Os programas de pós-graduação na Inglaterra são os mais populares do mundo, acolhendo mais de 500 mil estudantes internacionais. No entanto, para se tornar um desses alunos, você precisa de um visto e cumprir alguns requisitos básicos.

Neste artigo, explicaremos como funciona a pós-graduação no país, documentos necessários, custos, melhores instituições e até se realmente vale a pena se matricular em um desses cursos. Confira!

Como fazer pós-graduação na Inglaterra?

Para fazer pós-graduação na Inglaterra você precisa passar por um processo seletivo na instituição escolhida. Embora varie de universidade para universidade, essa etapa geralmente envolve a realização de exames de admissão, rodadas de entrevistas e o envio de documentos como:

  • Diploma de graduação;
  • Cartas de recomendação;
  • Teste de proficiência em inglês;
  • Declarações financeiras;
  • Passaporte válido;
  • Visto de estudante, entre outros.

A maioria das universidades inglesas permite o envio da inscrição ao longo do ano, mas alguns cursos de pós-graduação têm prazos específicos. Por isso, é melhor entrar em contato com a instituição escolhida para saber detalhes específicos sobre o processo seletivo.

Como funciona a pós-graduação na Inglaterra?

A pós-graduação na Inglaterra funciona como a próxima etapa de estudo após a graduação, sendo classificado como nível 7 ou 8. Os cursos podem ser classificados como “ensinados” ou “pesquisados”.

Os cursos de pós-graduação “ensinados” são estruturados de forma semelhante aos cursos de graduação, envolvendo palestras, tutoriais, laboratórios e os tutores acadêmicos desempenham papel central no ensino.

Por outro lado, os cursos de pós-graduação “pesquisados” são mais focados na pesquisa independente. Nesses programas, os estudantes conduzem sua própria investigação acadêmica com base em uma pergunta de pesquisa original que eles formulam.

Sonha morar na Inglaterra?

Conheça o nosso Ebook Morar na Inglaterra e saiba como se mudar para o país com toda a segurança, de forma legal e contando com a informação atualizada do Euro Dicas. A qualidade de vida do Reino Unido espera por você!

SABER MAIS →

Explicamos com mais detalhes as principais características de cada tipo de curso de pós-graduação na Inglaterra. Confira:

Mestrado

O mestrado na Inglaterra é o curso mais estudado ao nível de pós-graduação do país. É uma qualificação de nível 7 que você pode iniciar após concluir o bacharelado ou equivalente, os mais comuns são:

  • Mestrado em Artes (MA);
  • Mestrado em Ciências (MSc);
  • Mestrado em Educação (MEd);
  • Mestrado em Pesquisa (MRes);
  • Mestre em Filosofia (MPhil);
  • Mestrado em Administração de Empresas (MBA);
  • Mestrado em Direito (LLM).

Os mestrados ministrados são mais comuns, mas algumas universidades também oferecem essa pós-graduação focada em pesquisa. Estes últimos costumam ser mais autodirigidos e independentes, focados na conclusão de um projeto de pesquisa.

Quanto tempo leva para estudar?

O mestrado em tempo integral leva um ano para ser concluído e os de tempo parcial demoram dois anos. Alguns cursos de graduação já possuem mestrado incluído, esses diplomas são concedidos após quatro anos de estudos em tempo integral.

Doutorado

O doutorado é a melhor qualificação de pós-graduação que você pode obter, sendo classificado como nível 8. Embora seja formado por pesquisa e aprendizagem acadêmica, é mais focado na pesquisa.

Ao fazer um doutorado na Inglaterra, você passará todo o curso trabalhando em uma tese independente, baseada em uma proposta de pesquisa original acordada com o supervisor designado pela instituição de ensino.

Existem dois tipos comuns de doutorado, são eles:

  • Doutorados acadêmicos: se concentram na realização de pesquisas originais para expandir o conhecimento dentro de uma área específica. Estes incluem PhD e DPhil (Doutorado em Filosofia);
  • Doutorados profissionais: envolvem pesquisa e aplicação de conhecimentos, mas incorporam um aprendizado mais prático. Alguns exemplos desse tipo de doutorado são Doutorado em Medicina (MD), Doutorado em Psicologia Clínica (DClinPsy) e Doutorado em Engenharia (PhD Eng/EngD).

