A organização da mudança para Portugal envolve uma série de decisões e uma lista extensa de tarefas para fazer. Nessa hora em que a demanda é tão grande, contratar uma assessoria para morar em Portugal pode ser uma ótima decisão.

Neste artigo você vai ficar sabendo o que uma assessoria pode fazer por você e quais os tipos de consultoria que você pode contratar para ajudá-lo a facilitar o processo de mudança.

Existe assessoria para morar em Portugal?

Sim, existe. Hoje em dia há muitos profissionais e escritórios que prestam o serviço de assessoria para ajudar quem pretende morar em Portugal.

As ofertas são muitas e você pode contratar uma assessoria para ajudá-lo em todas as etapas da mudança para o país, desde o momento em que você ainda está coletando informações e organizando o seu planejamento de mudança.

Existem algumas assessorias mais voltadas para as questões legais e burocráticas, que atuam na obtenção de documentos, vistos e validação de diplomas, por exemplo. Há também as assessorias que atuam nos aspectos mais práticos, como auxílio na escolha da cidade, busca por moradia, compra de carro, procura de escola e trabalho, organização da mudança, dentre outros.

Como funciona a assessoria para morar em Portugal?

Um serviço de assessoria pode oferecer diversos serviços, que muitas vezes podem ser contratados como um pacote completo ou separadamente, isso varia de uma empresa para outra.

Mas, de modo geral, um serviço de assessoria para morar em Portugal pode tratar de todos os assuntos relativos à mudança, desde burocracia e documentação até outros serviços, como busca por um imóvel.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Alguns serviços prestados por uma assessoria para morar em Portugal são:

  • Orientação jurídica e organização da documentação necessária para morar no país e para solicitar o visto adequado;
  • Processo de obtenção de visto por meio da VFS Global;
  • Assessoria para solicitar a autorização de residência em Portugal junto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF);
  • Inscrição nas Finanças (obtenção do Número de Identificação Fiscal – NIF) e serviço de representação fiscal;
  • Auxílio para a obtenção do Golden Visa ou para fazer investimentos em Portugal;
  • Abertura de conta corrente em um banco português;
  • Procura e negociação de imóveis para aluguel ou para compra;
  • Auxílio no processo de abertura de empresa em Portugal;
  • Busca de certidões e encaminhamento do processo de nacionalidade portuguesa para as pessoas que sejam descendentes de portugueses.

Quanto custa uma assessoria para morar em Portugal?

O custo da assessoria varia de uma empresa ou profissional para outro e também depende do tipo e da quantidade de serviços contratados. Em muitos casos, é oferecido um primeiro atendimento de assessoria, que serve para que os interessados apresentem a sua situação, suas pretensões sobre a mudança e tirem algumas dúvidas.

Nesse tipo de atendimento, o custo inicial costuma ser a partir de R$ 250,00.

Se depois você quiser prosseguir com a assessoria para morar em Portugal, será preciso contratar os serviços que forem mais importantes para atender às suas necessidades.

Para saber mais sobre os valores, depois de optar por um profissional ou escritório de assessoria, o recomendado é entrar em contato para solicitar o orçamento dos serviços que você pretende contratar.

Vale a pena contratar uma assessoria barata para morar em Portugal?

Saber se uma assessoria é barata ou cara não é uma tarefa objetiva, já que isso depende do quanto você dispõe de orçamento para contratar um serviço.

Além de observar o preço, o mais importante é se atentar à seriedade do profissional ou da empresa que você pretende contratar, a fim de evitar fazer uma má escolha que possa levar você a ter prejuízos financeiros e de tempo.

Entretanto, vale um alerta: fique atento quando encontrar ofertas com um preço muito inferior ao que é cobrado por outros profissionais. Fazer uma escolha levando em conta apenas o valor cobrado, pode levar você ao conhecido ditado “o barato sai caro”.

É obrigatório contratar uma assessoria para morar em Portugal?

Não.

Vale a pena informar que a contratação de uma assessoria para morar em Portugal ou para solicitar um visto não é obrigatória, mas pode ser uma grande mais valia para garantir processos mais rápidos e sem erros.

Em alguns casos, como na busca de imóveis, solicitação de um visto ou nacionalidade, contratar um serviço especializado pode fazer muita diferença, dando mais segurança a toda a negociação imobiliária.

Veja agora alguns exemplos de assessorias especializadas para quem quer morar em Portugal.

Assessoria de visto para aposentados morar em Portugal

Uma assessoria para visto para aposentados oferece todo o auxílio necessário para que os aposentados consigam obter o Visto D7, que é o adequado para quem possui renda própria, nesse caso a aposentadoria.

