Comidas típicas da Irlanda, conheça as comidas e bebidas tradicionais

Comidas típicas da Irlanda

Irlanda  / 

Diferente de muitos destinos europeus, a Irlanda nunca foi famosa por sua culinária. Mas isso não exclui o país de ter uma culinária interessante e cheia de sabor. Apesar de muitas receitas irlandesas serem simples e com poucos ingredientes, a Irlanda tem uma culinária única. Quer conhecer?

Comidas típicas da Irlanda

Então aqui vão 10 comidas tipícas da Irlanda para você conhecer um pouco mais da cultura irlandesa.

1. Café da manha irlandês – “Irish Breakfast”

Irish Breakfast ou café da manha Irlandês
Nada melhor do que começar uma lista de comidas típicas da Irlanda com a refeição mais importante do dia, o café da manha, e o café da manha irlandês é um dos mais famosos do mundo. E se você achava que o seu pão francês com manteiga na chapa é calórico, o café irlandês vai fazer você engordar só de olhar para a foto.

Um prato grande com Bacon, pão de forma, ovo, linguiças, cogumelos, tomate, batatas e feijão, acompanhado com uma xicara de café, ou chá.

Conhecido como o remédio para ressaca

Apesar do Irish Breakfast não ser o café da manha diário do irlandês, ele merece entrar nessa lista como prato típico e segundo os irlandeses, também como melhor remédio para ressaca.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.


Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26 »

2. Batata!

Batata na Irlanda
Em qualquer outro país batata é apenas um acompanhamento, ou ingrediente em uma refeição, mas os Irlandeses levam a batata a um outro nível. Não estranhe se você ver um irlandês comendo um prato que consista apenas em batatas cozinhadas de jeitos diferentes.

Também já compartilhamos várias dicas para morar na Irlanda.

3. Shepherd’s Pie (Torta do pastor)

Shepards pie
Shepherd’s Pie é o escondidinho dos Irlandeses. Uma torta gratinada de carne moída coberta por uma camada de purê de batata. Shepherd’s Pie é um prato comum dos jantares irlandeses, e cada família tem um jeito diferente de fazer, incrementando a simples receita.

Ficou curioso como preparar essa receita? Confira aqui.

4. Irish Stew

Irish stew ou ensopado Irlandês
O Irish Stew é um ensopado de carne com legumes, como cenoura e batata. Na Irlanda, é comum ver esse prato típico em uma versão com molho de Guinness, isso mesmo, com um molho de cerveja escura.

5. Chicken Roll ou Breakfast Roll

Breakfast roll
Esse é sem duvida nenhuma o prato típico que os irlandeses mais comem. O clássico chicken roll nada mais é do que um pão baguette, com manteiga ou maionese, recheado com frango empanado e alface. Já o breakfast roll é exatamente o que você esta imaginando, um pão baguette recheado com os ingredientes do irish breakfast.

O irlandês não tem muito hábito de almoçar como nós brasileiros, então o chicken ou breakfast roll são como uma refeição para eles. Na hora do almoço é possível ver muitos irlandeses comendo esse prato típico pela cidade.

Conheça algumas comidas europeias que só existem no Brasil.

6. Fish and Chips

Fish and Chips
Esse prato é um clássico da cultura e das comidas típicas da Irlanda, da Inglaterra e da Austrália. Peixe frito empanado com batata frita, esse é o ‘arroz com feijão’ dos irlandeses.

Se você já está com água na boca e quer saber mais sobre como morar na Irlanda, veja como é o custo de vida na Irlanda.

7. Bacon com repolho

Bacon with cabbage ou Bacon com Repolho
Chamado de “Bacon and Cabbage” esse prato típico é aquela receita de avó, infelizmente não é tão comum de achar em restaurantes esse prato, mas é só falar para um irlandês sobre bacon com repolho que eles já lembram de sua infância.

O prato consiste em bacon e repolho cozido, acompanhado por um molho branco com ervas.

8. Oyste

Oyster ou outra
Para os amantes de frutos do mar, eu tenho uma boa notícia, a Irlanda é o lar de ostras deliciosas. Principalmente no oeste do país, as ostras de Galway tem um sabor tão único que ganharam um festival, o Galway Oyster Festival.

