Se você tem uma empresa no Brasil, pode já ter se perguntado: será que a minha empresa teria sucesso em Portugal? Entenda quais são os principais pontos que devem ser analisados para encontrar a resposta a essa pergunta e conheça os sete passos essenciais para entender se existem clientes para a sua empresa em Portugal.
A minha empresa pode ter sucesso em Portugal?
A resposta direta é que existe muita chance de sim, sua empresa fazer todo sentido em Portugal.
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CONHECER O EBOOK→A grande verdade é que nos últimos oito anos fizemos mais de 200 estudos de mercado e a grande maioria dos estudos apontam para bons cenários quando o assunto é abrir uma empresa em Portugal.
O mais importante é ter as informações corretas e não começar algo sem que você tenha feito tudo o que é necessário para reduzir ao máximo as surpresas.
Se você já tem uma empresa no Brasil, sabe o que estou falando. Empreender não é o caminho mais fácil. Mas sem dúvida é o mais prazeroso, afinal o empreendedor que abre seu próprio negócio é dono do seu próprio nariz.
Empresários nômades digitais
Uma das questões mais interessantes que acompanhei nos últimos anos é para aqueles que podem ser chamados no mundo dos empresários de nômades digitais.
Nômades digitais são empresários e profissionais que comumente trabalham como escritores freelancers, fotógrafos, designers, desenvolvedores de software e qualquer outro tipo de trabalhador do conhecimento que possa realizar suas tarefas independente de sua localização física.
Vou falar um pouco mais abaixo sobre a atuação como nômade digital em Portugal, mas antes disso, responda a pergunta abaixo:
Existem clientes para minha empresa em Portugal?
Este é sempre o ponto mais sensível para o empresário brasileiro. Acostumado a vender sempre, afinal somos por natureza bons vendedores, erramos a mão em Portugal quando aplicamos o mesmo método em muitos casos irritante de vendas.
Você assim como eu já deve ter sido abordado de forma insistente um milhão de vezes por aquele vendedor que não ouve seu não e continua insistindo como se você fosse o último cliente do mundo.
Este tipo de atitude em Portugal facilmente fecha todas as portas em pouco tempo. Antes de querer vender é importante saber se alguém realmente quer comprar o que você faz. Neste ponto, há uma diferença muito grande quanto ao modelo que normalmente se pratica no Brasil.
Meu ponto aqui é que antes de vender, temos que saber se nosso produto faz sentido em Portugal. Eu falo um pouquinho mais sobre esse tema no vídeo abaixo, não deixe de dar o play:
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ENTRAR EM CONTATO →7 passos para você saber se existem clientes para sua empresa em Portugal
Veja os passos abaixo que listei de acordo com a minha experiência com internacionalização de empresas aqui na Atlantic Hub:
Primeiro passo: Avaliação do ecossistema
O que poderia barrar a sua empresa fora do país? Qual o nível de agressividade da concorrência em Portugal? Quão competitivo é Portugal?
Entender por exemplo como o segmento se comporta gera importantes insights e estratégias para vencer as dificuldades e abrir oportunidades.
Pesquisar então estes pontos torna-se essencial.
Segundo passo: Análise da concorrência
É importante analisar quem são os concorrentes, o que eles oferecem, qual preço eles cobram, onde estão localizados, entre vários outros fatores.
Os concorrentes são essenciais quando o assunto é compreender como eles atuam. Desta maneira, podemos aprender com os acertos que eles têm enquanto posicionamento de mercado, perceber o que fazem de mal e assim nos posicionarmos melhor literalmente, aprendendo com o que são bons e não cometendo os erros que eles cometem.
Terceiro passo: Avaliação do mercado
Aqui, o foco vai totalmente para o cliente. Entender melhor sobre as necessidades dos portugueses, segmentar esse público, tendências de consumo, etc. sempre facilita a análise do mercado.
Quarto passo: Análise do setor
A mesma importância quanto os itens citados acima, aqui o central é pesquisar, focar em avaliar como também comparar outras empresas do mesmo setor.
Sem entender como o setor se comporta, você corre o risco de estar remando contra a mare.
Quinto passo: Aspectos jurídicos
Muitas empresas do Brasil simplesmente não podem operar em Portugal. A resposta é simples, existem regulações que não permitem que você atue.
Um exemplo é para as empresas que trabalham com bijuterias ou joias. Muitos destes produtos têm em sua composição traços de elementos químicos que não são permitidos em Portugal.
Você precisa estar atento aos chamados marcos regulatórios, cada segmento tem o seu.
Sexto passo: Análise SWOT
Você já deve ter ouvido falar em análise SWOT e, enfim, chegou a hora de analisar os pontos fortes e fracos, traçar os fatores internos e externos do seu negócio.
Faça isso como uma lição de casa, quando exposto nesta matriz, tudo fica mais simples de visualizar.
Sétimo passo: Linhas de Financiamento
Aqui, há uma avaliação que pode facilitar ainda todo esse projeto, que é a possibilidade de acesso a linhas de financiamento de Portugal.
