Quer saber como é a ceia de natal na França? Vem comigo que eu te conto tudo.

Como se celebra o Natal na França?

A França é um país de maioria católica e a maior festa cristã do planeta é celebrada com apreço por aqui. Segundo sondagem do INSEE, o instituto de estatística do país, o Natal é a festa preferida dos franceses.

Como na maioria dos países ocidentais, o Natal na França começa a ser comemorado na véspera e se resume em refeições típicas da data e troca de presentes.  As reuniões em torno de mesas fartas e árvores de Natal acontecem com a presença de família e amigos íntimos.

O ritual de Natal na França

No dia 24 de dezembro se faz um jantar chamado de Réveillon de Noël – então, caso receba um convite para este jantar; cuidado para não confundir com a noite do 31 de dezembro, que por aqui é chamada de noite de São Silvestre. Na noite do dia 24 de dezembro os católicos costumam ir à missa.

Nas igrejas mais tradicionais, como era o caso de Notre Dame de Paris antes do incêndio, a missa começa à meia-noite. Mas atualmente o Natal na França tem seguido a praticidade: na maior parte dos bairros, a missa começa às 20h e depois as famílias e amigos reúnem-se para o jantar.

O dia 25 de dezembro é o dia no qual as crianças abrem os presentes deixados na árvore de Natal pelo Père Noël, o nome em francês para o nosso Papai Noel. O Natal na França, país onde a gastronomia é patrimônio, não deixaria o almoço do dia 25 de dezembro passar em branco.

Diferente do Brasil, onde normalmente a festa acontece na véspera e fazemos o “enterro dos ossos” no dia seguinte, na França o Natal é comemorado com uma refeição diferente a da noite anterior. Afinal, como já contei na coluna sobre o francês e a comida, desperdício não é coisa de francês mesmo.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

O que não falta na mesa de Natal na França

Normalmente comedidos na hora das refeições no dia a dia, os franceses permitem-se uma extravagância anual à mesa natalina. Fartura, mas também luxo e refinamento.

Assim se pode definir a mesa de Natal na França. Repleta de pratos tradicionais das regiões Sul e Sudeste, como frutos do mar e o foie gras. Mas assados também fazem parte de ceia.

Veja alguns exemplos que por aqui se faz o “sacrifício” de degustar na noite do dia 24 de dezembro e na tarde do dia 25. Acompanhados de vinho nacional e champanhe, bien sûr!

O foie gras

A comida é polêmica, é cara, mas é a iguaria luxuosa das ceias de Natal na França. O costume de comer o prato veio da região da Alsace e hoje se espalhou por todo país.

Foie gras não pode faltar à mesa de Natal. O patê deve ser degustado com geleia de figo e especiarias, em um pão típico para canapé. A bebida para acompanhar o prato tradicional é o vinho branco sauternes.

Foie gras no Natal da França
Foie gras no Natal da França

Para os vegetarianos, nada de pânico! As inúmeras lojas de produtos naturais vendem um patê de cogumelos com especiarias que tem um nome super divertido: “faux gras”. Um jogo de palavras que troca o vocábulo “foie”, fígado, por “faux”, falso. E, como vegetariana que sou, posso afirmar: esse patezinho vegetal é de comer rezando na Missa do Galo!

As ostras

Antes restritas às regiões costeiras, começaram a entrar na ceia parisiense a partir da década de 1950. Atualmente é difícil encontrar uma casa verdadeiramente local que não ofereça o prato.

Deliciosas e de diversos tamanhos, são encontradas fresquíssimas nos mercados de rua ou podem ser encomendadas e entregues em casa. Além de terem baixíssima caloria. Umas 10 ostras não valem uma fatia de pernil.

Ostras na ceia de Natal da França
Ostras na ceia de Natal da França

O peru com castanhas

Peixes assados ao molho de manteiga e ervas são menos populares, mas estão presentes na mesa de Natal na França, especialmente nas regiões litorâneas. Outro prato tradicionalíssimo para acompanhar a ceia é o peru assado. A particularidade francesa, no entanto, é uma espécie de “farofa” feita com castanhas (conhecida no Brasil como castanhas portuguesas) moídas ou picadas.

E para sobremesa

A bûche de Noël é uma torta comprida e redonda, parecida com um rocambole, imitando o formato de lenha e foi criação de uma pâtisserie francesa, inspirada nas lenhas que queimavam na lareira durante a noite de Natal, quando nem havia energia elétrica.

Natal na França bûche de Noël
O bûche de Noël

A sobremesa logo caiu nas graças dos cidadãos urbanos, que não tinham mais lareira e sim rede de aquecimento elétrica ou a gás. Tem de diversos sabores, mas eu adoro a mistura que fazem das frutas vermelhas com chocolate. Com essa sobremesa ninguém vai sentir saudade das rabanadas…

Bon Noël e bon appétit!

*As opiniões dos colunistas não refletem necessariamente a opinião do site Euro Dicas.