Europa

Consultoria para morar fora, vale a pena contratar? Entenda

Você decidiu que vai morar fora, mas muitas dúvidas pairam no ar. É preciso alguma validação especial para praticar a sua profissão? De que tipo de visto precisa? Como é o contrato de aluguel? Sua carteira de motorista vale por lá? São muitos os detalhes para colocar a vida em funcionamento em outro país e se você busca por orientações certeiras e embasadas, pode contratar uma consultoria para morar fora.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Neste artigo apresentamos tudo que você precisa saber sobre a consultoria para quem está se preparando para uma mudança para o exterior.

O que é uma consultoria para morar fora?

Uma consultoria para morar fora funciona exatamente como qualquer outro tipo de consultoria. Você irá expor as suas dúvidas, seja sobre processos de decisão de morar fora, adaptação, procura de emprego na Europa, como é a escola, documentação necessária para morar no exterior, entre outras questões pertinentes para quem está se mudando.

Enfim, uma consultoria para morar fora serve para qualquer esclarecimento que você precise sobre como é o processo de mudança, que envolver questões burocráticas e documentação. O serviço conta com uma equipe de profissionais que têm essa experiência e já passou pelo processo também, irá te ajudar a sanar todas as dúvidas.

O que uma consultoria faz por você?

Uma consultoria auxilia desde a obtenção do visto até contrato de aluguel, autorizações de trabalho, equivalências de diploma, abertura de contas, inscrição na Prefeitura e assessoria na compra de carro e de imóveis.

Todo o processo é feito, executado e analisado por advogados, contadores, tradutores, despachantes e demais profissionais que possam ser envolvidos nestes assuntos burocráticos.

Também garante que seus documentos serão traduzidos e preenchidos corretamente no idioma em questão, o que para quem faz o processo sozinho pode ser um obstáculo e tanto.

O que uma consultoria não faz por você?

Apesar de entregar tudo “mastigado”, com o passo a passo do que você deve fazer, a consultoria não pode te representar nas assinaturas de documentos e nos processos que exigem a sua presença física.

Basicamente, ela não assume nenhum dos seus compromissos legais – por exemplo, a consultoria não vai alugar o apartamento por você ou matricular os seus filhos na escola, nem mesmo arrumar uma colocação profissional. Todo o processo se baseia na orientação.

consultoria para morar fora Portugal

Vantagens de contratar uma consultoria para morar fora

Vamos pegar um exemplo prático: a obtenção de visto para morar em Portugal. O país é o principal destino de brasileiros que migram para a Europa. E você pode solicitar visto para titular de rendimentos (Visto D7), visto para empreendedores (Visto D2), para investidores (Visto Gold), visto para profissionais altamente qualificados (Visto D3), Cartão Azul Europeu, visto para estudantes, autorização de residência para familiares de europeus. Já sabe em qual você se encaixaria?

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Esta é apenas uma das primeiras questões a ser considerada. São muitas as decisões que precisam ser tomadas e contar com uma equipe qualificada para ajuda no processo e evita o desgaste envolvido na burocracia, com os conhecimentos jurídicos e tributários muito específicos pode facilitar a vida de quem pretende se mudar para o exterior.

É possível fazer tudo sem consultoria para morar fora?

Claro que sim. Você pode fazer buscas pela internet, nos órgãos competentes do país em questão, pode buscar sites especializados e blogs de pessoas que já migraram e contam suas experiências. Mas, obviamente, você não terá respostas personalizadas para você e precisará de foco e paciência para não se perder no mar de informação que é a Internet – em muitos casos, informações contraditórias.

Além disso, uma coisa é ler e se preparar, outra é vivenciar isso e contar com a experiência de alguém que passou por esse processo. Com o auxílio da consultoria você obtém aconselhamento do que deve fazer, os documentos que deverá providenciar antes e depois de chegar no país. Os primeiros passos quando chegar no novo país, ou seja, você se sentirá amparado e mais seguro de que tudo dará certo.

Quem precisa de consultoria?

