Se você planeja uma viagem para a Alemanha – seja para visitar ou iniciar uma nova vida – é importante conhecer algumas coisas que você não deve fazer na Alemanha.

Os alemães são conhecidos no mundo inteiro por seguirem regras e por sua “paixão por burocracias”, e essa conduta obviamente se estende a diversos comportamentos sociais.

Todo mundo leva para casa uma história engraçada de viagem, mas é sempre bom fugir das gafes, pois certos comportamentos podem até mesmo ofender o cidadão do país de origem.

Portanto, ter um conhecimento mínimo sobre a cultura do local de destino pode ajudar a evitar vários perrengues e situações desconfortáveis. Confira a lista de 13 coisas que você não deve fazer na Alemanha:

1. Colocar o papel higiênico no cestinho

A primeira coisa que você não deve fazer na Alemanha, diferentemente do Brasil, é jogar o papel higiênico no cestinho do banheiro. A maioria dos países da Europa possuem uma infraestrutura favorável a esse tipo de comportamento.

Enquanto corremos o risco de entupir nossos vasos sanitários, por lá o correto é depositar o papel higiênico usado dentro do bacio (vaso sanitário). A lixeira é indicada apenas para absorventes, lenços umedecidos e fio dental, jamais para papel usado!

2. Fazer carinho no cachorro de desconhecidos

A Alemanha é super pet friendly e as pessoas levam muito a sério a criação de seus animais de estimação. Como a maioria deles costumam ser treinados, todos são muito comportados em locais públicos.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Então, se você tem o hábito de sair acariciando o cachorro alheio pelas ruas, saiba que esse comportamento é reprovado pelos alemães e você poderá se decepcionar caso não peça permissão para tocar no pet.

Cão treinado na Alemanha passeando
Os cães são treinados para conviver em sociedade na Alemanha

Saiba também quanto custa ter um pet na Alemanha, dos gastos necessários aos extras.

3. Deixar para fazer o mercado no domingo

O domingo é realmente sagrado para os alemães, considerado um dia para curtir a família e descansar. E isso se reflete inclusive no horário de atendimento dos estabelecimentos comerciais.

Os supermercados na Alemanha não costumam abrir aos domingos, então uma das coisas que você não deve fazer é deixar as compras para o final de semana.

4. Demorar para empacotar suas compras no mercado

E falando em mercado… é bom você se preparar psicologicamente. Na Alemanha não existe empacotador de compras (assim como não é comum o uso de sacolas plásticas nos mercados), e você mesmo deve cumprir essa função. Até aí tudo bem.

Porém, ela deve ser feita com bastante agilidade se você quer evitar ouvir reclamações do caixa e das pessoas na fila. A dica é: vá treinando em casa com sua ecobag para não ter suas compras jogadas no chão.

5. Atravessar o sinal de pedestre enquanto estiver fechado

Apesar dessa regra ser universal, talvez apenas o povo alemão siga tão à risca. Na Alemanha atravessar o sinal vermelho como pedestre também é passível de multa – que varia de 5€ a 10€.

Além disso, ao cometer esse delito, você será extremamente julgado pelas pessoas à sua volta, por ser, principalmente, um péssimo exemplo para as crianças. Cruzar a rua fora da faixa também não é comum ou bem-visto no país.

Sinal fechado em Berlim, na Alemanha
Respeitar o sinal de pedestre é obrigatório e sinal de respeito na Alemanha

Conheça a experiência da colunista Roberta no Natal em Berlim.

6. Falar informalmente com pessoas que você não conhece

Sabe aquela conversa descontraída no elevador ou a reclamação sobre o tempo na fila do pão que é tão comum de se ver no cotidiano do Brasil? Pois é, você definitivamente não deve repetir na Alemanha, ou as pessoas vão achar, no mínimo, muito estranho.

Outra questão importante sobre a comunicação com desconhecidos é que você deve sempre tomar cuidado para não usar o “Du” (equivalente ao “tu” em português), e sim o “Sie” (equivalente ao “você”).

Ter esse cuidado pode evitar que a pessoa olhe pra você com desaprovação ou se ofenda. E se você tem dúvidas se precisa falar alemão para morar na Alemanha, confira nosso artigo sobre esse tema.

7. Perguntar como a pessoa está se você não tiver tempo para ouvi-la

No Brasil costumamos emendar o “bom dia” com um respeitoso “tudo bem?”, e após isso todo mundo segue sua vida sem se preocupar muito com a resposta.

Porém, essa é uma das coisas que você não deve fazer na Alemanha se não tiver tempo de sobra para ouvir o outro. O bate-papo informal, como já mencionei acima, não é um ponto forte dos alemães e as pessoas costumam ir direto ao assunto.

Portanto, se você perguntar para alguém “como vai você?”, entenda que a outra pessoa tomará isso como uma oportunidade de desabafar e realmente falar da própria vida.

8. Não ser pontual

Referência em pontualidade, o povo alemão simplesmente detesta quando alguém não cumpre com o horário. Se for se atrasar, avise com antecedência ou tenha um bom motivo para justificar o seu atraso, pois essa atitude é considerada desrespeitosa – e convenhamos: com toda razão!

Veja também dicas para se preparar para a mudança para Alemanha.

Chegar atrasado em um compromisso
Não ser pontual e deixar alguém esperando é sinal de desrespeito na Alemanha.

9. Fazer um brinde sem olhar nos olhos

Em vários países, fazer um brinde é reservado apenas para momentos especiais. Exceto para os alemães! E, como se não bastasse eles brindarem com praticamente qualquer tipo de bebida – mesmo não alcoólica – é preciso olhar nos olhos das pessoas na hora de brindar, caso contrário é considerado mau agouro – ou falta de educação mesmo.

10. Entrar na casa dos outros de sapato

Talvez o Brasil esteja fora do padrão mundial, mas essa regra social não é exclusividade da Alemanha. Tirar os sapatos ao entrar na casa de outra pessoa é um gesto de respeito e até de higiene em diferentes partes da Europa, e, obviamente, não seria diferente com os alemães.

11. Achar estranho quando alguém assoar o nariz na sua frente

Pode ser na rua, no trem, em um restaurante, enfim, assoar o nariz em público é algo extremamente comum para o povo alemão e de forma alguma você deve fazer cara de reprovação ao presenciar a cena.

Pelo contrário, o que de fato é desconfortável para eles é o som de alguém “fungando” por perto. Não se ofenda, mas se você estiver com o nariz escorrendo, pode ser que alguém lhe ofereça um lenço de papel.

12. Ficar parado do lado esquerdo da escada rolante

Aquele hábito que nós brasileiros temos de bloquear a passagem da escada rolante é uma das coisas que você não deve fazer na Alemanha. Eles costumam falar “Rechts stehen, Links gehen” – na tradução seria algo como “Parar à direita, andar pela esquerda”.

Ou seja, quando estiver em uma escada rolante na Alemanha, fique parado apenas do lado direito e lembre-se de deixar o lado esquerdo livre para quem tem pressa – um dia você vai agradecer por existir essa convenção.

13. Fazer apologia ao Nazismo

Talvez o item mais óbvio da nossa lista, mas que sempre vale ser lembrado. Jamais comente, conte piadas ou reproduza qualquer tipo de gesto que faça apologia ao nazismo.

Essa atitude é proibida por lei e você pode levar multa ou até mesmo ser preso. Respeite a história e a memória das pessoas que sofreram com o holocausto e tome cuidado com suas atitudes, principalmente ao visitar locais históricos.

Conheça também outros costumes da Alemanha.