Mudança para Portugal: confira o passo a passo e tire dúvidas

Entre documentos, malas, despedidas e ansiedades, é importante fazer uma lista com todos os passos necessários para evitar que alguma coisa importante se perca pelo caminho e a mudança para Portugal se torne impossível ou estressante demais. A mudança em si é provavelmente mais cansativa do que difícil, pois é necessário ter em conta não só os elementos primordiais, como visto e custos, como também os detalhes afetivos, que são aqueles elementos que fazem lembrar da onde se vem.

Para ajudar você a organizar o processo de mudança para Portugal, preparamos um conteúdo com os itens primordiais, acompanhe e confira.

Planejando a mudança para Portugal

Passaporte na mão, visto encaminhado, é hora de pensar na mudança para Portugal. Quando chega a hora de vendermos nossas coisas e escolher o que vai e o que fica, é um momento nostálgico e muito difícil. Se você vai mudar por um período pré-determinado e tem onde guardar suas coisas no Brasil, melhor. Agora, se você for fazer uma mudança definitiva, pode ser ainda mais complicado.

Temos por hábito guardar coisas que nos marcaram, momentos de felicidade, presentes especiais e na hora de desapegar é muito difícil. Precisamos pensar no que realmente é importante para nós e fazer uma seleção criteriosa. Você deve levar suas roupas mais sentimentais e aquelas que você realmente usou nos últimos meses. Esqueça aquela calça que não serve mais, e que você jurava que iria emagrecer. Coloque somente o essencial: calças, camisetas, casacos, pijamas, roupas íntimas, etc. Lembre-se que você irá para um novo continente e que poderá comprar coisas novas lá.

Planejamento de mudança para Portugal

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Confira alguns costumes de Portugal e as diferenças em relação ao Brasil.

Preparativos para a mudança em para Portugal

O primeiro passo para quem pensa na mudança é sempre começar pelo visto para Portugal. Existem vários tipos de vistos diferentes e específicos para cada imigrante. Desde os vistos de autorização de permanência, até os vistos Gold, para investidores, cada mudança irá requerer um modelo de visto e de investimento, uma vez que cada modalidade tem um valor diferente e os mesmos podem sofrer alterações sem aviso prévio, e esse detalhe é muito importante.

Com os consulados cada vez mais requisitados, dar entrada no visto errado pode resultar em meses de atraso nos planos de mudança para Portugal. A melhor fonte de informação é sempre o site do próprio consulado do Estado e o site de solicitação de visto VFS Global.

Os vistos de residência possuem um prazo curto, normalmente em torno de 120 dias de validade. Então, é importante ter em mente que essa burocracia ainda precisará de cuidados mesmo depois da chegada. Com a autorização em mãos, o próximo passo é tratar das passagens e da hospedagem. Se as passagens forem compradas com muita antecedência, é importante estar atento para possíveis alterações na grade dos voos para Portugal. Algumas vezes eles podem ser remarcados ou cancelados.

Hospedagem nos primeiros dias

No quesito hospedagem, muitas vezes é complicado alugar uma casa online, sem poder visitar o espaço ou conhecer o senhorio. A melhor dica ainda é aquela um pouco mais dispendiosa: reservar um hotel ou um apartamento, em sites como o Airbnb, para com calma conhecer melhor a cidade e as moradias em potencial.

Conhecer a cidade e a maneira como ela funciona é parte essencial para uma melhor adaptação e conhecimento do que pode funcionar para cada família. Há ainda quem prefira passar umas semanas de férias na cidade escolhida para deixar tudo acertado e só então voltar ao Brasil para fazer as malas e tratar da mudança para Portugal. Essa dinâmica vai depender das possibilidades financeiras de cada um.

Antes da viagem, é importante se informar com as operadoras de luz, água, gás, telefonia e bancos quanto tempo leva para solicitar e concluir o cancelamento das contas, assim como a entrega das chaves da casa ou apartamento. São pequenos detalhes que depois podem atrapalhar mais do que ajudar.

Documentos que você vai precisar

Visto na mão, passagem comprada e hospedagem reservada, chegou a hora de separar os documentos necessários para a mudança.

  • Apostilamento: certidão de nascimento, casamento, diplomas e certificados de curso e/ou escolares devem ser apostilados, atualmente esses documentos só possuem efeito quando apostilados. O procedimento da apostila de Haia só é feito nos documentos originais, para tanto, tire a segunda via do que for necessário e mande apostilar. Os custos para apostilar um documento varia de acordo com o Estado, mas a média fica em torno de 55 reais. No que diz respeito ao Consulado Geral Brasileiro, apenas as unidades do Porto e de Coimbra estão autorizadas a realizar o apostilamento dos documentos;
  • Faça cópias: tenha cópias impressas e digitais de todos os documentos importantes. Isto inclui documentos como a carteira de vacinação, o seguro de saúde e o passaporte, por exemplo;
  • Deixe uma procuração: se ainda possui qualquer tipo de assunto em aberto, é importante deixar uma procuração com uma pessoa de confiança. São muitos os assuntos que não podem ser tratados no Consulado Brasileiro e uma procuração pode ser de grande ajuda;
  • Seguro viagem: se você não tiver uma cidadania europeia, vai precisar contratar um seguro viagem para morar em Portugal, o documento pode ser substituído pelo PB4 para a emissão de visto para o país.

Apesar do PB4 não ser obrigatório (pois o seguro viagem é e garante atendimento médico hospitalar), recomendamos que todas as pessoas que pretendem morar em Portugal façam a emissão desse documento. Ele dá direito ao atendimento no serviço de saúde pública em Portugal, um direito de todo brasileiro.

