Ao redor do mundo, parece que não há um consenso sobre a melhor data para celebrar a união entre pai e filho. No Brasil, como bem sabemos, esta data tem lugar no segundo domingo do mês de agosto, enquanto cada país europeu decidiu fixar a festa em um dia diferente! Hoje, vamos mergulhar na cultura ibérica e descobrir como o Dia dos Pais na Espanha é comemorado, a história e as tradições em família. Vem comigo!

Quando é o Dia dos Pais na Espanha?

Para quem mora na Espanha, o Dia dos Pais na Espanha, ou melhor, Día del Padre, é comemorado em 19 de março, junto da religiosa festa de São José, pai de Jesus.

Por que é comemorado em março?

Assim como o Dia das Mães na Espanha, o Dia dos Pais foi estabelecido por razões religiosas. Como já falamos, a igreja católica marca esta data para celebrar o Dia do Pai de Jesus, São José. Segundo as crenças, o motivo para a celebração é que José representa os valores de um bom marido e um bom pai, cumprindo com excelência o seu papel na Sagrada Família.

Ainda mais, o seu ofício também é homenageado nesta data. De acordo com a histórias bíblicas, José era carpinteiro e, para a igreja, ele é o santo padroeiro dos imigrantes, artesãos e engenheiros.

Como surgiu o Dia dos Pais na Espanha?

A festa dos pais na Espanha tem a sua origem no século XX.

Em 1948, Manuela Vicente Ferrero, uma jovem professora de uma escola no bairro Vallecas, em Madrid, foi a grande inventora. Ela começou a se perguntar porque as crianças preparavam presentes para as mães no início do mês de maio, mas não para os pais. Foi assim que ela teve a ideia de instaurar o Dia dos Pais no colégio onde trabalhava.

No início, tratava-se de fazer presentes para os pais na escola, como artesanatos e atividades manuais, e a organização de uma missa religiosa, que convidada a todas as famílias da escola.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Mas como uma professora de um bairro considerado pobre na capital da Espanha conseguiu fazer com que este dia se transformasse em uma festa nacional? Tudo se deve ao poder da imprensa! Além de educar crianças, Manuela era colunista de um diário muito conhecido na época, assinando os seus textos com o pseudônimo Nely. Dessa forma, ela aproveitou o alcance do jornal para divulgar a nova data comemorativa.

E, como é de se esperar, a notícia soou como música para os ouvidos dos comerciantes. Entre eles, Pepín Fernández, proprietário das Galerias Preciados, um grande centro comercial na época que foi comprado pelo famoso El Corte Inglés em 1995. O empresário ofereceu a Manuela a compra da ideia de comemorar o Dia dos Pais na Espanha, mas ela se negou.

Foi em 1954 que o comerciante conseguiu convencer a professora, após comprometer-se a contratar as alunas do colégio onde Manuela trabalhava como vendedoras. A partir de então, como a data comemorativa estava nas mãos de empresários — e já não só das Galerias Preciados — o comércio começou a divulgar o Dia dos Pais, que ficou cada vez mais conhecido em território espanhol.

Religião ou oportunidade de comércio?

E agora entra a incongruência: mas o Dia dos Pais na Espanha não era celebrado por motivos religiosos? A data foi fixada no Dia de São João com intenções católicas. Inclusive, o dia 19 de março também foi adotado como Dia dos Pais na Itália, Portugal, Bélgica e Marrocos. Mas não podemos negar que, ao redor do mundo, comércio tem um histórico de se aproveitar destas comemorações.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a primeira comemoração do Dia dos Pais foi no dia 5 de junho de 1910. Porém, mais para frente, o governo decidiu proclamá-lo na terceira semana deste mesmo mês. Os motivos não são claros, mas tudo aponta que a decisão foi tomada por razões econômicas.

Inclusive, no Brasil, a origem da festa dos pais é bastante suspeita, já que foi criada pelo publicitário Sylvio Bhering.

Como é comemorado o Dia dos Pais na Espanha?

Para saber como o Dia dos Pais é comemorado na Espanha, falamos com Rocío Sanz, enfermeira, nascida e criada em Madrid.

“O Dia dos Pais costuma ser uma reunião familiar, na qual reunimos pais e filhos e, às vezes, avôs”, conta.

Os costumes não são muito diferentes do Brasil. A família se encontra para o almoço de domingo, muitas vezes, bastante farto e com comidas típicas da Espanha. Por exemplo, em Madrid, muitas famílias têm o costume de fazer o famoso cocido madrileño, uma espécie de guisado com um caldo rico, carne de porco e grão-de-bico. Já em Valência, o prato mais comum é a paella — ou seja, traduzindo para brasileiros, a disputa entre a feijoada e o churrasco!

A entrevistada Rocío Sanz, conta sobre o Dia dos Pais na Espanha.
Rocío conta que ela costuma passar o Dia dos Pais na vila de Patones de Arriba, perto de Madrid.

