As comidas típicas da Suécia não são lá muito conhecidas no Brasil, mas eu posso garantir uma coisa: elas deveriam ser! A seguir, conheça os principais pratos do país. Bom apetite!
Comidas típicas da Suécia
Confira agora as comidas típicas da Suécia, conheça cinco dos pratos (doces e salgados) mais populares entre os suecos, e já pegue um caderninho para anotar todas as receitas!
Janssons frestelse, ou a tentação de Joansson
Este é um belo gratinado de batatas com anchovas, cebola, farinha de rosca e creme de leite fresco. É bem comum nas ceias de natal na Suécia e também na páscoa, mas não é difícil ver essa delícia da culinária sueca em outras partes do ano também.
Dica: anchovas tem o gosto muito forte, então fique atento(a) à quantidade do ingrediente.
Veja aqui a receita do Janssons frestelse (já aviso que é MUITO fácil!).
Pyttipanna ou pytt i panna
Trata-se de um mexidão com pequenos cubos de batatas, cebola, salsicha, presunto ou algum outro resto de carne. Na verdade, vale incluir pedaços de quase tudo que você tiver na geladeira. O grande diferencial desse prato da Suécia está nos tradicionais acompanhamentos: ovos fritos e pickles de beterraba e pepino.
Assim como muitas comidas típicas da Suécia, Pyttipanna geralmente é servido com algum molho (suecos tendem a colocar molhos em qualquer prato, sem brincadeira). Veja a receita do Pyttipanna.
Saiba tudo sobre a Suécia: economia, cultura, clima e muito mais.
As famosas almôndegas da Suécia
O que são: almondegas feitas com carne moída de boi, ou então com uma mistura de carne de boi e de outro animal. Esse é um prato tão popular que a receita pode variar muito, mas no geral elas incluem (além da carne) farinha de rosca, ovo e creme de leite fresco.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Se você já foi até uma loja da rede sueca IKEA você provavelmente já viu essa delícia no cardápio do restaurante deles, e posso te garantir: é um prato bom e muito gostoso! Ah, geralmente as almôndegas sueca são servidos com um bom molho e com purê de batatas. Uma das mais gostosas comidas típicas da Suécia,
Veja a receita das almôndegas suecas.
Blodpudding, ou (literalmente) pudim de sangue sueco
Como o próprio nome já diz, este é um prato feito a base de sangue (de porco). Geralmente não há meio-termo: este é um prato que geralmente as pessoas (suecas ou não) amam ou odeiam.
Eu nunca fiz esse em casa (encontra-se facilmente nos supermercados na Suécia), mas sei que as receitas também levam farinha de trigo, manteiga e várias especiarias.
Blodpudding geralmente é servido frito com fatias de bacon frito e geleia de lingon (uma frutinha silvestre muito comum por aqui). Pode parecer um pouco estranho, mas vale a pena provar uma das mais polêmicas comidas típicas da Suécia!
Veja a receita do blodpudding.
Prinsesstårta, ou a torta da Princesa
É um bolo (ou torta) delicioso com recheio de camadas de creme de leite fresco batido, creme de baunilha e geleia de framboesa. A cobertura geralmente é uma camada de marzipã na cor verde. Acho que esse é uma das comidas típicas da Suécia mais populares, e dificilmente não o encontro cafeterias do país.
Ah, o nome tem origem no cardápio de uma escola que era frequentada por princesas no século XX e que tinha o nome de “o livro de receita das princesas”, sendo que o bolo/torta era uma das receitas que tinha no tal livro.
Veja a receita da torta da Princesa.
Kanelbullar: os bolinhos (ou pãezinhos?) de canela da Suécia
É uma tentação feita com duas especiarias que eu adoro: canela e cardamomo. É um dos acompanhamentos mais populares para uma boa xícara de café ou chá, e as pessoas gostam tanto que existe até um dia oficial para comemorar o prato (4 de outubro).
Estima-se que cada sueco come 316 unidades desse bolinho por ano! Gente, é quase um por dia! Veja a receita de uma das melhores típicas da Suécia, o kanelbullar.
Pensando em morar na Suécia? Veja nosso guia completo.
Dica sobre as receitas
Se você não fala sueco, você pode usar o Google Tradutor para traduzir as receitas. É só copiar o link e colar na parte que você escreveria um texto a ser traduzido e clicar em “traduzir”.
Se possível, traduza de sueco para inglês, visto que assim a tradução tende a ter uma qualidade melhor. Se você tiver alguma dúvida sobre alguma receita ou quiser saber mais sobre as comidas típicas da Suécia, é só deixar um comentário aqui embaixo que eu te ajudo, beleza?
Também já escrevemos sobre algumas curiosidades da Suécia, que surpreendem os brasileiros.