Comidas típicas da Suécia

Suécia  / 

As comidas típicas da Suécia não são lá muito conhecidas no Brasil, mas eu posso garantir uma coisa: elas deveriam ser!

Comidas típicas da Suécia

Confira agora as comidas típicas da Suécia, conheça cinco dos pratos (doces e salgados) mais populares entre os suecos, e já pegue um caderninho para anotar todas as receitas!

Também já escrevemos sobre algumas curiosidades da Suécia, que surpreendem os brasileiros.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Janssons frestelse, ou a tentação de Joansson

Janssons Frestelse
O que é: um belo gratinado de batatas com anchovas, cebola, farinha de rosca e creme de leite fresco. É bem comum nas ceias de natal na Suécia e também na páscoa, mas não é difícil ver essa delícia da culinária sueca em outras partes do ano também.

Dica: anchovas tem o gosto muito forte, então fique atento(a) à quantidade do ingrediente.
Veja aqui a receita do Janssons frestelse (já aviso que é MUITO fácil!).

Pyttipanna ou pytt i panna

Pyttipanna
O que é: um mexidão com pequenos cubos de batatas, cebola, salsicha, presunto ou algum outro resto de carne. Na verdade vale incluir pedaços de quase tudo que você tiver na geladeira. O grande diferencial desse prato da Suécia está nos tradicionais acompanhamentos: ovos fritos e pickles de beterraba e pepino.

Assim como muitos pratos da culinária sueca, Pyttipanna geralmente é servido com algum molho (suecos tendem a colocar molhos em qualquer prato, sem brincadeira).
Veja a receita do Pyttipanna.

As famosas almôndegas da Suécia

As famosas almôndegas da Suécia
O que são: almondegas feitas com carne moida de boi, ou então com uma mistura de carne de boi e de outro animal. Esse é um prato tão popular que a receita pode variar muito, mas no geral elas incluem (além da carne) farinha de rosca, ovo e creme de leite fresco.

Se você já foi até uma loja da rede sueca IKEA você provavelmente já viu essa delícia no cardápio do restaurante deles, e posso te garantir: é um prato bom e muito gostoso! Ah, geralmente as almôndegas sueca são servidos com um bom molho e com purê de batatas.
Veja a receita das almôndegas suecas.

Blodpudding, ou (literalmente) pudim de sangue sueco

Blodpudding
O que é: como o próprio nome já diz, este é um prato feito a base de sangue (de porco). Geralmente não há meio-termo: este é um prato que geralmente as pessoas (suecas ou não) amam ou odeiam.

Eu nunca fiz esse em casa (encontra-se facilmente nos supermercados na Suécia), mas sei que as receitas também levam farinha de trigo, manteiga e várias especiarias.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Blodpudding geralmente é servido frito com fatias de bacon frito e geléia de lingon (uma frutinha silvestre muito comum por aqui). Pode parecer um pouco estranho, mas vale a pena provar!
Veja a receita do blodpudding.

Prinsesstårta, ou a torta da Princesa

Prinsesstårta
O que é: um bolo (ou torta) delicioso com recheio de camadas de creme de leite fresco batido, creme de baunilha e geléia de framboesa. A cobertura geralmente é uma camada de marsipã na cor verde. Acho que esse é um dos pratos doces mais populares aqui na Suécia, e dificilmente não o encontro cafeterias do país.

Ah, o nome tem origem no cardápio de uma escola que era frequentada por princesas no século 20 e que tinha o nome de “o livro de receita das princesas”, sendo que o bolo/torta era uma das receitas que tinha no tal livro.
Veja a receita da torta da Princesa.

Kanelbullar: os bolinhos (ou pãezinhos?) de canela da Suécia

Kanelbullar, comida típica da Suécia

O que é: uma tentação feita com duas especiarias que eu adoro: canela e cardamomo. É um dos acompanhamentos mais populares para uma boa xícara de café ou chá, e as pessoas gostam tanto que existe até um dia oficial para comemorar o prato (4 de outubro).

Estima-se que cada sueco come 316 unidades desse bolinho por ano! Gente, é quase um por dia!!
Veja a receita do kanelbullar.

Dica sobre as receitas

Se você não fala sueco, você pode usar o Google Tradutor para traduzir as receitas. É só copiar o link e colar na parte que você escreveria um texto a ser traduzido e clicar em “traduzir”.

Se possível, traduza de sueco para inglês, visto que assim a tradução tende a ter uma qualidade melhor. Se você tiver alguma dúvida sobre alguma receita ou quiser saber mais sobre as comidas típicas da Suécia, é só deixar um comentário aqui embaixo que eu te ajudo, beleza?

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 6 anos. Criou o Aqui no Exterior, um canal no YouTube, página no Facebook e perfil no Instagram onde ela mostra tudo sobre a vida no exterior, sobre viagens, sobre intercâmbio e tudo que tem a ver com esses temas.