Fazer faculdade na Itália, veja como ingressar e os docs necessários

Fazer faculdade na Itália

Itália  / 

A Itália é um país europeu com grande tradição universitária. Por isso, muitas pessoas desejam fazer faculdade na Itália. Se você também quer estudar no país da bota, neste artigo vou mostrar como.

Como é fazer faculdade na Itália?

Antes de falar exatamente sobre como e o que é preciso para fazer faculdade na Itália, acho importante falar sobre a tradição universitária italiana.

Uma forte tradição universitária

A Itália é um país com uma forte e antiga tradição de ensino universitário. A universidade mais antiga da Europa é a Universidade de Bologna, que existe desde o ano 1088.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Fazer a faculdade na Itália é uma questão de prestigío

Além disso, a Itália é muito famosa por suas faculdades de Belas Artes, Arquitetura e Direito.

Toda essa tradição no ensino universitário, faz com que milhares de pessoas se mudem para fazer faculdade na Itália.

Confira quais são as melhores universidades italianas.

Como funciona o sistema universitário italiano

Sistema universitário italiano

Tipos de cursos universitários

Aqui na Itália, os cursos universitários são divididos em 3 tipos, conforme o seu tempo de duração:

Laurea Triennale

Tem duração de 3 anos.

Laurea Magistrale

Também conhecida como laurea specialistica, é um título acadêmico que tem como pré-requisito ter cursado previamente uma laurea triennale.

Tem duração de 2 anos e é o título exigido para os concursos públicos ou para se fazer um Doutorado, por exemplo.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Laurea Magistrale a Ciclo Unico

Tem duração de 5 ou 6 anos. É um título acadêmico específico para aqueles cursos que necessitam de mais tempo para a sua conclusão e que não poderiam ser separados por ciclos.

Fazem parte desse tipo de curso: Medicina, Arquitetura, Direito e Arquitetura.

Saiba que também já escrevemos um guia de como estudar na Itália.

Quanto custa fazer faculdade na Itália

A maior parte das universidades italianas são públicas. Porém, diferente do que ocorre no Brasil, não são completamente gratuitas. Assim como acontece com a saúde pública italiana, as universidades tem um custo a ser pago de acordo com a faixa de renda da pessoa.

Não existe mensalidade e sim uma taxa anual que custo em torno de 1 mil euros por ano.

Existe vestibular na Itália?

Acho que esta é mais uma grande diferença entre fazer faculdade na Itália e no Brasil. Nem todos os cursos universitários italianos possuem uma prova de seleção.

Aqui na Itália existem cursos que não precisam de uma prova ou teste para o ingresso. São os chamados cursos de acesso livre (accesso libero).

Cursos com provas de seleção tem número fechado de vagas

Já os cursos que possuem prova de seleção são os cursos com acesso programado ou com número fechado de vagas (numero chiuso). Normalmente, isso ocorre pois existem mais candidatos do que vagas oferecidas.

Verifique o tipo de ingresso

De qualquer maneira, ao escolher o curso que pretende fazer na Itália, verifique junto à Universidade qual é o tipo de ingresso, se tem ou não tem uma prova de seleção.

O que é preciso para fazer faculdade na Itália?

Universidade de Roma

Concluir o ensino fundamental e médio

Assim como no Brasil, para se matricular numa universidade italiana, é preciso ter concluído os ciclos de ensino fundamental e médio.

Os ciclos têm a duração de 12 anos

Porém, na Itália esses ciclos têm duração de 12 anos e a maioria dos brasileiros que querem fazer faculdade na Itália, completaram esses ciclos em 11 anos.

Cursar 1 ano de faculdade no Brasil

A maneira de completar o tempo de 12 anos, é cursar 1 ano de faculdade no Brasil (e ser aprovado em todas as matérias).

Declaração de Valor

Para comprovar que você realmente estudou e completou os ciclos de ensino fundamental e médio, é preciso de uma “Declaração de Valor“.

É emitido pelo consulado italiano

A Declaração de Valor é um documento emitido pelo Consulado Italiano, que detalha como foram os estudos do requerente. Vem especificado o tempo de estudo de cada ciclo, o tipo de avaliação e que a instituição de ensino é reconhecida no Brasil.

Também pode ser útil ver validar diploma na Itália.

Documentos necessários

Para solicitar a “Declaração de Valor” é preciso apresentar ao Consulado Italiano seu histórico escolar e certificado de conclusão do ensino fundamental e médio, com tradução juramentada, entre outros documentos.

Cada Consulado Italiano no Brasil adota um procedimento específico, então verifique no site do Consulado Italiano de onde você mora como solicitar a “Declaração de Valor“.

Saber falar é importante mas não obrigatório

Algo que vai ajudar para estudar na Itália é saber como aprender italiano. Isso porque a maior parte das Universidades não tem muita oferta em inglês e muito menos em brasileiro né? Mas não desespere, muitas universidades já lecionam aulas completamente em inglês. O meu conselho é você pesquisar com calma e ver o que cada faculdade oferece.

Preciso de visto para fazer faculdade na Itália?

Se você não for um cidadão europeu, você precisará de um visto de estudante para fazer faculdade na Itália. Veja quem têm direito a cidadania italiana e quem pode solicitar.

Quem emite o Visto de Estudante será o Consulado Italiano da sua residência, mediante a apresentação de documentação específica.

Documentos Necessários para solicitar um Visto de Estudante

  • Formulário de Solicitação de Visto;
  • 1 fotografia 3,5 x 4,0 (conhecida como foto tessera em italiano, que é ;
  • fotografia padrão para documentos aqui)

  • Passaporte com validade superior a 3 meses do visto requerido;
  • Comprovação de hospedagem;
  • Comprovação financeira de meios de sustento;
  • Inscrição na Universidade italiana;
  • Seguro de saúde.

Neste site tem todas as informações sobre tipos de vistos e documentação necessária.

Bom, espero que tenham gostado deste artigo sobre como fazer faculdade na Itália.

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.