A alternativa encontrada por muitos brasileiros que querem se aventurar em um mercado novo, mas minimizando os riscos é investir em franquias em Portugal. Assim como no Brasil, as franchisings são bem difundidas no país luso e vão desde imobiliárias até supermercados, passando por seguradoras e lavanderias.

Mas afinal, como investir em uma franquia em Portugal? Apresentamos todas as dicas para começar um negócio, desde as melhores oportunidades até como é o passo a passo da abertura, confira.

Perguntas Respostas
Como investir em franquias em Portugal? É preciso estudar o mercado, definir o setor da franquia, preparar a documentação para avaliação do franqueador e realizar o investimento.
Quanto custa franquias em Portugal? Os valores variam conforme a franquia desejada, mas custa a partir de mil euros.
Qual melhor franquia para abrir em Portugal? Depende do setor que deseja, mas setores imobiliários e estética/cosmética e fitness estão entre as mais lucrativas e de maior sucesso.

Como abrir uma franquia em Portugal?

Abrir uma franquia em Portugal, ou franchising, termo inglês utilizado no país, é uma boa maneira de empreender no país. A seguir apresentamos um passo a passo das etapas a serem consideradas na abertura de uma franquia.

  • Defina o orçamento de investimento;
  • Defina o mercado no qual pretende investir e selecione as marcas com melhor desempenho dentro do seu orçamento de investimento;
  • Informe-se sobre a marca escolhida, visite lojas, converse com franqueados e aprofunde o estudo de mercado;
  • Esteja preparado para a avaliação do franqueador e tenha o capital necessário para começar;
  • Encontre o lugar ideal para abrir a franquia;
  • Leio com atenção o contrato de franquia e assine-o se estiver tudo correto;
  • Aproveite todo o suporte e conhecimento do franqueador para ter um negócio de sucesso.

As melhores franquias para investir em Portugal

Segundo o portal Eco, em 2022, Portugal atingiu o número de 30 mil franquias em Portugal, totalizando 200 mil criando 200 mil postos de emprego no país. Dentre elas, a imobiliária Re/Max, a construtora Melom e a rede de supermercados Auchan estão em destaque.

Ao investir em uma franquia é importante considerar que você está investindo em uma marca e, em muitas situações, a marca tem valor no mercado. Dessa forma, quanto mais conhecida a marca, maiores as chances de retorno e mais elevado é o investimento.

Por isso, selecionamos 5 franquias em Portugal com valor de investimento entre 25 a 50 mil euros, segundo a Associação Portuguesa de Franchising (APF).

  1. Açaí Algarve: franquia em Portugal com foco na venda de produtos de açaí, cafeteria e snack bar;
  2. Acoplex Colchões: franquia da fabricante de colchões com distribuição em toda a Europa;
  3. Auchan: o rede de supermercados é uma das franquias de maior crescimento, segundo a reportagem da ECO;
  4. Bifanas de Vendas Novas: a marca está presente no mercado português há 30 anos e com um dos pratos mais tradicionais do país;
  5. DepilConcept: franquia da marca portuguesa de depilação a laser com tecnologias  IPL e Laser Diodo H8.

Microfranquias em Portugal

As microfranquias são negócios com investimentos baixo que, em alguns casos, não precisam de espaço físico e podem ser facilmente implantadas. Em Portugal o modelo de microfranquia não é tão difundido quanto no Brasil. Por isso, consideramos as microfranquias empreendimentos de até 5 mil euros.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

O que é necessário para abrir uma franquia em Portugal?

Antes de iniciar o processo é preciso ter capital condizente com o tipo de franquia que pretende abrir ou os meios para conseguir financiar parte do negócio.

Quem pretende entrar no negócio de franquias em Portugal também precisa considerar que o negócio precisa de um investimento considerável para entrada e pode demorar alguns meses, ou anos, para dar lucro. Além da questão monetária, é preciso preparar a documentação e entender o sistema tributário do país.

Assinatura de contrato para abrir franquias em Portugal
Reunir os documentos para apresentar ao franqueador e para abrir a franquia é uma parte importante do processo.

O processo pode ser complexo para muitos empreendedores, por isso contar com a ajuda de uma assessoria para abrir a sua franquia em Portugal pode ser de grande ajuda, principalmente para evitar erros com relação à documentação e o fisco. Por isso, se deseja uma indicação, a empresa Atlantic Hub pode te oferecer um excelente suporte em todo o processo.

Entenda quais são os principais comportamento dos consumidores brasileiros e portugueses.

Documentação

Para iniciar uma franquia em Portugal é preciso seguir alguns passos comuns ao processo de abrir uma empresa no país. Com o suporte da franqueadora é preciso montar um plano de negócios e definir a categoria da empresa, se singular ou coletiva, caso tenha sócios.

