Na hora de começar o planejamento da mudança de país muitas pessoas têm a seguinte dúvida: devo contratar uma consultoria para morar fora? Os serviços oferecidos por uma assessoria podem ser muito úteis para quem começa a organização da mudança. Claro que isso tem um custo, mas pode valer muito a pena.
Para ajudar você a decidir se quer contar com o apoio de consultoria especializada para morar fora do Brasil, reunimos as principais informações sobre o assunto nesse artigo. Vamos ver?
O que é uma consultoria para morar fora?
Uma consultoria para morar fora é um serviço de assessoria que vai ajudar você nos assuntos relacionados ao processo de imigração e reconhecimento de cidadania. Um consultor é responsável por atender você, compreender suas necessidades, explicar quais são os procedimentos necessários e responder às suas dúvidas.
Normalmente um escritório desse tipo conta com diversos profissionais que estão aptos a auxiliar você na resolução de todos os procedimentos e burocracias necessários para realizar a mudança com segurança e planejamento.
A equipe de profissionais conhece os trâmites necessários e vai dar a você informações personalizadas, completas e confiáveis para facilitar a sua mudança de país. Tudo feito de acordo com o seu perfil e com os seus objetivos.
O que uma consultoria faz por você?
Um serviço de consultoria pode ajudar você em praticamente todos os momentos da organização da mudança de país, desde a prestação de informações até a finalização de vários dos procedimentos necessários.
Dependendo da consultoria escolhida, você pode ter acesso a diferentes tipos de serviços. Uma boa assessoria pode, por exemplo, representar legalmente o seu cliente para buscar documentos e certidões, solicitar vistos e pedir dupla cidadania.
Serviços que podem ser oferecidos
Alguns serviços que são normalmente oferecidos por uma consultoria para morar fora são:
- Prestação de esclarecimentos sobre os procedimentos necessários para mudar para o país escolhido;
- Escolha e encaminhamento do visto mais adequado ao seu caso;
- Informações sobre as melhores formas de enviar dinheiro do Brasil para o novo país de residência;
- Processo de reconhecimento de cidadania europeia;
- Procura por documentos e certidões no Brasil e na Europa;
- Serviços de despachante para resolver os trâmites burocráticos em seu nome;
- Auxílio na busca por um imóvel e fechamento de contrato de aluguel ou compra;
- Pedido de equivalência de diploma para quem pretende estudar ou trabalhar no país de destino.
O que a consultoria não faz no processo de mudança?
Em resumo, o que uma consultoria faz ou não faz vai depender dos profissionais contratados e do tipo de serviço que eles oferecem.
Mas, de modo geral, uma consultoria não assume atividades que sejam mais pessoais. Saber como colocar o seu filho na escola ou como se candidatar a vagas de trabalho, por exemplo, são atividades que precisam ser feitas por você.
Lembre-se de que o papel principal de um serviço de consultoria é oferecer informações precisas e auxiliar você em alguns procedimentos burocráticos, como busca e organização de documentos (e outros citados acima).
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Vantagens de contratar uma consultoria para morar fora
Existem várias vantagens para quem decide contratar uma consultoria para esse momento. Veja algumas:
- Ter certeza na escolha do visto mais acertado para o seu caso: fazer um pedido de visto inadequado pode causar atrasos, indeferimento do pedido e perda de dinheiro;
- Agilidade no reconhecimento de cidadania: por conhecer todos os procedimentos necessários, a sua dupla cidadania por sair bem mais rápido;
- Receber orientação sobre as melhores e mais vantajosas formas de enviar dinheiro para o exterior;
- Orientação para fazer a equivalência de diplomas: muitas vezes os procedimentos de equiparação de diplomas são complexos e com várias etapas. Uma consultoria especializada pode ajudá-lo na preparação para obter a equivalência;
- Auxílio na busca pelo imóvel mais conveniente para você, seja para alugar ou para comprar;
- Suporte para poder tirar todas as dúvidas durante o planejamento da mudança.
São muitos benefícios, não é mesmo? Por isso, se você prefere ter uma consultoria ao seu lado para se sentir mais seguro em todas as fases da mudança, pesquise bastante para fazer um bom investimento.