Abrir sua empresa em Portugal com recursos deles não é possível, mas expandir depois de estar operando é uma realidade muito possível.
Em Portugal, os recursos estão mesmo ao seu alcance, não subestime isso.
Talvez você se interesse pelo nosso artigo sobre se ter empresa no Brasil é diferente de ter empresa em Portugal.
Marketing digital em Portugal
Um dos pontos mais interessantes de abrir uma empresa em Portugal é sem dúvida o marketing digital.
Muito diferente do Brasil, os portugueses não são conectados como nós somos. Nosso famoso boca a boca é essencial para que sua empresa comece a conquistar os primeiros clientes.
O bom e velho anúncio nas ruas, revistas e nos canais de televisão funcionam muito em Portugal, mas é sem dúvida importante você ter uma boa presença digital.
A pandemia acelerou as mudanças e o uso da tecnologia das redes sociais, porém ainda muito diferente do que é no Brasil.
Atenção à estrutura contábil e impostos
Não temos o famoso Simples Nacional em Portugal. Outro ponto é que os lucros das empresas são tributados, quero dizer que seus lucros pagam impostos.
Tal questão é completamente diferente do Brasil que não tributa os lucros das empresas. Se você não fizer as escolhas certas quanto aos tributos isso pode ser um ponto complicado.
Nós podemos ajudá-lo, saiba disso.
Você também pode ser um nômade digital e Portugal pode ser sua casa
Os chamados nômades digitais fazem do mundo sua casa e Portugal é considerado o paraíso para eles uma vez que oferece uma das melhores qualidades de vida do mundo.
Mas não ache que os nômades digitais são apenas empresários de tecnologia. Podemos chamar de nômade digital aqueles que fazem uso de novas tecnologias como internet wireless, smartphones e aplicativos de computação em nuvem para conduzir seus negócios, trabalhar remotamente e produzir renda de onde quer que estejam vivendo ou viajando.
Nômade digital é um profissional que usualmente pode trabalhar de casa ou em cafeterias, bibliotecas e até de um veículo recreativo para cumprir tarefas e objetivos que tradicionalmente seriam realizados em uma posição fixa de trabalho.
Se você conhece Portugal, imagine seu dia de trabalho em uma das chamadas pastelarias de uma das cidades de Portugal? Confesso que já fiz muito isso em minha vida e não tem preço, é uma experiência incrível. Mas também é possível que você utilize espaços de coworking, alugue escritórios ou outros espaços.
Quase todas as atividades profissionais atuais funcionam na cloud, sendo possível trabalhar a partir de qualquer lugar do mundo de forma remota.
Os nômades digitais podem ser divididos em três grupos:
- Freelancer (trabalham para clientes e ainda trocam o tempo por dinheiro);
- Empreendedores (criam produtos ou serviços rentáveis, mas trabalham de qualquer lugar);
- Trabalhadores remotos (funcionários normais, mas com um tipo de trabalho que pode ser feito de qualquer lugar).
Um nômade digital assim como qualquer outro profissional pode muito bem estudar, se especializar ou até mudar de ramo, entretanto, existe uma grande vantagem, eles não precisam fincar raízes eternamente em lugar algum.
São inúmeras as vantagens de ser um nômade digital, mas você também não precisa ser um nômade para ter sucesso com sua empresa em Portugal e sobre isso vamos falar um pouco mais.
Comece agora! Internacionalize sua empresa
Sua empresa pode ter sucesso na internacionalização em Portugal. Como você percebeu ao longo deste artigo, você precisa estar atento a alguns pontos essenciais para que seu negócio tenha o caminho correto percorrido e não esbarre em desafios criados por falta de planejamento.
Não subestime a necessidade de adequar seu produto ou serviço à cultura local. Cada vez que você deixa de atender a um ponto que o consumidor português entende como importante você pode estar fechando uma porta para sempre.
Aproveite e leia outras boas dicas para poder levar sua empresa para Portugal e conheça os melhores setores para internacionalizar empresas brasileiras no país.
Tire proveito do diferencial de atendimento
Outra questão, que gosto de lembrar. Temos condições de causar um imenso impacto simplesmente porque temos no atendimento ao cliente um enorme diferencial. Nossa simpatia, sorriso e paciência em atender clientes desperta nos portugueses uma relação bem interessante de fidelidade aos locais.
Em muitos restaurantes de Portugal, valoriza-se muito o atendimento de brasileiros, este já é um indicador. Mas vale a pena refletir que devemos deixar de estar no salão servindo as refeições, mas no escritório sendo dono dos restaurantes.
Já é sim possível encontrar centenas de empresários brasileiros em Portugal, mas podemos ser muito mais. Conte com a Atlantic Hub e comece hoje mesmo sua jornada em Portugal. Afinal, sua empresa pode sim ter sucesso em Portugal.
Este mesmo conteúdo está aqui em formato de vídeo com mais algumas informações bacanas, não deixe de ver:
Forte abraço e até a próxima.