Filmes franceses: os 10 melhores de todos os tempos

França  / 

Não menospreze os filmes franceses. Estamos muito acostumados com as produções americanas e acabamos não experimentando filmes de outros países. Assim como Itália, a França tem excelentes produções.

Fizemos um top 10, mas pode ter certeza que ainda existem muitos filmes franceses que valem a pena assistir.

Os filmes franceses que você não pode deixar de assistir

1. Os Incompreendidos

O filme de 1959 é um drama dirigido por François Truffaut. O protagonista chamado Antoine Doinel tem 14 anos e não recebe muita atenção dos seus pais. Um dia, ele mata aula para ir ao cinema com os amigos e acaba descobrindo que a mãe tem um amante. O que vai acontecer, guardamos segredo para não estragar as surpresas que o filme reserva. Vale a pena assistir, por isso é o nosso top 1 dos filmes franceses.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

2. As Canções de Amor

O filme de 2007, dirigido por Cristophe Honoré, se trata de “quase” um musical. O casal que protagoniza o filme, que se passa em Paris, canta pelo telefone uma canção.

Podemos dizer que é um filme de amor leve e com canções bonitas de se ouvir. Nenhum roteiro complicado e nada mais do que uma história que poderia ser sem sal, caso não fosse tão bem contada, através de canções.

Confira também o nosso top 10 de filmes espanhóis.

3. Amores Imaginários

O filme romântico de Xavier Dolan conta a história de dois amigos inseparáveis, Marie e Francis, que levam a amizade e a vida sem nenhum problema até entrar um novo “integrante”, Nicolas.

O rapaz  se mudou para Montreal chegado de uma cidade do interior. Os dois amigos “incluem” Nicolas e amizade passa a ser entre eles três, porém, para Marie e Francis é mais que amizade, pois os dois se apaixonam por Nicolas.

Eles têm ideias obsessivas pelo rapaz. Até que a amizade antiga entre os dois se vê abalada pelo interesse por Nicolas.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

4. Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois

Truffaut conta a história de Jules, um filme baseado no livro de Henri-Pierre. O rapaz é um alemão ingênuo e o outro protagonista, Jim, um francês sedutor e elegante. Os rapazes são amigos até que se apaixonam pela mesma mulher.

A história é mais um dos clássicos filmes franceses que mostram a relação a três e os conflitos de amores mal resolvidos.

Conheça também 20 músicas francesas memoráveis.

5. Acossado

Acossado é um filme de 1960 dirigido por Jean-Luc Godard. O gênero é uma mistura de drama, romance e policial.

Um roubo de carro em Marselha dá início ao filme. O ladrão, Michel, vai para Paris e no meio do caminho deixa um policial morto, quando este tenta fazer com que ele pare por excesso de velocidade. Já em Paris, a estudante americana com quem havia se envolvido em outro momento, Patrícia, tem que ajudá-lo, o escondendo.

Ele convence Patrícia prometendo que uma vez que tenha dinheiro para fugir ela irá com ele para Itália. Porém, o crime que Michael cometeu está estampado em todos os jornais, o que dificulta a fuga.

Boa parte do filme passa no apartamento de Patrícia: o namoro entre eles, as conversas e até que ela fica grávida.

Quando fica sabendo da gravidez, ele esquece que é um fugitivo e sai pelas ruas de país cometendo pequenos roubos, mas sua fuga terá fim quando um informante acaba vendo Michael na cidade.

Gosta também de filmes italianos? Veja a nossa lista dos 10 melhores aqui.

6. Há Tanto Tempo Que Te Amo

O filme de 2008, dirigido por Phillippe Claudel, é um drama. Conta a história de Juliette, que após 15 anos de rejeição e ausência volta a encontrar sua família. Sua irmã, Léa, mais nova, decide recebê-la em sua casa, onde vive com duas filhas, seu marido e o sogro.

Porém, não demora muito para que o motivo que afastou Juliette da sua família volte a atormentar os moradores da casa.

7. Camille Claudel

O filme de 1987, dirigido por Bruno Nuytten, é uma biografia – drama. Conta a história da jovem escultora que passa por um conflito com a sua família quando decide ser aprendiz de Auguste Rodin. Ela e o escultor viram amantes e ela acaba caindo em desgraça na sociedade da época.

O filme mostra os 15 anos do difícil relacionamento de Camille e o escultor e até que ela termina a relação, que custa a ela uma depressão profunda. O seu irmão, diante da situação, interna Camille em um hospital psiquiátrico.

Cultura da França: veja o estilo de vida dos franceses que poucos conhecem.

8. A História de Adéle H.

O filme de 1975, sob a direção de François Truffaut mostra um amor não correspondido, que acaba se transformando em desespero, loucura e perseguição. A protagonista Adéle sai em busca do seu amor, um oficial britânico e ela não mede esforços: atravessa o Atlântico em busca do rapaz. Porém, se trata de um amor que existia somente para ela e Adéle tem dificuldade de aceitar que não é correspondida.

A situação é ainda mais complicada porque a moça está prometida para outro e também começa a usar artifícios para tentar ficar com o seu amor platônico.

Não deixe de ler também sobre as tradições da cultura italiana e da cultura portuguesa.

9. O Tempo Que Resta

O filme é de 2006, dirigido por François Ozon e se trata de um drama, que passa em Paris. O protagonista, Romain, sabe que está doente, tem câncer e também das suas poucas chances de sobreviver. Por isso, ele decide que vai viver o tempo que lhe resta e abre mão do tratamento, assim como não conta para a família. Como “estratégia”, trata mal sua família.

10. A Mulher do Lado

O filme de 1981, dirigido por François Truffaut conta a história de um casal que vivia em plena harmonia, Arlette e Bernard, até chegarem novos vizinhos: Philippe e Mathilde. Bernard e Mathilde no passado tinham sido amantes e o reencontro reacende a paixão entre os dois e acaba abalando a vida de ambas as famílias.

Vai visitar a França? Então você precisa contratar um seguro de viagem para a França, é obrigatório. Saiba como aqui.

Gostou da nossa lista de filmes franceses? Sentiu falta de algum em especial? Diga nos comentários quais foram os filmes franceses que mais te marcaram!

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Danielle é brasileira, jornalista e já viveu em Milão, na Itália e Linz, na Áustria, somando 5 anos na Europa. Atualmente, mora em Madrid e está cursando Cinema no Instituto del Cine de Madrid. Apaixonada por viagem e moda, deu início ao projeto Italy Fashion Time, em Milão, cujo objetivo é proporcionar aos brasileiros uma experiência no mundo da moda italiana.