Costumes da Alemanha: conheça as tradições antes de viajar

De acordo com os dados publicados pelo portal alemão Destatis, atualmente, a população da Alemanha é de aproximadamente 82,5 milhões de pessoas. Desse total, cerca de 91,5% são alemães, sendo que o restante de outras nacionalidades, segundo o World Factbook. E certamente, todos esses grupos étnicos fazem do país um lugar único para se viver. Mas,  você realmente conhece quais são os costumes da Alemanha?

Confira o artigo abaixo e conheça alguns fatos e tradições interessantes sobre a cultura alemã. Vamos lá?

Costumes da Alemanha que são estranhos para os brasileiros

Muitos acreditam que a cultura de um país pode ser definida pela soma de seus costumes. No entanto, regras de etiqueta, tradições, atitudes e outras peculiaridades, que são específicas para um grupo de pessoas, podem ser bastante estranhas para quem está de fora.

Afinal, quais costumes da Alemanha podem parecer um tanto quanto diferentes e inusitados para nós? Confira abaixo alguns deles e também não deixe de ler nosso artigo com tudo sobre a Alemanha.

Menores de 18 anos podem beber legalmente

Não se surpreenda, caso você veja um menor de idade saindo do supermercado com uma sacola cheia de latas de cerveja. Na cultura da Alemanha, você pode comprar determinadas bebidas alcoólicas aos 16 anos.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Enquanto o licor ainda é proibido até os 18 anos, menores de idade podem comprar vinho e cerveja, e ainda consumi-los sem a supervisão de um adulto.

Estranho costume de conforto com a nudez

Os alemães se sentem surpreendentemente confortáveis com a nudez, desde comerciais de TV até conversas sem roupa com conhecidos no vestiário da academia. É fácil encontrar muitos alemães que não pensam duas vezes em ficar nus.

Para se ter ideia, no Parque Nacional Hainich, todos os anos as pessoas dançam peladas durante uma hora, evento chamado “Knackarschwiese” em alemão. A prática cultural é uma forma de comemorar o início do verão.

Confira a nossa lista com as melhores cidades da Alemanha para morar.

Seja sempre formal ao falar com a polícia

Obviamente em todas as culturas, as pessoas devem ser extremamente educadas ao interagir com a polícia. Contudo, os alemães têm regras específicas em relação a isso. Especificamente, nunca use o informal “du” (você) ao falar com  autoridades. Sempre opte pelo modo formal “sie” (eles).

Caso contrário, poderá resultar em punição criminal, incluindo multas de até 600€, já que é realmente ilegal abordá-los por ‘du’ (vocês).  Isso também vale, tecnicamente, para todos os funcionários alemães.

Raramente se ouve a voz do ator em um filme não alemão

Embora as legendas sejam elemento comum nos filmes estrangeiros em diversos países, na Alemanha não é esse o caso. A maioria dos filmes estrangeiros recebe o tratamento de dublagem.

Contudo, engana-se quem pensa que vai ouvir um ator americano famoso falando fluentemente alemão. Na realidade, é contratado um dublador alemão para substituir a voz em inglês do ator original. Aliás, esse é um grande negócio na Alemanha. Somente em 2013, o setor de dublagem gerou USD 125 milhões, o que tornou uma boa alternativa de investimento.

Saiba mais como é vida na Alemanha: custo de vida, principais diferenças em relação ao Brasil e como é viver no país.

Natal antecipado: um costume também alemão

Diferentemente de outras nações, os alemães começam suas celebrações de Natal antecipadamente. Enquanto no Reino Unido ou nos EUA, as crianças só abrem seus presentes no dia 25 de dezembro, os alemães fazem as suas comemorações na véspera de Natal, algo parecido com o Brasil.

No dia 24 de dezembro, a maioria das casas alemãs termina a decoração e à noite, é organizado um jantar para a família. Pode não ser um banquete abundante – que acontece um dia depois – mas no calendário cristão “Heiligabend” (véspera de Natal) significa o fim do advento e o início da época de Natal.

Brasileiros na Alemanha: saiba quem são, o que fazem e se vão voltar

Descanso levado a sério

Os alemães levam o tempo de lazer muito a sério. Se você vai viajar para o país, é preciso respeitar os costumes de descanso da Alemanha. Lá, quase tudo estará fechado aos domingos. Por isso, faça compras nos outros dias da semana.

Aliás, o costume do descanso na Alemanha é tão levado à sério, que o uso de furadeiras é proibido aos domingos. Além disso, médicos costumam pedir dias de folga do trabalho por estarem cansados ou como os alemães chamam de “Kreislauf”, que significa “má circulação” em português.

principais costumes da Alemanha

Acompanhe a nossa lista com as principais comidas típicas da Alemanha.

Pendurar itens perdidos nas árvores

Esse é um dos costumes estranhos da Alemanha que mais chama a atenção. Se você deixar cair sua luva ou gorro durante um dia frio, tenha certeza de que, ao refazer seus passos em busca deles, a luva poderá estar pendurada no galho de uma árvore.

Fazer essa prática com itens perdidos é comum na sociedade alemã. Ao colocá-los em galhos de árvores, os objetos se tornam mais visíveis. Logo, quando os proprietários procurarem por eles será bem mais fácil encontrá-los.

Tradições e costumes da Alemanha

Mesmo com a forte influência de outros países e culturas difundidas por imigrantes, os alemães trabalham duro para manter suas principais tradições intactas. É claro que com o passar dos anos, muitas delas perderam força e cederam espaço para costumes mais modernos. No entanto, você ainda pode observar tradições interessantes ao visitar ou morar no país.

