Aeroportos na Alemanha: quais são, companhias aéreas e imigração

Alemanha  / 

A Alemanha é famosa pela eficiência e agilidade dos trens, mas nem sempre os trens são a melhor opção para viajar. Então, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre os aeroportos na Alemanha, as companhias aéreas, como os aeroportos se conectam com as cidades, e até um pouco sobre a fiscalização na imigração, já que esse pode ser o seu primeiro passo ao chegar em um aeroporto na Alemanha.

Aeroportos na Alemanha: quais são

Atualmente há 34 aeroportos na Alemanha que operam vôos com passageiros. Veja abaixo a lista dos 34 aeroportos na Alemanha, e o número de passageiros que passaram por esses aeroportos só no ano de 2017. (Fonte: Wikipedia)

Lista dos aeroportos da Alemanha

Nome do aeroporto IATA-Code Número de passageiros (2017)
Frankfurt am Main FRA 64.500.386
München MUC 44.577.241
Düsseldorf DUS 24.624.895
Berlin-Tegel TXL 20.460.688
Hamburg HAM 17.620.000
Berlin-Schönefeld SXF 12.865.312
Köln/Bonn CGN 12.384.223
Stuttgart STR 10.975.639
 Hannover-Langenhagen HAJ 5.870.104
Nürnberg NUE 4.186.961
Bremen BRE 2.540.084
Leipzig/Halle LEJ 2.365.141
Frankfurt-Hahn HHN 2.358.215
Dortmund DTM 2.000.695
Niederrhein NRN 1.885.005
Dresden DRS 1.709.277
Karlsruhe/Baden-Baden FKB 1.249.322
Memmingen FMM 1.179.875
Münster/Osnabrück FMO 969.762
Paderborn/Lippstadt PAD 732.612
Friedrichshafen FDH 514.601
Saarbrücken SCN 372.749
Rostock-Laage RLG 290.654
Erfurt-Weimar ERF 282.741
Braunschweig-Wolfsburg BWE 164.898
Sylt GWT 139.000
Lübeck-Blankensee LBC 127.000
Magdeburg-Cochstedt CSO 70.000
Kassel-Calden KSF 69.810
Heringsdorf HDF 42.200
Siegerland SGE 32.070
Stralsund-Barth BBH 20.500
Schwerin-Parchim SZW 1.560
Neubrandenburg FNB 1.044

Veja também como são os aeroportos em Portugal.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Principais aeroportos da Alemanha

Se você já viajou para a Alemanha ou está planejando uma viagem, já se deparou com pelo menos duas possibilidades de chegar nas terras germânicas: os aeroportos de Frankfurt e de Munique. Se você não vai fazer escala em nenhum outro país da Europa, talvez essas sejam as únicas opções de aeroportos na Alemanha para a sua chegada.

Mas, se você programar sua viagem saindo de outros países da Europa, você também encontrará como principais destinos os aeroportos de Berlin, Düsseldorf, Hamburgo, Stuttgard, e Colônia/Bonn.

Saiba ainda 12 curiosidades da Alemanha.

Top 5 aeroportos da Alemanha

Quer saber um pouco mais sobre os 5 principais aeroportos da Alemanha? Então, considerando os principais aeroportos da Alemanha e os mais movimentados, segue o ranking.

1. Aeroporto de Frankfurt

No topo da lista dos principais aeroportos da Alemanha está o aeroporto de Frankfurt. O aeroporto está a cerca de 15 quilômetros da estação central de trens, e está muito bem conectado com praticamente toda a Alemanha.

 

Utilizando o transporte público, de trem é possível fazer o trajeto entre a estação central de Frankfurt am Main e a estação do aeroporto em 15 minutos. O aeroporto de Frankfurt ocupa essa posição devido ao grande número de passageiros que trafegam por ali, mas também às atividades existentes para tornar a sua espera menos entediante, como o museu sobre a Evolução do vôo, olha que legal.

2. Aeroporto de Munique

Ocupando a segunda posição entre os Top 5 aeroportos da Alemanha está o aeroporto de Munique. O caminho entre o aeroporto e a estação central de trens de Munique é bem mais longo, são 40 quilômetros de distância. Como todos os outros aeroportos, há transporte público conectando a cidade ao aeroporto, e o mais rápido é o trem, que partindo da estação central demora cerca de 40 minutos para chegar ao aeroporto.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

 

O aeroporto de Munique ocupa essa posição só pelo tamanho? Não, eu acredito que também seja porque eles utilizam o espaço para oferecer ringues de patinação, feiras de Natal e até shows dentro do aeroporto. Coisas pra fazer não faltam, para quem pode pagar. Então, se você for passar um tempo mofando no aeroporto, confira a programação de atividades.