Quanto tempo leva para estudar?

Os estudantes em tempo integral geralmente terminam o doutorado em três ou quatro anos. Aqueles que estudam em tempo parcial podem levar até seis ou sete anos para conseguir o diploma.

Diplomas de pós-graduação

O Certificado de Pós-Graduação (PGCert) é uma qualificação de nível 7 indicada para quem deseja reforçar suas perspectivas futuras de carreira ou se aprofundar em um determinado assunto sem se comprometer com um mestrado.

Apesar de terem o mesmo nível do mestrado, esses cursos de pós-graduação na Inglaterra são mais curtos e não exigem dissertação ou projeto de pesquisa. O PGCert vale 60 créditos para o mestrado e você precisa de 180 para obter o título de mestre.

Estudante de pós-graduação na Inglaterra caminhando pelas ruas de Londres.
O Diploma de Pós-Graduação (PGDip) é uma qualificação para impulsionar a carreira profissional.

Já o Diploma de Pós-Graduação (PGDip) é como um PGCert, mas com o dobro de duração. Esta qualificação de nível 7 vale 120 créditos para um mestrado e costuma ser usado como trampolim para futuras perspectivas de carreira ou até mesmo para outro curso de pós-graduação.

Quanto tempo leva para estudar?

Dependendo da grade curricular, os PGCerts podem demorar de 15 semanas a 1 ano para serem concluídos. Enquanto isso, a duração dos cursos de PGDips levam de 30 semanas a dois anos para serem finalizados.

Curso de conversão

O Curso de Conversão é recomendado para estudantes que desejam mudar de carreira. Nesses cursos de pós-graduação na Inglaterra, você pode estudar uma matéria que não estava na grade curricular da sua graduação.

Esses cursos se caracterizam por serem ministrados e versões condensadas de um curso de graduação. Os alunos também fazem cursos de conversão com o objetivo de seguir os estudos no mestrado.

Quanto tempo leva para estudar?

A maioria desses cursos leva um ano para ser concluída se você estudar em período integral. Mas também existem cursos de conversão online, que podem ser finalizados em ainda menos tempo.

Como se candidatar a um curso de pós-graduação na Inglaterra?

Para se candidatar a um curso de pós-graduação na Inglaterra você precisa seguir algumas etapas, que vão desde a escolha da universidade até a solicitação do visto. Confira o passo a passo completo abaixo:

  1. Escolha seu curso e universidade: pesquise e escolha o curso e a universidade certos que se alinhem com seus interesses acadêmicos ao estudar na Inglaterra. Para isso, você pode usar o site do UCAS, plataformas relevantes e sites das instituições de ensino;
  2. Verifique os requisitos de entrada: após decidir o curso e a universidade que deseja se inscrever, verifique os requisitos de ingresso. Eles geralmente incluem o envio de qualificações acadêmicas, proficiência na língua inglesa e entrega de outros documentos;
  3. Prepare seus documentos: organize a documentação necessária para a inscrição no curso de pós-graduação na Inglaterra. Certifique-se de que todos os documentos estão traduzidos;
  4. Faça inscrição online: a maioria das universidades da Inglaterra permite que os estudantes realizem a inscrição online para cursos de pós-graduação. Nesses casos, você terá que acessar o portal da instituição de ensino, preencher o formulário e enviar os documentos necessários;
  5. Pague a taxa de inscrição: depois de concluir sua inscrição, você precisará pagar uma taxa que varia de acordo com a universidade e curso para o qual está se inscrevendo;
  6. Aguarde uma resposta: ao concluir a sua inscrição no curso de pós-graduação, você terá que aguardar uma resposta da universidade. Isso pode levar várias semanas, então seja paciente;
  7. Aceite a oferta: caso receba uma oferta da universidade, você precisará decidir se aceita ou não. Também pode ser necessário pagar um depósito para garantir sua vaga no curso;
  8. Solicite o visto de estudante: após aprovação no curso de pós-graduação, você terá que solicitar um visto de estudante para estudar legalmente na Inglaterra.