9. Boxty

Boxt ou panqueca de batata
Boxty é uma panqueca de batata. Esse prato é típico da região de Donegal, Mayo e Sligo. Em Dublin, existe um restaurante todo dedicado a esse prato típico irlandês, o boxtyhouse.

Para aqueles que preferem preparar em casa, no site da cidade de Mayo.

10. Sanduiche Crispy de Tayto

Sanduíche de Tayto
Tayto é a marca mais popular de batata chips na Irlanda, o salgadinho sabor cebola e queijo é um verdadeiro sucesso há décadas. O sanduiche Crispy Tayto é exatamente o que você esta imaginando. Um sanduiche de pão de forma, recheado com manteiga e batata chips Tayto sabor cebola e queijo.

Essa receita pode parecer esquisita e muitos irlandeses tem um pouco de vergonha, mas esse é um prato típico, principalmente entre os mais jovens, e a receita perfeita para fechar essa lista e matar a fome a qualquer hora.

Resumindo:

Pode ser surpreendente mas algumas das comidas típicas da Irlanda são mesmo deliciosas e valem a pena provar pelo menos uma vez na vida.

Mas e as bebidas da Irlanda?” Sabendo que a Irlanda é famosa pelas suas bebidas, preparei uma lista para você conhecer as melhores.

As famosas bebidas irlandesas

Uma lista de sabor irlandês e das comidas típicas da Irlanda sem falar sobre as bebidas famosas do país seria impossível. Isso porque apesar da culinária da Irlanda não ser tão famosa ou refinada, as bebidas irlandesas, principalmente as alcoólicas, são sem duvida nenhuma uma referência de sabor e qualidade.

Aqui vai um top 5 de bebidas irlandesas, para você ficar com agua na boca e querer logo visitar a Ilha da Esmeralda.

1. Cerveja Guinness

A cerveja Guinness é um símbolo do país. Foi criada por Arthur Guinnness, em 1979, em Dublin. A Guinness é uma cerveja stout, ou seja, uma cerveja escura, e é possível encontra-la em qualquer pub na Irlanda.

Se você for em Dublin, dê uma passada na Guinness Storehouse, entenda como a cerveja é feita e prove ela direto da fabrica.

Para saber mais sobre as bebidas da Irlanda, você pode consultar esse site (em inglês).

2. Irish Cider (Sidra)

Sidra Irlandesa
A Sidra irlandesa tem um sabor único e um sucesso nacional no país. Quando na Irlanda não deixe de provar a Bulmers e a Orchard Thieves, as duas marcas são as mais famosas. A Sidra deve ser servida bem gelada.

3. Bailey’s

Bailey’s é a marca mais famosa do Irish Cream Liqueur, o licor irlandês de creme e café. O Irish Cream Liqueur é bastante utilizado na preparação de coquetéis, mas também pode ser servido apenas com cubos de gelo.

4. Irish Whiskey e Ginger Ale

O Irisih whiskey com ginger ale (refrigerante de gengibre) é um coquetel bem popular na Irlanda. O drink oficial irlandês é feito com o uísque Jameson, ginger ale e um pedaço de limão.

No site do uísque Jameson, e, tem a receita oficial desse famoso coquetel.

5. Irish Coffee (Café irlandês)

Irish coffee ou café Irlandês
É uma receita de café famosa no mundo todo, foi inventada depois da Segunda Guerra Mundial e é um café para os fortes. Isso porque a receita leva, além do café, um shot de uísque e creme de leite fresco batido.

Também é possível encontrar a receita oficial do Irish Coffee no site do uísque Jameson. Aposto que você não imaginava que a Irlanda tinha tantas comidas e bebidas típicas!

Depois de conhecer as comidas típicas da Irlanda ficou com vontade de visitar a Irlanda? Quer saber mais sobre a Ilha da Esmeralda? Leia no nosso artigo tudo sobre a Irlanda.

Samara é carioca, tem 21 anos, e decidiu mudar de vida para fazer faculdade de Business na Irlanda. Apaixonada por viagens, cinema, arte e festas. Divide seu tempo entre os estudos, suas aventuras e a escrita, dando dicas e ajudando brasileiros que sonham em ter uma experiência fora do Brasil.