10 coisas que nenhum brasileiro gosta em Portugal, confira a lista

10 coisas que nenhum brasileiro gosta em Portugal

Portugal  / 

Hoje preparamos uma lista das 10 coisas que nenhum (ou quase nenhum) brasileiro gosta de Portugal. Vamos lá?

Já falamos muito por aqui sobre as vantagens e desvantagens de morar em Portugal pois, como em qualquer lugar do mundo, há coisas maravilhosas e coisas não tão boas e que gostaríamos de mudar.

Mas, bom é relativo e varia de acordo com cada pessoa. Você pode amar sushi, por exemplo, ou odiar. Depende muito do seu perfil.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Veja o que nenhum brasileiro gosta em Portugal

10. Chuva

clima em Portugal
Se tem uma coisa que nenhum brasileiro gosta em Portugal, é o clima chuvoso. É muito diferente do Brasil. Mesmo para quem é de São Paulo (terra da garoa)!

A chuva e o frio prejudicam muito a adaptação dos brasileiros no país europeu. Nós até conseguimos remediar as baixas temperaturas vestindo roupas pesadas, toucas, luvas, cachecóis. Entretanto da chuva é difícil de escapar.

No verão o clima é bastante parecido com o verão do Brasil, muito quente! Quer saber mais? Veja sobre como é o clima em Portugal.

9. Povo pacífico, até demais…

O povo português é bastante pacífico, isso é bom em alguns casos, mas atrapalha em outros.

Os portugueses, assim como os nós brasileiros, se acostumam com aquela ideia de que “as coisas são assim mesmo” e, muitas vezes, não fazem nada para mudar. Isso acontece em diversas situações e até mesmo no ambiente de trabalho. Quando dizem sim para tudo que os mandam fazer e raramente questionam (e sofrem sozinhos muitas vezes).

8. Reclamar nunca é demais

Há um ditado popular que diz: o gato quando mia, faz miau. Porém em Portugal ele diz tô mal.

É comum ver os portugueses reclamando ou se lamentando da vida. Eles esperam muito que o governo, por exemplo, resolva as coisas que estão erradas, mas não fazem nada para mudar, apenas lamentam.

7. Não se arriscam

Você pode encontrar pessoas trabalhando há vários anos no mesmo trabalho mesmo que estejam odiando fazer aquilo. O povo português têm medo de arriscar e opta sempre pelo mais seguro.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Um trabalho público, um fundo de investimento europeu, uma pensão do governo, um trabalho no privado que pague suas contas mesmo não estando realizado. De modo geral, o português tem receio de arriscar e tentar fazer algo diferente.

6. Mercado de trabalho

O mercado de trabalho em Portugal é complicado e é uma das 10 coisas que nenhum brasileiro gosta de Portugal.

O ambiente corporativo em Portugal tem uma relação diferente entre patrão e empregado e questionar ou sugerir pode não ser visto com bons olhos, dependendo da mentalidade da empresa.

5. Recrutamento é lento

Ser contratado de forma rápida em Portugal é quase um milagre. Os processos seletivos são extremamente lentos e demorados.

Você pode ficar meses esperando uma resposta ou ela pode nunca vir. Os retornos de envio de currículos são raros, mesmo que você se encaixe perfeitamente nos pré-requisitos para a vaga de trabalho.

Quer saber mas sobre esse assunto, veja como trabalhar em Portugal.

4. Negócios morosos

No Brasil giramos a 200 km/h, tudo é rápido e para ontem. No mundo dos negócios tempo é dinheiro e de modo geral somos muito agilizados e resolvemos rápidos os problemas corporativos, talvez puxando o estilo americano.

Em Portugal, os processos são morosos e burocráticos. Os clientes, muitas vezes, não conseguem fechar um negócio rápido, dar respostas e aceitar uma solução de maneira agilizada. É preciso jogo de cintura e paciência para fazer o negócio no tempo dos portugueses.

3. Não há pressa

Não tente sair de casa para resolver algo rápido (no mercado, banco, repartição pública, por exemplo), os portugueses são bons de papo e adoram jogar conversa fora.

Não ter pressa é maravilhoso para quem tem tempo disponível e, por exemplo, já está aposentado e quer botar o papo em dia, mas pode ser complicado para quem está com pressa e ainda tem muitos anos de trabalho pela frente até a aposentadoria.

Veja outras curiosidades relacionadas no artigo sobre a cultura portuguesa.

2. Cigarro em todo lugar

Em Portugal se fuma muito

Tanto em Portugal, quanto em diversos países da Europa, o hábito de fumar ainda é visto como algo bonito e com algum glamour.

Para nós brasileiros, isso é muito ultrapassado. Fumar em locais fechados é uma das coisas de Portugal que nenhum brasileiro gosta.

Fumar em espaços fechados

Imagina estar em um restaurante jantando com seus filhos e ter alguém do lado fumando sem parar?

Além de restaurantes, baladas, há cigarro na entrada de Shoppings (e até dentro), portas de prédios e, as vezes, até mesmo dentro dos corredores e elevadores dos edifícios. Um hábito difícil de mudar e que os portugueses, pelo jeito, não pretendem abandonar.

Saiba mais sobre costumes de Portugal.

1. Saúde bucal

saúde bucal em Portugal

Nós brasileiros temos o hábito de cuidar bastante da saúde bucal e em Portugal ainda há uma cultura de medo de ir ao dentista e principalmente os mais velhos não cuidam da sua higiene bucal.

É comum ver dentes faltando e mau hálito em muitas pessoas. É claro, que os mais jovens têm mudado essa imagem, mas entre os mais idosos esta ainda é uma realidade.

Ah! Curioso para saber sobre a saúde pública em Portugal? Nós também já falamos sobre.

Os brasileiros amam Portugal

Mas nada disso atrapalha esse amor que os brasileiros têm por Portugal..
Obviamente, tudo tem seu lado bom e lado ruim e é o caso de Portugal, também. 🙂

Veja também meu artigo sobre a opinião dos portugueses sobre os brasileiros em Portugal.

E você? Concorda? Deixe sua opinião nos comentários.

Português nascido na pequena cidade de Aveiro em Portugal, vive atualmente no Porto. Adora surfar, churrasquinhos e claro, viajar. Já viveu na Bélgica e viajou praticamente para todos os países da Europa.