A cultura portuguesa é repleta de muita história e a arte no país europeu está presente no dia a dia da população. Todos os dias existem apresentações culturais, shows, peças de teatro e exposições no país luso. Apesar de a música ainda ser mais popular, o cinema e os filmes portugueses também estão presentes na cena cultural.
Por isso, hoje resolvemos fazer uma lista para você conhecer os filmes portugueses mais famosos, prestigiados e os mais vistos de todos os tempos. Vamos lá?

Lista dos melhores filmes portugueses

Confira a lista dos melhores e os mais assistidos filmes portugueses da história:

O Pátio das Cantigas

O filme “O Pátio das Cantigas” é uma comédia portuguesa do ano de 1942 e é o filme português mais assistido da história. O filme é um musical, preto e branco e ganhou um remake de Leonel Vieira no ano de 2015, com filme e também minissérie. O filme repaginado teve mais de 444 mil espectadores nos cinemas.
O original conta a participação de António Silva, Francisco Ribeiro, Laura Alves e Vasco Santana. A história do longa metragem conta os dramas pessoais dos moradores de um bairro típico de Lisboa durante as festas dos Santos Populares.

Conheça as livrarias em Portugal que entregam no Brasil: descubra quais livros e quais os custos.

A canção de Lisboa

O filme “A canção de Lisboa” é um dos mais importantes de Portugal e é datado de 1933. A comédia em preto e branco tem no elenco Vasco Santana, Beatriz Costa, São José Lapa e António Silva.
Em 2016, o longa contou com uma refilmagem produzida por Leonel Vieira em uma trilogia chamada de “Novos Clássicos”, que contou além de “O Pátio das Cantigas”, com o “O Leão da Estrela”.
População de Portugal: conheça os dados demográficos do país.

O Crime do Padre Amaro

Já o longa “O Crime do Padre Amaro” é um dos filmes portugueses com mais espectadores, 381 mil no total, e é do ano de 2005. Ele é baseado na obra do escritor português Eça de Queirós, de 1875.
O elenco do filme conta com Jorge Corrula e Soraia Chaves, e conta a história de um padre recém-saído do seminário que vai para Leiria substituir um padre. Lá ele conhece uma jovem sedutora e vive dilemas entre a batina e o desejo da pele.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Tentação

O filme português “Tentação” é um drama/romance do ano de 1997 e teve mais de 361 mil espectadores nos cinemas.
O longa foi realizado por Joaquim Leitão e tem no elenco Joaquim de Almeida, Cristina Câmara, Diogo Infante e Ana Bustorff. O filme ganhou o Globo de Ouro de 1998 como o Melhor Filme e foi bastante elogiado.

7 Pecados Rurais

Já o filme de comédia “7 Pecados Rurais” de 2013 teve 324 mil espectadores em Portugal. Foi o filme mais visto do país europeu em 2013 nas salas de cinema e ganhou quatro prêmios na primeira edição dos Prêmios Áquila, um importante evento nacional que premia as melhores produções cinematográficas de Portugal (cinema e televisão).

Filme da Treta

O longa de humor, o “Filme da Treta” de 2006, contou com mais de 279 mil espectadores e foi um sucesso em Portugal. O filme português foi produzido pela SIC e tem no elenco José Pedro Gomes, António Feio, Marco Horário e Maria Rueff.

O Lugar do Morto

A lista dos filmes portugueses mais assistidos conta com poucos dramas, mas na lista aparece o longa “O Lugar do Morto” de 1984. O filme foi um dos maiores sucessos do cinema português com mais de 300 mil espectadores.
Dirigido por António Pedro Vasconcelos, conta no elenco com Ana Zanatti, Pedro Oliveira, Teresa Madruga, Diogo Vasconcelos e Manueka de Freitas. No ano de 1984, o filme ganhou 4 prêmios da Federação Portuguesa de Autores, na Espanha recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Prêmio Sonny e em Moscou o prêmio de melhor interpretação masculina.
Baladas em Portugal: conheça as melhores dicas das festas portuguesas.

Capas Negras

Já o longa “Capas Negras” foi um dos filmes portugueses mais assistidos em 1947 e bateu muitos recordes do cinema português. Com Amália Rodrigues no elenco, o filme foi realizado por Armando de Miranda. O filme ficou por 22 semanas em cartaz e foi um grande sucesso no país.
Amália Rodrigues, a mais importante cantora de fado de Portugal de todos os tempos, teve com o filme o seu maior reconhecimento como atriz.

Balas e Bolinhos – O Último Capítulo

O filme português de ação e comédia “Balas e Bolinhos – O Último Capítulo” é de 2012 e o último capítulo da trilogia Balas e Bolinhos. O filme está na lista porque obteve um grande sucesso de bilheteria em Portugal, com mais de 256 mil de espectadores.

Falando em filmes, veja uma lista de lugares portugueses que parecem cenário.

Amália – O Filme

O longa “Amália – O Filme” de 2008 teve mais de 215 espectadores nos cinemas de Portugal. O filme foi a primeira biografia da mais importante fadista do país luso. O elenco conta com Sandra Barata Belo, Carla Chambel, Ricardo Carriço, Ricardo Pereira.
Grupo de brasileiros em Portugal: descubra quais os melhores e como participar.

Filme da atualidade: “Alguém como eu”

Já entre os filmes portugueses da atualidade estão “Alguém como eu” de Leonel Vieira, de 2017. No elenco estão o famoso ator português Ricardo Pereira (que também atua no Brasil) e atriz brasileira global Paolla Oliveira. O longa se passa em Lisboa e é uma comédia romântica bastante divertida e muito bem produzida.

Conheça quais são as cidades mais ricas de Portugal: o Top 4 e outros destaques.
Se você vai viajar para Portugal, recomendamos fazer a cotação de passagens no portal Kayak. Ele mostra os valores dos voos de diversas companhias aéreas para que você possa economizar.