É possível fazer tudo sem consultoria para morar fora?
Sim, é totalmente possível. Mas é bom saber que fazer a mudança sem a assistência de consultoria requer dedicação, tempo e paciência.
Para ir morar fora sozinho, você precisa investir seu tempo em conhecer bastante o país para onde pretende mudar. Como dissemos, é preciso, por exemplo, saber qual o tipo de visto mais adequado ao seu caso e o que é preciso fazer para poder desempenhar a sua função profissional.
Aqui no Euro Dicas você encontra muitas dessas informações. Nós sempre publicamos artigos atualizados sobre todos os assuntos relacionados à mudança para vários países da Europa.
Quem precisa contratar uma consultoria para morar fora?
Uma consultoria pode ser necessária para qualquer pessoa que decida mudar de país e deseje ser assessorado desde os primeiros momentos. Mas é verdade que a consultoria pode ser ainda mais importante em alguns casos:
- Quem vai se aposentar e decide morar fora: o serviço pode ser muito útil para auxiliar na obtenção de visto para aposentados e nas informações sobre o envio do valor de aposentadoria para o exterior;
- Pessoas que têm direito a cidadania europeia: quem tem direito a ter dupla cidadania e ainda não fez o processo de reconhecimento pode passar por um processo bem mais fácil se for amparado por uma consultoria que auxilia desde a busca dos documentos até a finalização do processo;
- Mudança em família: quem está planejando a mudança com a família toda também pode ser beneficiado pela consultoria, já que são muitas as decisões a tomar (trabalho para os pais, escola ou universidade para os filhos, vistos, entre outros);
- Quando você não conhece o país: a consultoria também pode ser uma excelente escolha para quem não conhece nada do país onde vai morar e também não tem amigos ou familiares no local. Nesse caso, o serviço pode ajudar você a fazer as melhores escolhas, mesmo sem ter muitas informações sobre o seu novo destino.
Confira como funciona e se vale a pena contratar uma assessoria para morar em Portugal.
Onde encontrar uma boa consultoria?
Para encontrar uma consultoria eficiente e confiável, a dica é: pesquise bastante. Você pode começar procurando na internet por indicações de consultorias especializadas no país escolhido. Caso você conheça outras pessoas que foram morar no mesmo país, também vale a pena pedir uma indicação.
Depois disso, se informe a respeito da reputação das empresas encontradas. Verifique, por exemplo, no Facebook e em sites como Reclame Aqui e Trustpilot. Uma das melhores formas de saber se um serviço é bem prestado é procurar saber a opinião de quem já foi cliente.
Se você conseguir conversar com alguém que já tenha contratado uma consultoria para morar fora, aproveite a oportunidade e peça uma avaliação sincera sobre a satisfação com os serviços.
Tenha paciência para escolher a melhor consultoria
Se procurar na internet, você vai ver que existem inúmeras ofertas de consultorias direcionadas para quem vai morar fora. Recomendamos que você tenha atenção e siga as nossas dicas para confirmar que a empresa entrega o serviço que promete.
Verifique quem são os profissionais envolvidos e certifique-se de que a consultoria conta com pessoas experientes, de preferência advogados, contadores e despachantes. Confirme também se a empresa oferece serviços de tradução para a língua do país para onde você vai mudar.
Assine um contrato com a empresa
Por fim, depois de escolher a sua consultoria, assine um contrato de prestação de serviços. Nele devem estar descritos todos os serviços contratados, prazos para cumprimento, valores cobrados e forma de pagamento.
Só inicie o pagamento da consultoria depois de ter o contrato assinado em mãos.
Vale a pena contratar uma consultoria para morar fora?
Sim, vale a pena. Se você tem alguma disponibilidade financeira para investir na contratação de uma assessoria e não se sente seguro para tomar tantas decisões sozinho, procure uma consultoria.
Ter o respaldo de profissionais que conhecem bem o assunto e vão dar a você as informações mais adequadas vai fazer com que o seu processo de mudança seja muito mais tranquilo. Além disso, a consultoria livra você de tomar decisões erradas e perder tempo e dinheiro com escolhas equivocadas.