Comidas típicas da Irlanda: conheça as comidas e bebidas tradicionais

Irlanda  / 

Diferente de muitos destinos europeus, a Irlanda nunca foi famosa por sua culinária, mas isso não exclui o país de ter uma gastronomia interessante e cheia de sabor. Apesar de muitas receitas irlandesas serem simples e com poucos ingredientes, o país tem uma culinária única. Quer conhecer mais sobre as comidas típicas da Irlanda? Nós te mostramos!

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

10 comidas típicas da Irlanda imperdíveis

Então aqui vão 10 comidas tipícas da Irlanda para você conhecer um pouco mais da cultura e tradição irlandesa.

1. Café da manha irlandês – “Irish Breakfast

Nada melhor do que começar uma lista de comidas típicas da Irlanda com a refeição mais importante do dia, o café da manhã, e o café da manha irlandês é um dos mais famosos do mundo. Se você pensava que o seu pão francês com manteiga na chapa é calórico, o café irlandês vai fazer você engordar só de olhar para a foto.

Irish Breakfast ou café da manha Irlandês

Um prato grande com bacon, pão de forma, ovo, linguiças, cogumelos, tomate, batatas e feijão, acompanhado de uma xícara de café ou chá. Apesar de o Irish Breakfast não ser o café da manha diário do irlandês, ele merece entrar nessa lista como prato típico e segundo os irlandeses, também como melhor remédio para ressaca.

2. Batata!

Em qualquer outro país, batata é apenas um acompanhamento ou ingrediente em uma refeição, mas os Irlandeses levam a batata a outro nível. Não estranhe se você ver um irlandês comendo um prato que consista apenas em batatas preparadas de jeitos diferentes.

Batata - comidas típicas da Irlanda

Também já compartilhamos várias dicas para morar na Irlanda.

Pensando estudar inglês ou fazer intercâmbio na Irlanda?

Seja contactado pelas principais escolas e universidades que se encaixam ao seu perfil. Solicite seu orçamento sem compromissos com o nosso parceiro eDublin!

Pedir Orçamento »

3. Shepherd’s Pie (Torta do pastor)

Shepherd’s Pie é o escondidinho dos irlandeses. Uma torta gratinada de carne moída coberta por uma camada de purê de batata. É um prato comum dos jantares irlandeses e cada família tem um jeito diferente de fazer, incrementando a simples receita.

Sheperd's Pie

Ficou curioso? Saiba como preparar uma tradicional Sheperd’s Pie.

4. Irish Stew

O Irish Stew é um ensopado de carne com legumes, como cenoura e batata. Na Irlanda, é comum ver esse prato típico em uma versão com molho de Guinness. Isso mesmo, um molho feito a base de cerveja escura.

Irish stew ou ensopado Irlandês

5. Chicken Roll ou Breakfast Roll

Esse é, sem dúvida nenhuma, o prato típico que os irlandeses mais comem. O clássico chicken roll nada mais é do que um pão baguete, com manteiga ou maionese, recheado com frango empanado e alface. Já o breakfast roll é exatamente o que você esta imaginando, um pão baguette recheado com os ingredientes do irish breakfast.

Breakfast roll irlandês

O irlandês não tem muito hábito de almoçar como nós brasileiros, então o chicken roll ou breakfast roll são como uma refeição para eles. Na hora do almoço é possível ver muitos irlandeses comendo esse prato típico pela cidade.

Conheça algumas comidas europeias que só existem no Brasil.

6. Fish and Chips

Esse prato é um clássico da cultura e das comidas típicas da Irlanda, Inglaterra e Austrália. O fish and chips nada mais é do que peixe frito empanado com batata frita. Esse é o ‘arroz com feijão’ dos irlandeses.

Fish and chips são comidas típicas da Irlanda

Se você já está com água na boca e quer saber mais o país, veja 15 curiosidades sobre a Irlanda.

7. Bacon com repolho

Chamado de “bacon and cabbage”, esse prato típico é aquela receita de avó. Infelizmente, não é tão comum achar esse prato em restaurantes, mas é só falar para um irlandês sobre bacon com repolho que eles já lembram de sua infância. O prato consiste em bacon e repolho cozido, acompanhado por um molho branco com ervas.

Bacon e repolho comidas típicas da Irlanda

8. Ostras

Para os amantes de frutos-do-mar, tenho uma boa notícia. A Irlanda é o lar de ostras deliciosas, principalmente no oeste do país. As ostras de Galway tem um sabor tão único que ganharam um festival, o Galway Oyster Festival.

