Clima da Suécia: será que faz frio o ano todo? Descubra

Suécia  / 

Quando você pensa no clima da Suécia é possível que a primeira coisa que você imagina é  frio, neve e escuridão. Mas não é bem assim, neste conteúdo você vai conhecer melhor o clima no país nórdico e o que esperar de cada estação do ano.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O que esperar do clima da Suécia

É fato que em boa parte do ano o clima no país é de frio e neve. Porém, a Suécia é muito mais do que um lugar gelado e aqui todas as estações do ano tem seu charme e seu valor, inclusive o verão!

Aqui na Suécia as estações do ano (ou årstid) são divididas (pelo menos em teoria) da seguinte forma: Vår (primavera), sommar (verão), höst (outono) e vinter (inverno).

Vale destacar que você precisa levar em consideração que quando é verão na Suécia é inverno no Brasil, quando é primavera no Brasil é outono na Suécia, e assim vai. Conheça também o clima e as características das estações do ano na Europa.

As estações do ano em cada região

Antes de entender o clima da Suécia, você precisa entender como o país está dividido. O site oficial da Suécia facilitou tanto as coisas e explicou de uma maneira tão simples que vou traduzir para vocês uma parte do texto deles.

O país está dividido em três regiões: norte (Norrland), centro (Svealand) e sul (Götaland).

Sul da Suécia – Götaland

Na região o inverno é mais curto e menos frio, geralmente o volume de neve é muito menor do que no norte do país, principalmente na região costeira.

Já no verão as temperaturas variam de 15 a 25 graus e a umidade do ar é relativamente alta o que tem uma forte influência na sensação térmica: dias frios parecem ser mais frios e dias quentes parecem ser mais quentes do que a temperatura indicada no termômetro.

Centro da Suécia – Svealand

O clima na região é um pouco mais frio e tem mais neve do que em Götland. A média de temperatura em janeiro (inverno) é de alguns graus abaixo de zero.

Norte da Suécia – Norrland

O inverno aqui é longo, frio e seco. É comum que as temperaturas fiquem abaixo de 0ºC durante vários meses. O verão geralmente é curto, mas as temperaturas ficam em torno de 15ºC, com picos de até 30ºC.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Skellefteà, a cidade em que eu moro

Moro em Skellefteå, uma cidade que fica em Norrland (ainda bem que gosto do inverno, né?), mas posso garantir uma coisa: mesmo com frio durante boa parte do ano, a vida por aqui não para.

clima no outono da Suécia

Se você pretende morar na Suécia vai gostar de saber sobre o custo de vida no país.

A escuridão do inverno

Se você vier para a Suécia durante o inverno, se prepare para não ver muito a cara do sol por muito tempo mesmo durante os dias, principalmente se você vier para o norte do país.

Durante os meses mais frios do ano a luz do sol não dura muito por aqui, onde eu moro (Skellefteå) é comum ter dias onde só fica claro do lado de fora por umas 2 ou três horas, sendo que o sol não aquece quase nada. Em cidades ainda mais ao norte é possível que as pessoas passem meses em total escuridão.

É preciso ter cuidado com a alimentação

Eu nunca tive muito problema em relação a isso, mas muitos nativos e muitos imigrantes têm, afinal a luz do sol é algo muito importante para os seres humanos.

Sem ela a produção de vitamina D no nosso corpo cai, por isso é preciso tomar suplementos e dar uma atenção ainda maior para a alimentação. Esse é um dos perigos do clima da Suécia.

Falando em alimentação, você precisa conhecer as deliciosas comidas típicas da Suécia.

Combater a depressão de inverno

Além disso, a escuridão pode afetar o psicológico das pessoas, fica mais difícil sair da cama de manhã e também pode surgir uma “depressão de inverno”, mas isso não significa de forma nenhuma que aqui todo mundo fica depressivo durante no período.

Para combater os efeitos da falta de sol no nosso cérebro muitas pessoas recorrem a exercícios físicos e também a terapia de luz.

Saiba também como é o sistema de saúde pública na Suécia.

Os suecos não param a vida pelo frio

Em sueco existe um ditado que diz “não existe tempo ruim, mas sim roupas ruins”, ou seja, se você estiver com roupas apropriadas para cada estação do ano não terá grandes problemas.

Claro que quando a temperatura chega a extremos como -40ºC as pessoas não vão ficar paradas do lado de fora conversando com os vizinhos (aposto que você também não ficaria, certo?), mas não se engane: o inverno aqui também é o “horário nobre” de alguns esportes, como o hóquei no gelo.

O sol da meia-noite no verão da Suécia

Se no inverno o problema é a falta de luz do sol, no verão o problema é exatamente o oposto.

Durando o verão o sol raramente se põe completamente, principalmente no norte da Suécia, e isso pode ser um problema para quem não está acostumado com a claridade durante a noite.

Quando estive na Suécia pela primeira vez, era verão e eu simplesmente não conseguia pegar no sono por causa da claridade.

sol da meia noite na Suécia

Você conhece a Coroa Sueca? Entenda como funciona a moeda da país.

Dicas para combater a luz do sol durante a noite

Hoje em dia isso não é mais um problema para mim, mas aqui está uma dica simples que pode te ajudar: traga uma máscara de olhos que bloqueie a claridade, pode ser aquelas que você usa quando viaja mesmo, e se for possível, durma em um quarto com cortinas blackout que bloqueia totalmente a luminosidade externa.

Qual é a melhor época para visitar a Suécia?

Desde que comecei meu canal no YouTube já recebi essa pergunta diversas vezes e a minha resposta é sempre a mesma: depende. Se você gosta de frio, venha para a Suécia no inverno e escolha a região do país que mais te agrada.

Mas, se você quer curtir o verão sem sofrer com as temperaturas altas, você pode vir para Norrland, por exemplo. Tudo depende dos seus gostos pessoais e do objetivo da sua viagem.

Apesar do clima ser frio, existem muitos brasileiros na Suécia que encontraram qualidade de vida e tranquilidade.

Agora que você já entendeu que o clima da Suécia não é só frio e neve o ano todo, é hora de fazer as malas. Não se esqueça de incluir no planejamento o seguro viagem para a Suécia, o documento é obrigatório, já que o país faz parte do Tratado de Schengen. Faça sua cotação pelo Seguros Promo e encontre o plano ideal para sua viagem com o melhor preço.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 6 anos. Criou o Aqui no Exterior, um canal no YouTube, página no Facebook e perfil no Instagram onde ela mostra tudo sobre a vida no exterior, sobre viagens, sobre intercâmbio e tudo que tem a ver com esses temas.