Inverno na França: tudo o que você precisa saber para se preparar

França  / 

O inverno na França é bem mais frio do que no Brasil. As temperaturas dependem da cidade francesa, mas no geral são sempre abaixo de 10ºC, muitas vezes sendo negativas. Porém, não se preocupe, é possível passear e viver com esse inverno! Neste artigo falaremos tudo sobre o inverno na França.

Veja como comprar sua passagem para a França.

Quando é o inverno na França

As estações do ano na França são contrárias às do Brasil. Ou seja, o inverno na França é durante os meses de verão no Brasil: de 21 de dezembro a 20 de março.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Inverno em Paris

Como é o inverno na França

Prepare-se para o frio

Como disse anteriormente, o inverno na França é bem frio se comparado ao do Brasil. Claro que há muitos países da Europa com inverno mais rigoroso do que na França, mas mesmo assim é frio e tem neve.

O norte e leste da França são as regiões mais frias, fazendo normalmente abaixo de 5ºC e muitas vezes negativo, chegando frequentemente a -6ºC. As montanhas como os Alpes e os Pirinéus são bem mais frias, tendo sensação térmica negativa praticamente durante todo o inverno. Já ao sul, o inverno é mais ameno, tendo temperaturas por volta dos 10ºC, podendo pegar até uns 15ºC se você tiver sorte.

Dias mais curtos

Além disso, durante o inverno os dias são mais curtos, escurecendo antes das 17h00 e amanhecendo depois das 9h00 nos meses de dezembro e janeiro. Em fevereiro, o dia já começa a ficar um pouco mais longo. Em março, já amanhece por volta das 7h30 e escurece depois das 18h00, as flores começam a nascer, você percebe que o inverno está dando um até logo.

Saiba tudo sobre a França.

Além disso, muitas atrações fecham mais cedo, então fique atento aos horários.

Vegetação e humor das pessoas mudam

Você dificilmente verá uma flor ou folhas. As árvores ficam “peladas”, o que realça ainda mais as construções. O mês de janeiro costuma ser chuvoso, mas varia de cidade para cidade.

Ah, o humor das pessoas também muda. Afinal, somos todos parte da natureza. Não só as árvores ficam sem folhas, mas também as pessoas ficam mais reservadas durante o inverno, menos alegres, ficam mais em casa ou em locais fechados.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

As casas, prédios, museus, lojas, hotéis, todos têm aquecedor. Você não morrerá de frio!

O inverno é perfeito para o esqui

E, claro, é a estação própria para o esqui. E na França há inúmeras estações de esqui, onde além de esportes de neve você também pode fazer outras atividades, como uma caminhada na montanha, ou “guerra” de bolas de neve, brincar na neve, além de passear pelas lindas cidadezinhas das montanhas e observar as lindas paisagens montanhosas cobertas de neve.

Comida gostosa

A culinária francesa é maravilhosa, e no inverno ela é ainda melhor. Faz muito frio, então podemos comer mais sem tanto peso na consciência.

Aproveite essa desculpa para provar a raclette, tartiflette, fondue, vin chaud (vinho quente), chocolate quente etc.

Roupa para o inverno na França

Durante o inverno na França, tenha sempre com você: luva, cachecol, gorro e pelo menos dois casacos. Também é a estação perfeita para usar botas.

Além disso, muitas pessoas também usam uma roupa térmica por baixo. Você precisa de pelo menos dois casacos, pois apesar de os locais terem aquecedor, na maioria das vezes você ficará com casaco. E um casaco exterior é usado para quando você estiver na rua. Você verá que é comum quando se entra num local retirar o casaco maior.

Onde tem neve

Nas montanhas sempre tem neve, tendo diversas estações de esqui. Além disso, no norte e leste da França é possível ter neve.

Agora, se você estiver pensando que virá para Paris e verá neve, acho melhor não criar tantas expectativas. Pode nevar em Paris (como aconteceu em 2018 e 2019), porém nem sempre neva. Por exemplo, no início de 2017 não tivemos neve em Paris. =(

Além disso, quando neve aqui, é pouca neve.

Veja como é morar em Paris.

Então se você está vindo de viagem e deseja ver neve, aconselho a ir às cidades montanhosas. Elas são uma gracinha, a paisagem é linda demais e além disso você pode tentar o esqui e outras atividades de neve.

A cidade mais famosa é Chamonix. É um charme à parte, e você ainda poderá visitar o Mer de Glace (Mar de Gelo), que é a maior geleira da França e uma das nossas Top 10 das belezas naturais na França.

Top 10 das estações de esqui nos Alpes

  • La Plagne: estação de esqui mais popular do mundo;
  • Val Thorens: estação de esqui mais alta da Europa e uma das maiores da França;
  • Flaine: estação de esqui com mais neve da França;
  • Megève: muito frequentada pela elite mundial;
  • L’Alpe D’Huez: contém a pista preta mais longa do mundo (16 km);
  • Les deux Alpes: segunda estação de esqui feita na França, possui a pista de esqui mais alta da França (3600m). Desde o seu topo, você pode esquiar por 2.000m (6 vezes a altura da Torre Eiffel);
  • Serre-Chevalier: estação de esqui da França com maior número de dias ensolarados (300 dias por ano em média);
  • Avoriaz: possui um excelente centro aquático;
  • Val d’Isère: acolheu os jogos olímpicos de inverno de 1992;
  • La Forêt Blanche: local que é possível esquiar com maior velocidade, há casos de pessoas que chegam a 250 km/h!

inverno na franca la plagne

Se você for fazer alguma atividade radical, não se esqueça de contratar um seguro viagem específico. Clique aqui para verificar o que melhor se encaixa no seu perfil.

Agora que você já sabe mais sobre o inverno na França, não deixe de aproveitar esse período do ano e venha! Há muitas atrações!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.