Mas diferente do Brasil, nas escolas da Espanha não há apresentações para os pais. As crianças realizam trabalhos manuais para levar para casa e presenteá-los no dia 19.

“Quando somos pequenos, no colégio, fazemos artesanatos coloridos, com massinha, madeira e uma foto com moldura feita de macarrão”, relembra Rocío.

Em 2023, ela conta que passou a festa dos pais em família, e o almoço foi em um restaurante. Diferente do Brasil, onde geralmente as pessoas preferem comer em casa, reunindo tios e primos, na Espanha, a celebração se dá no núcleo mais íntimo. Talvez seja por isso que muitos optam por comer fora. Vários restaurantes fazem menus especiais para a data.

Além disso, muitas famílias que vivem em grandes cidades têm uma casa familiar ou até mesmo a antiga residência dos avós em vilas nos arredores da região. No caso de Rocío, ela passa as reuniões familiares em Patones de Arriba — um local encantador no nordeste de Madrid em meio a montanhas, ruínas e casinhas de pedra.

Tradições do Dia dos Pais na Espanha

Não existem tradições fixas para o Dia dos Pais na Espanha.

Apesar de ser celebrado junto do Dia de São João, a festa dos pais não se configura como um feriado nacional. Entretanto, algumas Comunidades Autônomas como a Comunidade Valenciana, a Região de Múrcia, o País Vasco, a Comunidade Foral de Navarra e Galícia consideram 19 de março um feriado.

Nestas comunidades, há festas tradicionais da Espanha, sendo Las Fallas de Valência a mais famosa. A tradição é comemorar o Dia de São José, e o feriado vira uma espécie de carnaval para os valencianos. A festa ocupa quase toda a semana: de 14 a 19 de março. E é curioso pensar que o carnaval começa no final do inverno para os espanhóis, não é mesmo?

A festa Fallas de Valência é considerada um Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO desde 2016. Isso porque há desfiles de carros alegóricos que, no fim da festa, são queimados por completo. A tradição de incendiar as alegorias nasceu de um costume dos carpinteiros — como São José —, que queimavam restos de madeira em frente às suas oficinas para comemorar a chegada da primavera.

Quais os presentes mais populares na Espanha para os pais?

Também não há regras para determinar o presente ideal para Dia dos Pais na Espanha.

Além das peças de artesanato que as crianças fazem na escola, cada família tem o seu costume. No geral, a ideia é dar mais uma lembrança do que um grande presente. Muitos optam por um bom vinho, alguma experiência que sabem que agradará o seu pai, camisetas e até objetos mais simples, como uma caneca com alguma frase especial, um cartão ou um porta-retratos, por exemplo.

Assim como o brasileiro, o espanhol também é louco por futebol. Por isso, muitos clubes de diferentes cidades oferecem descontos para comprar artigos nas lojas oficiais, organizam eventos especiais e até vendem os ingressos mais baratos para ver o jogo entre pai e filho diretamente no estádio. Este tipo de ação é comum para partidas do Barcelona e do Real Madrid, porém, não é uma regra.

O mesmo tipo de promoção acontece em alguns museus e outras atrações culturais.

Veja quais são as tradições e celebrações do Dia dos Pais na Itália e do Dia dos Pais na França.

Como se diz Feliz Dia dos Pais em espanhol?

“¡Feliz Día del Padre!”.

Não há rodeios, é muito parecido com o português, qualquer um poderia adivinhar!

Quer saber como são outras datas comemorativas ao redor do mundo? Contamos como é o Dia dos Namorados na Europa.

Como é comemorar o Dia dos Pais na Espanha sendo brasileiro?

Eu me mudei para a Espanha em 2019 e, desde então, não tive a oportunidade celebrar esta data com o meu pai. Ainda não consigo me adaptar às datas locais, portanto, costumo comemorar o Dia dos Pais brasileiro. Faço uma ligação por vídeo ao meu pai, trocamos algumas risadas e o presente chega por correio ou só em dezembro, quando costumo ir para o Brasil.

Não posso dizer que é fácil estar longe da família por tanto tempo. Ainda mais quando vejo que todos se reúnem para fazer um bom churrasco de domingo nesta data. A vontade de estar junto sempre vai estar comigo.

Já no dia 19 de março, acabo me desconectando! Por ser um dia útil na maioria das vezes, me distraio com a correria cotidiana e o trabalho. A data só não me passa despercebida pelos anúncios em vários locais. Porém, as comemorações espanholas não são tão significativas quanto as brasileiras — o que ajuda na hora de sentir saudades.

Inclusive, em 2023, a festa caiu num domingo, quando notei que as ruas de Madrid continuavam cheias e os bares lotados — um pouco diferente do que eu costumava ver no Brasil.

E você, está pronto para lidar com a saudade da família em datas comemorativas? Se sim, recomendo ler o nosso ebook Como Morar na Espanha que apresenta todos os passos necessários para preparar a sua mudança para o país, desde o planejamento burocrático até dicas para lidar com o emocional e se adaptar ao país. Vale a pena conferir!