Aeroportos na Alemanha: quais são, companhias aéreas e imigração

Alemanha  / 

A Alemanha é famosa pela eficiência e agilidade dos trens, mas nem sempre os trens são a melhor opção para viajar. Então, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre os aeroportos na Alemanha, as companhias aéreas, como os aeroportos se conectam com as cidades, e até um pouco sobre a fiscalização na imigração, já que esse pode ser o seu primeiro passo ao chegar em um aeroporto na Alemanha.

Aeroportos na Alemanha: quais são

Atualmente há 34 aeroportos na Alemanha que operam vôos com passageiros. Veja abaixo a lista dos 34 aeroportos na Alemanha, e o número de passageiros que passaram por esses aeroportos só no ano de 2017. (Fonte: Wikipedia)

Lista dos aeroportos da Alemanha

Nome do aeroporto IATA-Code Número de passageiros (2017)
Frankfurt am Main FRA 64.500.386
München MUC 44.577.241
Düsseldorf DUS 24.624.895
Berlin-Tegel TXL 20.460.688
Hamburg HAM 17.620.000
Berlin-Schönefeld SXF 12.865.312
Köln/Bonn CGN 12.384.223
Stuttgart STR 10.975.639
 Hannover-Langenhagen HAJ 5.870.104
Nürnberg NUE 4.186.961
Bremen BRE 2.540.084
Leipzig/Halle LEJ 2.365.141
Frankfurt-Hahn HHN 2.358.215
Dortmund DTM 2.000.695
Niederrhein NRN 1.885.005
Dresden DRS 1.709.277
Karlsruhe/Baden-Baden FKB 1.249.322
Memmingen FMM 1.179.875
Münster/Osnabrück FMO 969.762
Paderborn/Lippstadt PAD 732.612
Friedrichshafen FDH 514.601
Saarbrücken SCN 372.749
Rostock-Laage RLG 290.654
Erfurt-Weimar ERF 282.741
Braunschweig-Wolfsburg BWE 164.898
Sylt GWT 139.000
Lübeck-Blankensee LBC 127.000
Magdeburg-Cochstedt CSO 70.000
Kassel-Calden KSF 69.810
Heringsdorf HDF 42.200
Siegerland SGE 32.070
Stralsund-Barth BBH 20.500
Schwerin-Parchim SZW 1.560
Neubrandenburg FNB 1.044

Principais aeroportos da Alemanha

Se você já viajou para a Alemanha ou está planejando uma viagem, já se deparou com pelo menos duas possibilidades de chegar nas terras germânicas: os aeroportos de Frankfurt e de Munique. Se você não vai fazer escala em nenhum outro país da Europa, talvez essas sejam as únicas opções de aeroportos na Alemanha para a sua chegada.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Mas, se você programar sua viagem saindo de outros países da Europa, você também encontrará como principais destinos os aeroportos de Berlin, Düsseldorf, Hamburgo, Stuttgard, e Colônia/Bonn.

Saiba ainda 12 curiosidades da Alemanha.

Top 5 aeroportos da Alemanha

Quer saber um pouco mais sobre os 5 principais aeroportos da Alemanha? Então, considerando os principais aeroportos da Alemanha e os mais movimentados, segue o ranking.

1. Aeroporto de Frankfurt

No topo da lista dos principais aeroportos da Alemanha está o aeroporto de Frankfurt. O aeroporto está a cerca de 15 quilômetros da estação central de trens, e está muito bem conectado com praticamente toda a Alemanha.

 

Utilizando o transporte público, de trem é possível fazer o trajeto entre a estação central de Frankfurt am Main e a estação do aeroporto em 15 minutos. O aeroporto de Frankfurt ocupa essa posição devido ao grande número de passageiros que trafegam por ali, mas também às atividades existentes para tornar a sua espera menos entediante, como o museu sobre a Evolução do vôo, olha que legal.

2. Aeroporto de Munique

Ocupando a segunda posição entre os Top 5 aeroportos da Alemanha está o aeroporto de Munique. O caminho entre o aeroporto e a estação central de trens de Munique é bem mais longo, são 40 quilômetros de distância. Como todos os outros aeroportos, há transporte público conectando a cidade ao aeroporto, e o mais rápido é o trem, que partindo da estação central demora cerca de 40 minutos para chegar ao aeroporto.

 

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

O aeroporto de Munique ocupa essa posição só pelo tamanho? Não, eu acredito que também seja porque eles utilizam o espaço para oferecer ringues de patinação, feiras de Natal e até shows dentro do aeroporto. Coisas pra fazer não faltam, para quem pode pagar. Então, se você for passar um tempo mofando no aeroporto, confira a programação de atividades.

3. Aeroporto de Berlin-Tegel

O aeroporto da Alemanha que ocupa o terceiro lugar entre os mais importantes é o de Berlim. Há dois aeroportos na cidade, mas o que ocupa o terceiro lugar nesse ranking é o aeroporto Berlin Tegel.

 

Localizado a cerca de 12 quilômetros do centro da cidade, o aeroporto está bem conectado por transporte público ao pontos mais importantes de Berlim. O meio de transporte público mais rápido para chegar ou voltar do aeroporto é o ônibus expresso, que conta com duas linhas, Express Bus TXL e Express Bus X9. Mas também é possível chegar de trem partindo da estação central.

Saiba mais sobre as cidades da Alemanha.

4. Aeroporto de Düsseldorf

Na quarta posição está o aeroporto de Düsseldorf, localizado a aproximadamente 10 quilômetros de distância da estação central de trens de Düsseldorf. Partindo da cidade há ônibus e trens que chegam ao aeroporto. Os trens partem da estação a cada 20 minutos, e o trajeto dura cerca de 12 minutos.

 

Porém, ao chegar na estação do aeroporto, temos que pegar o SkyTrain, que conecta a estação de trens aos terminais do aeroporto. Então, antes de pegar esse trenzinho, verifique o terminal do qual sairá seu vôo. O trajeto dura aproximadamente 7 minutos.

5. Aeroporto de Hamburgo

Em quinto lugar temos o aeroporto de Hamburgo, também conhecido como Hamburg Airport Helmut Schmidt, e que se localiza na cidade de Hamburgo. O aeroporto está a 8,5 quilômetros de distância do centro da cidade, e dentro do próprio aeroporto há estações de trem, metrô e ônibus. Em poucos minutos você pode ir do centro da cidade ao aeroporto utilizando o transporte público.

 

O aeroporto de Hamburgo é mais antigo da Alemanha! Será que tem a ver com a importância de Hamburgo no comércio e migração?

Companhias aéreas da Alemanha

As principais companhias aéreas da Alemanha são a Lufthansa, Eurowings (antiga Germanwings), Condor e Germania. A Eurowings pertence ao grupo Lufthansa, atuando como low cost no mercado alemão e europeu.

Em quais aeroportos na Alemanha atuam as companhias low cost?

Tanto os maiores como os menores aeroportos da Alemanha são atendidos por companhias low cost como a Eurowings, Ryanair, EasyJet, Air Berlin, Condor e muitas outras. Use os sites de busca de passagens e planeje suas viagens!

Número de passageiros nos Top 5 e o total nos aeroportos na Alemanha

Olha só o número de passageiros que passaram pelos Top 5 aeroportos na Alemanha apenas no ano de 2017!

1 – Aeroporto de Frankfurt: 64,5 milhões

2 – Aeroporto de Munique: 44,5 milhões

3 – Aeroporto de Berlin-Tegel: 33,3 milhões

4 – Aeroporto de Düsseldorf: 26 milhões

5 – Aeroporto de Hamburgo: 17,6 milhões

Ao todo, em 2017, circularam cerca de 234,7 milhões de passageiros pelos aeroportos na Alemanha!

Como é a fiscalização de imigrantes?

Os fiscais nos aeroportos na Alemanha são muito tranquilos (de acordo com a minha experiência nesses cinco anos, e por nunca ter ouvido relatos que contradigam essa impressão).

Ter um visto antes de chegar pode ajudar muito. Mas eu não tinha o visto quando cheguei. E aí? Bom, entrei como turista, então tinha o direito de permanecer por 90 dias na Alemanha. E foi só isso? Não. Eu tinha uma carta do DAAD comprovando que eu consegui uma bolsa de doutorado na Alemanha. Tinha um comprovante de matrícula no curso de Alemão, e o endereço de onde iria morar. Tudo bem que mesmo com toda essa papelada o fiscal já me devolvendo meu passaporte me disse: “Eu espero mesmo que você aprenda Alemão”. Peguei meu passaporte e respondi: “é o que eu espero também”. E assim começou a minha jornada, que incluiu também muitas horas pelos aeroportos da Alemanha.

O que é mais importante para esse processo de fiscalização ser bem sucedido é que você tenha todos os documentos que comprovem o que você vai fazer na Alemanha:

  • Um endereço de hotel ou residência;
  • Um contrato de trabalho ou uma carta convite;
  • Um visto ou confirmar que vai solicitar o visto já nos próximos dias.

Mas dê uma olhada também na lista de documentos que podem ser exigidos para entrada na Europa!

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Rachel é brasileira e mora na Alemanha há cinco anos. Formada em biologia, deixou Minas Gerais para fazer mestrado em São Paulo, e o doutorado a trouxe para a Alemanha. Ainda não sabe se vai parar por aqui, ou qual será a próxima parada. Adora viajar, contar causos e conhecer pessoas.