Não menospreze os filmes franceses. Estamos muito acostumados com as produções americanas e acabamos não experimentando filmes de outros países. Assim como Itália, a França tem excelentes produções.
Os filmes franceses que você não pode deixar de assistir
1. Os Incompreendidos
O filme de 1959 é um drama dirigido por François Truffaut. O protagonista chamado Antoine Doinel tem 14 anos e não recebe muita atenção dos seus pais. Um dia, ele mata aula para ir ao cinema com os amigos e acaba descobrindo que a mãe tem um amante. O que vai acontecer, guardamos segredo para não estragar as surpresas que o filme reserva. Vale a pena assistir, por isso é o nosso top 1 dos filmes franceses.
2. As Canções de Amor
O filme de 2007, dirigido por Cristophe Honoré, se trata de “quase” um musical. O casal que protagoniza o filme, que se passa em Paris, canta pelo telefone uma canção.
Podemos dizer que é um filme de amor leve e com canções bonitas de se ouvir. Nenhum roteiro complicado e nada mais do que uma história que poderia ser sem sal, caso não fosse tão bem contada, através de canções.
Confira também o nosso top 10 de filmes espanhóis.
3. Amores Imaginários
O filme romântico de Xavier Dolan conta a história de dois amigos inseparáveis, Marie e Francis, que levam a amizade e a vida sem nenhum problema até entrar um novo “integrante”, Nicolas.
O rapaz se mudou para Montreal chegado de uma cidade do interior. Os dois amigos “incluem” Nicolas e amizade passa a ser entre eles três, porém, para Marie e Francis é mais que amizade, pois os dois se apaixonam por Nicolas.
Eles têm ideias obsessivas pelo rapaz. Até que a amizade antiga entre os dois se vê abalada pelo interesse por Nicolas.
4. Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois
Truffaut conta a história de Jules, um filme baseado no livro de Henri-Pierre. O rapaz é um alemão ingênuo e o outro protagonista, Jim, um francês sedutor e elegante. Os rapazes são amigos até que se apaixonam pela mesma mulher.
A história é mais um dos clássicos filmes franceses que mostram a relação a três e os conflitos de amores mal resolvidos.
Conheça também 20 músicas francesas memoráveis.
5. Acossado
Acossado é um filme de 1960 dirigido por Jean-Luc Godard. O gênero é uma mistura de drama, romance e policial.
Um roubo de carro em Marselha dá início ao filme. O ladrão, Michel, vai para Paris e no meio do caminho deixa um policial morto, quando este tenta fazer com que ele pare por excesso de velocidade. Já em Paris, a estudante americana com quem havia se envolvido em outro momento, Patrícia, tem que ajudá-lo, o escondendo.
Ele convence Patrícia prometendo que uma vez que tenha dinheiro para fugir ela irá com ele para Itália. Porém, o crime que Michael cometeu está estampado em todos os jornais, o que dificulta a fuga.
Boa parte do filme passa no apartamento de Patrícia: o namoro entre eles, as conversas e até que ela fica grávida.
Quando fica sabendo da gravidez, ele esquece que é um fugitivo e sai pelas ruas de país cometendo pequenos roubos, mas sua fuga terá fim quando um informante acaba vendo Michael na cidade.
Gosta também de filmes italianos e filmes portugueses? Veja as nossas listas dos melhores.
6. Há Tanto Tempo Que Te Amo
O filme de 2008, dirigido por Phillippe Claudel, é um drama. Conta a história de Juliette, que após 15 anos de rejeição e ausência volta a encontrar sua família. Sua irmã, Léa, mais nova, decide recebê-la em sua casa, onde vive com duas filhas, seu marido e o sogro.
Porém, não demora muito para que o motivo que afastou Juliette da sua família volte a atormentar os moradores da casa.
7. Camille Claudel
O filme de 1987, dirigido por Bruno Nuytten, é uma biografia – drama. Conta a história da jovem escultora que passa por um conflito com a sua família quando decide ser aprendiz de Auguste Rodin. Ela e o escultor viram amantes e ela acaba caindo em desgraça na sociedade da época.
O filme mostra os 15 anos do difícil relacionamento de Camille e o escultor e até que ela termina a relação, que custa a ela uma depressão profunda. O seu irmão, diante da situação, interna Camille em um hospital psiquiátrico.
Cultura da França: veja o estilo de vida dos franceses que poucos conhecem.
8. A História de Adéle H.
O filme de 1975, sob a direção de François Truffaut mostra um amor não correspondido, que acaba se transformando em desespero, loucura e perseguição. A protagonista Adéle sai em busca do seu amor, um oficial britânico e ela não mede esforços: atravessa o Atlântico em busca do rapaz. Porém, se trata de um amor que existia somente para ela e Adéle tem dificuldade de aceitar que não é correspondida.
A situação é ainda mais complicada porque a moça está prometida para outro e também começa a usar artifícios para tentar ficar com o seu amor platônico.
Não deixe de ler também sobre as tradições da cultura italiana e da cultura portuguesa.
9. O Tempo Que Resta
O filme é de 2006, dirigido por François Ozon e se trata de um drama, que passa em Paris. O protagonista, Romain, sabe que está doente, tem câncer e também das suas poucas chances de sobreviver. Por isso, ele decide que vai viver o tempo que lhe resta e abre mão do tratamento, assim como não conta para a família. Como “estratégia”, trata mal sua família.
10. A Mulher do Lado
O filme de 1981, dirigido por François Truffaut conta a história de um casal que vivia em plena harmonia, Arlette e Bernard, até chegarem novos vizinhos: Philippe e Mathilde. Bernard e Mathilde no passado tinham sido amantes e o reencontro reacende a paixão entre os dois e acaba abalando a vida de ambas as famílias.
Vai visitar a França? Então você precisa contratar um seguro de viagem para a França, é obrigatório. Saiba como aqui.
Gostou da nossa lista de filmes franceses? Sentiu falta de algum em especial? Diga nos comentários quais foram os filmes franceses que mais te marcaram!
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →