Bandeira da Alemanha

Alemanha  / 

A bandeira da Alemanha é o símbolo máximo de representação do país para as outras nações do mundo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Neste artigo, você vai descobrir como é a bandeira da Alemanha, quais são suas cores, seus significados, bem como o histórico de evolução da bandeira desta grande potência mundial.

Como é a bandeira da Alemanha?

A bandeira da Alemanha possui três faixas horizontais iguais, em três cores: preto, vermelho e dourado. A faixa de cor preta está na parte de cima, a vermelha está no meio e a dourada, na parte inferior da bandeira.

A dimensão da bandeira germânica é 3:5, isto é, possui três metros de altura por cinco metros de largura.

Já escrevemos um texto sobre como é a cultura da Alemanha.

Significados das cores da bandeira da Alemanha

É natural a gente querer saber os significados de cada uma das cores de uma bandeira. Mas, diferentemente do que vemos nas bandeiras de outros países, a alemã tem cores que devem ser interpretadas conjuntamente, e não de forma individual. Não há significados para cada uma das cores (preto, vermelho e dourado).

As três cores, juntas, são símbolo da democracia republicana, formada após a Segunda Guerra Mundial, e da liberdade do país e do seu povo.

Leia também sobre a bandeira de Portugal e a bandeira da Itália.

Símbolos da bandeira da Alemanha

O brasão da República Democrática Alemã (RDA) continha um martelo, que representava a classe operária nas fábricas, um compasso, que representava os intelectuais e uma espiga de centeio, relacionada aos agricultores.

O brasão era rodeado por uma grinalda, quando representava o exército, e por uma estrela branca de 12 pontas, quando simbolizava a política do povo. Foi adicionado pela Alemanha socialista para se diferenciar da Alemanha Ocidental.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Porém, desde 1990, com a reunificação da Alemanha Ocidental com a Alemanha Oriental, o parlamento germânico retirou o brasão de sua bandeira, mantendo apenas as faixas tricolores após as primeiras eleições livres no país.

Veja também o artigo que fizemos com as melhores cidades da Alemanha.

Primeira bandeira da Alemanha

Existem duas possíveis teorias sobre a origem da bandeira alemã.

Primeira teoria

primeira teoria bandeira alemanha
A primeira bandeira da Alemanha foi inspirada nas cores do Sacro-Império Romano Germânico (962-1806). Seu símbolo maior era uma águia preta, de duas cabeças, com bicos e patas vermelhas, em cima de um fundo dourado.

Segunda teoria

segunda teoria bandeira alemanha
As cores foram inspiradas nos uniformes dos soldados que lutavam contra Napoleão Bonaparte.

As tropas eram paramilitares que ajudaram a libertar o país do imperador francês. O modelo atual, que foi utilizado pela Confederação Germânica (1848) e pela República de Weimar (1919-1933) foi adotado em 1949. Mas não foi usado direto até hoje. Vamos entender por que.

Evolução da bandeira da Alemanha ao longo dos anos

1871

A Confederação Germânica chega ao fim e é criada outra confederação, com o objetivo de fortalecer a Prússia no domínio da Alemanha setentrional. A bandeira adotada foi o modelo tricolor vermelho, preto e branco, contendo as cores da Prússia e da Liga Hanseática.

1919

Foi resgatado o modelo preto, vermelho e dourado.

1926

A desejo de Hitler, o modelo imperial voltou a ser a bandeira oficial da Alemanha.

1935

A nova bandeira foi estreada pelos nazistas: suástica, em preto, sobre um círculo branco, em um background vermelho.

1945

Hitler foi derrotado na Segunda Guerra Mundial e os símbolos nazistas foram proibidos. Neste período, era utilizada uma bandeira em formato de C = Charlie. Ela continha listras azuis e brancas, e no meio, uma vermelha.

Pós Segunda Guerra Mundial

A Alemanha resgatou o modelo clássico da bandeira. Porém, em 1959, para se diferenciar da Alemanha Ocidental, a Alemanha Oriental inseriu o símbolo da República Democrática Alemã (RDA) – que você viu acima – à sua bandeira.

Com a queda do Muro de Berlim e a união dos lados da Alemanha, a bandeira alemã foi restaurada e perdura até hoje.

Gostou de saber um pouco mais sobre a bandeira da Alemanha? Se você se interessou pela história da bandeira da Alemanha e quer conhecer mais esse país, leia o artigo tudo sobre a Alemanha.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.