O seguro é gratuito para quem é contribuinte do INSS ou dependente menor de 21 anos de um contribuinte e pode ser solicitado no site do Governo.

O que levar na sua mudança para Portugal

Entre o indispensável e o supérfluo, os itens que vão para a mala e para a casa nova dependem do estilo de vida e do tamanho da família que está de mudança para Portugal. Vale a pena programar os primeiros dias sem muitos percalços e trazer itens simples de uso diário, mas atenção que a voltagem em Portugal é de 220v.

É muito comum que as famílias que se mudam com filhos, se preocupem com a adaptação de crianças e adolescentes em Portugal. Para evitar problemas nesse processo, uma boa sugestão é trazer de casa brinquedos e objetos que ajudem a fortalecer o vínculo afetivo da unidade familiar, como porta-retratos, alguns livros, pequenos quadros e brinquedos.

Bagagem de mudança

Quem resolver fazer a mudança para Portugal normalmente fica na dúvida se compensa levar os móveis ou todos os artigos de cama, mesa e banho. Este é outro detalhe que vai depender da disposição de cada um, dos projetos futuros e das condições financeiras. Em Portugal, é possível comprar mobiliário e itens para casa a preços mais baixos, bem como vestuário específico para os dias de frio, como botas e casacos quentes.

Aqueles que decidem fazer a mudança com o máximo de itens possíveis e querem levar eletrodomésticos grandes, podem optar pela contratação de uma empresa que faça o transporte de tudo por navio. E, se ainda não tiver conseguido um local para morar, posteriormente, pode encontrar uma empresa que alugue armazéns para guardar todos os pertences.

É de suma importância ter em conta que nem sempre os bens pessoais irão chegar junto do dono e que podem, inclusive, demorar alguns meses para serem entregues no destino final. Por isso, pesar o custo-benefício da escolha é crucial para os custos da mudança para Portugal.

Fazendo as malas para Portugal

Preparando as malas para a mudança? Saiba o que levar para Portugal.

Planejamento de gastos na mudança

Não esqueça de planejar os gastos. Tenha uma reserva de dinheiro para possíveis imprevistos e, de acordo com as escolhas que fizer, faça o melhor planejamento possível. Pesquise nos sites das lojas, das imobiliárias, nos grupos das redes sociais, nos sites oficiais e desconfie sempre de quem prometa vantagens e burocracias fora do prazo considerado normal. É muito comum ouvir histórias de brasileiros que foram vítimas de golpes em Portugal enquanto planejavam a mudança.

Como transportar a mudança

Com as novas mudanças das bagagens da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as companhias aéreas podem determinar se a mala será de 32kg (como era antes) ou 23kg. Antes das mudanças das regras (março de 2017), em um voo internacional o passageiro podia levar duas malas de 32kg, mais uma bagagem pequena de mão. Agora, muitas companhias estão permitindo apenas uma mala de 23kg, uma pequena de 5kg a 10kg (na cabine) e uma bolsa/mochila de mão.

As regras podem variar de acordo com cada companhia, então informe-se bem antes de comprar a passagem ou quanto custa levar mais uma mala. Você pode ligar diretamente para o atendimento da empresa e se informar melhor antes de comprar sua mala de viagem.

Mudança internacional de navio

Além da opção das malas que irão viajar com você, é possível contratar serviços de mudanças internacionais para despachar caixas, móveis, etc. Existe a opção de alugar meio container, ou um espaço em um container. Existem algumas empresas que prestam esses serviços, como: EuroBrasil, One moving & Relocation, G-Inter Transportes, Netmove. O tempo da mudança pelo mar leva cerca de 30 dias.

Para enviar caixas e encomendas menores, é possível fazer um orçamento com a FedEx ou DHL, para isso, você precisará saber o peso exato da caixa, informar o conteúdo dela e a cidade de destino.

Se você tem medo de avião também pode optar por viajar de navio para Portugal, a viagem pode demorar de 14 a 19 dias, mas vale a aventura.

Custo para enviar mudança para Portugal por container

Para enviar uma mudança para Portugal por container, os preços variam de acordo com o que você quer levar e a região do Brasil em que você está. Os valores iniciam em 1.500€  e ainda incluem taxas portuárias. Além disso, é preciso estar preparado para gastos inesperados na retirada.

Vale a pena trazer toda a mudança para Portugal?

Para saber se vale a pena trazer uma mudança para Portugal, você pode acessar sites de lojas em Portugal e comparar os preços. O Ikea é um bom site para você pesquisar. Muitas vezes, você irá alugar um apartamento mobiliado e não precisará trazer mobília, ou então, pode vender seus móveis e objetos usados no Brasil e comprar novos em Portugal. Por isso, pense muito bem antes de encomendar um container, ou trazer muita coisa, pode não valer a pena.

Guia completo para sua mudança para Portugal

Se mudar para Portugal está nos seus planos, recomendamos a leitura do E-book Como Morar em Portugal. Nele você confere dicas imperdíveis e material exclusivo para fazer sua mudança sem grandes preocupações, como custo de vida, como alugar casa, documentos obrigatórios para entrar no país, como fazer declaração de saída definitiva do Brasil e muito mais, vale a pena.

Tatiana é brasileira e vive em Portugal desde 2013. Mestre em Estudos Culturais e Interartes pela Universidade do Porto, atualmente cursa o mestrado em Estudos Editoriais na Universidade de Aveiro. Copywriter e revisora, brinca que a sua principal especialidade é atender as dúvidas e ajudar aqueles que desejam conhecer Portugal e a Europa.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube