Vale a pena morar na Holanda? Veja as vantagens e desvantagens

Holanda  / 

Desde a primeira vez que visitei Amsterdam em 2013 eu fiquei encantada e me imaginei morando por aqui. Anos se passaram e eu de fato hoje vivo nesse país incrível e lindo. Então se você me perguntar “vale a pena morar na Holanda?” eu vou dizer: “claro que sim!”. Veja a minha experiência no país.

Vale a pena morar na Holanda: qualidade de vida

A Holanda é um dos países com melhor qualidade de vida da Europa. Imagine você saber que 52% do seu salário pode ir para impostos e ser muito feliz com isso. Sim! Graças a qualidade de vida que o país oferece. Para mim isso é um ponto importante e me faz dizer que vale a pena morar na Holanda.

Parques ao ar livre

Uma coisa que eu sempre senti falta no Brasil foi da natureza mais próxima de mim. Dai você pode dizer que o Brasil é rico em natureza. Sim ele é, porém, eu sou do Rio de Janeiro, qualquer tentativa de uma ida ao parque da cidade pode se tornar estressante, ou até mesmo não ser segura.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Em Amsterdam eu tenho diversos parques abertos e gratuitos, verdadeiros jardins gigantes no meio da cidade e não tenho medo ou insegurança de ir. São parques super bem cuidados, limpos, acolhedores e com infraestrutura. Um belo passeio de domingo.

Trabalho

A forma como o Holandês vive gere seus negócios é fascinante. Diferente do Brasil, por aqui, tudo é acordado com seu empregador. Alguns oferecem comida na empresa, passagem, bônus, mas tudo depende do emprego e do que a empresa tem para oferecer.

Por lei os pais têm o direito, se quiserem, de passar mais um dia em casa. Claro que não recebem por esse dia não trabalhado, mas tem a opção de ficar com seu filho pequeno se quiser. É uma boa opção dos empregos na Holanda.

A melhor parte dos benefícios no trabalho na Holanda são as férias, onde você não precisa esperar um ano para dar entrada, pode tirar aleatoriamente: 4 dias aqui, 10 ali, 2 para descansar, e assim vai. Outra vantagem também é que as férias são contabilizadas em dias úteis, o que aumenta consideravelmente seu período de descanso com a família.

Saiba também se há emprego para brasileiros na Holanda e como conquistar o seu.

Motivos financeiros

Um dos motivos que me faz escolher mudar de país foi o fator financeiro e por pensar em um bom futuro. Infelizmente, no Brasil é muito mais difícil. E sim, apesar do monte de impostos que temos que pagar na Holanda, podemos guardar dinheiro para o futuro.

Veja aqui qual é o custo de vida na Holanda para um casal.

Perto de tudo na cidade

Em Amsterdam tudo é pertinho, você pega sua bike e chegou. E quando é um pouco mais distante todos os transportes públicos são excelentes. Você não precisa ter um carro para ir para lá e para cá (apesar de que na neve e na chuva eu sinto falta de um carrinho). Me libertei do trânsito, do engarrafamento!

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Veja as melhores cidades pequenas da Holanda para morar.

Perto de tudo para viajar

Morar na Europa também tem outra vantagem muito apreciada por mim: morar a poucas horas dos melhores destinos de viagem do mundo e ainda ser bem mais barato!

Morando em Amsterdam eu posso escolher passar um final de semana em Paris, por exemplo, ou planejar meu verão nas ilhas gregas, ou passar o Natal esquiando nos Alpes. É claro que tem que ter dinheiro sobrando para isso, mas o fato é que se você trabalha na Holanda vai conseguir guardar verba para suas belas viagens.

Veja como é o fuso horário na Holanda: quantas horas está à frente do Brasil.

O clima

O que pode ser uma pedra no sapato de muitos brasileiros é o clima: chove muito e está sempre friozinho. Eu particularmente adoro o frio, adoro a falta de sol, então estou no lugar certo. Mas entendo que para boa parte dos brasileiros o clima na Holanda pode representar uma desvantagem.

Brasileiros na Holanda: conheça a comunidade brasileira que vive no país.

Vale a pena morar na Holanda: mas e as desvantagens?

Sim, claro que tem. Morar longe da família, não ver mais seu cachorro (dá para trazer eu é que não pude por vários motivos), perder os eventos importantes de amigos e familiares como casamentos e nascimentos. Não ter aquele colo e aquele ombro amigo quando precisa. Esses fatores emocionais que a gente sempre coloca na balança, mas no fim das contas vale a pena passar por isso.

Sistema de saúde

Nesse quesito eu fico mesmo na tristeza, não gosto nem um pouco de como a saúde na Holanda é gerida. Essa política de não ter prevenção me assusta. Mas até agora não precisei de nada muito especifico ou tive algum problema com isso, é apenas uma preocupação com o futuro.

Comida holandesa

Em Amsterdam existem centenas de restaurantes excelentes de diversos tipos de cultura. Isso é ótimo, mas no dia a dia deixa muito a desejar. Holandês se alimenta basicamente de pão, com manteiga, com queijo, com presunto, com nutella. Sempre o mesmo almoço: pão com algo. Isso na rotina fica chato, porque nos refeitórios das empresas e das faculdades sempre vem a mesma coisa.

E brasileiro gosta de comida de verdade no almoço e na janta não é mesmo? A comida típica da Holanda é, sem dúvidas, o segundo maior desafeto dos estrangeiros que moram aqui (depois do clima).

Veja também esse artigo como são os doces típicos da Holanda.

Conclusão da felicidade

Mudar para Amsterdam foi uma das melhores coisas que eu já fiz na vida, por isso vale a pena morar na Holanda sim. Aqui quero construir a minha família, meu lar e viver muitos e muitos anos. O país está em constante crescimento econômico e social, é um país acolhedor e que eu espero um dia ser capaz de falar essa língua doida.

Quer saber mais? Veja nosso artigo completo com tudo sobre a Holanda.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Katarina Ferreira, Social Media, Designer e Fundadora do Vida Laranja, onde dá dicas e ajuda brasileiros que resolveram, como ela, buscar novos desafios na Holanda e pelo mundo.