Além disso, é preciso apresentar os documentos para abertura do negócio, como NIF, registro comercial, número de Segurança Social, declaração de início de atividade e ato constitutivo de sociedade, se houver.

Além desses documentos, pode ser precisa apresentar, ainda, os documentos solicitados pela franqueadora, que pode ser desde os comprovativos de rendimentos, até documentação profissional.

Precisa enviar dinheiro para abrir a franquia em Portugal? Saiba quais as melhores formas de como enviar grandes quantias para o exterior.

Impostos e burocracias

Após abrir a empresa e iniciar a franquia não existem burocracias significativas. O mais importante é seguir as exigências da franquia e manter as recomendações, pode ser preciso também pagar os royalties, não são todas as redes franqueadoras que realizam a cobrança, mas em algumas pode ser um gasto mensal a se considerar.

Quando aos impostos, a franquia pagará o mesmo que uma empresa normal, que são:

  • IRC (17% nos primeiros 15 mil euros de lucro e 21% após este valor);
  • Derrama (até 1,5%) – imposto municipal;
  • IVA de 6%, 13% ou 23% (varia conforme o produto ou serviço da empresa);
  • Taxa Social Única – sobre o salário dos colaboradores (23,5%).

Confira também o vídeo de uma brasileira que trabalha com franquia em Portugal e explica mais afundo esse tema.

Entenda qual o salário mínimo em Portugal e como ele pode afetar o seu negócio.

Brasileiros podem abrir franquia no país?

Sim. Qualquer investidor, mesmo que estrangeiro, pode abrir uma franquia em Portugal. É importante consultar a franquia pretendida para verificar se existe alguma restrição, mas, geralmente, brasileiros podem abrir franquias, assim como negócios próprios em Portugal.

Um aspecto que o investidor brasileiro deve ficar atento são as condições de empréstimo bancário, caso não tenham o capital total para iniciar o negócio.

Quando ainda se vive no Brasil, é possível utilizar os comprovativos de rendimento para conseguir parte do capital do negócio, assim, se tiver uma boa renda no Brasil é possível conseguir condições melhores e juros ainda mais baixos.

Saiba como morar em Portugal, dos documentos a vida no país.

Visto de empreendedor para abrir franquia

Há quem pretenda investir em franquias em Portugal apenas pelo retorno do investimento, porém, a maioria dos investidores pretende se mudar para o país e viver do negócio. Nesses casos, para quem não tem cidadania europeia, é preciso recorrer ao visto de empreendedor em Portugal.

Para solicitar o visto de empreendedor não é preciso investir elevadas quantias como é o caso de Golden Visa.

Esta modalidade de visto exige a documentação do negócio, como o plano de negócios e a declaração de início de atividade. Também são exigidos documentos do requerente que envolvem identificação, assim como o comprovativo de meios de subsistência, que pode ser o extrato bancário dos últimos 3 meses.

Conheça ainda as opções de visto de investidor em Portugal.

Quanto custa abrir uma franquia em Portugal?

Depende. Pode custar de mil euros até duzentos mil euros, tudo vai depender da franquia que você escolher. É comum que algumas franquias, especialmente as que exigem a estruturação de espaço físico e que envolvam marcas mais conhecidas sejam mais caras do que franquias simples.

Por exemplo, o valor inicial para abrir uma franquia do Minipreço (repartição do Dia em Portugal) custa cerca de 12.500€. Outra área com muitas franquias é a de agências imobiliárias, o investimento em uma marca pouco conhecida ronda os 12 a 20 mil euros, já a franquia da Remax, uma das mais famosas do país custa 50 mil euros.

Ou seja, uma franquia em Portugal tem valores muito variados, vai depender especialmente do segmento, da marca e do quanto você pode investir.

Adaptação ao mercado português

Essa etapa é uma das mais facilitadas para quem investe em uma franquia que já está ativa no país. Investir em um mercado novo, sobre o qual se sabe pouco é um risco, especialmente quando se abre um negócio do zero. As franquias são uma maneira de pular esse passo de adaptação ao mercado, uma vez que elas já são formatadas para este mercado e o público que existe nele.

Pesquisa no computador por franquias em Portugal
Definir o segmento da franquia em Portugal é um ponto que merece muita atenção e estudo.

De qualquer maneira, os primeiros meses serão de adaptação, especialmente ao novo negócio, no qual será preciso conhecer melhor o mercado, entender quais são os hábitos dos clientes naquele ponto específico e como aproveitar ao máximo o que a franquia pode oferecer.

Conheça as diferenças culturais entre Brasil e Portugal e saiba como elas podem impactar os negócios.

