Na hora de começar o planejamento da mudança de país muitas pessoas têm a seguinte dúvida: devo contratar uma consultoria para morar fora? Os serviços oferecidos por uma assessoria podem ser muito úteis para quem começa a organização da mudança. Claro que isso tem um custo, mas pode valer muito a pena.

Para ajudar você a decidir se quer contar com o apoio de consultoria especializada para morar fora do Brasil, reunimos as principais informações sobre o assunto nesse artigo. Vamos ver?

O que é uma consultoria para morar fora?

Uma consultoria para morar fora é um serviço de assessoria que vai ajudar você nos assuntos relacionados ao processo de imigração e reconhecimento de cidadania. Um consultor é responsável por atender você, compreender suas necessidades, explicar quais são os procedimentos necessários e responder às suas dúvidas.

Normalmente um escritório desse tipo conta com diversos profissionais que estão aptos a auxiliar você na resolução de todos os procedimentos e burocracias necessários para realizar a mudança com segurança e planejamento.

A equipe de profissionais conhece os trâmites necessários e vai dar a você informações personalizadas, completas e confiáveis para facilitar a sua mudança de país. Tudo feito de acordo com o seu perfil e com os seus objetivos.

O que uma consultoria faz por você?

Um serviço de consultoria pode ajudar você em praticamente todos os momentos da organização da mudança de país, desde a prestação de informações até a finalização de vários dos procedimentos necessários.

Dependendo da consultoria escolhida, você pode ter acesso a diferentes tipos de serviços. Uma boa assessoria pode, por exemplo, representar legalmente o seu cliente para buscar documentos e certidões, solicitar vistos e pedir dupla cidadania.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Serviços que podem ser oferecidos

Alguns serviços que são normalmente oferecidos por uma consultoria para morar fora são:

  • Prestação de esclarecimentos sobre os procedimentos necessários para mudar para o país escolhido;
  • Escolha e encaminhamento do visto mais adequado ao seu caso;
  • Informações sobre as melhores formas de enviar dinheiro do Brasil para o novo país de residência;
  • Processo de reconhecimento de cidadania europeia;
  • Procura por documentos e certidões no Brasil e na Europa;
  • Serviços de despachante para resolver os trâmites burocráticos em seu nome;
  • Auxílio na busca por um imóvel e fechamento de contrato de aluguel ou compra;
  • Pedido de equivalência de diploma para quem pretende estudar ou trabalhar no país de destino.

O que a consultoria não faz no processo de mudança?

Em resumo, o que uma consultoria faz ou não faz vai depender dos profissionais contratados e do tipo de serviço que eles oferecem.

Mas, de modo geral, uma consultoria não assume atividades que sejam mais pessoais. Saber como colocar o seu filho na escola ou como se candidatar a vagas de trabalho, por exemplo, são atividades que precisam ser feitas por você.

Lembre-se de que o papel principal de um serviço de consultoria é oferecer informações precisas e auxiliar você em alguns procedimentos burocráticos, como busca e organização de documentos (e outros citados acima).

Vantagens de contratar uma consultoria para morar fora

Existem várias vantagens para quem decide contratar uma consultoria para esse momento. Veja algumas:

  • Ter certeza na escolha do visto mais acertado para o seu caso: fazer um pedido de visto inadequado pode causar atrasos, indeferimento do pedido e perda de dinheiro;
  • Agilidade no reconhecimento de cidadania: por conhecer todos os procedimentos necessários, a sua dupla cidadania por sair bem mais rápido;
  • Receber orientação sobre as melhores e mais vantajosas formas de enviar dinheiro para o exterior;
  • Orientação para fazer a equivalência de diplomas: muitas vezes os procedimentos de equiparação de diplomas são complexos e com várias etapas. Uma consultoria especializada pode ajudá-lo na preparação para obter a equivalência;
  • Auxílio na busca pelo imóvel mais conveniente para você, seja para alugar ou para comprar;
  • Suporte para poder tirar todas as dúvidas durante o planejamento da mudança.

São muitos benefícios, não é mesmo? Por isso, se você prefere ter uma consultoria ao seu lado para se sentir mais seguro em todas as fases da mudança, pesquise bastante para fazer um bom investimento.