Requisitos para fazer pós-graduação na Inglaterra

Os requisitos de elegibilidade para cursos de pós-graduação na Inglaterra variam dependendo do curso e da universidade escolhidos. Normalmente, os estudantes internacionais são obrigados a ter um diploma de bacharel ou qualificação em uma área relevante, bem como ser aprovado em teste de proficiência na língua inglesa.

Além disso, os principais tipos de cursos de pós-graduação costumam exigir que os candidatos à vaga cumpram os seguintes requisitos:

  • Mestrado: você precisará se formar em uma faculdade ou universidade credenciada. Também terá que fazer o Graduate Record Examinations (GRE) ou Graduate Management Admissions Test (GMAT), fornecer cartas de recomendação, escrever uma declaração pessoal e apresentar uma redação acadêmica;
  • Diploma profissional: normalmente, é preciso fornecer o histórico escolar, fazer o teste de admissão padronizado, apresentar cartas de recomendação e escrever uma declaração pessoal;
  • Doutorado: é necessário ter um diploma de bacharel e de mestrado de uma instituição educacional credenciada. Além disso, você precisa enviar referências e atender aos requisitos mínimos do GPA.

Caso não tenha certeza de que atende aos requisitos do curso de pós-graduação escolhido, entre em contato com a instituição de ensino que o oferta.

Como é o processo seletivo da pós-graduação na Inglaterra?

O processo seletivo para cursos de pós-graduação na Inglaterra pode variar dependendo da universidade e do curso específico. Mas geralmente segue um conjunto de etapas comuns, como:

  1. Preenchimento da inscrição na universidade;
  2. Elaboração de uma declaração pessoal que explique por que você deseja estudar e por que a universidade deveria aceitá-lo como aluno;
  3. Envio de referências escritas de dois ex-tutores ou empregadores que conheçam seu desempenho no ambiente acadêmico ou profissional;
  4. Apresentação de registros oficiais que comprovem suas conquistas até o momento;
  5. Aprovação na prova de proficiência na língua inglesa;
  6. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no curso de pós-graduação.

Documentos para fazer pós-graduação na Inglaterra

Junto com suas informações pessoais, você precisará enviar cópias de documentos de identidade e histórico acadêmico. Lembrando que toda a documentação deve ser autenticada por uma autoridade profissional.

Mulher sorrindo anotando os documentos da pós-graduação na Inglaterra
Providencie toda a documentação solicitada pelas universidades inglesas com antecedência

E, se o documento não estiver em inglês, você precisa fazer a sua tradução oficial. Para isso, é essencial que você contrate um serviço confiável e especializado em traduções juramentadas e certificadas.

Nós do Euro Dicas sempre recomendamos os serviços da Yellowling, que é a maior plataforma de traduções da América Latina. Por ter mais de 150 tradutores especializados, a empresa consegue realizar traduções em tempo hábil de uma maneira simples, prática e com melhor custo-benefício.

Documentos para cidadão brasileiro

Para se inscrever em um curso de pós-graduação na Inglaterra como brasileiro, você precisa apresentar os seguintes documentos básicos:

  • Passaporte válido;
  • Visto de estudante;
  • Diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Carta de recomendações dos professores (em inglês com tradução certificada);
  • Carta pessoal de motivação (em inglês com tradução certificada);
  • Lista comprovada de atividades extracurriculares (em inglês com tradução certificada);
  • Comprovação de que pode se sustentar durante o curso;
  • Ter a carta de aceite da universidade;
  • Comprovante de proficiência em inglês.

Como a lista de documentos necessários para inscrição na pós-graduação pode mudar de universidade para universidade, vale a pena verificar as exigências da instituição escolhida para o ingresso de estudantes brasileiros no curso.

Documentos para cidadão europeu

Os cidadãos europeus são considerados estudantes internacionais pelas universidades inglesas após o Brexit, a menos que tenham estatuto de residente permanente ou o EU Settlement Scheme. Isso significa que eles terão que pagar mensalidades mais altas, solicitar um visto de estudante e atender a certos requisitos do idioma inglês para fazer uma pós-graduação na Inglaterra.

