Saber quais são os melhores setores para internacionalização de empresas brasileiras em Portugal é um passo fundamental para garantir o sucesso de quem pretende empreender no país levando a sua empresa.

Neste artigo eu mostro quais são as áreas com mais índices positivos atualmente e apresento as tendências para os próximos anos do mercado português.

Como saber quais são os melhores setores para internacionalização de empresas brasileiras em Portugal?

Um segmento apenas pode ser definido como bom quando ele apresenta indicadores de crescimento positivos, resultado financeiro favorável, quero dizer dinheiro em caixa, e ainda boas perspectivas para os anos seguintes.

Alguns estudos que realizamos, apesar de apresentarem bons números quanto ao crescimento e tendência de consumo, quando nos deparamos com o resultado financeiro destes segmentos, ficamos muito assustados.

Estes são mercados em crescimento, mas quem está atuando neste momento tem conseguido no máximo pagar suas contas. Veja, em um cenário de dificuldades, não vale a pena entrar em um segmento que já está em apuros.

Esse é com certeza um dos pontos mais sensíveis quando o assunto é internacionalizar. Vejo isso quase todos os dias, a pessoa que resolve internacionalizar quase sempre tem um projeto de vida em Portugal. Quer morar por lá, levar sua família, oferecer educação para as crianças de qualidade, ter acesso a saúde pública e ainda viver com mais segurança.

Soma-se a tudo isso a diferença em morar em um país de primeiro mundo onde boa parte dos problemas já foram equalizados.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Conhecimento do mercado é fundamental

Estudamos mercados e empresas todos os dias, desta maneira e com base nos estudos que já fizemos, elaborei este artigo com os segmentos mais interessantes para você internacionalizar sua empresa.

Venha comigo, existe muita oportunidade para você. Claro que o planejamento sempre deve fazer parte. Leia com atenção, deixe seu comentário e agende um momento caso seja do seu interesse entender melhor como podemos ajudá-lo.

Os segmentos a seguir não totalizam todas as oportunidades, mas são sem dúvida nenhuma uma boa mostra do que te espera. No vídeo abaixo eu explico tudo:

1. Turismo e entretenimento

O segmento de turismo e entretenimento sofreu o maior tombo da história em função da pandemia. Empresas demitiram, quebraram ou simplesmente pararam de operar.

Antes porém da pandemia, Portugal se destacava como uma das capitais europeias mais dinâmicas e ativas quando o assunto eram festivais, shows, eventos ou mesmo os ativos turísticos como museus e castelos que tanto atraem turistas.

Com o fim da pandemia, em poucos meses estamos assistindo a um crescimento do turismo e do número de eventos que já superam os números de antes da pandemia. As pessoas realmente não suportavam mais ficar em casa. A retomada é incrível, chegando a faltar passagens e esgotar shows e eventos em poucas horas.

Em 2023, teremos ainda a Jornada Mundial da Juventude promovida pela Igreja Católica. É provável que durante a jornada que acontece em agosto todos os números de turistas sejam batidos.

Este é um segmento que vale a pena investir e internacionalizar. Eventos, shows, equipes de produção, e tudo relacionado a este mundo está em pleno crescimento.

2. Bares e restaurantes

Andando por Lisboa ou as demais cidades de Portugal você com certeza dificilmente ficará sem passar por um restaurante por mais de dez minutos. A quantidade de bares, pastelarias e restaurantes é enorme. Como pode um segmento estabelecido como esse ainda reservar oportunidade?

A mudança de cenários responde a esta pergunta. Apenas de imigrantes brasileiros existem hoje em Portugal mais de 300 mil. Somos a maior comunidade de estrangeiros. Mas não somos os únicos.

Ucranianos, russos, ingleses, americanos, africanos, imigrantes da Ásia, ou seja, hoje em Portugal existe um cenário incrível de imigração.

Buffet com comida brasileira
Há espaço para o investimento em restaurantes, mas é preciso encontrar o diferencial do seu negócio

Por outro lado, como você viu o segmento de turismo e entretenimento está a todo vapor. Com tudo isso somado, oportunidades nos mais diversos modelos de restaurantes e afins existem e isso não resta dúvidas.

O ponto central é como diferenciar-se de tudo isso tendo público, identidade e preço. Se seu desejo é abrir uma empresa neste segmento, nós da Atlantic Hub, podemos ajudá-lo.

3. Facilities e serviços em geral

Terceirização de serviços não é novidade no Brasil. Mas muitos dos serviços que terceirizamos no Brasil ainda são novidade em Portugal.

De manutenções prediais a serviços de babá e limpeza em geral, muitas oportunidades existem. Um cuidado neste segmento são os contratos de trabalho. Apoio jurídico é essencial, mas sendo feito da maneira correta em quase todos os lados nos deparamos com oportunidades muito boas.

Apenas neste ano fizemos dez estudos para internacionalizar empresas brasileiras do setor.

4. Construção civil

O boom imobiliário e a valorização dos imóveis têm aquecido este segmento há pelo menos cinco anos. Não existe no horizonte nenhum sinal que isso irá reduzir, pelo contrário apenas aumentar.

