Você sabe quais são as tradições e costumes do Dia dos Pais na Itália? A figura paterna é muito importante para as famílias italianas e é por isso que essa festa é celebrada com muito carinho no país.

Entender como essa festa italiana funciona é importante para quem quer morar no país e participar das comemorações e, até mesmo, para quem é apaixonado pela cultural italiana e deseja descobrir mais sobre essa data. Conheça o Dia dos pais na Itália e como o feriado é comemorado pelos italianos!

Quando é o Dia dos Pais na Itália?

O Dia dos Pais na Itália é comemorado no dia 19 de março de cada ano.

Ao contrário do que acontece no Brasil, em que se comemora a festa sempre no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais na Itália não é um feriado de data móvel.

Porém, mesmo com a diferença de datas, o modo de celebrar o Dia dos Pais na Itália é muito parecido com o funcionamento da festa no Brasil.

Por que é comemorado em março?

O Dia dos Pais na Itália é comemorado no dia 19 de março porque esse é o dia de São José (San Giuseppe, em italiano), um feriado religioso no país celebrado em honra ao santo.

A escolha do dia 19 de março para celebrar o Dia dos Pais na Itália está relacionada à figura de São José como um símbolo da paternidade. Segundo a tradição católica italiana, o santo é o pai adotivo de Jesus Cristo e, dessa maneira, possui um papel fundamental para a religião predominante no país.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Dessa maneira, a data foi escolhida para homenagear os pais italianos que, assim como São José, possuem um papel fundamental em suas famílias.

É interessante observar que, na Itália, o Dia dos Pais está relacionado a uma data religiosa, ao contrário do que acontece em outros países do mundo. No Brasil e nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração aos pais é uma festa laica e está relacionada a uma data escolhida pelo comércio.

Como surgiu o Dia dos Pais na Itália?

O surgimento do Dia dos Pais na Itália está relacionado com a inclusão do dia de São José no calendário oficial da Igreja, no ano de 1479.

Em 1871, porém, o Vaticano baseou-se na associação de São José à figura paterna para instituir o santo como protetor dos pais de família e patrono da Igreja. Assim, a partir desse ano, o feriado passou a ser não somente uma festa religiosa, mas também um dia para celebrar e homenagear os pais italianos.

Até 1976, o dia de São José era considerado feriado na Itália. Porém, com a lei de 5 de março de 1977, o feriado foi abolido e o dia 19 de março passou a ser um dia útil.

Mesmo assim, o Dia dos Pais é uma festa muito importante para os italianos, que não deixam a data passar em branco e fazem questão de celebrar a figura paterna com muito entusiasmo. Na minha casa, por exemplo, nunca passamos o dia 19 de março sem algum tipo de festa!

Como é comemorado o Dia dos Pais na Itália?

Com um almoço ou jantar em família, é claro.

No passado, os italianos organizavam ritos em ocasião da festa de São José. Como o dia 19 de março coincide com o fim do inverno, queimavam-se os restos das lavouras em enormes pilhas acesas nas praças nesta data, enquanto pais e filhos cantavam hinos em homenagem ao santo.

Em algumas cidades pequenas da Itália, essa tradição ainda está viva. Mas, com o passar do tempo e a modernização dos centros urbanos, o costume foi abandonado e deu lugar para outras tradições.

Assim como outras festas importantes celebradas no país, como o Natal e a Páscoa, o Dia dos Pais na Itália é tradicionalmente uma festa celebrada em família. Na ocasião, os italianos costumam organizar uma refeição reunindo todos os membros da família, como um almoço ou um jantar.

Neste almoço/jantar, toda a família se reúne para apreciar boas comidas típicas da Itália. Cada família possui a sua tradição e, dessa maneira, os pratos preparados na ocasião variam muito de norte a sul do país.

Na minha família, o Dia dos Pais sempre foi comemorado com um almoço em família e, ao final deste, um longo jogo de cartas napoletane (originais da cidade de Nápoles). O prato preparado pela minha nonna (avó) sempre foi uma tradicional lasagna.

Caso a família não possa se reunir por algum motivo nesta data, os italianos encontram outro jeito de comemorar a data: eles possuem o hábito de visitar os “pais” da família (pais, avôs e tios) e levar uma lembrancinha.

Tradições do Dia dos Pais na Itália

Assim como em qualquer outro país, a Itália possui algumas tradições típicas do Dia dos Pais. Veja algumas das mais praticada no país a seguir.

Doces típicos

A principal tradição está relacionada ao almoço ou jantar em família que mencionei. Dentre outras coisas, os italianos costumam preparar doces típicos para apreciar como sobremesa depois da refeição.

As zeppole, também conhecidas como zeppole di San Giuseppe pela importância do prato na data, são as preferidas para a sobremesa típica do Dia dos Pais. Esse prato é conhecido em toda a Itália, mas é apreciado principalmente no centro e no sul do país.

A história do prato é muito antiga. Segundo a tradição, alguns confeiteiros napolitanos do século XVII queriam homenagear São José e decidiram distribuir zeppole gratuitamente no dia 19 de março.

Zeppole com café expresso
As zeppole são o doce favorito dos italianos no Dia dos Pais

A escolha das zeppole nesta data deriva da tradição católica. Narra-se que, durante a fuga para o Egito, José preparou e vendeu o doce para sustentar Maria e o menino Jesus.

