucrativo em 2022, demonstrando a sua capacidade de competir em um mercado dominado por grandes instituições bancárias.

Como funciona o Starling Bank?

A conta Starling Bank funciona como uma conta bancária online completa no Reino Unido, com pagamentos de juros, número de conta e código de classificação. Por meio dela, é possível receber transferências, fazer saques e compras em lojas virtuais ou físicas com o seu cartão Mastercard.

Os clientes da conta Starling também têm acesso a diversos outros recursos que facilitam o gerenciamento do dinheiro, como:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Remessa Online, Paypal, Western Union,etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
  • Cartões virtuais;
  • Notificações instantâneas;
  • Categorização de gastos;
  • Links de pagamento;
  • Conta adicional;
  • Depósitos de cheques móveis;
  • Gerente de contas, entre outros.

Em quais moedas é possível abrir conta no banco digital?

É possível abrir conta pessoal no Starling Bank em libras esterlinas (GBP) e euro (EUR). Mas o banco digital europeu também permite que os clientes realizem e recebam pagamentos em diversas outras moedas.

O banco digital tem suporte para o envio de dinheiro para o exterior para 35 países em 19 moedas em todo o mundo, incluindo euro, dólar americano, rand e zloty.

Como abrir conta no Starling Bank?

O processo de abertura de conta do Starling Bank é simples e pode ser feito online através do aplicativo ou pelo site do banco. Para isso, basta seguir o passo a passo que explicamos abaixo:

  1. Acesse o site do Starling Bank e preencha o formulário de inscrição;
  2. Baixe e instale o aplicativo do Starling no seu telefone;
  3. Insira o código de verificação enviado para o seu número de telefone;
  4. Informe os seus dados pessoais: nome completo, data de nascimento, e-mail e endereço residencial atual;
  5. Grave um vídeo rápido de selfie;
  6. Tire uma foto do seu documento de identidade.
  7. Aguarde o processo de verificação de dados do Starling.

Após o processo de verificação de conta, o Starling Bank envia uma notificação. Caso os seus dados estejam corretos, você já poderá usar os recursos da conta Starling.

Requisitos para abrir conta no Starling Bank

Embora aceite solicitações de abertura de conta de pessoas de todas as nacionalidades, o Starling Bank exige que o requerente tenha mais de 16 anos, more no Reino Unido e apresente pelo menos um dos seguintes documentos:

  • Passaporte válido;
  • Cartão de identificação UE/EEE;
  • Autorização de residência no Reino Unido;
  • Carteira de motorista do Reino Unido (definitiva ou provisória).

O banco também pode solicitar que você forneça um comprovante de endereço, que precisa ter o nome completo do requerente sem abreviações.

Starling Bank é confiável?

Sim!

O Starling Bank é confiável, autorizado pela Prudential Regulation Authority (PRA) e regulamentado pela Financial Conduct Authority (FCA). Isto significa que é legalmente tratado como um banco licenciado e, em caso de insolvência, os depósitos elegíveis são protegidos pelo Esquema de Compensação de Serviços Financeiros até £85.000.

Mulher no restaurante acessando a conta do Starling Bank pelo tablet.
O Starling Bank oferece contas em libras e euros para residentes no Reino Unido

Além disso, tanto o aplicativo quanto o cartão do Starling Bank possuem vários recursos de segurança, como:

  • As finanças dos clientes são protegidas por um código de acesso e senha;
  • A conclusão da abertura da conta Starling requer identificação com vídeo e foto;
  • Em caso de perda do cartão, os clientes podem desativá-lo pelo aplicativo;
  • A equipe de atendimento ao cliente do banco digital está disponível 24h;
  • As transações são registradas e notificadas em tempo real na tela inicial.

Trustpilot

O Starling Bank tem uma pontuação média de 4.3 em 5 estrelas no TrustPilot, sendo classificado como excelente na plataforma em setembro de 2023. Entre as 37.264 avaliações realizadas, 76% dos correntistas classificaram o banco digital com 5 de 5 estrelas.

