ENEM para estudar na França: como funciona e como se candidatar

França  / 

É muito comum os estudantes procurarem as universidades em Portugal para ingressar utilizando as notas obtidas no ENEM. Mas o que poucos sabem é que é possível usar também o ENEM para estudar na França.

Você não sabia? Pois é! O processo não é tão simples como nas universidades portuguesas, mas é possível. Veja tudo sobre como usar o ENEM para estudar na França aqui nesse artigo.

É possível usar ENEM para estudar fora do Brasil?

Sim, é possível. Atualmente muitas universidades de Portugal possuem acordos com o governo brasileiro e aceitam as notas do ENEM como forma de ingresso.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Além de Portugal, outros países, como França, Canadá, Reino Unido e Irlanda também aceitam o ENEM.

Veja como estudar em Portugal usando ENEM.

Como usar o ENEM para estudar na França

Para usar o ENEM para estudar na França, não basta somente ter uma boa nota. As universidades francesas exigem que o aluno tenha sido aprovado em uma universidade brasileira em um curso parecido com o que ele quer cursar na França.

Por isso, o processo para usar o ENEM para estudar na França é um pouco mais complicado quando comparamos com Portugal, por exemplo. Mas não é impossível!

Além de ter feito o ENEM e de ter sido aprovado em uma universidade no brasil, o candidato deverá comprovar que sabe falar francês quando for se candidatar usando o ENEM para estudar na França.

Veja nesse artigo as melhores maneiras de aprender francês.

Tem nota mínima?

Não foi estabelecida uma nota mínima para estudar na França, visto que o candidato deve já ter sido aprovado em uma universidade (pública ou particular) no Brasil em um curso correlato.

Quanto custa estudar na França?

Se a ideia for se candidatar a uma universidade pública na França, o estudante deverá pagar um valor de inscrição, que varia entre 170 a 400 euros por ano letivo. O custo de vida na França (sem ser na cidade de Paris, pois é uma cidade muito cara para se morar) varia de 700 a 1100 euros mensais.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Quais os cursos que posso fazer?

Vai depender da universidade. Como já falamos, para usar o ENEM para estudar na França vai precisar também ter sido aprovado para uma universidade no Brasil, e só então poderá se candidatar a uma universidade francesa, a um curso correlato.

Cada universidade terá as suas próprias regras, por isso você terá que verificar a informação no site de cada uma.

Para isso, você vai precisar de um visto de estudante para a França. Saiba como conseguir aqui.

Vale a pena estudar na França?

Quando o assunto é fazer intercâmbio, eu confesso ser muito suspeita para opinar. Todo tipo de mudança que venha a acrescentar algo nas nossas vidas, na minha opinião, é muito válido.

Morar em um outro país é uma enorme mudança, principalmente em um lugar onde é outra língua, outra cultura e outro sistema de ensino. Ter um diploma europeu abre muitas portas, e por isso, quem tem essa oportunidade não deveria deixar passar.

Não é fácil morar longe da família e dos amigos, alguns dias serão mais difíceis do que outros, alguns dias pensamos em desistir, mas no final, quando pegamos o nosso diploma, vemos que todos os sacrifícios que fizemos valeram a pena.

Veja nosso artigo completo sobre as vantagens e desvantagens de morar na França.

O que é o ENEM

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio. Além de avaliar o desempenho e a qualidade do ensino no país, é a principal forma de ingresso no ensino superior. Através do ENEM os estudantes podem se candidatar aos apoios do governo (prouni, fies, sisu. etc).

Quem pode fazer ENEM

Todos os estudantes que estão no ensino médio ou já concluíram o ensino básico, os alunos de supletivo e os aprovados no Encceja.

Você já fez intercâmbio ou está pensando em fazer? Vai usar o ENEM para estudar na França? Conta aí pra gente!

Se você está pensando em ir para a França, saiba que o seguro viagem para a França é obrigatório. Saiba tudo aqui.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.