Nuffic Neso Brazil: saiba como estudar na Holanda

Holanda  / 

A Holanda tem um dos melhores ensinos superiores do mundo. Se você tem interesse em estudar no país, precisa conhecer o Nuffic Neso Brazil, uma instituição que ajuda estudantes com informações sobre como estudar na terra das tulipas.

Financing to study in Europe?

If you are planning to take a postgraduate, MBA or Masters degree in Europe, but you do not have the start up capital for this investment, check out the Prodigy Finance's solutions.


More than 14,500 students have secured funding through Prodigy to study at 600 international schools, you may be next.

KNOW MORE »

Quer saber mais sobre o Nuffic Neso Brazil? Então confira este artigo que preparamos para você, pois aqui vamos te contar o que é, o que oferece, quais são os requisitos para admissão e os cursos disponibilizados. Além disso, vamos falar sobre as bolsas de estudo e como concorrer, e também sobre financiamento estudantil. Você verá, ainda, os principais motivos por que estudar na Holanda. Confira!

O que é o Nuffic Neso Brazil e o que oferece

É um escritório de representação do EP-Nuffic que fornece informações sobre estudar na Holanda. É disponibilizada uma base de dados Studyfinder, onde é possível ter uma visão geral completa, confiável e com informações atualizadas sobre o que as instituições holandesas de ensino superior oferecem.

São mais de 2.100 programas, de seminários de treinamento de curta duração a programas completos de bacharelado e mestrado, ministrados completamente em inglês.

Na plataforma, você pode realizar uma busca por palavra-chave e ter acesso a todos os cursos existentes na sua área de estudo, seus respectivos valores, requisitos de admissão, opções de bolsas de estudo, entre outras informações.

Objetivos do Nuffic Neso Brazil

O escritório da Nuffic Neso Brazil tem como objetivos:

  • Promoção do ensino superior holandês no Brasil;
  • Cooperação institucional;
  • Fornecimento de informações e análises de mercado;
  • Promoção genérica e aconselhamento de estudantes;
  • Estímulo à cooperação institucional entre universidades brasileiras e holandesas;
  • Desenvolvimento de relacionamento com ex-alunos.

Nuffic Neso Brazil: requisitos para admissão

Para o candidato ser admitido em um programa de ensino superior, deve, primeiramente, entrar em contato com a instituição que oferece o programa, que vai lhe dizer exatamente quais são os requisitos de admissão aplicados ao programa escolhido por ele.

O principal requisito ser admitido em um curso de bacharelado é possuir um diploma do ensino secundário ao nível adequado. Este nível é definido pela instituição.

Em áreas de estudo mais populares, o número de vagas é limitado e as cotas estão definidas. As instituições estabelecem seus próprios requisitos adicionais em alguns programas, como artes, por exemplo. Para admissão em um programa de mestrado, é essencial possuir pelo menos um grau de bacharel ou equivalente.

Se sabe qual diploma a instituição de sua escolha estabeleceu como requisito mínimo, é possível verificar a equivalência do seu diploma no site da Nuffic Neso Brazil.

Saiba como fazer intercâmbio na Holanda.

Requisitos linguísticos

É fundamental falar, ler e escrever bem em inglês. O candidato deve ter sido aprovado em um teste do idioma inglês. IELTS e TOEFL são comumente aceitos, mas as instituições também podem aceitar outros testes. As pontuações mínimas necessárias são 550 (exames redigidos) ou 213 (exames por computador) para o TOEFL. Para o IELTS é preciso fazer uma pontuação mínima de 6.

É possível encontrar os requisitos linguísticos para programas ou cursos individuais no banco de dados dos programas de estudo internacionais.

Ano preparatório

Algumas vezes, o candidato ainda não é elegível para o programa de sua escolha, mas com um pouco de preparação extra poderá se tornar elegível.

Nuffic Neso Brazil ano preparatório

A instituição de ensino superior holandesa de sua escolha pode lhe fornecer uma carta de aceitação condicional. Dessa forma, a lei de imigração holandesa permitirá que o candidato fique na Holanda por, no máximo, um ano antes de continuar seus estudos de nível superior para fazer cursos preparatórios e passar nos exames da instituição.