Qualquer pessoa que planeja mudar de país pode precisar de uma consultoria para morar fora. Mas vamos tirar aqui os jovens aventureiros que querem descobrir o mundo por eles mesmos, alguns públicos podem precisar mais da orientação, uma vez que precisam se mudar mais preparador para o que está por vir, são eles:

Famílias

Para pessoas que planejam se mudar para o exterior com a família é muito importante contratar uma consultoria para morar fora. Algumas informações importantes precisam estar claras antes do início da mudança, como o que fazer para encontrar uma escola para os filhos, assim como o que é preciso para matriculá-los; qual tipo de visto solicitar e quais os documentos necessários; como exercer a profissão no exterior e se é preciso validar o diploma.

Entre outras questões pertinentes que quem se muda com a família precisa ter atenção, especialmente quando os filhos ainda estão em idade escolar.

Pessoas aposentadas

Aposentados que não têm filhos dependentes e querem mudar de país também deveriam buscar a orientação de uma consultoria para morar fora. A dificuldade de buscar informações e encontrar o que é preciso para se mudar podem ser um obstáculo que dificulta a mudança. Além de todas as questões envolvendo a documentação, a consultoria pode ajudar ainda a solucionar dúvidas a respeito da qualidade de vida do país, adaptação, entre outras questões importantes.

Saiba tudo sobre aposentar na Europa nesse nosso artigo especial.

Onde encontrar uma boa consultoria?

Para encontrar uma boa consultoria, é preciso, primeiro, ter boas recomendações, a Internet e as redes sociais podem ser suas aliadas nessa busca.

Depois, você deve avaliar o know-how da equipe, ou seja, o que eles falam faz sentido dentro do que você já pesquisou. Deve procurar se informar também sobre a qualificação da equipe, para entender se eles apresentam as competências técnicas necessárias para auxiliar você no processo de mudança.

Você também pode, antes de fechar qualquer contrato, solicitar cases de sucesso da consultoria e pedir referências para checar se o serviço vale mesmo a pena.

Cuidado na contratação do serviço

Mas, atenção: não é qualquer um que já morou fora que pode prestar uma boa consultoria. Pela Internet, você vai encontrar dezenas de pessoas oferecendo consultas (preços fechados por alguns minutos de conversa) que podem se revelar um bate-papo infrutífero.

Procure por empresas devidamente registradas e com equipe multidisciplinar (no mínimo, advogado, contador e tradutor).

Consultorias recomendadas nos principais destinos europeus

Abaixo, indicamos algumas consultorias para cada um dos principais destinos europeus.

Portugal

Para quem quer morar em Portugal, recomendamos fortemente a Atlantic Bridge, que possui uma equipe multidisciplinar bastante experiente e que trabalha com muita transparência.

No Facebook, a empresa tem nota 5 de 5. “Equipe altamente qualificada e comprometida. Recomendo com segurança!”, é um depoimento disponível na rede social.

Espanha

Para o segundo país mais procurado por brasileiros para residência no Velho Continente, a Espanha Fácil pode ser uma boa opção de consultoria.

Com boa reputação, ela tem nota 4,6 de 5 no Facebook. “Sempre se mantiveram disponíveis para dúvidas e soluções de imprevistos, além de serem responsáveis por realizar todo o processo de aplicação do meu visto de residente e os trâmites para o meu casamento”, afirma um cliente da empresa.

Itália

A Ferrara Cidadania Italiana é bastante experiente e bem recomendada. Tem nota 4,3 de 5 no Facebook e ótimas avaliações.

“Contratamos para obtenção de uma certidão de nascimento de um antepassado no interior da Itália. Atendimento eficiente e profissional. Deram-nos um prazo de 90 dias e em menos de 40 já estávamos com o documento em mãos. Serviço excelente e muito recomendado”, diz uma das postagens.

França

A La Vie en France é uma consultoria muito bem recomendada no Facebook, com nota 4,8 de 5 e bons reviews dos clientes.

“A falta de conhecimento dos processos burocráticos nos consumiu aproximadamente 8 meses de energia e recursos. Após o contato com a Rafaela, a situação ficou mais clara e o suporte dela foi primordial, para que em menos de uma semana conseguíssemos o primeiro passo para ficarmos em Lyon. Serviço profissional e proativo na proposição de soluções para o nosso caso”, diz uma das recomendações.

E você, prefere resolver tudo sozinho ou acha bem-vinda toda ajuda?

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Cláudia Zucare

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Julia Discacciati

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Artigos Relacionados

Fechar