Croácia

10 curiosidades da Croácia, o país onde nasceu a gravata

A Croácia é um país muito visitado pelos turistas, principalmente durante o verão. Muitas pessoas têm o sonho de visitar a Croácia e conhecer as suas belas praias e paisagens, mas o país tem muito mais do que isso para oferecer, por isso, preparamos algumas curiosidades da Croácia, para te deixar com mais vontade ainda de conhecer esse país tão encantador.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Dá uma olhadinha aí!

10 curiosidades da Croácia

O país está no imaginário de muitas pessoas e, até morar na Croácia já é uma possibilidade. Confira as melhores curiosidades sobre o país!

1. Cenas do Game of Thrones – GOT

Muitas cenas do famoso seriado Game of Thrones (A guerra dos Tronos) foram filmadas na Croácia, mais precisamente em Dubrovnik. Se você é fã dessa série (assim como eu), com certeza vai reconhecer as vistas quando chegar na Croácia. Das curiosidades da Croácia, já comecei a achar essa a mais top!

 

2. Praia que muda de cor

Uma das praias mais famosas da Croácia é a Zlatni Rat, que está localizada na ilha de Brac. Essa praia muda de cor e formato de acordo com o vento, o que torna cada visita única. Deve ser impressionante isso, não é mesmo?

 

Veja nossas dicas de turismo na Croácia.

3. Menor cidade do mundo

A cidade Hum, localizada na Croácia, entrou para o livro dos recordes como a menor cidade do mundo. Possui apenas 20 moradores. Você consegue se imaginar morando em uma cidade tão pequena?

 

4. Instrumento musical tocado pelo mar

Das curiosidades da Croácia que eu preciso conferir! Em Zadar existe um órgão que é tocado pelo mar. As ondas batem nos tubos do órgão e criam sons harmônicos, um espetáculo à parte. Essa foi uma invenção criada pelo arquiteto Nikola Basic e inaugurada em 2005, e atrai vários turistas (claro né?! e já está na minha lista!).

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

 

5. Pôr do sol mais lindo do mundo

Visto de onde está esse órgão tocado pelo mar, em Zadar, de acordo com Alfred Hitchcock, é o pôr do sol mais lindo do mundo. E se formos pensar que estaremos vendo o pôr do sol mais lindo do mundo e ouvindo o mar tocando órgão, deve ser uma das experiências mais sensacionais da vida, não é mesmo?

 

6. Origem dos Dálmatas

Isso mesmo, os cachorrinhos do filme 101 Dálmatas, essa raça tão fofa, tem origem na Croácia, mais especificamente na Costa Dalmácia. Essas curiosidades da Croácia são mesmo surpreendentes, não são?

 

7. Ilha em formato de coração

A Ilha de Galesnjak, localizada no canal de Pasman tem o formato de um coração e por causa disso recebeu o apelido de ilha do amor. Ela conta somente com 1,55km de litoral. É uma gracinha!

 

Saiba tudo sobre a Croácia.

8. Grande produção de lavanda

A Croácia é um país que produz muita lavanda, e na ilha de Hvar existem vários campos de plantação de lavanda, o que dá muita cor ao local, fazendo com que fique ainda mais bonito.

 

9. Invenção da gravata

A gravata foi inventada na Croácia, no século XVII. A palavra “gravata” é derivada do croata kravat. Dizem que essa invenção é disputada com os franceses, mas que a versão mais convincente é a dos croatas…

 

10. Pão de gengibre

O tão famoso pão de gengibre, receita da Idade Média, é muito utilizado na Croácia como presente no dia dos namorados, como tradição para demonstrar o amor. A sua fama é tão grande que ele foi considerado patrimônio imaterial pela Unesco.

 

Como a Copa do Mundo 2018 terminou e a Croácia foi uma das finalistas, vamos ressaltar também como curiosidades da Croácia que foi a primeira vez que o país esteve em uma final da Copa do Mundo. Acabou perdendo para a França, mas esteve muito bem durante o campeonato.

Você já visitou a Croácia? Já conhecia todas essas curiosidades da Croácia? Qual foi a que mais gostou? Deixe a sua opinião pra gente aqui nos comentários.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Julia Discacciati

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.
Fechar