Olá meus amigos do Euro Dicas. Um dos pontos importantes para nós é estar aberto e ligado nas dúvidas da comunidade para poder esclarecer a maior quantidade de pessoas possíveis. Isso inclui ler (e tentar responder) todos os e-mails, e vamos compilando as dúvidas comuns. Ficamos espantados com a quantidade de gente perguntando e pesquisando se “dá pra ficar rico em Portugal”.
E já explico mais pra frente o porquê do espanto.

O que é ser rico?

Acho que este é um bom ponto de partida e vamos ter que chegar em alguns acordos para ser possível uma comparação justa.
Fui pesquisar algumas “fontes” sobre o assunto, uma vez que ser rico para alguns é ter comida na mesa, e para outros é andar de helicóptero. A melhor informação que encontrei e vamos partir daqui, é que para ser “rico” nos Estados Unidos, é preciso ter de “patrimônio líquido” $2.3mi.

Os países com mais milionários (em dólar) no mundo

Veja abaixo a lista dos países com mais milionários no mundo e como se compararam com Brasil e Portugal:

País Número de milionários Porcentagem de milionários
1 – Estados Unidos 18.6 milhões 0,05%
2 – China 4.4 milhões 0,03%
3 – Japão 3 milhões 0,02%
4 – Alemanha 2.1 milhões 0,02%
5 – Canadá 1.3 milhões 0,03%
Brasil 259 mil 0,01%
Portugal 117 mil 0,01%

Fonte: Estudo da Credit & Infomoney 
Deste pequeno “estudo”, logo podemos concluir que sim, as chances de ser milionário em Portugal são as mesmas que no Brasil, certo? Errado.

Porque é mais “fácil” ficar milionário no Brasil

Ou deveria dizer, menos difícil?
Um dado interessante não exposto na tabela acima, mas que pode ser encontrado na fonte do estudo é que o Brasil é o 7° país no mundo onde mais cresce o número de milionários, com aumento de 1,2%, o que significou 42 mil novos milionários em 2019.
Bom, isso tudo que vou dizer daqui em diante é minha opinião, baseada na minha vivência nos dois países e possuindo empresa aberta em ambos.
Em primeiro lugar, para você ficar milionário de maneira legítima (pelos métodos legais, incluindo pagar todos impostos e etc) e sem receber herança, pressuponho que seja empreendendo, o que é muito mais tranquilo de ser fazer no seu país de origem, pode conhecer “as regras do jogo”, por conhecer as necessidades das pessoas, a cultura, como elas pensam e etc. Fora do seu país, você não tem nada disso a seu favor.
ser rico na Europa
Inclusive, os poucos brasileiros que conheço que empreenderam com sucesso fora do Brasil, foi prestando serviço / vendendo para a comunidade brasileira. Veja, por exemplo, esses empreendedores brasileiros em Portugal que trilham um bom caminho.

O mercado brasileiro faz a diferença

Outro ponto importante é que o mercado brasileiro é gigante, qualquer coisa que funcione para uma pequena porcentagem da população, em números absolutos no Brasil já será um absurdo de gente.
Além disso, o mercado brasileiro como um todo ainda é subdesenvolvido se comparado com a Europa, o que traz um mundo muito maior de oportunidades comparado com a Europa.

Então não dá pra ficar rico em Portugal?

Dá, claro que dá. Afinal, existem 117 mil milionários em Portugal. Agora, não acho que isso deva ser o foco principal de alguém que vai imigrar.
Pode sem dúvida alguma acontecer também para imigrantes e etc, mas achar que isso vai ser mais fácil do que em seu próprio país é uma ilusão.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Ser rico e ter qualidade de vida são coisas distintas

Este também é um ponto que gostaria de trazer para esta discussão, é que para ter qualidade de vida na Europa, não é preciso ser milionário. Ter uma vida “comum” na Europa já lhe trará muitas possibilidades que no Brasil são exclusivas de quem tem dinheiro, a começar por segurança, educação, saúde e etc.
Uma confusão comum, causado pelos próprios brasileiros que moram fora, é que mostram nas redes sociais as viagens que fazem, os bens que têm acesso e etc, causando a sensação em quem está no Brasil que estes itens são caros e distante das suas realidades, mas não contam que existem passagens aéreas low cost, que o poder de compra com o salário na Europa é bem maior que no Brasil e etc.
Qualidade de vida x Riqueza em Portugal
Veja os países da Europa com melhor qualidade de vida nesse artigo.

Porque esta dúvida me espanta

Eu fico espantando com esta pergunta se dá para ficar rico em Portugal, porque uma pessoa que está pensando em imigrar sabe que em princípio, vai ter uma vida um pouco mais complicada do que tinha no Brasil, almejando melhorias claro, mas no início você terá problemas que não tinha no Brasil e vai ter que os enfrentar.
Provavelmente, no começo vai gastar inclusive dinheiro e bens que levou anos para conseguir no Brasil até ter uma estabilidade.
Repense os motivos que estão te fazendo sair do Brasil. Coloque por ordem de importância os motivos que te fazem sair do Brasil, se ganhar muito dinheiro estiver entre os primeiros, é bom pesquisar melhor e ponderar. Se você não é milionário no Brasil, não é a mudança de país que vai te transformar em um.
Agora, se você quer qualidade de vida, e sim, isso significa ter uma estabilidade financeira, a Europa pode sim ser um bom lugar para você e sua família.
Veja como é a qualidade de vida em Portugal, e se esse for o destino do seu sonho, sugiro que você faça parte do nosso Programa Morar em Portugal. É um guia completo com 22 vídeo-aulas com tudo o que você precisa saber para preparar a sua mudança, desde a tomada de decisão, a preparação dos documentos, a chegada no país e a adaptação. Vale a pena, confira!