Confira algumas delas:

  • Os alemães bebem muita cerveja: estima-se que um alemão médio consuma cerca de 140 litros de cerveja por ano. Aliás, eles são os segundos maiores consumidores de cerveja na Europa, depois dos habitantes da República Tcheca;
  • Casamentos especiais: é uma tradição para a noiva levar pão e sal à cerimônia como um presságio para a colheita de alimentos. Por outro lado, o noivo deve carregar grãos para dar sorte e riqueza;
  • Longo funeral: prestar as últimas homenagens aos mortos faz parte de toda cultura. Na Alemanha, o funeral dura cerca de 3 a 4 dias após a morte da pessoa. Parentes e amigos visitam os membros da família do morto. Um padre e ministros, vestindo roupas pretas e violetas, participam do primeiro dia do funeral;
  • Ganhar doces no primeiro dia de aula: talvez essa seja a tradição escolar mais invejável. Na Alemanha, as crianças recebem cones grandes e coloridos (chamados “Schultüten”), cheios de doces no primeiro dia de aula. O costume tem quase 200 anos e a lenda diz que os doces nos cones vêm de uma árvore de açúcar no porão da escola;
  • Aniversários: os alemães têm uma maneira única de comemorar o aniversário. Uma delas é que desejar feliz aniversário é considerado má sorte. Além disso, é esperado que colegas de trabalho ou colegas de classe levem lanches, além de organizarem e pagarem pela sua festa de aniversário. Então, fique atento aos aniversários da turma ou dos colegas de trabalho para não parecer mal-educado;
  • Festa antes de o bebê nascer: na Alemanha, fazer uma festa antes de um bebê nascer é considerado azar. Embora seja possível fazer uma reunião com a família e os amigos após o nascimento, a prática destina-se mais para a celebração familiar e menos para receber presentes;
  • Vida profissional x vida pessoal: na Alemanha, a vida profissional e pessoal geralmente são mantidas bem separadas. Portanto, se você é convidado para um jantar ou encontro social com colegas, não discuta questões profissionais com eles. Trata-se de uma regra de etiqueta social e assim, deve ser respeitada. Se você estiver no país a negócios, será bem improvável ser convidado para a casa de alguém;
  • Trazer uma lembrança: se você for convidado para uma refeição, chegue no horário, pois a pontualidade indica respeito e boa organização. Também é recomendado trazer um pequeno presente como flores, vinho ou chocolates. Inclusive, o presente dado por você pode ser aberto imediatamente ao dá-lo ao anfitrião da casa;
  • Almoço quente, jantar frio: os alemães chamam o jantar de “Abendbrot”. Isso quer dizer “pão da noite”. Por isso, eles costumam fazer uma refeição quente e caseira no almoço, enquanto no jantar, comem algo frio e de fácil preparo – como pão com presunto, queijo e salada. Inclusive, em empresas e escolas são oferecidas somente refeições quentes, pois elas são destinadas para o almoço;
  • Importância aos títulos: o povo alemão dá muita importância a títulos e qualificações. Por isso, se você está se comunicando com alguém que possui doutorado ou qualquer outro título de qualificação, certifique-se de que está usando termos/pronomes de tratamento adequados para se comunicar com essas pessoas. Do contrário, poderá se passar por mal-educado.

Vale a pena morar e conviver com os costumes da Alemanha?

Agora que conhece os principais costumes da Alemanha, deve estar imaginando: será que vale a pena morar no país? A resposta é: sim. A Alemanha é a quarta maior economia do mundo e sua tradição pela pontualidade e pela organização tornaram o país um dos melhores países para viver. Logo, não hesite em conhecer o país.

Além disso, segurança e qualidade de vida são fatores em evidência na Alemanha. Eles são decisivos e certamente atraem muitos brasileiros para morar no país. Por isso, se você tem vontade de viver em solo germânico, aproveite e descubra como tirar seu visto alemão ou se você faz parte do grupo de brasileiros que pode solicitar a cidadania alemã.

Pretende ir para a Alemanha somente a passeio? Então saiba que o seguro viagem é obrigatório, pois o país faz parte do Tratado de Schengen. Faça uma simulação no nosso comparador de seguro viagem e encontre a proteção ideal.

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Artigos relacionados

Salário mínimo na Alemanha e profissões com melhores salários

A Alemanha é um país muito almejado pelos brasileiros, e pensando nisso, vamos falar tudo sobre o salário mínimo na Alemanha

Morar na Alemanha: tudo o que você precisa saber

Tem vontade de morar na Alemanha? Então leia esse artigo com tudo o que você precisa para mudar para lá: visto, clima, emprego, adaptação, idioma e mais.

Como conseguir cidadania alemã: veja o passo a passo completo

Você tem ascendência alemã ou mora na Alemanha? Saiba como obter a cidadania alemã, quanto tempo demora, quem pode solicitar, quanto custa e benefícios.

Custo de vida na Alemanha: saiba os custos de viver no país

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação, seguro de saúde, transporte e tudo o que você precisa saber.

Vistos para trabalhar na Alemanha: quais são e como tirar

Saiba quais são os vistos para trabalhar na Alemanha. Conheça os tipos de vistos e permissões de residência no país para os estrangeiros.

Emprego na Alemanha: guia completo para conquistar o seu

Veja como encontrar emprego na Alemanha, melhores sites para procurar emprego, salários, custo de vida, se precisa falar alemão e outras dicas.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube