Enviar dinheiro para Portugal, o que você precisa saber

Como enviar dinheiro para Portugal

Enviar dinheiro para o exterior  / 

Se você pretende enviar dinheiro para Portugal, existem diversas maneiras de fazer isso. Seja para um amigo ou para um familiar, geralmente quando surge a necessidade de enviar dinheiro para Portugal ou qualquer país do mundo, aparecem diversas dúvidas.

Seja em relação aos impostos e taxas, a quantidade permitida e outras questões que tiram o sono, porém nós vamos lhe ajudar a encontrar a melhor maneira dentre tantas opções disponíveis no mercado.

Quanto custa viajar para Portugal? Confira as nossas dicas e comece seu planejamento financeiro.

Diversas maneiras para enviar dinheiro para Portugal

Se você pretende enviar dinheiro para Portugal, é possível fazer isso de diversas maneiras.

Empresas, casas de câmbio, bancos ou até portais e sites da internet disponibilizam serviços de envio dinheiro para qualquer país do mundo e isso vem se tornando, cada vez mais, seguro, rápido e fácil.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.

Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26

Você pode ir até uma casa de câmbio e solicitar o envio ou até mesmo no seu banco, porém é necessário ter atenção como o montante será recebido no país de destino, neste caso em Portugal.

Outra maneira de enviar dinheiro para Portugal é através de sites de empresas online, como a TransferWise, PayPal e Remessa Online.

Câmbio e taxas

Se você não é de prestar muita atenção ao cenário político e econômico, suas chances de perder dinheiro quando for enviar dinheiro para Portugal são maiores. Isso porque a flutuação da taxa de câmbio se deve, sempre, aos acontecimentos e notícias relacionadas com a política e a economia.

Ou seja, é possível que por conta de uma declaração do Ministro da Fazenda, o euro dê um salto no seu valor em 5%, 10% ou até mais e isso vai fazer você perder dinheiro no momento da conversão. Então uma dica é ter atenção nas notícias e encontrar o momento ideal para comprar moeda estrangeira.

Veja mais informações sobre como a taxa de câmbio funciona e o que afeta a taxa de câmbio.

Não deixe de negociar as taxas

Em relação as taxas, saiba que cada instituição financeira, banco, empresa ou site de envio de dinheiro para o exterior pratica valores diferenciados. É possível que, em uma negociação, você consiga barganhar com quem está lhe atendendo as taxas que serão cobradas e acredite, muitas empresas possuem alguma gordurinha para queimar, então sente e negocie porque você pode sair ganhando com isso.

Limites de envio

De acordo com o Banco Central do Brasil, o valor máximo de envio (por vez) de dinheiro para o exterior é de US$ 3 mil (três mil dólares).

A instituição financeira do governo brasileiro afirma ainda que essa remessa de dinheiro deve ser feita por empresas, sites, bancos e instituições que sejam autorizadas a realizar esse tipo de transação e a operar no mercado de câmbio.

Também já compartilhamos várias dicas para levar dinheiro para o exterior.

Cuidados necessários ao enviar dinheiro para Portugal

O Banco Central do Brasil ainda dá uma dica em relação a compra e venda de moeda estrangeira no mercado paralelo.

De acordo com o banco, pessoas ou empresas que atuam de maneira irregular no mercado brasileiro de câmbio podem representar um perigo e um risco para os cidadãos de bem que pretendam enviar ou receber dinheiro do exterior, já que a o seu dinheiro e seus recursos podem se misturar com verbas e recursos vindos do tráfico de drogas, de armas e de até de outras atividades ilícitas.

Caso a fiscalização pegue, você pode ter consequências indesejáveis, graves e até sofrer penas, sanções e processos na justiça.

Veja como eu envio dinheiro para Portugal.

A melhor opção para enviar dinheiro para Portugal

Que a tecnologia veio para nos ajudar, não nos resta dúvidas. Por isso, a melhor opção para enviar dinheiro para Portugal é, sem dúvida, através da Transferwise. Nós já escrevemos como a Transferwise funciona e respondemos as principais dúvidas sobre o serviço.

Além de ser extremamente confiável, o TransferWise possui taxas acessíveis e negociáveis, muita credibilidade no mercado de câmbio, possui aval do Banco Central do Brasil para atuar nesse mercado e cresce a cada dia justamente por proporcionar facilidade, segurança, agilidade e um ótimo serviço de envio de dinheiro para o exterior.

Se você precisa enviar mais de 3 mil dólares para o exterior, a TransferWise não consegue te atender. O melhor seria fazer essa transferência através do Remessa Online, que tem inclusive atendimento em português por telefone, com sede em São Paulo. O serviço do Remessa Online é ideal para quem quer enviar dinheiro para comprar imóveis, abrir negócios no país e etc.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.