Como citamos anteriormente, os documentos para ingressar em uma pós-graduação varia conforme o curso e instituição a qual você está se candidatando. No entanto, alguns documentos solicitados são:

  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de proficiência na língua inglesa;
  • Diploma de bacharelado ou de qualificações anteriores;
  • Declaração pessoal;
  • Carta de referência;
  • Projeto de pesquisa.

Precisa de visto para fazer pós-graduação na Inglaterra?

Sim. O visto de estudante na Inglaterra é essencial para fazer pós-graduação se você não tiver cidadania britânica. Essa autorização precisa ser solicitada em até 6 meses antes do início do seu curso.

O processo pode ser feito online no Brasil pelo site do governo britânico e você precisará cumprir alguns requisitos e apresentar os seguintes documentos:

  • Passaporte atual ou outra documentação de viagem válida;
  • Confirmação de Aceitação de Estudos ( CAS ) do seu provedor de curso;
  • Provar que você tem dinheiro suficiente para se sustentar e pagar pelo curso;
  • Certificado ATAS válido se o seu curso e nacionalidade exigirem;
  • Consentimento por escrito para sua inscrição do seu patrocinador financeiro se você recebeu patrocínio para as taxas do curso e custo de vida nos últimos 12 meses;
  • Aprovação no teste de proficiência em inglês.

Por ser um processo burocrático necessário para o seu ingresso em um curso de pós-graduação, vale a pena contar com uma assistência especializada. Para isso, recomendamos os serviços da LondonHelp4U, que é uma empresa com mais de 20 anos de experiência em processos de imigração.

Através da LondonHelp4U, você receberá toda a assistência necessária para solicitar o seu visto de estudante e poderá aumentar as suas chances de ser aprovado. Isso com o melhor custo-benefício do mercado. É a recomendação do Euro Dicas, e se desejar, pode conferir a avaliação completa da empresa neste artigo.

Quanto custa pós-graduação na Inglaterra?

O custo da pós-graduação na Inglaterra para estudantes internacionais varia entre £ 9 mil a £ 30 mil por ano. Segundo dados do British Council, o valor médio da anuidade é de £ 17.109. Contudo, essa tarifa varia conforme o tipo de curso, instituição e tipo de financiamento, por isso, vale a pena conferir as informações no site oficial da universidade.

Morar na Inglaterra não é barato, por isso é importante considerar os seus gastos com acomodação, alimentação e outras despesas durante os seus estudos. Em média, um estudante gasta entre £ 1.300 a £ 1.400 por mês para morar em Londres.

Para ter uma noção do custo de vida na Inglaterra durante esse período, veja abaixo um levantamento de preços médios das despesas de estudantes em Londres e outras cidades do Reino Unido:

Despesa Londres Outras cidades do Reino Unido
Quarto em alojamento privado (sem contas) £ 750 £ 554
Contas domésticas (gás, luz, água, banda larga e licença de TV) £ 140 £ 80
Mantimentos £ 155 £ 116
Student halls (contas inclusas) £ 848 £ 664
Socializar (jantar fora, ir a cafés e bares) £ 150 £ 80
Transporte público £ 103 £ 54
Conta de celular (plano somente SIM) £ 18 £ 18
Associação estudantil à academia £ 20 £ 15

Existe bolsa de estudo para pós-graduação na Inglaterra?

Sim. O governo britânico e as principais universidades oferecem uma variedade de bolsas de estudo na Inglaterra para apoiar financeiramente alunos de pós-graduação que desejam estudar no país.

A Chevening Scholarships, também conhecida como Bolsa Chevening, é o programa de financiamento mais popular que oferece bolsas para estudantes de diferentes países. Criado pelo governo e outras organizações parceiras, oferece apoio financeiro total para cursos em mestrado em universidades elegíveis na Inglaterra e demais países do Reino Unido.

