Hoje o dia amanheceu com uma notícia triste para os brasileiros (e estrangeiros não-europeus) que sonham em estudar na França.
A França é um país que há séculos atrai gente do mundo todo para os seus cursos oferecidos e com os brasileiros nunca foi diferente. Desde a época do Império até os dias de hoje há milhares de brasileiros que vem para a França fazer sua faculdade, mestrado, doutorado, ou outros estudos.
Além do excelente ensino, a França também é conhecida pelos suas baixas taxas de matrícula. Ou pelo menos era…

Preços aumentam muito em 2019

Até o ano escolar 2018-2019 (que começou em setembro de 2018) o preço anual da matrícula era de 170 euros para a faculdade, 243 euros para o mestrado e 380 euros para o doutorado. Era o mesmo preço para um estudante europeu ou para um estudante estrangeiro. Ou seja, o governo custeava praticamente todo o ensino que é calculado em média num valor de 9660 euros por ano por aluno.
Veja como obter um visto de estudante para a França.
Porém, no dia 19 de Novembro de 2018, Edouard Philippe, atual primeiro ministro da França, anunciou no Rencontres Universitaires de la Francophonie que a partir do ano escolar 2019 (ou seja, que começará em setembro de 2019) os preços aumentarão para estudantes não-europeus passando para 2770 euros por ano para a universidade e 3770 euros por ano para os cursos de mestrado.
Veja também o passo a passo de como fazer faculdade na França.

Soluções alternativas

É uma notícia que pegou milhões de estudantes de surpresa. Um balde de água-fria, porém ainda poderá haver outras soluções como uma bolsa de estudo.
Segundo o relatório publicado, atualmente a França é o 4º país que acolhe mais estudantes estrangeiros no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Ou seja, é o primeiro país não-anglofono no mundo com o maior número de estudantes estrangeiros.
Essas mudanças estão no plano de estratégia de acolhimento e atratividade do ensino francês.  Um de seus objetivos é atrair 500.000 estudantes estrangeiros em 2027 contra os 324.000 de atualmente. Mesmo com esse aumento na taxa de matrícula anual, o governo afirma que é aproximadamente ⅓ do valor que é gasto com o ensino por ano por aluno.

aumento do custo de estudo na França
Você conhece tradições francesas? Veja o nosso top 10.
Nem tudo está perdido… Para alguns casos, poderá haver diminuição do valor da taxa de matrícula como para companheiros/cônjuges de um residente de longa duração.
Além disso, segundo o relatório, ocorrerá um aumento no número para 15.000 bolsas de estudo oferecidas pelo governo francês no lugar das 7.000 que são oferecidas atualmente.
Leia nossas dicas para conseguir uma bolsa de estudos na Europa.
Se você tem o sonho de vir estudar na França, não desista. Mas agora, mais do que nunca, é bom se programar com antecedência e acompanhar o desenrolar dessa história.
Veja vantagens e desvantagens de morar na França.