Brasileiros na Holanda: saiba como é a comunidade brasileira no país

Holanda  / 

Integrar-se na cultura local é um fator muito importante quando se mora em outro país. Mas não tem jeito; às vezes a saudade aperta e só falar um pouco de português com outros brasileiros ajuda. A gente escolhe mudar de país, mas o país não muda da gente, não é mesmo? Brasileiro sempre dá um jeitinho de se encontrar. Neste artigo vamos mostrar como são os brasileiros na Holanda e onde encontrá-los.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Há muitos brasileiros na Holanda?

É consenso que existe brasileiro em todo lugar, né? E na Holanda não poderia ser diferente. Há mais de 24 mil brasileiros vivendo na Holanda.

Não é uma quantidade muito grande se comparada à outras nacionalidades, mas também não é um número tão pequeno. E como será que funciona a comunidade de brasileiros na Holanda?

Embaixada e Consulado do Brasil na Holanda

Tanto a Embaixada como o Consulado brasileiro na Holanda promovem e divulgam várias atividades culturais, como eventos e confraternizações. Eles também costumam divulgar vagas de emprego e oportunidades de estágio.

É bem interessante ficar de olho tanto nos websites como nas páginas do Facebook deles.

Quem são os brasileiros que moram na Holanda?

Nos últimos anos, com a crise brasileira, vimos uma debandada dos brasileiros para Europa. Muitos correram para tirar sua cidadania portuguesa da herança da família, e outros, pelo salário ser um dos mais altos da Europa e por ter um dos maiores índices de qualidade de vida, um dos destinos preferidos é a Holanda.

Não podemos esquecer também, infelizmente, que muitos vivem ilegalmente no país.

Perfil

Não existe um perfil traçado sobre os brasileiros legais que moram na Holanda. Tem gente de todas as partes do Brasil. Porém, nos últimos anos, a classe média brasileira parece ser a predominante, acredito que pelo fato que não é nada fácil e barato passar por toda a burocracia que é mudar de um país pro outro. Muitos já buscam empregos desde o Brasil e já chegam na Holanda empregados.

Veja aqui como conseguir emprego na Holanda e quais são as profissões mais bem pagas no país.

Grupos no Facebook de brasileiros na Holanda

Não tem jeito, em pleno século XXI a internet reina soberana como forma mais abrangente de comunicação. E de forma natural, vários brasileiros na Holanda começaram a criar grupos no Facebook e no Whatsapp.

Não tem jeito, um brasileiro sempre vai encontrar outro, seja onde for, e vai criar amizade. Você pode apenas estar passando na rua, ouvir aquele português e já sair se apresentando (sim, muito fazem isso). Com a tecnologia sempre a mão ficou muito fácil realizar encontros, divulgar novos restaurantes brasileiros e show na Holanda.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Esses grupos podem ser achados com uma busca rápida na rede social, e tem muitas funções: desde tirar dúvidas sobre o estilo de vida, língua e burocracia holandesa, como combinar um rolê e matar as saudades da pátria amada.

Além do mais, há também vários grupos dedicados a brasileiros que moram em cidades específicas da Holanda. Há grupos para Brasileiros em Amsterdã, Roterdã, Tilburg, etc, se você morar em uma cidade muito pequena, eu aconselho a buscar um grupo de alguma cidade maior que seja próxima. Vai por mim, vai ter algum brasileiro por lá.

Confira nosso guia de como morar na Holanda, e também pode ser útil ver o custo de vida na Holanda.

Grupos temáticos

Há também grupos mais específicos para certos interesses. Por exemplo, você consegue encontrar grupos para encontrar trabalho, grupos para mães brasileiras na Holanda, para estudantes, empreendedores… sabendo procurar, dá para descobrir uma boa rede de apoio para qualquer tipo de assunto.

Se você souber inglês, pode ser uma boa entrar em grupos mais gerais de expatriados. Ali você vai interagir com pessoas de várias nacionalidades e que podem ter outros tipos de vivências que podem te ajudar sendo brasileiro na Holanda.

Não deixe de ler também nosso artigo sobre emprego para brasileiros na Holanda.

E esses grupos de brasileiros na Holanda são bons?

Na minha experiência todos esses grupos de Facebook são muito úteis, e foi como eu resolvi várias coisas, como por exemplo, arrumar alojamento na Holanda.

Você vai encontrar muitas pessoas solícitas, e outras nem tanto assim. Faz parte, né? Para questões burocráticas, principalmente em relação ao visto e o exame de integração, várias pessoas já passaram pelo processo e podem dar um help, seja indicando qual é o site do governo holandês que responde a pergunta, ou relatando as próprias experiências.

Há também vários debates sobre os mais variados assuntos, desde eleições holandesas, diferenças culturais, prestação de serviços… e alguns debates são mais acalorados do que outros, claro.

Existem vários grupos para brasileiros na Holanda, e cada um tem as suas próprias regras de convivência. Eu mesma prefiro participar mais de uns do que outros. Então tudo é questão de você encontrar o que mais se enquadra dentro das suas preferências.

Veja como é o fuso horário na Holanda: quantas horas está à frente do Brasil.

frevo na holanda

Felicidade define os brasileiros na Holanda, só que morrendo de frio

Os brasileiros na Holanda são bem felizes, na verdade brasileiro é feliz em qualquer lugar do mundo, a gente sempre arruma um jeitinho pra ser feliz (não é mesmo?).