Ostras ou oysters

9. Boxty

Boxty é uma panqueca de batata. Esse prato é típico da região de Donegal, Mayo e Sligo. Em Dublin, existe um restaurante todo dedicado a esse prato típico irlandês, o boxtyhouse.

Boxty é uma comida típica da Irlanda

10. Sanduíche Crispy de Tayto

Tayto é a marca mais popular de batata chips no país. O salgadinho é um verdadeiro sucesso há décadas e o sanduíche Crispy Tayto é exatamente o que você esta imaginando. Um sanduíche de pão de forma, recheado com manteiga e batata chips Tayto sabor cebola e queijo.

Tayto chips - comida típica da Irlanda

Essa receita pode parecer esquisita e muitos irlandeses têm um pouco de vergonha. Mas esse é um prato típico, principalmente entre os mais jovens. É a receita perfeita para fechar essa lista e matar a fome a qualquer hora.

Resumindo:

Pode ser surpreendente, mas algumas das comidas típicas da Irlanda são mesmo deliciosas e valem a pena provar pelo menos uma vez na vida. Especialmente se você vai fazer um passeio ou intercâmbio na Irlanda.

“Mas e as bebidas da Irlanda?” Sabendo que a Irlanda é famosa pelas suas bebidas, preparei uma lista para você conhecer as melhores.

As famosas bebidas irlandesas

Uma lista de sabor irlandês e das comidas típicas da Irlanda sem falar sobre as bebidas famosas do país seria impossível. Isso porque, apesar de a gastronomia irlandesa não ser tão famosa ou refinada, as bebidas irlandesas são referências de sabor e qualidade.

Aqui vai um top 5 de bebidas irlandesas, para ficar com água na boca e querer logo visitar a Ilha da Esmeralda.

1. Cerveja Guinness

A cerveja Guinness é um símbolo do país. Foi criada em 1979 por Arthur Guinness, em Dublin. É uma cerveja stout (cerveja escura) e é possível encontrá-la em qualquer pub na Irlanda. Se você for em Dublin, dê uma passada na Guinness Storehouse para saber como a cerveja é feita e provar diretamente da fábrica.

Cerveja Guinness

Para saber mais sobre as bebidas da Irlanda, você pode consultar esse site (em inglês).

2. Irish Cider (Sidra)

A sidra irlandesa tem um sabor único e é um sucesso nacional no país. Na Irlanda, não deixe de provar a Bulmers e a Orchard Thieves, duas das marcas mais famosas no país. A sidra deve ser servida e consumida bem gelada.

Irish Cider

3. Bailey’s

Bailey’s é a marca mais famosa do Irish Cream Liqueur, o licor irlandês de creme e café. O Irish Cream Liqueur é bastante utilizado na preparação de coquetéis, mas também pode ser servido apenas com cubos de gelo.

Baileys

4. Irish Whiskey e Ginger Ale

O Irish whiskey com ginger ale (refrigerante de gengibre) é um coquetel bem popular na Irlanda. O drink oficial irlandês é feito com o uísque Jameson, ginger ale e um pedaço de limão.

Irish whiskey and ginger ale

No site do uísque Jameson, e, tem a receita oficial desse famoso coquetel.

5. Irish Coffee (Café irlandês)

É uma receita de café famosa no mundo todo. Foi inventada depois da Segunda Guerra Mundial e é um café para os fortes. A receita leva, além do café, um shot de uísque e creme de leite fresco batido.

Irish coffee - comidas típicas da Irlanda

Também é possível encontrar a receita oficial do Irish Coffee no site do uísque Jameson.

Aposto que você não imaginava que a Irlanda tinha tantas comidas e bebidas típicas! Ficou com vontade de visitar o país? Quer saber mais sobre a Ilha da Esmeralda? Leia no nosso artigo tudo sobre a Irlanda.

E não esqueça! Se viajar para a Irlanda está nos seus planos, o seguro viagem é essencial. Se você quer economizar na contratação do seu seguro viagem, utilize o nosso comparador de seguros. Essa plataforma foi desenvolvida pelo Euro Dicas para apresentar os planos mais adequados ao seu destino e ao seu bolso.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Samara é carioca, tem 21 anos, e decidiu mudar de vida para fazer faculdade de Business na Irlanda. Apaixonada por viagens, cinema, arte e festas. Divide seu tempo entre os estudos, suas aventuras e a escrita, dando dicas e ajudando brasileiros que sonham em ter uma experiência fora do Brasil.