Esses clientes elogiam especialmente a prontidão e eficácia do atendimento prestado pelo Starling Bank. Também destacam a praticidade no uso dos recursos do aplicativo, como transferências e controle de gastos.

Por outro lado, os 11% de correntistas que classificaram o banco digital com apenas 1 de 5 estrelas, relatam problemas na abertura da conta comercial. Algumas das principais queixas estão relacionadas a dificuldades no uso do aplicativo e demora na solução de problemas.

Custos e taxas do Starling Bank

O banco britânico também é conhecido por sua interface de cliente fácil de usar. Mas, assim como qualquer outro banco digital, ele possui custos e taxas que precisam ser consideradas antes da abertura da conta. Na tabela abaixo você encontra as principais tarifas aplicadas pelo banco Starling na conta pessoal:

Serviço Taxa
Abertura de conta Gratuito
Mensalidade Gratuito
Enviar em euros no Reino Unido Gratuito
Receber em euros no Reino Unido Gratuito
Envio de dinheiro fora do Reino Unido Taxas de câmbio e taxas adicionais podem ser aplicadas
Recebimento de dinheiro de fora do Reino Unido Gratuito
Depósito via Post Office Gratuito até £1.000 por ano*
Retirada de dinheiro em GBP no Reino Unido Gratuito no Post Office
Retirada de dinheiro em moeda estrangeira Gratuito**
Pagamento com cartão de débito em GBP Gratuito
Substituição de cartões de débito £5 por cartão de substituição no Reino Unido
Câmbio Taxa de câmbio atual com uma taxa de conversão de 0,4%

* Para depósitos acima de £1.000 é cobrada uma taxa de 0.7%.
** Podem ser cobradas taxas de câmbio e tarifas do cartão Mastercard.

Vantagens e desvantagens do Starling Bank

Embora seja famosa no Reino Unido pelas vantagens que oferece aos seus clientes, seja pessoa física ou empresas, o Starling Bank também apresenta desvantagens que você precisa considerar antes de abrir uma conta na Inglaterra (ou outro país do Reino Unido). Confira:

Vantagens

  • Abertura e mensalidade gratuitas;
  • Cartão internacional;
  • Aplicativo com recursos de orçamento e economia;
  • Envio e recebimento de transferência gratuita em GBP;
  • Saques gratuitos em GBP no Post Office;
  • Diversidade de contas;
  • Câmbio real com taxas transparentes;
  • Contas em EUR e GBP.

Desvantagens

  • Exigência de endereço no Reino Unido para abertura de conta;
  • Taxa de conversão de 0,4%;
  • É cobrada uma taxa de 0.7% para depósitos acima de £1.000;
  • Não existem agências bancárias;
  • É preciso usar o Post Office para fazer depósitos e saques.

Vale a pena abrir conta no Starlink Bank?

Depende. O Starling Bank tem algumas grandes vantagens, mas não é necessariamente a conta multimoeda mais flexível. Além disso, o limite para depósitos gratuitos é pequeno e você precisa recorrer aos serviços do Post Office para depositar e sacar dinheiro.

Nesse sentido, vale a pena explorar outras opções de provedor de conta internacional. A Revolut, por exemplo, é uma boa alternativa para quem busca praticidade, acesso a mais moedas e recursos financeiros.

A Revolut possui diversos planos com taxas que variam desde gratuitas até £45 por mês. Com acesso a 36 moedas diferentes, os correntistas podem enviar e receber dinheiro de outros clientes da plataforma de maneira gratuita.

A abertura da conta na Revolut também pode ser feita online e você terá acesso a um cartão de débito internacional para fazer compras e saques em diversas partes do mundo. E, dependendo do seu plano, poderá utilizar ferramentas financeiras e fazer aplicações em ativos como criptomoedas e commodities. Se você não conhece o banco Revolut, leia este artigo completo que fizemos sobre ele para saber se é uma boa alternativa ao Starling para você.

E se você gostou desse conteúdo, confira também o nosso comparativo do N26 ou Revolut.