Queima das fitas em Portugal: como funciona a festa acadêmica

Portugal  / 

Existem muitos eventos em Portugal que atraem turistas e também a comunidade acadêmica. Shows internacionais, festivais de verão, festas dos santos, todos esses eventos contam com a participação de milhares de pessoas. Entre as festas acadêmicas, a mais famosa é a queima das fitas.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Vamos entender nesse artigo como funciona a queima das fitas, a época do ano que o evento acontece e como fazer para participar.

O que é a Queima das Fitas em Portugal

É um evento que acontece no que chamamos no Brasil de “semana acadêmica”. São vários momentos que acontecem durante uma semana, marcando o fim do ano letivo em Portugal (acontece assim que as aulas terminam, comemorando o encerramento do semestre).

Quando acontece a queima das fitas

Esse evento acontece normalmente em maio, na maioria das cidades portuguesas.

Importância da queima das fitas

Por ser um evento que marca o fim do ano letivo, a queima das fitas em Portugal é muito importante para os estudantes. Os alunos que estão no último ano (em Portugal chamam-se finalistas) comemoram o fim do período acadêmico (é quase como a nossa formatura no Brasil).

Já os calouros (que são chamados de caloiros no país), comemoram o fim do primeiro ano e o início de uma nova jornada. Em Portugal, somente depois do fim do primeiro ano na universidade é que os calouros da praxe podem começar a usar o famoso traje acadêmico (aquela capa que parece do Harry Potter).

Ou seja, a queima das fitas é uma comemoração de passagem. Os finalistas saem da universidades e os calouros deixam de ser vistos como novatos e passam a usar o traje como os outros estudantes.

queima das fitas porto

Veja como estudar de graça em Portugal.

Como tudo começou

A queima das fitas em Portugal não é um evento novo. Dizem que a tradição começou em Coimbra (cidade universitária muito famosa) no início do século XX.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Naquela época os estudantes de direito começaram a andar com fitas de cetim na pasta, para demonstrar que estavam finalizando o curso. No último ano do curso essas fitas eram queimadas, para simbolizar o fim da vida acadêmica desses estudantes. Por isso a tradição tem o nome de queima das fitas.

Atualmente esse ritual é feito por praticamente todos os cursos, e as fitas têm cores certas, de acordo com o curso. É inclusive comum dar aos amigos fitas com alguma coisa escrita, votos de felicidades e sucesso, para que coloquem na pasta.

Saiba como é estudar direito em Portugal e fazer mestrado em direito no país.

Outros nomes utilizados

Atualmente algumas cidades adotam outro nome para o mesmo tipo de evento. Por exemplo, em Aveiro chama-se Enterro e em Braga chama-se Enterro da Gata. Nas outras cidades onde não se usa o nome Queima, usa-se normalmente “semana acadêmica”.

O que acontece na queima das fitas

Cada cidade possui a sua tradição, que é seguida por todos os estudantes de todas as universidades (a queima das fitas é um evento único para todas as universidades da cidade, sejam elas públicas ou privadas).

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Serenata

A serenata é o evento que marca o início da queima das fitas. Normalmente acontece à meia noite.

Cortejo

Normalmente o evento conta com o cortejo, que acontece durante o dia. Os estudantes se juntam para desfilar pela cidade. Cada curso de cada universidade tem o seu caminhão, decorado do jeito que os estudantes querem. O caminhão vai pela cidade tocando música enquanto os estudantes vão cantando os hinos dos seus cursos e bebendo sangria (tem várias bebidas mas a sangria é a mais comum).

No cortejo todos os estudantes usam o traje acadêmico (menos os calouros, pois ainda não podem usar) e normalmente colocam uma cartola e usam uma bengala, das cores do curso.

Tem vontade de estudar em Portugal? Veja como fazer uma pós-graduação no país.

calouros em portugal

Benção das pastas

É uma tradição que acontece, na maioria das cidades, depois do cortejo. Tem cidades que fazem a benção das pastas em um outro dia da semana acadêmica. É uma cerimônia religiosa que demarca o fim da vida acadêmica dos finalistas. Também é conhecida como benção das fitas.

Shows no queimódromo

Como é um grande evento, a queima das fitas conta também com shows durante à noite, no queimódromo das cidades. Parece um parque de exposições, onde cada curso tem a sua barraca para a venda de bebidas e arrecadação de dinheiro.

Os shows são abertos para qualquer pessoa que comprar ingresso e normalmente os ingressos esgotam rápido.

Saiba mais sobre festas tradicionais portuguesas.

Quem pode participar

Existem eventos na queima das fitas que são exclusivos para estudantes. O cortejo e a benção, por exemplo, são somente para alunos, porém a comunidade pode participar como espectadora.

Já os shows são abertos à comunidade, por isso basta comprar ingresso e aproveitar para curtir os melhores artistas.

A serenata também é aberta a todos que queiram ver. É um momento de abertura do evento, mas é bastante formal.

Conheça também 5 tradições do Natal em Portugal: veja as diferenças em relação ao Natal no Brasil.

Vale a pena ir na queima?

Eu já participei da queima de Coimbra e do Porto (como espectadora) e digo que é um momento inesquecível. O cortejo é imperdível! Ver a alegria dos estudantes naquele momento, e reparar nas caras de orgulho dos pais que vão assistir aos filhos é emocionante.

A semana acadêmica da Covilhã também foi muito boa (participei algumas vezes). Tiveram vários shows bons, a preços bem bacanas, e a infraestrutura é excelente. Lá a benção das pastas é feita em um lugar incrível, que tem uma vista linda, e a serenata também.

Eu acho que se tivermos a oportunidade de participar desses eventos acadêmicos, não deveríamos perder. Pois é uma tradição de Portugal muito importante e quando passamos a entender tudo o que envolve a queima das fitas, ficamos surpreendidos com a organização e, é claro, com a tradição.

Está pensando em se mudar para Portugal? É preciso fazer um planejamento detalhado para essa mudança. Recomendamos o nosso E-book Como Morar em Portugal, que tem todos os passos necessários para morar no país, vale a pena conferir!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.