Após passar nos exames, a carta de aceitação condicional será transformada em uma carta de aceitação definitiva. O folheto em inglês, “A preparatory year before admission to a Dutch university” (Um ano de preparação antes de ingressar em uma universidade holandesa) lhe dará todas as informações sobre o assunto.

Avaliação de diploma

É necessário que a instituição de ensino superior na Holanda saiba se o seu diploma o qualifica para ingressar no programa de estudos. Não é preciso apresentar provas. A instituição pode ter o seu diploma avaliado gratuitamente pela Nuffic.

A Nuffic atua como o National Academic Recognition Information Centre (NARIC) holandês para avaliar os diplomas estrangeiros na educação de nível superior e secundário geral.

Possui diversos profissionais especializados nos sistemas de ensino de muitos países, que podem comparar o seu diploma com o sistema de ensino holandês, para concluir se você atende aos requisitos de admissão da instituição. Esta avaliação é somente um aconselhamento e a instituição é quem tomará a decisão final de admissão.

Qual língua se fala na Holanda? Conheça o idioma e os dialetos.

Tipos de cursos disponibilizados

Os cursos oferecidos na Holanda são nas seguintes áreas:

  • Ciências Humanas e Sociais;
  • Direito, Admiração e Segurança Pública;
  • Administração, Ciências Econômicas e Gestão de Negócios;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências Aplicadas e Naturais;
  • High Tech: Engenharia e Tecnologia.

Confira todos os cursos disponíveis, de acordo com as áreas. Além disso, há programas de estudos em holandês.

Bolsas de estudo, como concorrer e programas de financiamento

Você pode estudar na Holanda com uma das várias bolsas de estudo oferecidas. O ensino superior no país é subsidiado pelo governo e os gastos do estudante são relativamente baixos. Mesmo assim, há diversas bolsas e fontes de financiamento disponíveis para estudar na Holanda.

No entanto, antes de iniciar uma pesquisa sobre bolsas de estudo, o estudante deve verificar se a sua instituição possui um programa de intercâmbio com uma instituição holandesa. Esta é a maneira mais fácil e barata de estudar na Holanda.

Além disso, normalmente as universidades holandesas oferecem bolsas institucionais parciais e integrais para potenciais talentos.

Orange Tulip Scholarship Brazil

O Nuffic Neso Brazil administra o programa Orange Tulip Scholarship (OTS), exclusiva para brasileiros. Com opções que financiam 100% do valor do curso ou que oferecem também ajuda de custo, o programa privilegia a excelência acadêmica.

Para se candidatar ao programa Orange Tulip Scholarship Brazil, os seguintes requisitos gerais devem ser cumpridos:

  • Ter somente cidadania brasileira;
  • Apresentar excelente desempenho acadêmico;
  • Ter obtido o grau necessário para cursar o programa desejado (bacharelado requer diploma de ensino médio; mestrado requer diploma de bacharelado);
  • Não estar estudando ou trabalhando atualmente na Holanda;
  • Ser fluente – escrita e oral – em inglês (é exigido certificado de proficiência);
  • Estar atualmente no processo de admissão ou já ter sido admitido em alguma(s) instituição (instituições) de ensino superior holandesa(s) participantes do programa.

Veja quais são os documentos necessários para concorrer à Orange Tulip Scholarship.

Brasileiros na Holanda: saiba como é a comunidade brasileira no país.

Holland Scholarship

É um programa financiado pelo Ministério Holandês da Educação, Ciência e Cultura e pelas universidades holandesas. O programa de bolsas se destina a estudantes estrangeiros de fora do Espaço Econômico Europeu (EEA) que pretendem cursar bacharelado ou mestrado na Holanda.

Os requisitos para se candidatar a essa bolsa de estudo são:

  • Ser nativo de um país não membro da EEA;
  • Atender todas as exigências e requisitos de admissão da universidade da sua escolha;
  • Verificar diretamente com a universidade do seu interesse se ela participa do programa Study in Holland HS;
  • Não ter diploma emitido por uma universidade holandesa.

Para se candidatar ao Holland Scholarship, o estudante deve contatar diretamente a universidade holandesa da sua escolha.

