IB2: tudo sobre o formulário para acesso ao sistema de saúde na Itália

Itália  / 

Com o IB2 é possível ter acesso ao sistema de saúde público na Itália. Para os brasileiros que vão viajar para a Itália, é importante saber o que é e como funciona. Por isso, nesse artigo vamos explicar quais as funcionalidades do IB2 e como devemos retirá-lo antes de viajar.

O que é o IB2

O IB2 é um formulário que tiramos no INSS (ainda no Brasil) para que possamos ter acesso ao sistema de saúde público na Itália.

É o mesmo sistema do PB4 em Portugal.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como funciona o formulário IB2

O governo italiano tem um acordo assinado com o governo brasileiro, dando acesso ao sistema de saúde público na Itália para todos os brasileiros que possuam o formulário IB2.

Com esse formulário, os brasileiros que estejam em território italiano podem ter acesso à assistência médico-hospitalar.

Veja como funciona o sistema de saúde na Itália.

Como solicitar o IB2

Para poder solicitar esse formulário é só se dirigir a um posto autorizado do INSS e fazer o requerimento.

Quais são os requisitos para poder solicitar?

Para ter direito ao formulário, é necessário cumprir alguns requisitos:

  • Ser contribuinte ou beneficiário do INSS;
  • Ter um passaporte válido;
  • Levar seguintes documentos: RG, CPF, e comprovante de residência no Brasil.

E quem não tem vínculo com o INSS?

Para aqueles que ainda não são contribuintes e nem beneficiários do INSS, é possível fazer uma inscrição como autônomos e depois de um período de carência de 3 meses fazer a requisição do IB2.

Quanto tempo demora para ficar pronto

O formulário pode demorar até 3 dias úteis para ser emitido. O prazo vai depender de cada posto do INSS.

Qual a validade do IB2

O formulário terá uma validade de um ano. Após esse tempo será necessário solicitar um novo formulário, caso você precise dele novamente.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

O formulário IB2 substitui o seguro saúde?

Não. De acordo com o site do Sistema Nacional de Auditoria, do Ministério da Saúde no Brasil, o formulário IB2 não substitui o seguro saúde.

Ele serve para que possamos ter direito à assistência médica em território italiano, não substituindo as outras coberturas oferecidas pelo seguro saúde e nem a obrigatoriedade do seguro para a Europa.

Veja tudo sobre o seguro de viagem para a Europa.

Como é que se usa o IB2

Para que o seu formulário IB2 tenha validade na Itália, é necessário que ele seja autenticado no consulado italiano no Brasil. É também recomendável que se faça o reconhecimento de firma e o apostilamento de Haia.

Veja o que é e como se faz a Apostila de Haia.

Para turistas

Quando estiver na Itália e precisar de um atendimento médico, deve se dirigir a um hospital com o formulário e o passaporte em mãos, e requerer o atendimento.

Veja os principais pontos turísticos da Itália.

Para quem vai para a Itália a estudo ou trabalho

Ao chegar na Itália, procure a ASL (Azienda Sanitaria Locale) do seu bairro, para que possa se inscrever e ter direito a uma carteirinha de saúde (tessera sanitaria), documento que será necessário para fazer marcação de consultas, exames e etc.

Veja as nossas dicas sobre como morar na Itália.

Com o IB2 vou ter acesso gratuito ao sistema de saúde?

Não. O sistema de saúde público na Europa é pago, e na Itália o formulário vai fazer com que os brasileiros tenham acesso ao sistema de saúde pagando as mesmas taxas que os cidadãos italianos.

Saiba o que é o CDAM.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.