Nem a falta do Carnaval e dos feriados excessivos é sinal de reclamação. Claro que sempre tem um aqui ou ali para falar que tá muito frio. Mas vamos combinar que reclamar de frio e chuva na Holanda é igual reclamar de calor no deserto. Eu até hoje, nesses vastos 2 anos e meio morando em Amsterdam encontrei nenhum brasileiro que quisesse voltar para o Brasil.

Somos bem acolhidos na Holanda de modo geral.

Veja como é o inverno na Europa e como lidar com o frio.

Integração com holandeses

O mais importante no processo de mudança é se integrar a cultura e aos costumes e entender que os holandeses são os donos do país e eles receberam você de braços abertos, então o mínimo que você pode fazer é sambar conforme a música e respeitar o país.

Para os brasileiros, acredito que seja mais fácil essa interação, a nossa cultura não é tão diferente assim. Acredite.

Não se prenda a uma só nacionalidade, conviva com outras nacionalidades além de brasileiros na Holanda

Eu tenho uma teoria de que brasileiros têm um ímã próprio e atraem sempre outros conterrâneos. Porque não é possível, viu… Eu acompanho bastante as discussões nos grupos de Facebook, mas os brasileiros na Holanda que viraram os meus amigos de verdade foram aqueles que eu conheci por acaso: no supermercado, na aula de holandês, em conferências, aqueles amigos de amigos…

Na minha opinião é preciso achar um equilíbrio nessa questão. Conheço brasileiros que só querem andar com brasileiros, e também os que fogem de brasileiros na Holanda. Apenas relaxem. Para conhecer a cultura local, a língua e para começar a sua nova vida, não faz muito sentido mesmo só se envolver com seus semelhantes.

Aliás, aprender holandês é uma das coisas mais difíceis para brasileiros, então nada melhor do que fazer amizade com os próprios. Mas fugir da sua cultura e da sua língua não pode ser saudável. O meio termo é sempre a melhor opção. Se juntar todo mundo e organizar direitinho, dá para fazer amizade com brasileiros, holandeses e pessoas das mais diversas nacionalidades por aqui. A maioria das festas que eu vou inclusive é uma mistura doida de gente de vários lugares… e eu sou muito grata por poder estar em um lugar que me proporciona isso.

Saiba também quais são as comidas típicas da Holanda.

Vantagens e desvantagens de morar na Holanda

Falando de coisa boa

As vantagens são muitas para os brasileiros que moram na Holanda. Se você está legal e com visto permanente no país, tem os mesmo direitos e deveres que os holandeses. Se perder o emprego recebe seguro, seu filho tem direito a escola, saúde… Você é um cidadão
como outro qualquer.

Usufruir da qualidade de vida holandesa é lindo e você se acostuma num piscar de olhos.

Andar na rua sem ter medo de ser assaltado, tirar férias quando achar melhor, ter um ótimo serviço de transporte público para ir e vir, bons hospitais (apesar do sistema de saúde na Holanda não ser a minha coisa favorita aqui).

Nem tudo são flores

Por outro lado, se acostumar com o frio pode ser um ônus para os brasileiros. E a falta de sol pode causar até mesmo depressão. Como o índice de vitamina D diário cai muito, algumas pessoas podem sentir os efeitos dessa deficiência bem rápido. O ideal é sempre estar atento os sintomas da falta da vitamina D e correr para suplementar.

O fato de estar em um país completamente novo, sem família e amigos é também uma desvantagem nesse caso.

Saudades de casa

Às vezes tudo o que a gente precisa é de um pão de queijo quentinho saído do forno. Mas como resolver isso?

Arroz, feijão e leite condensado são facilmente encontrados em qualquer supermercado. Mas se mesmo depois de suprir essas necessidades básicas você ainda tiver aquela fome, há lojas que vendem produtos brasileiros.

A mais famosa é a Finalmente Brasil, que possui lojas físicas em Amsterdã e Roterdã, e possibilita também fazer compras online.

Dependendo de onde você mora, dá para encontrar até churrascarias e restaurantes brasileiros, principalmente nas maiores cidades do país. Já falamos também sobre as melhores cidades para morar na Holanda.

E assim, de pouquinho em pouquinho, trazemos um pouco do Brasil para a Holanda e tentamos matar as saudades.

Vale a pena morar na Holanda? Veja mais vantagens e desvantagens.

Links úteis para brasileiros na Holanda

Não sabe por onde começar? Aqui vão alguns links úteis para dar um help. Não encontrou o que precisa ou conhece outras fontes? Conta para a gente nos comentários! 🙂

Já contratou o seu seguro viagem para entrar na Holanda? Esse é um documento obrigatório para apresentar à imigração ao entrar no país. Faça a cotação do seu seguro no nosso comparador e garanta o melhor preço e melhores condições para você viajar legalmente e em segurança.

Saiba também como abrir conta na Holanda: os principais bancos e documentos necessários.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Katarina Ferreira, Social Media, Designer e Fundadora do Vida Laranja, onde dá dicas e ajuda brasileiros que resolveram, como ela, buscar novos desafios na Holanda e pelo mundo.

Paulista de 25 anos, decidiu fazer as malas e estudar na Holanda. Atualmente faz mestrado na Universidade de Leiden e procura explorar o país nas horas vagas. Escreve no seu blog The Nerdylands tudo sobre a vida de estudante na Holanda.