Franquias em Portugal: melhores negócios e documentos para abrir a sua

A alternativa encontrada por muitos brasileiros que querem se aventurar em um mercado novo, mas minimizando os riscos é investir em franquias em Portugal. Assim como no Brasil, as franchisings são bem difundidas em Portugal e vão desde imobiliárias até supermercados, passando por seguradoras e lavanderias.

Mas afinal, como investir em uma franquia em Portugal? Apresentamos todas as dicas para começar um negócio, desde as melhores oportunidades até como é o passo a passo da abertura, confira.

Como abrir uma franquia em Portugal?

Abrir uma franquia em Portugal, ou franchising, termo inglês utilizado no país, é uma boa maneira de empreender no país. A seguir apresentamos um passo a passo das etapas a serem consideradas na abertura de uma franquia.

  • Defina o orçamento de investimento;
  • Defina o mercado no qual pretende investir e selecione as marcas com melhor desempenho dentro do seu orçamento de investimento;
  • Informe-se sobre a marca escolhida, visite lojas, converse com franqueados e aprofunde o estudo de mercado;
  • Esteja preparado para a avaliação do franqueador e tenha o capital necessário para começar;
  • Encontre o lugar ideal para abrir a franquia;
  • Leio com atenção o contrato de franquia e assine-o se estiver tudo correto;
  • Aproveite todo o suporte e conhecimento do franqueador para ter um negócio de sucesso.

As melhores franquias para investir em Portugal

Ao investir em uma franquia é importante considerar que você está investindo em uma marca e, em muitas situações, a marca tem valor no mercado. Dessa forma, quanto mais conhecida a marca, maiores as chances de retorno e de mais elevado é o investimento. Por isso, apresentamos as melhores franquias em Portugal com valor de investimento acima de 5 mil euros.

A seguir selecionamos algumas das franquias de diferentes segmentos com melhor retorno, conforme o site Best Franchising:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

  • Body Concept – estética que reúne serviços diferenciados na área de beleza;
  • DS Seguros – seguradora prestadora de serviço de aconselhamento personalizado e independente na área de mediação de seguros;
  • EcoCarWash – rede de serviços de lavagem ecológica de veículos sem água;
  • House Shine – franquia de limpeza doméstica com mais de 10 anos de atuação;
  • Loja do Condomínio – franquia de administração de condomínios a partir de áreas de atuação;
  • Urban Obras – rede nacional de obras e arquitetura especialista em remodelações, reabilitação e decoração de imóveis;
  • Le Kiosque à Pizzas – franquia de quiosques de pizza com especialidade take away;
  • Casas na Hora – é uma franquia de imobiliárias com atuação em todo o país e atua desde o aluguel tradicional até com fins turísticos;
  • Dulzia – franquia de variedades, as lojas oferecem desde gomas e doces, frutos secos, snacks, entre outros;
  • ItStyle Make Up Milano – rede de maquiagem, perfumaria e acessórios.

Microfranquias em Portugal

As microfranquias são negócios com investimentos baixo que, em alguns casos, não precisam de espaço físico e podem ser facilmente implantadas. Em Portugal o modelo de microfranquia não é tão difundido quanto no Brasil. Por isso, consideramos as microfranquias empreendimentos de até 5 mil euros.

  • DIT Portugal – franquia que auxilia agências de viagem;
  • CityPlan – franquia de marketing e publicidade;
  • Devuelving – franquia de lojas online.

O que é necessário para abrir uma franquia em Portugal?

Antes de iniciar o processo é preciso ter capital condizente com o tipo de franquia que pretende abrir ou os meios para conseguir financiar parte do negócio. Quem pretende entrar no negócio de franquias também precisa considerar que o negócio precisa de um investimento considerável para entrada e pode demorar alguns meses, ou anos, para dar lucro.

Além da questão monetária, é preciso preparar a documentação e entender o sistema tributário do país.

Documentação

Para iniciar uma franquia em Portugal é preciso seguir alguns passos comuns ao processo de abrir uma empresa no país. Com o suporte da franqueadora é preciso montar um plano de negócios e definir a categoria da empresa, se singular ou coletiva, caso tenha sócios.

Além disso, é preciso apresentar os documentos para abertura do negócio, como NIF, registro comercial, inscrição na Segurança Social, declaração de início de atividade e ato constitutivo de sociedade, se houver.