Hoje em Portugal faltam mais de 200 mil imóveis. A pressão de investidores por imóveis tem feito os valores aumentarem e novas construções e reformas são boas oportunidades.

A mão de obra é o desafio, mas esse também pode ser um campo onde empresas que auxiliem a entrada de profissionais, treinem os mesmos e deem suporte a eles pode representar uma mudança no quadro atual.

5. Desenvolvimento de sistemas

Fábricas de softwares há tempos internacionalizam suas empresas para Portugal. Há quase sete anos, atuamos internacionalizando empresas deste ramo. As chamadas softwares houses olham o mercado de Portugal como atraente para reter colaboradores ou ainda para empregar os chamados nômades digitais.

Fato é que estamos diante de um segmento que de longe não deve reduzir a demanda nas próximas décadas.

6. Empresas de tecnologia

Como as empresas de desenvolvimento, as aplicações com forte dose de tecnologia da informação podem ter boas oportunidades em Portugal.

Ponto relevante é que se sua empresa tem uma solução tecnológica baseada em um sistema que quer validar o B2B no mercado internacional, Portugal é este país.

Funcionários de empresa de tecnologia
A área de tecnologia também está em crescimento em Portugal

A etapa seguinte é a entrada na Europa onde você poderá expandir e ainda ter acesso a mais de 450 milhões de consumidores com alto poder aquisitivo.

Cada dia percebo mais como os sistemas desenvolvidos no Brasil têm seu espaço em Portugal quando fazem uma entrada no mercado corretamente.

7. Agências de publicidade

Este é sem dúvida um segmento de atuação que temos pioneirismo. Internacionalizamos a primeira agência em nosso primeiro ano de atuação em Portugal.

O marketing digital em Portugal e no restante da Europa é sensivelmente diferente do Brasil. Nossas agências são reconhecidas pela criatividade e inovação.

Campanhas, gestão do digital ou ainda desenvolvimento completo são algumas das possibilidades. Tendo consciências que o digital pela Europa está alguns anos de distância do Brasil, podemos ter muito sucesso em projetos deste setor.

8. Coaching e treinamentos

No Brasil, vivenciamos a banalização dos coachings. Quase todo profissional liberal virou coaching. Em um recente estudo que fizemos, mais da metade dos entrevistados disse que acredita precisar de coaching ou mentor para ampliar sua visão de mundo.

Este mercado é muito respeitado em Portugal. Profissionais sérios têm boas perspectivas por aqui. Em relação aos treinamentos, os portugueses valorizam muito os treinamentos livres. Bons treinamentos, feitos seguindo as dinâmicas culturais, podem decolar rapidamente em Portugal.

Comece fazendo um estudo de mercado

São muitas as possibilidades. Começar pelo passo certo é o ideal. Um estudo de mercado que aponte as fortalezas e desafios direciona você e amplia sua visão.

Minha dica é fazer o Market Fit. Nele, estudaremos seu segmento para podermos construir um caminho seguro e com o menor risco.

Veja quais pontos estudamos do seu negócio:

  • Avaliação do ecossistema: o que poderia barrar a sua empresa fora do país? Qual o nível de agressividade da concorrência? Quão competitivo é o mercado lá fora?
  • Análise da concorrência: é importante analisar de forma completa quem são os concorrentes, o que eles oferecem, qual preço eles cobram, onde estão localizados, entre vários outros fatores;
  • Avaliação do mercado: aqui, o foco vai para o cliente. Entender melhor sobre as necessidades deles (pensando que agora falamos de um país estrangeiro), segmentar esse público, tendências de consumo, etc.;
  • Análise do setor: tão importante quanto os itens citados acima, aqui a pesquisa foca em avaliar e comparar outras empresas do mesmo setor;
  • Análise SWOT: você já deve ter ouvido falar em análise SWOT e, enfim, chegou a hora de analisar os pontos fortes e fracos, traçar os fatores internos e externos do seu negócio – mas agora, fora do Brasil;
  • Linhas de financiamento: aqui, há uma avaliação que pode facilitar ainda todo esse projeto, que é a possibilidade de acesso a linhas de financiamento de Portugal.

E nos próximos anos? Setores que despontam como oportunidades

Depois de percorrer todos os segmentos acima, fica mais fácil compreender quais segmentos nos próximos anos continuarão a crescer.

Sem dúvida nenhuma, tecnologia, bares e restaurantes, turismo, construção civil, serviços em geral representam boas oportunidades hoje e nos próximos anos.

Mais do que indicadores, uma empresa para prosperar precisa ter diferenciais. Neste ponto nós também podemos ajudá-lo.

Internacionalizar é inovar. Marque um momento conosco para começarmos hoje esta nova fase da sua vida e da sua empresa.

Comece agora! Internacionalize sua empresa

Sua empresa pode ter sucesso em Portugal. Como você percebeu ao longo deste artigo, você precisa estar atento a alguns pontos essenciais para que seu negócio tenha o caminho correto percorrido e não esbarre em desafios criados por falta de planejamento.

Conte com a Atlantic Hub e comece hoje mesmo sua jornada em Portugal. Afinal, sua empresa pode sim ter sucesso em Portugal.

Forte abraço e até a próxima.