Outras bolsas de estudo

Além dessas bolsas, há outras oferecidas para quem quer estudar de graça ou com desconto parcial em universidades holandesas, como os programas CAPES e Erasmus Mundus. Conheça as outras possibilidades de bolsas.

Bolsa de estudo na Europa: para licenciatura, mestrado e MBA.

Financiamento para estudar na Europa

A Nuffic Neso Brazil disponibiliza as diversas oportunidades de estudar na Holanda, inclusive com bolsas de estudo. Mas, caso você precise de um financiamento estudantil para cursar mestrado nas áreas de negócio, inclusive MBA, em uma universidade holandesa, pode buscar uma empresa privada que oferece financiamento estudantil para garantir os seus estudos no exterior.

Existem diversas empresas no mercado que oferecem esse tipo de empréstimo, mas é preciso estar atento aos juros cobrados e ao prazo para retornar o investimento.

Dentre as principais plataformas que oferecem financiamento, nós recomendamos a Prodigy Finance pode ser uma alternativa simples, online e com taxas de juros competitivas internacionalmente (que variam de acordo com o candidato).

Acesse a página da Prodigy para verificar quais escolas e programas são elegíveis ao financiamento estudantil.

Uma grande vantagem da Prodigy é que com ela o estudante não precisa efetuar nenhum pagamento enquanto estuda: ele só começa a pagar o empréstimo 6 meses depois que terminarem as aulas. Além disso, é possível antecipar seu empréstimo.

Financiamento de até 80%

O financiamento estudantil inclui o custo da universidade e uma parte do custo de vida, podendo chegar a até 80% da soma do custo de vida e o tuition, de acordo com a escola e do programa.

A instituição já financiou os estudos de 14.500 estudantes de 150 países e em mais de 600 escolas. E, ao contrário dos bancos, a Prodigy não exige garantias ou fiador e leva em consideração o perfil do estudante e o seu potencial de ganho.

Veja, detalhadamente, todas as etapas para um empréstimo na Prodigy Finance.

É preciso analisar se a Prodigy financia o curso que você pretende e se as condições oferecidas pela empresa cabem no seu bolso antes de contratar. Faça tudo com cautela para garantir o seu empréstimo de forma tranquila e responsável.

Por que estudar na Holanda?

Confira os principais motivos pelos quais vale a pena estudar na Holanda.

  • O ensino superior na Holanda é conhecido no mundo todo por sua qualidade elevada. O país é eleito o 3º melhor ensino superior do mundo;
  • A Holanda oferece diversas vantagens para os estudantes estrangeiros;
  • O estudante tem a oportunidade de intensificar seus estudos em inglês;
  • A vida na Holanda é acessível, se comparada ao custo de vida nos países de língua inglesa. Além disso, as mensalidades escolares são relativamente baixas;
  • A Holanda é a 21ª maior economia mundial;
  • Seu diploma de uma instituição de ensino superior holandesa e sua experiência de vida na Holanda são muito valorizados na hora de conseguir uma oportunidade de trabalho;
  • O país oferece anuidades razoáveis: se você for um estudante da União Europeia, a anuidade para se inscrever em um programa de graduação é em torno de 1.700 euros, podendo variar de acordo com a instituição;
  • O estudante pode ser elegível a receber um empréstimo para a taxa de matrícula, ou, até mesmo, uma restituição ou uma bolsa do governo holandês;
  • São disponibilizadas mais de 2.100 opções de cursos em inglês entre programas de graduação, pós-graduação e cursos de curta duração;
  • O estudante tem a oportunidade de conviver com diversas nacionalidades e culturas em sala de aula;
  • Há mobilidade para se locomover de bicicleta;
  • Proximidade com outros países, como Bélgica e Alemanha;
  • Descontos para estudantes (existem cartões de desconto disponíveis para jovens e estudantes, como o European Youth Card, por exemplo, com ofertas em diversos estabelecimentos de compras, festivais, museus, teatros etc.).

Se você se interessou pelo assunto e pretende estudar no país das tulipas, conheça tudo sobre a Holanda neste artigo que escrevemos.

COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.