Além desses documentos, pode ser precisa apresentar, ainda, os documentos solicitados pela franqueadora, que pode ser desde os comprovativos de rendimentos, até documentação profissional.

abrir franquia em Portugal

Precisa enviar dinheiro para abrir a franquia? Saiba quais as melhores maneiras de enviar elevadas quantias para a Europa.

Impostos e burocracias

Após abrir a empresa e iniciar a franquia não existem burocracias significativas. O mais importante é seguir as exigências da franquia e manter as recomendações, pode ser preciso também pagar os royalties, não são todas as redes franqueadoras que realizam a cobrança, mas em algumas pode sim ser um gasto mensal a se considerar.

Quando aos impostos, a franquia pagará o mesmo que uma empresa normal, que são:

  • IRC (17% nos primeiros 15 mil euros de lucro e 21% após este valor);
  • Derrama (até 1,5%) – imposto municipal;
  • IVA de 6%, 13% ou 23% (varia de acordo com o produto ou serviço da empresa);
  • Taxa Social Única – sobre o salário dos colaboradores (23,5%).

Entenda qual o salário mínimo em Portugal e como ele pode afetar seu negócio.

Brasileiros podem abrir franquia no país?

Sim. Qualquer investidor, mesmo que estrangeiro, pode abrir uma franquia em Portugal. É importante consultar a franquia pretendida para verificar se existe alguma restrição, mas, geralmente, brasileiros podem abrir franquias, assim como negócios próprios em Portugal.

Um aspecto que o investidor brasileiro deve ficar atento são as condições de empréstimo bancário, caso não tenham o capital total para iniciar o negócio. Quando ainda se vive no Brasil, é possível utilizar os comprovativos de rendimento para conseguir parte do capital do negócio, assim, se tiver uma boa renda no Brasil é possível conseguir condições melhores e juros ainda mais baixos.

Saiba como morar em Portugal, dos documentos a vida no país.

Visto de empreendedor para abrir franquia

Há quem pretenda investir em franquias em Portugal apenas pelo retorno do investimento, porém, a maioria dos investidores pretende se mudar para o país e viver do negócio. Nesses casos, para quem não tem cidadania europeia, é preciso recorrer ao visto de empreendedorismo.

Para solicitar o visto de empreendedor não é preciso investir elevadas quantias como é o caso de Golden Visa. A modalidade exige a documentação do negócio, como o plano de negócios e a declaração de início de atividade. Também são exigidos documentos do requerente que envolvem identificação, assim como o comprovativo de meios de subsistência, que pode ser o extrato bancário dos últimos 3 meses.

Quanto custa abrir uma franquia em Portugal?

Depende. Pode custar de mil euros até cem mil euros, tudo vai depender da franquia que você escolha. É comum que algumas franquias, especialmente as que exigem a estruturação de espaço físico e que envolvam marcas mais conhecidas sejam mais caras do que franquias simples.

Por exemplo, o valor inicial para abrir uma franquia do Minipreço (repartição do Dia em Portugal) custa cerca de 12 mil euros. Outra área com muitas franquias é a de agências imobiliárias, o investimento em uma marca pouco conhecida ronda os 13 a 16 mil euros, já a Remax, uma das mais famosas do país custa 45 mil euros.

Ou seja, uma franquia em Portugal tem valores muito variados, vai depender especialmente do segmento, da marca e do quanto você pode investir.

Entenda o custo de vida em Portugal e saiba o que esperar.

Adaptação ao mercado português

Essa etapa é uma das mais facilitadas para quem investe em uma franquia que já está ativa no país. Investir em um mercado novo, sobre o qual se sabe pouco é um risco, especialmente quando se abre um negócio do zero. As franquias são uma maneira de pular esse passo de adaptação ao mercado, uma vez que elas já são formatadas para este mercado e o público que existe nele.

De qualquer maneira, os primeiros meses serão de adaptação, especialmente ao novo negócio, no qual será preciso conhecer melhor o mercado, entender quais são os hábitos dos clientes naquele ponto específico e como aproveitar ao máximo o que a franquia pode oferecer.

franqueados em Portugal

Conheça as diferenças culturais entre Brasil e Portugal e saiba como elas podem impactar os negócios.