3. Aeroporto de Berlin-Tegel

O aeroporto da Alemanha que ocupa o terceiro lugar entre os mais importantes é o de Berlim. Há dois aeroportos na cidade, mas o que ocupa o terceiro lugar nesse ranking é o aeroporto Berlin Tegel.

 

Localizado a cerca de 12 quilômetros do centro da cidade, o aeroporto está bem conectado por transporte público ao pontos mais importantes de Berlim. O meio de transporte público mais rápido para chegar ou voltar do aeroporto é o ônibus expresso, que conta com duas linhas, Express Bus TXL e Express Bus X9. Mas também é possível chegar de trem partindo da estação central.

Saiba mais sobre as cidades da Alemanha.

4. Aeroporto de Düsseldorf

Na quarta posição está o aeroporto de Düsseldorf, localizado a aproximadamente 10 quilômetros de distância da estação central de trens de Düsseldorf. Partindo da cidade há ônibus e trens que chegam ao aeroporto. Os trens partem da estação a cada 20 minutos, e o trajeto dura cerca de 12 minutos.

 

Porém, ao chegar na estação do aeroporto, temos que pegar o SkyTrain, que conecta a estação de trens aos terminais do aeroporto. Então, antes de pegar esse trenzinho, verifique o terminal do qual sairá seu vôo. O trajeto dura aproximadamente 7 minutos.

5. Aeroporto de Hamburgo

Em quinto lugar temos o aeroporto de Hamburgo, também conhecido como Hamburg Airport Helmut Schmidt, e que se localiza na cidade de Hamburgo. O aeroporto está a 8,5 quilômetros de distância do centro da cidade, e dentro do próprio aeroporto há estações de trem, metrô e ônibus. Em poucos minutos você pode ir do centro da cidade ao aeroporto utilizando o transporte público.

 

O aeroporto de Hamburgo é mais antigo da Alemanha! Será que tem a ver com a importância de Hamburgo no comércio e migração?

Companhias aéreas da Alemanha

As principais companhias aéreas da Alemanha são a Lufthansa, Eurowings (antiga Germanwings), Condor e Germania. A Eurowings pertence ao grupo Lufthansa, atuando como low cost no mercado alemão e europeu.

Em quais aeroportos na Alemanha atuam as companhias low cost?

Tanto os maiores como os menores aeroportos da Alemanha são atendidos por companhias low cost como a Eurowings, Ryanair, EasyJet, Air Berlin, Condor e muitas outras. Use os sites de busca de passagens e planeje suas viagens!

Número de passageiros nos Top 5 e o total nos aeroportos na Alemanha

Olha só o número de passageiros que passaram pelos Top 5 aeroportos na Alemanha apenas no ano de 2017!

1 – Aeroporto de Frankfurt: 64,5 milhões

2 – Aeroporto de Munique: 44,5 milhões

3 – Aeroporto de Berlin-Tegel: 33,3 milhões

4 – Aeroporto de Düsseldorf: 26 milhões

5 – Aeroporto de Hamburgo: 17,6 milhões

Ao todo, em 2017, circularam cerca de 234,7 milhões de passageiros pelos aeroportos na Alemanha!

Como é a fiscalização de imigrantes?

Os fiscais nos aeroportos na Alemanha são muito tranquilos (de acordo com a minha experiência nesses cinco anos, e por nunca ter ouvido relatos que contradigam essa impressão).

Ter um visto antes de chegar pode ajudar muito. Mas eu não tinha o visto quando cheguei. E aí? Bom, entrei como turista, então tinha o direito de permanecer por 90 dias na Alemanha. E foi só isso? Não. Eu tinha uma carta do DAAD comprovando que eu consegui uma bolsa de doutorado na Alemanha. Tinha um comprovante de matrícula no curso de Alemão, e o endereço de onde iria morar. Tudo bem que mesmo com toda essa papelada o fiscal já me devolvendo meu passaporte me disse: “Eu espero mesmo que você aprenda Alemão”. Peguei meu passaporte e respondi: “é o que eu espero também”. E assim começou a minha jornada, que incluiu também muitas horas pelos aeroportos da Alemanha.

O que é mais importante para esse processo de fiscalização ser bem sucedido é que você tenha todos os documentos que comprovem o que você vai fazer na Alemanha:

  • Um endereço de hotel ou residência;
  • Um contrato de trabalho ou uma carta convite;
  • Um visto ou confirmar que vai solicitar o visto já nos próximos dias.

Mas dê uma olhada também na lista de documentos que podem ser exigidos para entrada na Europa!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Rachel é brasileira e mora na Alemanha há cinco anos. Formada em biologia, deixou Minas Gerais para fazer mestrado em São Paulo, e o doutorado a trouxe para a Alemanha. Ainda não sabe se vai parar por aqui, ou qual será a próxima parada. Adora viajar, contar causos e conhecer pessoas.