Trabalho na Holanda para brasileiros

Holanda  / 

Se você estiver considerando se mudar para a Holanda, o primeiro passo com certeza é analisar as prospectivas de trabalho na Holanda.

A Holanda é um bom país para se trabalhar, e taxa de desemprego manteve-se em 5,1% no mês de abril de 2017, o nível mais baixo desde setembro de 2011.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Naturalmente, isso atrai bastante gente que pensa em se mudar para a terra dos moinhos. Por isso, é importante se informar de como funciona o trabalho na Holanda para brasileiros.

Mercado de trabalho na Holanda

O mercado de trabalho holandês possui uma variedade de oportunidades para estrangeiros nas mais variadas áreas.

Os Países Baixos possuem uma localização estratégica na Europa, com o maior porto do continente em Roterdã e a sede da Phillips em Eindhoven e consequentemente possui várias empresas multinacionais. Portanto, há demanda de pessoas altamente qualificadas para ocupar postos específicos.

Saiba também quais cinco melhores cidades da Holanda para morar.

A regra dos 30%

A demanda é tão grande que foi criada inclusive uma regra chamada de “a regra dos 30%”: em alguns casos, empregados que não residiam anteriormente na Holanda tem direito a receber 30% do salário sem impostos.

Várias condições se aplicam, veja todas as regras, mas caso você se enquadre, é um excelente benefício.

Sim, há trabalho na Holanda para brasileiros

Nas outras esferas também é possível encontrar trabalho na Holanda para brasileiros.

Para quem não tem muito conhecimento de inglês ou holandês, trabalhos braçais em armazéns, centros de distribuição e supermercados estão disponíveis e geralmente não requerem fluência no idioma.

Como é o salário na Holanda?

O salário mínimo mensal para maiores de 23 anos é de € 1.551,60. Dependendo da cidade aonde você more, isso pode dar tranquilo (com 1500 euros estaria fazendo festa em casa toda semana). Ou pode ser que você necessite buscar um trabalho que pague mais.

Você pode conferir aqui uma lista com as áreas em que há maior demanda.

De forma geral, profissionais de TI são desejados em todo lugar, e quando você tem expertise em áreas mais gerais como administração e finanças, também é possível encontrar um nicho que necessite da sua expertise.

Como arrumar um emprego na Holanda

É importante mencionar que para encontrar um trabalho na Holanda como brasileiro, você vai precisar de um visto de trabalho e permissão de residência. Geralmente quem solicita e paga por esse visto é o empregador.

O melhor site para tirar as dúvidas referentes aos vistos é o do IND, Serviço de Imigração e Naturalização Holandês, ou o Consulado da Holanda no Brasil.

Por isso, é importante estar com a situação regularizada no país para conseguir trabalho na Holanda como brasileiro. Para cidadãos da União Europeia, nenhum tipo de visto de trabalho ou permissão de residência é necessário.

Brasileiros na Holanda: conheça a comunidade brasileira que vive no país.

Preciso saber holandês?

Com relação à língua, se a sua ideia é realmente ficar pela Holanda, o ideal é que você aprenda o holandês. A maioria das pessoas fala inglês, principalmente nas grandes cidades – mas o país inteiro funciona em holandês.

As placas na rua e correspondências oficiais são todas feitas na língua do próprio país. Entretanto, alguns empregos exigem somente o inglês. Se você souber outras línguas, pode tentar também trabalhos em call centers, que sempre precisam de pessoas. Pode ser um bom começo.

Validação do diploma brasileiro na Holanda

Muitas pessoas têm dúvidas se conseguem validar o diploma brasileiro na Holanda para conseguir trabalho na própria área. Para conseguir validar o diploma brasileiro na Holanda, depende muito da sua área.

Diferentemente do Brasil, aonde cada universidade consegue validar diplomas estrangeiros, na Holanda o processo é centralizado. Então o ideal é que você siga os procedimentos no site do governo holandês.

Mas dependendo da sua profissão, a validação do diploma pode nem ser necessária.

Dicas para arrumar emprego na Holanda

Se você quiser encontrar trabalho na Holanda para brasileiros, não precisa necessariamente estar no país. Há alguns passos que você pode iniciar ainda no Brasil.

Atualize o seu LinkedIn e coloque todas as informações em inglês. Na própria rede social você também consegue buscar e se inscrever em processos seletivos. Portanto, vale a pena tentar internamente se você puder.

Você pode (deve!) complementar a sua busca e acompanhar vários sites que ofertam vagas. Assim já dá para sentir como está a oferta para a sua área e planejar a sua vinda com calma. Os sites mais usados são:

Se está pensando em morar na Europa, mais especificamente na Holanda, então conheça algumas curiosidades do país e o custo de vida da Holanda.

Boa sorte e bom trabalho!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Paulista de 25 anos, decidiu fazer as malas e estudar na Holanda. Atualmente faz mestrado na Universidade de Leiden e procura explorar o país nas horas vagas. Escreve no seu blog The Nerdylands tudo sobre a vida de estudante na Holanda.