Consulado da Holanda no Brasil

Holanda  / 

Para a maioria de nós, mudar de país significa a busca por algo novo, um novo começo focado em mais qualidade vida, segurança financeira e novos desafios.

Não é nada fácil deixar para trás família, amigos e uma vida já feita, para começar tudo do zero, sem saber o que vai encontrar pela frente. Mas se você, como eu, tem esse sonho, nesse artigo vou contar um pouco sobre a burocracia para se mudar para Holanda.

O consulado da Holanda é o ponto de partida

Se você decidiu por morar na Holanda, o primeiro passo é entrar no site do consulado da Holanda no Brasil e buscar as informações necessárias. A maioria das informações que são realmente importantes, estão em inglês. Mas se você quer se mudar para a Holanda, você provavelmente já fala inglês, ou nada que um Google tradutor não resolva.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Também já compartilhamos o passo a passo para morar na Holanda. Veja as dicas.

Burocracia

Para quem tem passaporte europeu, é tudo mais simples. Mas se você não se enquadra nesse caso, brasileiros que desejam morar e trabalhar na Holanda precisam solicitar visto de permanência ao Consulado da Holanda no Brasil, também conhecido como MVV “Machtiging voorlopig verblijf”, o que preciso dizer, não é uma tarefa fácil.

Exame de integração civil

Para obter esse visto, agora é lei e é obrigatório ser aprovado num exame básico de integração civil. Esse exame “testa” o seu conhecimento sobre a língua e sociedade holandesa.

Mas não se desespere quanto a isso, como cada caso é um caso, a melhor solução é entrar em contato com o consulado da Holanda mais próximo de você.

Se você quer saber tudo sobre a Holanda, veja o que escrevemos sobre o assunto.

Onde encontrar o consulado da Holanda no Brasil?

Sou do Rio de Janeiro e fiz tudo por lá. Na verdade, só troquei e-mail com o endereço: [email protected] e tirei todas as dúvidas sobre o meu caso.

Porém, existem outros consulados holandeses espalhados pelo Brasil, e você pode conferir aqui.

Os mais importantes e oferecem a maior parte dos serviços são os do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília (onde fica a embaixada holandesa no Brasil):

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Embaixada Holandesa Brasília

Embaixada da Holanda no Brasil

  • SES, Quadra 801 – Lote 05, Brasília – DF;
  • Telefone: +55 61 3961-3200 – 24 horas, todos os dias;
  • Horário de funcionamento:
    • Segunda à Quinta: 8:30 – 17:00 hrs
    • Sexta: 8:30 – 13:30 hrs

Consulado Holandês Rio de Janeiro

  • Av. Ataulfo de Paiva 204, andar 6 – Leblon;
  • Telefone: +55 21 2157-5400 – 24 horas, todos os dias;
  • E-mail: [email protected];
  • Horário de funcionamento;
    • Segunda à Quinta: 8:30 – 16:00 hrs;
    • Sexta: 8:30 – 12:00 hrs;

Consulado Holandês São Paulo

  • Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1779 – andar 3 Jardim Paulistano
  • Telefone: +55 11 3811-3300- 24 horas, todos os dias.
  • Horário de funcionamento:
    • Segunda à Quinta: 8:00 – 12:30 e 14:00 – 17:00 hrs
    • Sexta: 8:00 – 13:00 hrs

Outros serviços do Consulado Holandês no Brasil

Os consulados holandeses no Brasil oferecem outros serviços além de vistos, são eles:

  • Certificados de nacionalidade holandesa;
  • Declarações consulares;
  • Legalização de assinaturas de nacionais holandeses;
  • Passaportes de emergência;
  • Laissez-passers;

Caso precise de outro serviço não especificado, você também pode preencher uma solicitação no formulário do consulado, que eles orientam.

Como funciona o atendimento consular

Quando precisei ser atendida pelo consulado, tudo foi muito rápido e prático. Todas as minhas dúvidas foram sanadas via e-mail, o que me poupou muito tempo. Inclusive, ouso dizer que o atendimento consular Holandês no Brasil é mais eficaz que o Brasileiro na Holanda, mas isso é assunto para outro artigo,

O Consulado da Holanda na minha experiência

No meu caso, não precisei de muito contato com o consulado da Holanda no Brasil, pois assim que decidi me mudar, junto ao meu marido, procuramos uma forma mais prática e menos burocrática para isso.

Tivemos sorte, pois a família dele possui dupla cidadania Portuguesa, o que facilita uns 80% no processo. Como esposa, tenho o direito de morar e ter visto permanente em qualquer país na comunidade europeia.

Apenas precisamos traduzir nossa certidão de casamento e nascimento para o Holandês (em um tradutor juramentado), compramos a passagem e pronto. Ao chegar na Holanda, tivemos que nos registrar na prefeitura para obter nosso BSN Number – tipo o CPF do Brasil e vida normal.

Se você procura oportunidades de trabalho exterior, também pode ser interessante conferir como encontrar emprego na Holanda!

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Katarina Ferreira, Social Media, Designer e Fundadora do Vida Laranja, onde dá dicas e ajuda brasileiros que resolveram, como ela, buscar novos desafios na Holanda e pelo mundo.