Além da Bolsa Chevening, as universidades inglesas ofertam bolsas de estudo próprias para estudantes internacionais. São vagas para cursos de diversas áreas de conhecimento, nível de ensino e com condições de financiamento diferentes, confira abaixo algumas delas:

  • Postgraduate Ambassador Studentship: programa da Universidade Caledônia de Glasgow, com campus em Londres, para cursos de mestrado de 1 ano. Cobre as despesas com mensalidade;
  • AS Hornby Educational Trust: mestrado para docentes em letras-inglês no programa English Language Teaching da Universidade de Warwick. A bolsa mensal financia as despesas de acomodação e moradia, mensalidades e passagens aéreas de volta, custos de visto e teste de idioma;
  • LSE PhD Studentships: bolsa de estudo para doutorado oferecida pela London School of Economics que financia apenas o valor integral da tuition ou da tuition e mais algumas despesas;
  • Sainsbury Wellcome Centre (SWC): programa de doutorado para estudos teóricos e experimentais em neurociência. A bolsa é ofertada pela University College London e cobre os valores da matrícula, anuidade e outras despesas.

Como escolher o curso de pós-graduação na Inglaterra?

A escolha do curso de pós-graduação na Inglaterra envolve diversos critérios, desde as linhas de pesquisas que você tem interesse, local, carga horária, corpo docente, até os requisitos de entrada na universidade. Confira todos esses detalhes a seguir!

  • Defina quais são os seus objetivos: antes de se inscrever em uma pós-graduação na Inglaterra, tenha em mente quais são os seus objetivos de carreira e áreas que têm mais interesse em pesquisar e se especializar;
  • Analise os cursos disponíveis: acesse o site das universidades inglesas e analise quais são os programas de pós-graduação disponíveis. Observe as linhas de pesquisa, corpo docente, grade curricular, carga horária e atividades extracurriculares;
  • Leia depoimentos de alunos: pesquise o que outros alunos dizem sobre suas experiências nos cursos que você está interessado. Existem depoimentos tanto no site da universidade, quanto em redes sociais e blogs sobre o tema;
  • Disponibilidade de bolsas: confira quais são os custos anuais da faculdade e se há programas de financiamento para estudantes internacionais;
  • Estude o edital: pesquise quais são os requisitos de entrada do programa de pós-graduação escolhido. Fique atento a documentação, prazos e taxas exigidas pela universidade.

Outra dica bacana é usar o localizador de cursos do site do British Council para pesquisar e comparar os cursos de pós-graduação das universidades inglesas. Essa ferramenta é online e filtra os resultados por área de estudo, localização e taxas. Também facilita o contato com as universidades.

Cursos de pós-graduação mais renomados na Inglaterra?

Os cursos de mestrado nas áreas de negócios, ciência da computação, engenharia e direito são alguns dos mais renomados e populares na Inglaterra. Os programas são oferecidos pelas maiores universidades inglesas, veja abaixo mais detalhes sobre eles:

  • Master of Business Administration (MBA): curso de especialização em gestão de empresas destinado para preparar administradores a ocuparem cargos em indústrias e empresas de grande porte;
  • Master of Science (MSc) in Computer Science: pós-graduação para bacharéis em ciências da computação que desejam seguir carreira em desenvolvimento de software ou acadêmica;
  • Master of Arts (MA) in History: curso oferecido por universidades renomadas como Oxford, Cambridge, Warwick e King’s College London. É um mestrado em história da arte que amplia as habilidades de pesquisa e analíticas dos estudantes;
  • Master of Laws (LLM): mestrado que oferece ensino avançado em diversas áreas do direito. Ideal para graduados que desejam seguir carreira profissional ou acadêmica;
  • Master of Engineering (MEng): curso de pós-graduação com programas que abrangem diversas áreas da engenharia como civil, mecânica, elétrica e química.

Esses são apenas alguns exemplos dos cursos de pós-graduação mais renomados da Inglaterra. Mas, como o ensino do país é reconhecido por sua alta qualidade, existem muitos mais cursos disponíveis em diferentes áreas e universidades.

Melhores universidades para fazer pós-graduação na Inglaterra

Confira abaixo as melhores universidades da Inglaterra para fazer pós-graduação de acordo com o Times Higher Education World University Rankings 2023:

Universidade de Oxford

A Universidade de Oxford não está apenas em primeiro lugar no Reino Unido, mas também ocupa essa posição entre as instituições de ensino superior no mundo. Além disso, é uma das universidades mais antigas de língua inglesa, com registros que datam de 1096.