É possível fazer tudo sem consultoria para morar fora?

Sim, é totalmente possível. Mas é bom saber que fazer a mudança sem a assistência de consultoria requer dedicação, tempo e paciência.

Para ir morar fora sozinho, você precisa investir seu tempo em conhecer bastante o país para onde pretende mudar. Como dissemos, é preciso, por exemplo, saber qual o tipo de visto mais adequado ao seu caso e o que é preciso fazer para poder desempenhar a sua função profissional.

Aqui no Euro Dicas você encontra muitas dessas informações. Nós sempre publicamos artigos atualizados sobre todos os assuntos relacionados à mudança para vários países da Europa.

Consultoria para morar fora documentos

Quem precisa contratar uma consultoria para morar fora?

Uma consultoria pode ser necessária para qualquer pessoa que decida mudar de país e deseje ser assessorado desde os primeiros momentos. Mas é verdade que a consultoria pode ser ainda mais importante em alguns casos:

  • Quem vai se aposentar e decide morar fora: o serviço pode ser muito útil para auxiliar na obtenção de visto para aposentados e nas informações sobre o envio do valor de aposentadoria para o exterior;
  • Pessoas que têm direito a cidadania europeia: quem tem direito a ter dupla cidadania e ainda não fez o processo de reconhecimento pode passar por um processo bem mais fácil se for amparado por uma consultoria que auxilia desde a busca dos documentos até a finalização do processo;
  • Mudança em família: quem está planejando a mudança com a família toda também pode ser beneficiado pela consultoria, já que são muitas as decisões a tomar (trabalho para os pais, escola ou universidade para os filhos, vistos, entre outros);
  • Quando você não conhece o país: a consultoria também pode ser uma excelente escolha para quem não conhece nada do país onde vai morar e também não tem amigos ou familiares no local. Nesse caso, o serviço pode ajudar você a fazer as melhores escolhas, mesmo sem ter muitas informações sobre o seu novo destino.

Onde encontrar uma boa consultoria?

Para encontrar uma consultoria eficiente e confiável, a dica é: pesquise bastante. Você pode começar procurando na internet por indicações de consultorias especializadas no país escolhido. Caso você conheça outras pessoas que foram morar no mesmo país, também vale a pena pedir uma indicação.

Depois disso, se informe a respeito da reputação das empresas encontradas. Verifique, por exemplo, no Facebook e em sites como Reclame Aqui e Trustpilot. Uma das melhores formas de saber se um serviço é bem prestado é procurar saber a opinião de quem já foi cliente.

Se você conseguir conversar com alguém que já tenha contratado uma consultoria para morar fora, aproveite a oportunidade e peça uma avaliação sincera sobre a satisfação com os serviços.

Tenha paciência para escolher a melhor consultoria

Se procurar na internet, você vai ver que existem inúmeras ofertas de consultorias direcionadas para quem vai morar fora. Recomendamos que você tenha atenção e siga as nossas dicas para confirmar que a empresa entrega o serviço que promete.

Verifique quem são os profissionais envolvidos e certifique-se de que a consultoria conta com pessoas experientes, de preferência advogados, contadores e despachantes. Confirme também se a empresa oferece serviços de tradução para a língua do país para onde você vai mudar.

Assine um contrato com a empresa

Por fim, depois de escolher a sua consultoria, assine um contrato de prestação de serviços. Nele devem estar descritos todos os serviços contratados, prazos para cumprimento, valores cobrados e forma de pagamento.

Só inicie o pagamento da consultoria depois de ter o contrato assinado em mãos.

Vale a pena contratar uma consultoria para morar fora?

Sim, vale a pena. Se você tem alguma disponibilidade financeira para investir na contratação de uma assessoria e não se sente seguro para tomar tantas decisões sozinho, procure uma consultoria.

Ter o respaldo de profissionais que conhecem bem o assunto e vão dar a você as informações mais adequadas vai fazer com que o seu processo de mudança seja muito mais tranquilo. Além disso, a consultoria livra você de tomar decisões erradas e perder tempo e dinheiro com escolhas equivocadas.