Cidades mais ricas de Portugal: conheça o Top 4 e outros destaques

Portugal  / 

Você sabe quais são as cidades mais ricas de Portugal? Fizemos uma lista com as cidades mais ricas do país de acordo com dados do INE, Instituto Nacional de Estatística, que faz a análise levando em consideração o poder de compra dos cidadãos de cada uma delas.

Cidades mais ricas de Portugal: como é calculado o poder de compra?

Para entendermos melhor a lista de cidades mais ricas de Portugal, vamos ver como é feito o cálculo de poder de compra pelo INE. O Instituto Nacional de Estatísticas de Portugal considera a média nacional, isto é, o poder de compra do país, como o padrão. O valor é de 100. Sendo assim, se uma cidade chega a 200, ela é mais rica porque tem o dobro da média, se tem 50, pobre porque tem a metade.

Funchal, por exemplo, aparece com pouco menos de 112, o que significa que está pouco acima da média. Enquanto Alcochete, também vai um pouco acima da média, não chegando a 116. Trata-se de uma pequena cidade, porém, nota que sua parte urbana vem crescendo ao longo dos anos. Segundo dados do próprio INE, esse crescimento se deve a proximidade com Lisboa e a facilidade de chegar até a capital.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Conheça a distância entre Lisboa e outras cidades portuguesas.

Já com melhor colocação entre as cidades mais ricas de Portugal está Matosinhos, chegando a quase 121, um lugar famoso pela sua culinária com ingredientes provenientes do mar. A cidade está em pleno desenvolvimento, segundo dados do Instituto. Aveiro está um pouco acima de Matosinhos.

Cascais é considerada uma importante cidade para o turismo de Portugal, e entre as cidades mais ricas de Portugal, supera 125. Sines vem crescendo continuamente nos últimos anos, destacando-se o complexo portuário-industrial, de extrema importância para a cidade.

Saiba como é morar nos arredores do Porto.

São João da Madeira é uma cidade importante para a parte empresarial de Portugal. Seu grande destaque é a indústria do calçado, por isso, a cidade é chamada de “capital do calçado”. A produção é distribuída dentro e fora do país.
Superando o 130, Coimbra aparece entre as cidades mais ricas de Portugal. É uma das cidades com mais história em Portugal, seu patrimônio é muito rico.

T0p 4 das cidades mais ricas de Portugal

Vamos destacar as 4 cidades mais ricas de Portugal, segundo o INE, Instituto Nacional de Estatística.

4. Faro

Faro tem o índice de quase 133, é a capital da Algarvia. A cidade é uma porta de entrada de visitantes que vão até a região. Não importa se inverno ou verão, a cidade continua recebendo turistas e restaurantes, comércio, hotéis ajudam no crescimento da cidade.

 

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Segundo dados do INE, Faro “sofreu” um grande crescimento demográfico e, por isso, poderia ser dividida em duas. Uma zona “antiga”, onde pessoas vivem da pesca, e na parte nova espaços amplos e novas áreas residenciais. Descubra como é o clima em Portugal neste artigo.

3. Porto

Porto chega a quase 170 no índice do INE e tem grande destaque na Europa, uma das cidades preferidas dos turistas europeus e mundiais, tudo graças ao seu patrimônio histórico. Também destaca-se o conhecido vinho do porto.

 

A cidade tem uma vida cultural vasta e é famosa não só pela sua beleza, mas pela atmosfera amigável que oferece para os visitantes. Uma mistura do tradicional com o moderno, em espaços únicos.

Veja um guia completo de o que fazer no Porto.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

2. Oeiras

Oeiras fica melhor posicionada entre as cidades mais ricas de Portugal, perdendo somente para a capital Lisboa. Seu índice é de 180.73, bem perto do dobro da média do país determinada pelo INE para fazer o cálculo.

 

Pequena, Oeiras tem somente 45,84 quilômetros de área e pouco mais de 162.000 habitantes. Faz fronteira com Sintra, Amadora e Cascais. Passou a ser chamada de cidade em 1759, pela carta régia de Dom José I. Porém, em Oeiras é possível ver construções do século XII. Estão lá instaladas muitas empresas.

1. Lisboa

Entre as cidades mais ricas de Portugal, sendo a mais rica de todas, com o dobro da média, seu índice é de 207.91, está Lisboa. Está localizada sobre o rio Tejo. Capital de Portugal, abriga mais de 20 séculos de história e claro, é uma das cidades mais importantes para o turismo do país.

 

Lisboa, além de oferecer ótima comida e vinho para os seus visitantes, tem como característica as fachadas de azulejos das construções, as estreitas ruas medievais, seus famosos bairros Alto e Alfama. Além de oferecer uma vida noturna divertida e animada.

Comer no Porto e Lisboa: 14 restaurantes que você vai querer visitar.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.