Feiras de franquias em Portugal

Participar de feiras de franquias em Portugal é uma boa maneira de conhecer melhor o mercado, as marcar mais valiosas e os segmentos que mais despontam. No país existem algumas feiras que reúnem as principais empresas do segmento.

A principal delas é a Expo Franchise, que ocorre anualmente em Lisboa. Com 25 anos de existência, a feira reúne importantes empresas com oportunidade de investimento a partir de 5 mil euros. Alguns dos expositores que fazem parte são a Century 21, o Auchan e a Factory Fitness.

A Feira de Franchising promovida pela Associação Portuguesa de Franchising (APF)é outro importante evento na área. Em 2022 o evento aconteceu no mês de abriu em Lisboa e reuniu empresas de vários segmentos.

Além disso, ao logo do ano, a APF promove diversas conferências para debater o mercado de franquias em Portugal. A divulgação é feita através as redes sociais e as inscrições via formulário online.

Franquias online em Portugal

Existem algumas franquias onlines, voltadas sobretudo para a tecnologia e marketing. As franquias online são negócios de baixo investimento, no geral, até mil euros, mas que exigem algum conhecimento prévio da área de atuação.

Cuidado com as franquias online, saiba avaliar o que realmente vale a pena, pois pode se deparar com modelos de franquia que não estão muito bem estruturados.

Vale a pena abrir uma franquia em Portugal?

Sim. Especialmente quando se é estrangeiro e tem pouco conhecimento do mercado local, as franquias em Portugal podem oferecer o suporte necessário para estruturar o negócio.

Assim, se pretende investir em Portugal e ainda não está familiarizado com o país, os tipos de negócios existentes e a dinâmica do mercado, a franquia pode ser uma alternativa mais segura.

Mas atenção, você também deve dedicar-se a estudar o mercado para escolher uma categoria de franquia. Isso porque, apesar do modelo já ser formatado para o mercado local, nem sempre o segmento específico é rentável ou tem a melhor aceitação.

Entenda melhor a economia portuguesa e saiba o que esperar de um investimento no país.

Perguntas frequentes sobre franquias Portugal

A seguir respondemos algumas questões comuns de quem pretende abrir uma franquia em Portugal.

Como abrir uma franquia brasileira em Portugal?

O primeiro passo é pedir autorização da franquia no Brasil para abrir uma filial no exterior. No geral, as franquias tem planos de expansão próprios e, em alguns casos, expandir para o exterior pode ser um objetivo. Mas nem sempre é esse o foco, uma vez que incide custos, você precisará trazer equipamento do Brasil para manter a identidade visual do negócio.

Assim, se você pretende abrir uma franquia brasileira em Portugal e ela ainda não existe no país, é preciso entrar em contato direto com a rede e verificar as possibilidades e condições de abertura do negócio.

Como abrir uma franquia café literário em Portugal?

O primeiro ponto é encontrar a marca de café literário com a qual você se identifique. A seguir deve entrar em contato e verificar as condições de abertura da franquia. É importante considerar que alguns segmentos de negócio podem ser mais interessantes se desenvolvidos como negócio individual.

Como abrir uma franquia da Havaianas em Portugal?

Quando falamos de Havaianas nos referimos a um dos produtos exportados pelo Brasil que mais agrega em marca, ou seja, significa um investimento alto, especialmente no exterior. A marca já tem franquias por Portugal e também pela Europa, por isso, o primeiro passo já está dado, a presença da rede de franquias no continente.

Para abrir uma franquia da Havaianas o ideal é entrar em contato com a empresa no Brasil e verificar as condições de franqueamento no exterior. O investimento médio, em reais, varia de acordo com o modelo do negócio.

Segundo o site oficial da Havaianas, o modelo de negócios Compacto exige uma taxa de franquia de 45 mil reais, 80 mil reais de estoque e o custo de instalação que pode chegar até 250 mil reais. Já o modelo Light, a taxa de franquia é de 25 mil reais, o estoque de 60 mil reais e os custos de instalação podem chegar até 120 mil reais.

Como abrir uma franquia de chocolate em Portugal?

O primeiro passo é escolher a marca de chocolates na qual pretende investir. Existem grandes marcas, mas também algumas opções locais que podem ser bons investimentos. O investimento na Leonidas, por exemplo, custa cerca de 50 mil euros e tem um mercado considerável no país.

Animado para abrir uma franquia em Portugal? Se morar no país também está nos seus planos, temos uma novidade, o Programa Morar em Portugal. Mais que um curso, ele oferece aulas em vídeo, e-book, fóruns exclusivos e lives mensais para ajudar você no planejamento da mudança e adaptação ao país.