A assessoria para visto participa de todo o processo, desde a prestação de informações importantes, ajuda para a organização da documentação necessária até o encaminhamento do pedido de visto, que é feito ainda no Brasil.

Um serviço especializado pode garantir mais rapidez nesse processo, já que os profissionais qualificados vão garantir que o pedido de visto para aposentados seja corretamente instruído com todos os documentos necessários.

Assessoria para morar em Portugal aposentados

Assessoria para visto de estudante em Portugal

Quem vai estudar em Portugal e precisa de um visto de estudante também pode contar com uma assessoria especializada.

Nesse caso especificamente, a escolha do visto mais adequado para quem vai estudar no país deve ser feita com atenção, já que existem dois tipos de vistos para estudos: o visto de residência para estudo e o visto temporário para estudo.

Os vistos temporários devem ser pedidos por quem vai fazer cursos com duração entre 3 e 12 meses, já os vistos de residência se aplicam a cursos com mais de 12 meses, como as licenciaturas, mestrados e doutorados.

Para garantir que você vai fazer o pedido corretamente, a assessoria para visto de estudante vai auxiliar você a reunir a documentação e encaminhar o pedido, acompanhando o seu caso até o momento do recebimento do visto.

Há algumas assessorias que oferecem outros serviços para os estudantes, como as empresas que oferecem pacotes de intercâmbio que podem incluir no valor do pacote a escola, alojamento e passagem aérea.

Assessoria para encontrar emprego em Portugal

Já a assessoria para encontrar emprego em Portugal presta um serviço diferente. Neste tipo de consultoria, a empresa auxilia o candidato em todo o processo necessário para conseguir uma vaga de trabalho em Portugal.

Dependendo da empresa escolhida, a assessoria abrange todo o processo: auxílio na preparação do currículo, procura por vagas adequadas e preparação da documentação necessária para obter o visto de trabalho mais indicado ao seu caso.

Assessoria para arrendar imóvel em Portugal

A assessoria para alugar (ou mesmo comprar) um imóvel pode ser muito vantajosa para quem pretende chegar no país com um endereço garantido. Nesse tipo de assessoria, o profissional vai ajudá-lo a encontrar o imóvel mais adequado a sua necessidade, conforme as características determinadas por você.

O seu assessor pode marcar e fazer visitas ao imóvel para verificar se ele está de acordo com a descrição do anúncio, além de cuidar de toda a parte burocrática que envolve uma negociação desse tipo.

Pode ser um excelente investimento, pois dá mais garantia à negociação imobiliária, garantindo que você não cometa erros e não seja enganado em uma falsa transação, por exemplo.

O que considerar na escolha de uma assessoria para morar em Portugal?

Antes de escolher qual assessoria você vai contratar, vale a pena pesquisar bastante para ter certeza de que você estará em boas mãos e vai investir o seu dinheiro e o seu tempo em um serviço que garanta qualidade e satisfação.

Portanto, primeiramente, pesquise para saber quais são as empresas que oferecem os serviços que você vai precisar. Recomendamos que faça essa pesquisa com calma, não tenha pressa na decisão e não contrate ninguém por impulso.

Considere também essas dicas para garantir um bom serviço de assessoria:

  • Informe-se sobre a reputação da empresa ou do profissional e verifique se existem registros de reclamações sobre os serviços prestados. Uma boa dica é tirar proveito de sites como o Trustpilot. Também vale verificar as avaliações de clientes antigos no Google e no Facebook;
  • Pegue indicações de amigos ou conhecidos que também já tenham contratado um serviço de assessoria para morar em Portugal e tenham ficado satisfeitos com a escolha;
  • Verifique se a empresa fornece informações detalhadas sobre os serviços prestados, com descrição dos detalhes e dos valores cobrados;
  • Por último, depois que escolher a sua assessoria, assine um contrato para garantir a prestação de serviços. Nele devem constar os serviços contratados, além dos valores e datas de pagamento.

Vale a pena contratar uma assessoria para morar em Portugal?

Sim, vale a pena contratar uma assessoria para morar em Portugal. Claro que você pode fazer a mudança sem uma ajuda desse tipo, muitas pessoas fazem isso e é perfeitamente possível.

Mas uma assessoria especializada pode ser de grande ajuda, já que os profissionais contratados conhecem o “caminho das pedras” e vão ajudá-lo a economizar bastante tempo durante a organização da sua mudança para Portugal.

Se você tiver disponibilidade para investir em uma assessoria para morar em Portugal, pesquise por profissionais que atuem na área e conheça mais sobre os serviços oferecidos.

O Euro Dicas não oferece serviço de assessoria para morar em Portugal, entretanto recomendamos fortemente que você contrate um profissional qualificado para tornar a sua mudança mais segura e tranquila.

Boa mudança!