Estudar na Inglaterra é a oportunidade de alavancar sua carreira acadêmica e profissional. Mas para atingir esse objetivo, é preciso muito planejamento. A questão financeira é um dos fatores que deve ser pensado, afinal o custo de vida no país é alto. Para diminuir as despesas, descubra neste artigo como ganhar bolsa de estudos na Inglaterra. Conheça também os principais programas disponíveis, custos e vistos necessários.

Como ganhar bolsa de estudos na Inglaterra?

Saber como ganhar bolsas de estudo na Inglaterra é o ponto de partida para quem sonha em estudar no Reino Unido. O governo britânico e as próprias universidades inglesas oferecem programas de apoio financeiro para estudantes internacionais.
Existem bolsas disponíveis para cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado em diferentes áreas. Confira a seguir, quais são os principais programas.

Chevening

O Chevening é um programa do governo britânico que oferece bolsas de mestrado ou MBA de até 12 meses para estudantes internacionais, inclusive os brasileiros. Em geral, é a melhor opção disponível porque ela cobre todas as despesas com mensalidade, custos com vistos, acomodação e até passagens de ida e volta.
O programa abre as inscrições no segundo semestre para cursos de áreas como: artes, negócios, engenharia, bioquímica e outros. Para ganhar uma bolsa de estudos na Inglaterra, basta se inscrever no site do Chevening e preencher o seu application.

Cambridge Gates

A bolsa Cambridge Gates é destinada para estudantes internacionais fora do Reino Unido que desejam fazer uma pós-graduação na Universidade de Cambridge. É uma das mais vantajosas pois financia todos os custos dos estudantes. Em geral, o application dessa seleção costuma ocorrer em meados de setembro.

Universidade de Sussex

As bolsas para chanceleres da Universidade de Sussex também são concedidas para estudantes estrangeiros. Em geral, elas incluem os cursos disponíveis na faculdade e para ser aprovado é preciso ter um bom desempenho acadêmico, fluência em inglês e não ter cidadania europeia. Contudo, ela cobre apenas 50% da matrícula e tem duração de 1 ano.

Outras opções

Para ficar atualizado sobre como ganhar bolsas de estudo na Inglaterra, vale a pena acessar os sites oficiais do governo britânico, tais como:

  • Study Uk : o Study Uk do British Council divulga oportunidades de bolsas nas principais faculdades britânicas;
  • UK Council for International Student Affairs (UKCISA) : este site disponibiliza dicas e informações de bolsas de estudos no Reino Unido para estudantes internacionais. Portanto, quem sonha em estudar na Inglaterra ou em outros países do Reino Unido deve acessar;
  • Study Portals : no Study Portals você encontra programas de bolsas para Inglaterra e outros países do Reino Unido.

bolsas disponíveis para estudar na Inglaterra

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

As bolsas de estudo na Inglaterra cobrem só as mensalidades ou tem ajuda de custo?

As bolsas de estudo na Inglaterra podem ter dois tipos de financiamento: integrais ou parciais. Geralmente, esse auxílio financeiro é pago pelo governo britânico, fundações, universidades e programas, como o Chevening, por exemplo.
As integrais podem custear as principais despesas como mensalidade, acomodação e até as passagens de ida e volta para a Inglaterra. Por outro lado, as parciais cobrem apenas uma parcela dos custos, referente a matrícula ou valor do curso, por exemplo.
Por isso, além de verificar os pré-requisitos de como ganhar bolsas de estudos na Inglaterra veja o tipo de financiamento dela. Fique atento também ao valor anual do curso, pois ele varia de acordo com cada universidade.

Quanto dinheiro preciso para morar na Inglaterra com bolsa?

A resposta é: depende. Cada cidade da Inglaterra tem um custo de vida diferente. Morar em Londres, por exemplo, é mais caro do que em Oxford. Assim, se você não tiver uma bolsa, ainda precisa considerar os custos com a universidade.
Mas para você ter uma noção do quanto custa morar na Inglaterra como estudante bolsista, fizemos uma simulação no site do British Council.
Veja a seguir os custos mensais que um estudante tem na Universidade de Westminster (Londres), Universidade de Cambridge (Cambridge) e Universidade de Oxford (Oxford).

Despesas Westminster Oxford Cambridge
Acomodação estudantil £546 £316 £231
Internet £27 £29 £27
Transporte £84 £80 £79
Supermercado £78 £74 £73
Lazer £56 £53 £52
Roupas £45 £42 £42

Precisa de visto?

Sim, mas você só precisará solicitar o visto quando for aprovado por uma faculdade. No site do governo britânico você encontra diferentes tipos de vistos para estudantes, tais como:

  • General student visa (Tier 4): indicado para estudantes a partir de 16 anos que irão fazer cursos de seis meses ou mais. Em 2020, a taxa do visto custa £348. Além disso, deve ser solicitado com no mínimo de 3 meses antes do início do curso;
  • Short-term study visa : ideal para cursos ou pesquisas de curta duração, seis ou 11 meses, no Reino Unido. Porém, as taxas em 2020 variam entre £97 e £186. ;
  • Child student visa (Tier 4) : visto de estudo para crianças de até 17 anos que pretendam fazer o high school na Inglaterra. A duração do visto varia de acordo com a idade da criança. Menores de 16 anos podem permanecer por seis anos e quatro meses e entre 16 ou 17 anos por três anos e quatro meses. A taxa é única e custa £348.

Basta acessar o site do governo britânico para dar entrada no pedido do visto online. Nele, você irá agendar uma visita presencial no Consulado do Reino Unido no Brasil. No dia da entrevista você deverá apresentar os documentos solicitados e outras informações.
Em geral, o prazo dos vistos de estudantes é rápido e em até três semanas você pode receber o seu. Contudo, esse período pode variar a depender do fluxo de pedidos de visto do consulado e se os seus documentos estão corretos.

Precisa ter inglês fluente?

Sim, ter inglês fluente é um requisito importante de como ganhar bolsa de estudos na Inglaterra. A entrevista com os candidatos é uma etapa comum nos processos seletivos. Durante ela, os avaliadores analisam o seu nível de inglês e habilidades também.
Os testes de proficiência em inglês também estão no rol dos documentos que você deve enviar para a universidade. Além disso, a fluência será essencial para compreender as aulas e se comunicar com os outros estudantes e professores.

Testes de proficiência?

O IELTS é o teste de proficiência mais solicitado pelas universidades inglesas. Mas cada instituição tem autonomia de elaborar suas próprias regras. Por isso, vale a pena conferir esse requisito no edital da bolsa de estudos com antecedência.
Então, agora que você sabe como ganhar bolsas de estudos na Inglaterra é hora de planejar a sua vinda. Acesse os sites dos programas de financiamento e confira os editais anteriores. Assim você, providenciará todos os documentos e não perderá nenhum prazo. Boa sorte!