Europa

Natal na Europa: as tradições natalinas em diferentes países

O final de ano tem um clima especial, e passar o Natal na Europa é mergulhar, de corpo e alma, no espírito natalino em sua forma mais tradicional.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Se você tem vontade de passar essa época do ano no continente europeu, venha conosco, pois aqui vamos te contar como é, falar sobre o clima, as tradições do Natal, os mercados de Natal, populares na Europa, e as diferenças em relação ao Brasil.

Como é o Natal na Europa

O Natal na Europa é sinônimo de tradição e autenticidade. O inverno na Europa proporciona aquele friozinho… Além disso, nesta época é possível admirar as belas decorações natalinas nas ruas e lojas, a iluminação vermelha nas árvores e os mercados temáticos. A comida farta e as bebidas quentinhas proporcionam aos europeus e aos visitantes uma experiência inesquecível e única, semelhante àqueles filmes que crescemos assistindo na TV.

Não podemos nos esquecer de citar as igrejas góticas, com corais e encantadoras praças medievais, com coloridas barracas natalinas.

Todos esses elementos trazem um clima especial e de festa a esta data tão importante.

Confira as nossas sugestões de lugares para passar o natal na Europa.

Clima no Natal na Europa

Como é inverno na Europa, o Natal tem aquele clima frio gostoso. Em alguns países, a paisagem fica ainda mais linda com a neve, que enfeita as ruas.

Em Portugal dificilmente temos neve (a não ser em lugares como a Serra da Estrela, por exemplo). Em Lisboa, a média de temperatura nessa época do ano é de 10ºC, a mesma média da Itália. Na Espanha, o clima é também de friozinho gostoso. A temperatura gira em torno dos 7ºC.

Já na Alemanha, a temperatura é de cerca de 6ºC. Nos países europeus, como a França, por exemplo, é possível ver neve. A temperatura média no país é em torno dos 3ºC nesta época do ano, podendo, facilmente, ficar negativa, principalmente à noite.

Estações do ano na Europa: veja como são e compare com o Brasil.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Tradições do Natal na Europa

Confira quais são as tradições do Natal na Europa, em alguns dos principais países do continente.

Natal na Europa: Portugal

O Natal é a festa familiar mais comemorada no país luso. As casas e as ruas são decoradas com luzes, árvores natalinas e com os tradicionais presépios. Tradicionalmente, as famílias se reúnem no dia 24 de dezembro, e as pessoas costumam jantar bacalhau, polvo e outros pratos de carne.

Para a sobremesa, não falta o Bolo Rei, que é recheado com frutas cristalizadas ou com frutos secos, além dos deliciosos fritos tradicionais, como os sonhos e as rabanadas.

À meia-noite, é celebrada a Missa do Galo e nas igrejas, assim como em casa, há um lugar especial para o presépio, uma ideia de São Francisco de Assis no séc. XIII, que é bem comum em Portugal.

Além disso, nessa época são apresentados diversos programas musicais e há muita animação nos centros históricos de cidades e vilas, como em Lisboa, no Porto, em Viseu, em Óbidos, em Cascais e em Portimão, por exemplo.

Natal na Espanha

O Natal na Europa, especificamente na Espanha, tem uma curiosidade: ao contrário do que estamos acostumados, os presentes não são entregues na noite de Natal pelo “Papai Noel”, mas pelos “Reis Magos”, no dia 6 de janeiro.

No entanto, a noite de Natal não deixa de ser comemorada, e as danças populares são tradição da época. Após a famosa Missa do Galo, as ruas ficam cheias de pessoas que dançam e que assistem à celebração.

Saiba tudo sobre o Dia de Reis na Espanha.

Natal na Europa: Itália

A união da família também é tradição na Itália. No Natal, as pracinhas das cidades ficam todas decoradas com luzinhas e enfeites natalinos, que encantam crianças e adultos com o clima e a emoção de festa.

Os presépios, até mais significativos do que as árvores de Natal, as festas nas praças e as feirinhas natalinas compõem as tradições do Natal na Itália.

Descubra o que ver e o que fazer no Natal em Roma.

Natal na França

O Natal na França, assim como o Natal na Europa praticamente toda, é repleto de tradições. Estrasburgo, que faz fronteira com a Alemanha, onde o primeiro Mercado de Natal foi criado, até os dias de hoje se transforma no “país das maravilhas” nesta época, com suas ruas e construções medievais.

O clima e as decorações natalinas compõem o cenário perfeito e, além dos mercados de Natal na França, o país conta com uma ampla programação cultural, com várias opções de gastronomia e lazer, como uma caixa de correio gigante para enviar cartas ao Papai Noel e concertos natalinos na cidade de Colmar.

Natal em Paris: os 10 lugares que você deve visitar.

Natal na Europa: Alemanha

Na Alemanha, os mercados de Natal são tradição e famosos. Praticamente todas as cidades alemãs têm pelo menos um mercado, que geralmente está localizado em sua praça principal.

Natal na Europa mercado

Rinques de patinação, presépios em igrejas e vitrines, decoração natalina nos centros históricos das cidades, concertos em catedrais, vinho quente, comidinhas e música natalina também são comuns no Natal na Alemanha.

Cultura da Alemanha: descubra tudo e se apaixone pelo país.

Mercados de Natal

Os mercados de Natal são tradicionais em muitos países europeus, principalmente na Alemanha, na França, na Bélgica, na Suécia e na Itália.

Também conhecidos como Christkindlmarkt, Marché de Noël, Christkindlesmarkt, Christkindlmarket e Weihnachtsmarkt, são grandes feiras natalinas, decoradas e todas iluminadas, que tradicionalmente ficam em centros históricos e em praças das cidades europeias.

Nos mercados de Natal na Europa, é possível apreciar comidas e bebidas típicas da região, artigos de decoração, artesanatos, roupas, brinquedos, enfeites natalinos, bem como ter acesso a muito entretenimento e aproveitar o clima natalino, uma atração – e tanto – para moradores e turistas que querem passar o Natal na Europa.

Natal na Europa: diferenças em relação ao Brasil

O Natal na Europa é diferente do Natal no Brasil em alguns aspectos. Confira a seguir as principais diferenças.

  • O Natal na Europa é uma das principais épocas de turismo nos países europeus, enquanto no Brasil o Carnaval e o Réveillon movimentam mais o setor turístico;
  • Diferentemente do Brasil, muitos restaurantes na Europa costumam fechar nos dias 24 e 25 de dezembro, e os mercados de Natal são uma forma tradicional de aproveitar o clima natalino em família e poder aproveitar as boas comidas da ocasião. No Brasil, é comum que as famílias se reúnam em casa ou em um restaurante, em uma confraternização mais familiar;
  • O clima é outra grande diferença entre o Natal na Europa e no Brasil. Enquanto no continente europeu você vai curtir o frio do inverno, no Brasil é calor de verão;
  • O Natal da Europa é como nos filmes, com decoração e iluminação nas ruas, desde novembro, dando outro clima à essa época do ano.

Veja também quais são os melhores Réveillons na Europa.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Carolina Carvalho

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Artigos Relacionados

Fechar