Feiras de franquias em Portugal

Participar de feiras de franquias em Portugal é uma boa maneira de conhecer melhor o mercado, as marcar mais valiosas e os segmentos que mais despontam. No país existem algumas feiras que reúnem as principais empresas do segmento.

A principal delas é a Expo Franchise, que ocorre anualmente em Lisboa. Com 25 anos de existência, a feira reúne importantes empresas com oportunidade de investimento a partir de 5 mil euros. Alguns dos expositores que fazem parte são a Century 21, o Auchan e a Factory Fitness.

A Feira de Franchising promovida pela Associação de Franchising de Portugal é outro importante evento na área. Em 2020 o evento acontece online e reúne empresas de vários segmentos como a BodyConcept e a Pesonal20.

Franquias online em Portugal

Existem algumas franquias onlines, que são voltadas sobretudo para a tecnologia e marketing. As franquias online são negócios de baixo investimento, no geral, até mil euros, mas que exigem algum conhecimento prévio da área de atuação.

Cuidado com as franquias online, saiba avaliar o que realmente vale a pena de modelos de franquia que pode não ser tão bem estruturados quanto você precisa.

Vale a pena abrir uma franquia em Portugal?

Sim. Especialmente quando se é estrangeiro e tem pouco conhecimento do mercado local, as franquias podem oferecer o suporte necessário para estruturar o negócio. Assim, se pretende investir em Portugal e ainda não está familiarizado com o país, os tipos de negócios existentes e a dinâmica do mercado, a franquia pode ser uma alternativa mais segura.

Mas atenção, você também deve dedicar-se a estudar o mercado para escolher uma categoria de franquia. Isso porque, apesar do modelo já ser formatado para o mercado local, nem sempre o segmento específico é rentável ou tem a melhor aceitação.

vale a pena abrir franquia

Entenda melhor a economia portuguesa e saiba o que esperar de um investimento no país.

Perguntas frequentes sobre franquias Portugal

A seguir respondemos algumas questões comuns de quem pretende abrir uma franquia em Portugal.

Como abrir uma franquia brasileira em Portugal?

O primeiro passo é pedir autorização da franquia no Brasil para abrir uma filial no exterior. No geral, as franquias tem planos de expansão próprios e, em alguns casos, expandir para o exterior pode ser um objetivo. Mas nem sempre é esse o foco, uma vez que incide custos, você precisará trazer equipamento do Brasil para manter a identidade visual do negócio.

Assim, se você pretende abrir uma franquia brasileira em Portugal e ela ainda não existe no país, é preciso entrar em contato direto com a rede e verificar as possibilidades e condições de abertura do negócio.

Como abrir uma franquia café literário em Portugal?

O primeiro ponto é encontrar a marca de café literário com a qual você se identifique. A seguir deve entrar em contato e verificar as condições de abertura da franquia. É importante considerar que alguns segmentos de negócio podem ser mais interessantes se desenvolvidos como negócio individual.

Como abrir uma franquia da Havaianas em Portugal?

Quando falamos de Havaianas nos referimos a um dos produtos exportados pelo Brasil que mais agrega em marca, ou seja, significa um investimento alto, especialmente no exterior. A marca já tem franquias por Portugal e também pela Europa, por isso, o primeiro passo já está dado, a presença da rede de franquias no continente.

Para abrir uma franquia da Havaianas o ideal é entrar em contato com a empresa no Brasil e verificar as condições de franqueamento no exterior. O investimento médio, em reais, varia de acordo com o tamanho do negócio, no caso dos quiosques o custo é entre 75 e 115 mil reais, já as lojas chegam a custar 845 mil reais.

Como abrir uma franquia de chocolate em Portugal?

O primeiro passo é escolher a marca de chocolates na qual pretende investir. Existem grandes marcas, mas também algumas opções locais que podem ser bons investimentos. O investimento na Leonidas, por exemplo, custa cerca de 20 mil euros e tem um mercado considerável no país.

Animado para abrir uma franquia em Portugal? Se morar no país também está nos seus planos, temos uma novidade, o Programa Morar em Portugal. Mais que um curso, ele oferece aulas em vídeo, e-book, fóruns exclusivos e lives mensais para ajudar você no planejamento da mudança e adaptação ao país.

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor; a qualidade de vida. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e graduada em Jornalismo pela Puc-Minas, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube