Sempre temos uma ideia formada sobre um país e sobre as pessoas que vivem naquele lugar. Por isso, hoje vou falar sobre algumas curiosidades da Alemanha, que talvez vocês nunca tenham ouvido falar.
Curiosos? Então vejam só!

1. A Alemanha tem a autoestrada mais antiga do mundo

O nome dela é Autobahn, e além de ser a mais antiga do mundo, é também uma das maiores. Mas isso ainda não é o mais surpreendente, você acredita que 65% dessa estrada não tem limite de velocidade demarcado?
Isso mesmo! Você pode andar na maior velocidade que conseguir! Consegue imaginar isso? Ah eu com a minha Ferrari nessa estrada!

2. Existe um Papai Noel do Mal

Na verdade é uma figura chamada Krampus, que vem um pouco antes do Natal punir as crianças que não se comportaram durante o ano. Gente, isso é verdade e acontece em algumas regiões da Alemanha! Imagina que doidera?!
curiosidade de Natal na Alemanha
Quer saber mais sobre o Natal na Europa e na Alemanha? Confira nosso artigo especial.

3. O café é a bebida que os alemães mais consomem

Isso mesmo! Pasmem! Não é a cerveja gente! O café é o queridinho dos alemães, e a bebida que eles mais consomem. Eles começaram a consumir o café para substituir a cerveja quente, e desde então não pararam mais.
Ah, e foram eles que inventaram o filtro de papel, para coar o café. São surpreendentes as curiosidades da Alemanha hein?!

4. É na Alemanha que fica o castelo da Bela Adormecida

O castelo que serviu de inspiração para o filme “A Bela Adormecida” fica na Baviera e se chama castelo de Neuschwanstein. Foi restaurado e recebe mais de 1 milhão de turistas por ano.
Castelo Cinderela Neuschwanstein

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

5. Os dias de sol são muito apreciados na Alemanha

Ah sim, isso você já sabia… mas você sabia que os alemães vão para as praças e parques aproveitar o sol, passar o dia e ainda fazer churrasco? Agora você deve estar se perguntando como assim churrasco?
Então, cada um tem a sua própria churrasqueira portátil para levar para o parque! Isso não é demais?! Mas atenção, o churrasco não tem vinagrete nem arroz, não vamos exagerar né?!
Veja quais são as comidas típicas da Alemanha.

6. A Alemanha foi o primeiro país a instituir o horário de verão

Foi na época da Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de economizar carvão. Com essa prática, outros países da Europa também adotaram o horário de verão para economizar os seus recursos energéticos.

6. Oktoberfest acontece em setembro

Pelo nome nos leva a pensar que é uma festa que acontece em outubro. O que é verdade, mas começa em setembro. É uma festa muito famosa na Alemanha, acontece em Munique, nos meses de setembro e outubro, e é o maior festival de cerveja do mundo. Eu já tive a oportunidade de ir e é realmente imperdível!
Oktoberfest Alemanha
Veja quais são as melhores cidades da Alemanha.

8. O zoológico de Berlim é o maior do mundo

Tem quase 20 mil animais, apresentando a mais completa “coleção” (me desculpem, não encontrei outra palavra) de espécies do mundo. O zoológico de Berlim foi fundado em 1844 e atualmente preza pela qualidade da vida dos animais e conta com donativos dos visitantes para a preservação das espécies.

9. Os alemães se preocupam muito com a saúde

Dentre os europeus, os alemães são uns dos que mais se preocupam com a saúde. Eles vão ao médico, aproximadamente, 11 vezes ao ano, mesmo sem estarem sentindo nada, só para fazer um check-up.
Veja como funciona o sistema de saúde na Alemanha.

10. A igreja mais alta do mundo está na Alemanha

Possui mais de 160 metros de altura, 768 degraus e uma arquitetura gótica. É popularmente chamada Catedral mas nunca foi sede de um bispo. A igreja de Ulm atrai muitos visitantes e é deslumbrante. Alguém aí anima subir até o topo?
catedral mais alta do mundo na Alemanha

11. Não se usa branco no ano novo

Uma das curiosidades da Alemanha é que lá não tem a superstição de usar branco no ano novo. Você usa a roupa que você quer. Vale lembrar que é inverno e que vai estar um frio do cão. Então se você for para a rua ver os fogos, você vai estar de casaco de inverno, então ninguém vai ver a sua roupa.
Veja tudo sobre as estações do ano na Europa.

12. Não tem muito abraço

Os alemães não são muito de abraços, mas isso vocês já sabiam. O que talvez não saibam, é que a nova geração, já está mais internacionalizada e é mais aberta, porém ainda continuam a tratar as pessoas formalmente e a cumprimentar com aperto de mão. Mas é a cultura, certo? O que interessa é que não são pessoas frias como todo mundo pensa.
São muitas as curiosidades da Alemanha, que poderia ficar aqui escrevendo por horas. O melhor mesmo para conhecer a cultura da Alemanha é viajando pra lá. Um sonho não é mesmo?
Você já foi para a Alemanha? Sabe mais algumas curiosidades da Alemanha? Compartilha com a gente aqui nos comentários!