Outro doce típico que pode ser encontrado nas padarias e confeitarias nesta data e que é também preparado por muitas famílias italianas é a sfincia di San Giuseppe.

Esse prato é muito famoso principalmente na região da Sicília e a sua receita é muito parecida com aquela das zeppole. A maior diferença é que as sfince são cobertas com ​​ricota, gotas de chocolate e frutas caramelizadas, enquanto a zeppola é recheada somente com creme. Para quem conhece os doces típicos da Itália, a sfincia é muita parecida com o cannolo siciliano.

Reunião em família

As outras tradições do Dia dos Pais na Itália são muito parecidas com os costumes brasileiros. Os filhos costumam aproveitar o dia com os pais, quando possível, e também tentam organizar passeios em família. Os lugares mais escolhidos são os parques e praças.

Muitas famílias optam por passar o dia em um restaurante italiano. De fato, no dia 19 de março os restaurantes das cidades de todo o país estão sempre lotados. Assim, quem quer um lugar para celebrar com a sua família nesta data deve reservar com bastante antecedência.

Missas e celebrações religiosas

Sendo o berço do catolicismo, a Itália possui o costume de celebrar as suas principais festas com uma missa. E não é diferente no Dia dos Pais: também é uma tradição dos italianos participar da missa em homenagem à São José, celebrada no dia 19 de março, ao lado de outros membros da família da missa em homenagem a São José.

Homenagens nas escolas

É uma tradição das escolas italianas organizar homenagens para os pais. Normalmente, as crianças fazem trabalhos artesanais dedicados aos seus pais e ensaiam uma pequena apresentação, que é realizada no dia 19 de março.

Quais os presentes mais populares na Itália para os pais?

As lojas e os shoppings ficam lotados nos dias que antecedem o Dia dos Pais. É um costume dos italianos comprar um presente para o pai, o avô e, até mesmo, os tios, ainda que seja uma coisa simples.

Os presentes mais populares desta data tão importante não são tão diferentes daqueles que encontramos no Brasil. Não existe um único tipo de presente “típico” e, dessa maneira, cada filho pode escolher aquilo que achar mais adequado para o seu pai.

Porém, é muito comum, devido à tradição do país com a bebida, presentear uma garrafa de vinho tinto italiano. Normalmente, o presente já é consumido logo na refeição do Dia dos Pais, seja no almoço ou no jantar.

Os pais, avôs e tios também costumam ser presentados com doces, produtos de artesanato, acessórios personalizados, roupas e também perfumes de muitos tipos. Em média, os italianos gastam de 30€ a 50€ na compra de um presente para os pais.

Saiba como se dão as comemorações do Dia dos Pais na Espanha.

Como se diz Feliz Dia dos Pais em italiano?

Para desejar Feliz Dia dos Pais em italiano você pode dizer Buona festa del papà.

Os filhos que querem desejar um feliz Dia dos Pais para o próprio pai dizem auguri papà, que significa “parabéns, pai”.

Papà significa “pai”, em italiano, mas também existe o termo padre que não é, porém, usado em referência à data comemorativa.

No caso do Dia dos Pais, a forma papà é predominante. Porém, existe outra forma de dizer “pai” em italiano: babbo. Neste caso, as diferenças são puramente regionais. A forma papà é mais difundida no país e as únicas regiões da Itália que preferem usar babbo são: Emilia-Romagna, Umbria, Marche, Sardegna e Toscana.

Assim, nas regiões mencionadas, também pode-se dizer auguri babbo para desejar um bom Dia dos Pais na Itália.

No meu caso, eu sempre usei babbo, mesmo sendo de uma família do sul da Itália, uma vez que estudei em uma escola da Toscana ao longo da minha infância e fui influenciada pelo uso muito difundido do termo na região.

É interessante notar também que os italianos usam o termo “festa” nas expressões relacionadas a festas e feriados, enquanto em português nós usamos “dia de…” ou “dia dos…”.

Veja como é celebrado o Dia dos Pais na França.

Como é comemorar o Dia dos Pais na Itália sendo brasileiro?

No meu caso, eu comemorei o Dia dos Pais na Itália duas vezes. As experiências foram enriquecedoras, uma vez que pude adaptar os costumes brasileiros para a realidade do país e unir as duas culturas.

Para mim, o único problema foi a distância de casa: estar longe do restante da minha família não foi fácil. O meu pai estava comigo, mas senti a falta dos meus outros familiares para comemorar esta data tão importante. Parece que “falta alguma coisa”, não é mesmo?

Giovanna e seu pai em Florença, Itália
Giovanna e seu pai comemorando o Dia dos Pais na Itália. Foto: Giovanna Mauro

A minha dica para os brasileiros que vão comemorar o Dia dos Pais na Itália pela primeira vez é: tente adaptar as tradições italianas para a sua realidade e trazer elementos da cultura brasileira para a comemoração. Você pode, por exemplo, organizar um almoço em família ou com amigos como fazem os italianos e, para adicionar um gostinho brasileiro, preparar um prato típico do Brasil para a ocasião.

Se você estiver morando na Itália longe do seu pai, então a dica é buscar outros brasileiros ou italianos que estejam organizando algum tipo de evento nesta data. Assim, você não irá se sentir sozinho e poderá conhecer de perto o funcionamento do Dia dos Pais na Itália.

Agora que você já conhece mais sobre o funcionamento do Dia dos Pais na Itália, é a hora de esperar a ocasião certa para participar da comemoração desta festa no país. Buona festa del papà!