Existem muitos eventos em Portugal que atraem turistas e também a comunidade acadêmica. Shows internacionais, festivais de verão, festas dos santos, todos esses eventos contam com a participação de milhares de pessoas. Entre as festas acadêmicas, a mais famosa é a queima das fitas.

queima das fitas
Índice O que é a Queima das Fitas em Portugal Importância da queima das fitas Como tudo começou O que acontece na queima das fitas Quem pode participar Vale a pena ir na queima?

O que é a Queima das Fitas em Portugal

É um evento que acontece no que chamamos no Brasil de “semana acadêmica”. São vários momentos que acontecem durante uma semana, marcando o fim do ano letivo em Portugal (acontece assim que as aulas terminam, comemorando o encerramento do semestre).

Descubra o segredo para uma nova vida em Portugal!

Conheça nosso Ebook Como Morar em Portugal e saiba tudo o que precisa para uma mudança sem estresse: dicas de moradia, burocracia simplificada e o melhor da cultura local. Garanta agora seu e-book e dê o primeiro passo em direção ao seu sonho europeu!

CONHECER O EBOOK→

Quando acontece a queima das fitas

Esse evento acontece normalmente em maio, na maioria das cidades portuguesas.

Importância da queima das fitas

Por ser um evento que marca o fim do ano letivo, a queima das fitas em Portugal é muito importante para os estudantes. Os alunos que estão no último ano (em Portugal chamam-se finalistas) comemoram o fim do período acadêmico (é quase como a nossa formatura no Brasil).
Já os calouros (que são chamados de caloiros no país), comemoram o fim do primeiro ano e o início de uma nova jornada. Em Portugal, somente depois do fim do primeiro ano na universidade é que os calouros da praxe podem começar a usar o famoso traje acadêmico (aquela capa que parece do Harry Potter).
Ou seja, a queima das fitas é uma comemoração de passagem. Os finalistas saem da universidades e os calouros deixam de ser vistos como novatos e passam a usar o traje como os outros estudantes.
queima das fitas porto
Veja como estudar de graça em Portugal.

Como tudo começou

A queima das fitas em Portugal não é um evento novo. Dizem que a tradição começou em Coimbra (cidade universitária muito famosa) no início do século XX.
Naquela época os estudantes de direito começaram a andar com fitas de cetim na pasta, para demonstrar que estavam finalizando o curso. No último ano do curso essas fitas eram queimadas, para simbolizar o fim da vida acadêmica desses estudantes. Por isso a tradição tem o nome de queima das fitas.
Atualmente esse ritual é feito por praticamente todos os cursos, e as fitas têm cores certas, de acordo com o curso. É inclusive comum dar aos amigos fitas com alguma coisa escrita, votos de felicidades e sucesso, para que coloquem na pasta.
Saiba como é estudar direito em Portugal e fazer mestrado em direito no país.

Outros nomes utilizados

Atualmente algumas cidades adotam outro nome para o mesmo tipo de evento. Por exemplo, em Aveiro chama-se Enterro e em Braga chama-se Enterro da Gata. Nas outras cidades onde não se usa o nome Queima, usa-se normalmente “semana acadêmica”.

Aproveite e conheça também as tradições da Festa de Santo Antônio em Lisboa.

O que acontece na queima das fitas

Cada cidade possui a sua tradição, que é seguida por todos os estudantes de todas as universidades (a queima das fitas é um evento único para todas as universidades da cidade, sejam elas públicas ou privadas).

Serenata

A serenata é o evento que marca o início da queima das fitas. Normalmente acontece à meia noite.

Cortejo

Normalmente o evento conta com o cortejo, que acontece durante o dia. Os estudantes se juntam para desfilar pela cidade. Cada curso de cada universidade tem o seu caminhão, decorado do jeito que os estudantes querem. O caminhão vai pela cidade tocando música enquanto os estudantes vão cantando os hinos dos seus cursos e bebendo sangria (tem várias bebidas mas a sangria é a mais comum).
No cortejo todos os estudantes usam o traje acadêmico (menos os calouros, pois ainda não podem usar) e normalmente colocam uma cartola e usam uma bengala, das cores do curso.
Tem vontade de estudar em Portugal? Veja como fazer uma pós-graduação no país.
calouros em portugal

Benção das pastas

É uma tradição que acontece, na maioria das cidades, depois do cortejo. Tem cidades que fazem a benção das pastas em um outro dia da semana acadêmica. É uma cerimônia religiosa que demarca o fim da vida acadêmica dos finalistas. Também é conhecida como benção das fitas.

Shows no queimódromo

Como é um grande evento, a queima das fitas conta também com shows durante à noite, no queimódromo das cidades. Parece um parque de exposições, onde cada curso tem a sua barraca para a venda de bebidas e arrecadação de dinheiro.
Os shows são abertos para qualquer pessoa que comprar ingresso e normalmente os ingressos esgotam rápido.
Saiba mais sobre festas tradicionais portuguesas.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Quem pode participar

Existem eventos na queima das fitas que são exclusivos para estudantes. O cortejo e a benção, por exemplo, são somente para alunos, porém a comunidade pode participar como espectadora.
Já os shows são abertos à comunidade, por isso basta comprar ingresso e aproveitar para curtir os melhores artistas.
A serenata também é aberta a todos que queiram ver. É um momento de abertura do evento, mas é bastante formal.
Conheça também 5 tradições do Natal em Portugal: veja as diferenças em relação ao Natal no Brasil.

Vale a pena ir na queima?

Eu já participei da queima de Coimbra e do Porto (como espectadora) e digo que é um momento inesquecível. O cortejo é imperdível! Ver a alegria dos estudantes naquele momento, e reparar nas caras de orgulho dos pais que vão assistir aos filhos é emocionante.
A semana acadêmica da Covilhã também foi muito boa (participei algumas vezes). Tiveram vários shows bons, a preços bem bacanas, e a infraestrutura é excelente. Lá a benção das pastas é feita em um lugar incrível, que tem uma vista linda, e a serenata também.
Eu acho que se tivermos a oportunidade de participar desses eventos acadêmicos, não deveríamos perder. Pois é uma tradição de Portugal muito importante e quando passamos a entender tudo o que envolve a queima das fitas, ficamos surpreendidos com a organização e, é claro, com a tradição.
Está pensando em estudar em Portugal? É preciso fazer um planejamento para que isso se torne realidade. Por isso, recomendamos o nosso E-book Estudar em Portugal, que tem todos os passos necessários para você, vale a pena conferir!