Universidade de Oxford em um lindo dia de sol.
A Universidade de Oxford oferece os melhores programas de pós-graduação em várias áreas.

Apesar de ser conhecida por sua excelência nos cursos de Ciências, Artes e Humanidades, a universidade de Oxford também foi responsável pela formação de grandes intelectuais da história como Stephen Hawking, Oscar Wilde e 28 primeiros-ministros britânicos.

Universidade de Cambridge

Em segundo lugar no Reino Unido e em segundo lugar geral está a Universidade de Cambridge. A instituição oferece mais de 300 cursos de pós-graduação em suas 31 faculdades.

A Universidade de Cambridge também é conhecida por sua excelência em matemática e formou matemáticos famosos no mundo como Alan Turing e Charles Babbage. Além disso, 121 ganhadores do Nobel são afiliados da instituição.

Imperial College London

A próxima universidade da lista é o Imperial College London, que possui campus no coração de Londres e é popular entre os estudantes que desejam estudar STEM e assuntos relacionados a negócios.

A instituição ensinou pessoas como Sir Alexander Fleming, a quem se atribui a descoberta da penicilina. Alguns outros ex-alunos mais notáveis da universidade incluem o autor da ficção científica HG Wells e o guitarrista principal de rock Queen, Brian May.

UCL

A UCL é a quarta melhor universidade da Inglaterra. A sua história é marcada pela promoção da inclusão, sendo pioneira ao admitir mulheres em igualdade de condições com os homens desde a década de 1870.

Atualmente, quase metade do corpo discente da UCL é composto por estudantes internacionais, refletindo a diversidade global da instituição. Com 11 faculdades, a universidade oferece uma ampla gama de cursos de pós-graduação, abrangendo praticamente qualquer área de interesse acadêmico.

Equivalência de títulos entre Inglaterra e Brasil

A equivalência de títulos entre Inglaterra e Brasil é exigida pela maioria das faculdades inglesas. Esse processo permite o reconhecimento de diplomas acadêmicos obtidos em países estrangeiros por instituições brasileiras, e vice-versa.

Na Inglaterra, a equivalência pode ser feita por agências ou universidades de maneira independente, mas o UK ENIC é o órgão responsável pelo reconhecimento e avaliação de qualificações e competências internacionais.

A equivalência costuma ser realizada em até 15 dias úteis, caso não seja necessário fazer pesquisas adicionais. O órgão cobra uma taxa fixa de £49,50 mais as despesas de entrega para finalizar o serviço.

Fazer pós-graduação na Inglaterra é um diferencial na carreira?

Com certeza! Fazer uma pós-graduação na Inglaterra pode melhorar sua empregabilidade, tendo em vista que empresas e instituições do mundo inteiro valorizam diplomas de universidades inglesas. Além disso, fazer um mestrado ou doutorado no país garante avanços na sua carreira acadêmica, ou profissional.

Confira no vídeo abaixo do canal Pós-graduação na Europa, o relato do Paulo sobre a sua experiência em uma pós na Inglaterra e como funciona esse tipo de curso no país.

Vale a pena fazer pós-graduação na Inglaterra?

Sim. A Inglaterra é um lugar fantástico para estudar pós-graduação devido à sua infraestrutura educacional de alto nível, metodologias de ensino diferenciadas, pesquisas significativas, patrimônio rico e cultura diversificada.

Ao concluir a pós-graduação na Inglaterra, seja especialização, mestrado ou doutorado, você enriquece o seu currículo e pode concorrer a excelentes cargos no mercado de trabalho de qualquer país do mundo.

Mas claro, para conseguir fazer uma pós-graduação no país, você precisa se preparar financeiramente e emocionalmente para lidar com a mudança. Para isso, vale a pena conversar com pessoas que já passaram por essa experiência e obter o máximo de informações possíveis.

E se você deseja se mudar para a Terra dos Beatles, aproveite e confira nosso e-book completo sobre Como Morar na Inglaterra para organizar a sua mudança com mais tranquilidade e confiança!